nyu

[Site] Bom português no Anime Portugal

65 mensagens neste tópico

Não sei se é aqui o local indicado para postar este tópico mas não encontrei melhor. Corro o risco de ser vaiada ou mal interpretada ou ainda linchada. Mas aqui vai!

Agora que passa o primeiro aniversário deste "site", que é, aliás, um belo site, muito completo e interessante, penso que seria boa altura pedir a todos que tenham mais atenção à forma como escrevem.

Palavras como "intereçe", "esperimentar" etc não dão credibilidade nenhuma ao site e é uma pena porque o Anime Portugal tem tanta vida, graças ao admnistrador, aos moderadores e aos seus utilizadores, que só poderia melhorar ainda mais se se escrevesse melhor do que aquilo que às vezes aparece nos "posts".

Sou uma mera utilizadora  :oops:  mas acho que só se pode melhorar se tentarmos todos escrever melhor. Eu às vezes tenho dúvidas, aliás tenho dúvidas muitas vezes, e vou ver em dicionários ou noutros sítios. Não seria possível colocar um corrector ortográfico?

Ah e também há muitas pessoas a escrever impecavelmente, não é só para dizer mal.  :wink:

Bom, comece o linchamento... ai ai ai!  :P

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem

Estou de acordo!!

E já agora remover a escrita rápida que ñ s prcb 1 crl, e a excrita com akelex xixex todox girox e quê!!

:twisted:

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem

Realmente é um caso triste, esse. Os enimigos, que usam alquemia, se esqueçem de diser "Perdes-te, e eu guanhei". OK, exagerei no guanhei, mas penso que mandei a mensagem. É uma pena os erros que umas vezes são dados neste fórum, e até no site. A própria equipa faz erros ortográficos, de vez em quando. Mas há que os suportar, porque ninguém é perfeito, e, como sabem, herrar é umãno, no fórum ainda apenas encontrei um quarto do mau português que já vi noutros fóruns... Portanto... Contentem-se! :P

O pior é no inglês. XD Continua a não ser o pior fórum do mundo nesse aspecto, mas vejo uns erros que me fazem rir, de vez em quando... :smile:

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem

Bem isso ate dava geito, principalmente a mim. devo ser das pessoas que da mais erros. Mas nao fasso por mal é de escrever rapido. Destraio me e as vezes ponho palavras novas e tal...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem

Há gente k escreve há mIRC, nem mesmo eu k já ando lá há um ano mal consigo perceber o k escrevem.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem

A ideia até não é má, mas acho que é inviável. Para além de trazer um peso enorme sempre que alguém fazia um post, a complexidade de tal ferramenta também é grande, tendo várias questões, correcção automática ou informar o utilizador dos erros e de que maneira informar o utilizador, etc...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem

sou novo aqui mas estou de acordo com este post. para mim, erros ortográficos como "çe" ou "çi" deviam ser punidos com fusilamento (era só a brincar). não levem a mal, mas já era hora de escreverem um pouquinho melhor.

fiquem bem... espero que não tenha sido muito duro na minha crítica. :smile:

ps:E NOMINE RULEZ

outro ps:como podem ver, nesta mensagem nã abreviei nada a não ser os "ps's" para mostrar que também evito ao máximo os erros ortográficos.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem

:cry: Este momento é para recordar!

Eu que andei a dizer "olhem a escrita", "revejam os posts", e vejo dar frutos. Não estou a falar de ti nyu, até é dos melhores useres em termos gramaticais, ortográficos e de pontuação.

Quanto ao assunto, na ortográfica, até se pode dar um desconto, mas há ocasiões, em que pessoas escrevem, por exemplo, "acrobaçias", ou então ixto, isso sim, deve acabar.

Mas não é só a escrita "ToDa pTtUhXaX" é também como se começam as frases, ou seja, com letra maiúscula, e não, ou tudo Caps Lock, ou tudo minúscula...

