Moshi

Anime - Afinal o que é?

29 mensagens neste tópico

Bem Apenas faço este topico para discutir com voces sobres isto: O que é o Anime!

(Não sabia onde colucar este topico por isso fiz aqui ^^)

Vamos la então ao que interessa ^^

Anime - Afinal o que é ?

Bem se quisermos uma definição muito simples de anime (アニメ por vezes escrito Animé ou Animê) é o nome dado à animação japonesa. No entanto é mais que isso, como vamos ver mais à frente. No entanto, o que para nós (ocidentais) o anime é toda a animação feita no Japão, para os japoneses é toda animação, seja ela nacional ou não.

Um pouco de História...

O Anime teve o seu início em 1932 ou 1933 (encontrei ambas as datas), com o senhor Kenzo Masaoka, que fez o primeiro anime, uma curta-metragem, designada por Chikara to Onna no Yononaka ( ANN ). No entanto, este começo não teve grande expressão.

atikaruk1.jpg

Figura 1 - Chikara to Onna no Yononaka

Foi após um momento marcante para a Humanidade, a 2ª Guerra Mundial, é que o anime ganhou a sua força., graças ao homem Osamu Tezuka, havendo outros como Shotaro Ishinomori e Leiji Matsumoto. A maior contribuição que Tezuka deixou para aqueles que viriam depois foi o design dos personagens. Tezuka procurou inspiração nos cartoons da Disney porém aperfeiçoou, já que os considerava simples demais quando se falava em termos de possibilidades de expressar emoção, e essa sempre foi a preocupação de Tezuka ao criar seus personagens. Transmitir emoção.

061105nsptezuka1ua0.jpg

Figura 2 - Osamu Tezuka

Momentos mais tarde, Tezuka viria a criar Tezuka Production Animation Dept. , com o objectivo de produzir animações mini-séries, divididas em episódios, para a televisão japonesa. Assim aparece no primeiro dia de 1963 o Anime que verdadeiramente deu o impulso necessário, Astro Boy, também conhecido por Tetsuwan Atom e 鉄腕アトム. ( Anidb )

1268kv4.jpg

Figura 3 - Astro Boy

A partir daí, entre a década de 60 até quase ao final da década de 70, foram criados animes de estilos variados ,tais como, animes retratando histórias para crianças, e animes com temáticas como automobilismo, novelas, artes marciais e outros.Com a chegada dos anos 80, o anime produzido teve um crescimento espantoso, com o acentuado consumo de animes do estilo drama e acção, salientando-se ainda mais com Gundam ( Anidb ). Este "disparo", não foi só no Japão, mas também no estrangeiro sendo criado o primeiro clube de "culto", chamado "Japanimation". Nos finais dos anos 80 destaca-se particularmente um anime, Akira ( Anidb ).

11629bb6.jpg12452ky8.jpg

Figura 4 - Gundam[tab=230]Figura 5 - Akira

Nos anos 90, sendo considerados os de ouro para o Anime, o anime Cybernetica, fez com que o mundo do anime se expandisse ainda mais, recebendo imensas críticas positivas. Mas o que levou o anime para o topo foi  o lançamento de principalmente de Neon Genesis Evangelion ( Anidb ), mas também de Ghost in the Shell ( Anidb ). Estes animes não só possibilitaram a estabilidade do estilo anime, mas também deste negócio, o anime.

11179wz5.jpg[tab=60]11190wj1.jpg

Figura 6 - Neon Genesis Evangelion[tab=150]Figura 7 - Ghost in the Shell

Assim muitos animes foram criados, Dragon Ball, o que revolucionou o anime em Portugal, Naruto, Death Note, Wolf's Rain, entre outros.

Anime em diversas formas

Como vocês puderam observar atrás o Anime, tal como tudo, teve e continua a ter uma grande evolução. Primeiro o Anime era focado para um público mais infantil, no entanto, agora abrange todas as faixas etárias. Este facto não é conhecido por muitas sociedades, sendo por isso criticado, e maior parte das vezes censurado.

Géneros de Anime: Aventura, Acção, Ficção Científica, Comédia, Desporto, Drama, Fantasia, Romance, Colegial, Artes Marciais, Magia, Terror, Erótico, Psicológico e muitos outros.

O anime pode ser lançado em Série, Filme ou em Original Video Animation(OVA).

A arte que o distingue

O Anime tem várias coisas que o distingue, em termos de desenho, de outras animações, sendo o impulsionador deste estilo Osamu Tezuka, como já falei. Das ditas diferenças destaco:

Os olhos:geralmente são muito grandes e bem definidos, redondos ou rasgados, cheios de brilho e muitas vezes com cores chamativas, como vermelhos, rosa, laranja, roxos, dourados, verdes ou simplesmente uma bolinha preta sob fundo branco. Os olhos são normalmente grandes, influentas da crença japonesa, "Os olhos são a janela (ou espelho) da alma."