E volto a repeti-lo, é para o bem da Comunidade em geral, pois - e volto de novo a repetir - não é por gosto que ando a editar os posts com, em alguns casos, palavras ilegíveis.

E não é andar a deixar editar posts, pois ao 5 aviso, seja por MPs, seja por aviso nos posts editados, é um banimento! E mesmo a situação de editar posts eu nem concordo, pois, além de estarmos a fazer de empregados para uns (não todos, atenção!), estamos a dar uma falsa imagem; na minha opinião era logo apagar o post, mas como sabem sou só Mod.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem

Ok reparei que não existia nenhum tópico para os utilizadores falarem sobre o site e assim criei mais uma categoria..

Em relação a este assunto, este é um dos maiores combates que temos tido no fórum. Tanto eu como parte dos moderadores estamos a começar a ficar fartos de editar muitas mensagens e o mais provável é qualquer dia passarmos a métodos mais duros.

Também de recordar que cerca de 97% das pessoas que começam a utilizar o fórum não lêm as regras... o resultado é o aviso que a sig está fora dos limites, o aviso que o avatar está fora dos limites, o toma atenção à escrita, etc.

Vá-lá que quando eu aviso esses 97%, cerca de 90% depois lê as regras. (pelo menos axo eu)

Eu não me importo de ler um "k" ou um "mt" porque ás vezes com a pressa isso escapa e não quero tornar o fórum numa prisão onde um utilizador descuida-se e é logo espancado e banido... mas existem mensagens que exageram.

Resumindo, coloquem mensagens com qualidade e tomem atenção à escrita senão nós respondemos com mais rigidez.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem

o que eu me parti a rir, foi quando um moderador aqui do forum, me mandou uma MP a avisar-me da minha linguagem à Mirc, na sua dita mensagem escrevia: "Como deves saber, e já andas aqui a tempo sufeciente(...)" pronto... ok eu ando aqui há tempo sufIciente, mas ainda sei algum portuguesito ;P mas também pode ter sido da pressa a escrever e dos nervos que os meus posts lhe estavam a causar :?

espero que não levem a mal o meu post ;) apenas o achei curioso

e sim tou-me a esforçar para escrever melhor :P

e obrigada ;), acho até que nem respondi à MP, na altura passei-me estive quase a desistir deste forum, eram regras a mais para o meu gosto :? , mas ja me conformei, o forum eh fixe, não ia desistir por uma coisita dessas :P

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem

Eu tambem recebi uma mensagem dessas quando entrei aqui no principio, desde que fui aviso já não escrevo à mirc ou msn.

Uma coisa que eu gostava de ver no futuro era mais criticas aos animes, mas como o site tambem só existe há 1 ano tenho esperanças para o futuro.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem

eu também concordo que há pessoas aqui no forúm que escrevem de uma maneira um pouco impercéptivel mas primeiro vou olhar para o meu umbigozito x)

não uso abreviatura nenhumas (ou quase nenhumas) mas o problema é o exagero de smiles nas conversas lol n___n"

bem vamos todos nos esforçar um bocadito :}

*\o_

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
o que eu me parti a rir' date=' foi quando um moderador aqui do forum, me mandou uma MP a avisar-me da minha linguagem à Mirc, na sua dita mensagem escrevia: "Como deves saber, e já andas aqui a tempo sufeciente(...)" pronto... ok eu ando aqui há tempo sufIciente, mas ainda sei algum portuguesito ;P mas também pode ter sido da pressa a escrever e dos nervos que os meus posts lhe estavam a causar :?

espero que não levem a mal o meu post ;) apenas o achei curioso

e sim tou-me a esforçar para escrever melhor :P

e obrigada ;), acho até que nem respondi à MP, na altura passei-me estive quase a desistir deste forum, eram regras a mais para o meu gosto :? , mas ja me conformei, o forum eh fixe, não ia desistir por uma coisita dessas :P[/quote']