O corpo:é muito bem definido e escultural.

O cabelo:possui vários estilos e cores, sendo nos rapazes normalmente espetado, embora também haja com ele comprido, quase sempre com franja, e encaracolados

A voz:é um elemento muito importante num anime, pois a voz da pessoa que interpreta certa personagem, tem de estar de acordo com a estatura quer etária, quer corporal da personagem

A personalidade:de cada personagem é muito bem elaborada, rica, com as mais diversas características.

As roupas:são baseadas muito na imaginação, sendo também coloridas. Muitas vezes a personagem usa sempre a mesma roupa, sendo uma maneira de o identificar.

brightanimeeyesrz3.png

Figura 8 - Os olhos

Outro facto interessante é a transmição de sentimentos através de como as personagens são desenhadas, tais como: a gota de água que aparece do lado do rosto do personagem representando constrangimento. Dentes cerrados e chifres aparecendo repentinamente nos personagens representando raiva ou maldade. Diminuição súbita do personagem, ou a face ligeiramente ou extremamente vermelha, representando vergonha.

O Top de Anime

Foi feito um inquérito pelo Ministério da Cultura Japonesa, para descobrir os melhores 50 animes para a população japonesa, eis os resultados:

  • 1. Neon Genesis Evangelion
    2. Nausicaa of the Valley of the Wind
    3. Laputa: Castle in the Sky
    4. Mobile Suit Gundam
    5. Lupin III: The Castle of Cagliostro
    6. Mushi-shi
    7. Ghost in the Shell Stand Alone Complex
    8. My Neighbor Totoro
    9. Fullmetal Alchemist
    10. Ghost in the shell
    11. Dragon Ball
    12. Princess Mononoke
    13. AKIRA
    14. Spirited Away
    15. Doraemon
    16. Fullmetal Alchemist-Conqueror of Shamballa
    17. Porco Rosso
    18. Legend of the Galactic Heroes
    19. Crayon Shin-chan
    20. Gundam: Char�s Counterattack
    21. Card Captor Sakura
    22. The Melancholy of Haruhi Suzumiya
    23. Kamichu!
    24. Mobile Police Patlabor 2: the Movie
    25. Z Gundam
    26. Voices of a Distant Star
    27. Mobile Police Patlabor
    28. Galaxy Express 999
    29. Nadia: The Secret of Blue Water
    30. Manga Nippon Mukashi Banashi
    31. Crayon Shin-chan: Arashi wo Yobu Appare! Sengoku Daikassen (movie)
    32. Grave of the Fireflies
    33. Conan, The Boy in Future
    34. Howl�s Moving Castle
    35. Space Battleship Yamato
    36. Wings of Honneamise
    37. Slam Dunk
    38. Sailor Moon
    39. Gundam SEED
    40. Sgt. Frog
    41. Gunbuster
    42. Doraemon (Movie Series)
    43. Brave Series
    44. Cowboy Bebop
    45. Samurai 7
    46. Martian Successor Nadesico
    47. Heidi, Girl of the Alps
    48. Urusei Yatsura
    49. Astro Boy
    50. Lupin III (original TV series)

Será que isto é Anime?

Deparaste com alguma animação, e mesmo sabendo as características do Anime em geral, tens dúvidas se é ou não anime, não te preocupes, tens solução ^^.

Anidb l ANN l AnimeNFO

O Anime em Portugal

Fiz uma pequena pergunta aqui ao administrador do Animania, Kakashi_632, do que achava do anime em Portugal, obtendo uma grande resposta xD.

O anime em Portugal já esteve pior, mas não se pode dizer que esteja a passar actualmente por uma boa fase. Na minha opinião, continua a haver uma elevada percentagem de ignorância sobre este tema, muita gente desconhece o que é anime e confunde com o dartacão por exemplo. As opções de compra também não são as mais favoráveis porque para além de poucos dvd's conterem legendas portuguesas (como estamos em Portugal sou a favor de legendagem na nossa língua materna) existem ainda poucos animes para escolha e para piorar tudo o preço não é o mais aceitável.Um grande problema é a sociedade que estereotipa o anime dizendo ser para crianças o que não é bem assim, quem conhece anime sabe do que falo não é verdade?