Esse Moderador fui eu. É que já era a 6 mensagem que mandava a um User (diferente, claro) na mesma hora! Peço desculpa se fui, ou pareci demasiado rígido.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem

ahah o.o

Neo, o facto de agora seres moderador subiu-te à cabeça XDDDD

*ego alto demais ao ganhar o 1.º lugar no cosplay e agora ser chamada de mangaka* .....XD

se bem que não posso falar muito... XD

yeah, yeah, eu acho que seria bom todos aprendermos a escrever português mas isso é impossivel, não se pode exigir tanto asism do pessoal porque há pessoas que têm dificuldades e isso nunca vai mudar o.o

e começar as frases com letra maiúscula na net stressa-me... XDDD

para além de que às vezes falo meio português daqui meio português do Brasil e uso demasiados emoticons, mas ainda sem escrever sem erros ortográficos è.é

(só um ou outro... XD)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem

Bem, comigo não se preocupem com a escrita à lá mIRC, nem lá eu a uso. É muito confusa... Mas devo ter alguns erros ortográficos. Quanto ao português do Brasil, eu controlo-me, mas às vezes escrevo sem me aprceber. A não ser nos testes, senão estava lixada.

Ok, sei que foi offtopic, mas ei, foi pequeno. Eu vou tentar melhorar algumas coisas, tipo as abreviaturas n, k, mt, tava, se bem que na pressa uma pessoa faz sem se aperceber...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem

meio offtopic (muito XD) mas agora que falas nisso de te controlares com o português do Brasil principalmente nos testes ou os profs matavam-te... digamos que passo a vida a ter recados no final da correcção dum teste de português e isso ou composições sempre com a mesma típica frase... "Atenção ao português do Brasil"

POHA ODIEO PORTUGAS! ODEIO PROFS! DEIXEM-ME ESCREVER COMO EU QUERO XDDDDDDDD

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem

Podes crer, mas eu tenho de manter a minha fama de melhor aluna a todas as disciplinas! *ui, que modestia*

E tenho de aprender a controlar-me agora. Assim, quando for grande, vou unir Portugal e Brasil num único país onde podemos escrever como quisermos! MWAHAHAHAHA! :twisted:

Bem, offtopic ainda maior que o da Zanza, mas qual é a cena do Kriptomaniacos? Sou muito lenta comestas coisas... bem, com todas as coisas, na realidade...

Bem, só para não ir muito offtopic, vocês já repararam que o meu outro post e este aqui já estão escritos com mais cuidado? Isso quer dizer que este tópico dá resulta, por isso...

ESCREVAM BEM, OU O PAPÃO-MIKE VAI BANIR-VOS! XD

Ps- sem ofensa Mike, estava só no gozo :peace:

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem

Ora bem, entendo o que dizem mas axo que estão a exagerar... ora não vamos andar por ai a espancar pessoal por coisas como alguns disseram ex: NÃO USASTE MAISCULA *espanka*

Pa os erros devem ser evitados, mas a que lembrar que existem pessoas como eu que (como todos devem ter reparado) da montes de erros, não faço de proposito, simplesmento fico na duvida, não tenho dicionario nem corrector (office em ingles) o que me faz dar aqueles erros ridiculos.

É obvio que escrever bem é melhor, mas tirando realmente as abreviaturas em demasia e os posts da zanza, axo que não é assim tão tão relevante, quanto melhor se escrever melhor é, mas isso é com a pessoa, afinal isto não é uma escola, não esta nas regras: escrever bem.

Axo que ninguem aqui gosta de dar erros, digo eu, entendo os erros ridiculso que aparecem por ai, mas tenham calma, não é preciso espancar ninguem.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem

Na verdade, apesar dos "çe", dos "çi" ou do "mIRCquês", o pessoal aqui não escreve assim tão mal. Porque é que digo isto? Porque apanhei o meu patrão a escrever coisas como "croassan"(croissant) ou "pastelo"(pastel). o homem devia ser executado por tentativa de homicidio (sim, eu ia morrendo de