Outra coisa que me entristece (talvez não), é que a televisão portuguesa dá pouca importância à programação neste caso de anime. Não sou de criticar o trabalho de profissionais, mas a sic radical entrou a matar desde o início da sua existência com uma vasta programação no que toca a anime e que actualmente é muito reduzida o que é no meu ponto de vista mau. Obviamente que existem outros factores pelo meio, e não pode dar só anime mas podiam-se esforçar mais, ou haver mais canais de anime, por falar em canais...existe o canal Animax, é muito bom sim senhor tem algumas séries de anime, algumas que não gosto, outras que gosto. Mas quantas pessoas têm oportunidade de ver esse canal? Já que o canal está inserido em operadoras pagas e não nos canais principais portugueses. E não é em qualquer operadora, infelizmente não tenho.

Outro facto que me preocupa é a falta de interesse dos tradutores (profissionais) na sua tradução, em vez de ser correcta e bem escrita, apresenta erros e nota-se que é bastante infantil, há que saber escrever partes de comédia e partes sérias, além disso as legendas são simplesmente brancas, podiam ter uns efeitos mais agradáveis ao público. O Animax tentou fazer isso colocando um fundo escuro nas legendas que a meu ver ainda piorou mais a leitura, para além das legendas não estarem centradas (o que não é um problema assim tão grande).

Já falei da comercialização e da televisão, passemos às fansubs...

O que é uma fansub? Pergunta muita gente... Uma fansub não é nada mais nada menos do que um grupo de pessoas que têm como passatempo a tradução de anime, o melhoramento da imagem sempre que possível. São actualmente o meio mais fácil de obter anime e também o meio mais fácil de se conhecer anime visto haverem centenas de séries espalhadas pelo mundo com legendagem em várias línguas. Mas estamos a falar de Portugal, não se pode dizer que o nosso país tenha um grande número de fansubs e das que existem nem todas têm disponibilidade para continuar a apresentar os seus projectos (obviamente estão no seu direito e não são obrigadas a nada, para além de cada membro também ter vida pessoal e profissional por vezes). Tem-se notado um esforço das fansubs em evoluir, agora a imagem é soberba, as traduções melhoram de dia para dia com o uso da língua Portuguesa correctamente e cada vez mais existem pessoas interessadas em ajudar neste passatempo.

Mas como nem tudo é bom, existem problemas com direitos de autor e as pessoas têm medo de cometer alguma infracção, mas como é que se pode cometer uma infracção quando determinadas séries de anime nem sequer são vendidas em Portugal? Existem noutros países sim, mas até a comprar noutros países por vezes surgem problemas quando os conteúdos passam na Alfândega, é isto que acho mal. Se não nos oferecem as coisas com qualidade, porque não podemos fazê-las por nós mesmos? Afinal de contas as séries não são vendidas, é uma ajuda mútua entre todos.

Concluindo, o anime em Portugal ainda tem muito que caminhar mas cada vez mais os passos são largos. Em breve acredito que tudo mudará.

Acho que o senhor Kakashi_632 disse tudo o que a maioria dos amantes de anime pensam... :anjo:

A voz dos ignorantes

Bem, ja te confrontaste com uma situação em que amigos teus descobrem que tu vês anime, e na sua ignorancia acusam-te de infantilidade? Bem eu já...sabem o que fiz  :anjo: ? Caguei literalmente pra eles  :soco: xD

Não tenhas receio de assumir que vês anime, porque aquelas "bocas" que poderás ouvir são fruto da ignorânica das pessoas, por isso, nem se deve dar importancia ^^.

AMV

Deixo-vos por fim uns AMV's, para se deliciarem, e sim, são todos retirados do tópico aqui do fórum xP.

Linkin Park - A place for my head ~ Naruto ~ (Narutovs. Sasuke / Rasengan vs. Chidori)

Linkin Park - With You ~Dragon Ball Z ~ (Vegetas Pride part 3)

Gantz - Puissance Dark

Evangelion-Nigthwish-Ghost Love

The Birthday Massacre - Blue ~ Elfen lied ~ (Condemned Memoir)

Créditos

Bem este tópico foi feito totalmente por mim, depois de algum tempo de intensa pesquisa  :anjo: . Se vais copiar e colar noutro local, por favor, dá-me os créditos xP.

Se vires algum erro, por favor, informa-me ^^.

Fim

Fonte:Animania

Bem quero saber a vossa opinião quanto a isto ^^

Espero que sejá um grande post ^^

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Bom tópico, bom post, boa pesquisa e entrevistas (yah não li nada também ^^; depois talvez, agora meio cansado).

Acho que podia mudar-se para "Anime/Manga em Geral"

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Acho que podia mudar-se para "Anime/Manga em Geral"

Era o que ia dizer ^.^'

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Um grande LOL para o top50.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Fiz uma pequena pergunta aqui ao administrador do Animania, Kakashi_632, do que achava do anime em Portugal, obtendo uma grande resposta xD.

[tab=30][align=justify]O anime em Portugal já esteve pior' date=' mas não se pode dizer que esteja a passar actualmente por uma boa fase. Na minha opinião, continua a haver uma elevada percentagem de ignorância sobre este tema, [b']muita gente desconhece o que é anime e confunde com o dartacão[/b] por exemplo.

big wall of text tl; dr

mas tipo reparei por acaso nisto

dartacao e anime.

own

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Btw, esse Kakashi_632 escreve um bocado mal. Espero que não seja tradutor.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

ele é tradutor sim :/

Geez, lembrem-me para não tentar ver nada traduzido por ele.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Fiz uma pequena pergunta aqui ao administrador do Animania, Kakashi_632, do que achava do anime em Portugal, obtendo uma grande resposta xD.

[tab=30][align=justify]O anime em Portugal já esteve pior' date=' mas não se pode dizer que esteja a passar actualmente por uma boa fase. Na minha opinião, continua a haver uma elevada percentagem de ignorância sobre este tema, [b']muita gente desconhece o que é anime e confunde com o dartacão[/b] por exemplo.

big wall of text tl; dr

mas tipo reparei por acaso nisto

dartacao e anime.

own

indeed... o gajo devia dar uso aos links que fornece:

http://anidb.net/perl-bin/animedb.pl?show=anime&aid=2707

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

mas tipo reparei por acaso nisto

dartacao e anime.

own

Já lhe mandei PM xD

Btw, esse Kakashi_632 escreve um bocado mal. Espero que não seja tradutor.

ele é tradutor sim :/

Isso já não sei :/ Mas acho que é :/

indeed... o gajo devia dar uso aos links que fornece:

http://anidb.net/perl-bin/animedb.pl?show=anime&aid=2707

Foi precisamente o que lhe enviei na PM xDD

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Só li o top 50. Ou tentei, cheguei ao 1 e caí a rir.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Só li o top 50. Ou tentei, cheguei ao 1 e caí a rir.

Xii pá, nem chegaste a ver que Dragon Ball está em 11º e Shin-chan está em 19º!

De notar que depois tens coisas como Grave of the Fireflies em 32º e o único anime da KyoAni na lista é Haruhi em 22º. Ah, e não vejo ali nada do Shinkai ou está a falhar-me a vista?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Só li o top 50. Ou tentei, cheguei ao 1 e caí a rir.

ai ai ai q insolência. a lista nem me parece assim tão descabida (como sendo um 'inquerito à população japonesa'... talvez seja mais 'parte dela')

estar lá algo do Makoto Shinkai seria isso sim inacreditavel

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Grande reportagem.

Animu para mim é animação como qualquer outra. A diferença é que há mais bons bonecos a vir do Japon do que da Amérdica, mas continuo a ver tanto dum sítio como doutro.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Anyway, Esta inforamção que esta ai principalmente o top 50 (menos a quote do kakashi) esta tudo no Wikipedia.

E eu usei para um trabalho que fiz, e porque.... estava desactualizado na altura --'

Agora não sei como está. Já não vou lá a bastante tempo :/

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

no japao considera-se que anime sao todos os desenhos enquanto aqui e no resto do mundo se considera anime os desenhos japoneses by wikipedia

ah quem considere que anime é a animaçao do manga ou de games existentes no japao, mas eu acho que nem sempre é assim

destingue se um anime pelas caracteristicas em relaçao a outros desenhos vulgares mas defeniçao ao certo nao sei se havera uma universal...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

no japao considera-se que anime sao todos os desenhos enquanto aqui e no resto do mundo se considera anime os desenhos japoneses by wikipedia

ah quem considere que anime é a animaçao do manga ou de games existentes no japao, mas eu acho que nem sempre é assim

destingue se um anime pelas caracteristicas em relaçao a outros desenhos vulgares mas defeniçao ao certo nao sei se havera uma universal...

Acho que ainda não há uma definição universal...

Não sei como está essa guerra actualmente, mas à alguns anos atrás havia a corrente de pensamento que "anime" era só o que era produzido no Japão, por japoneses, em estudios japoneses, e havia os que diziam que desde que seguisse o tipo de técnicas, narrativa, temas e personagens dos animes japoneses, tudo era "anime" mesmo que fosse feito na Pampilhosa da Serra.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

na minha opinião, o anime e um estilo, independentemente onde e feito.

este estilo baseia da forma, dos olhos dos pormenores dos corpos pela própria lógica da física do mundo..etc..

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Para mim Anime é Toda a animação que seja feita no japão .

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais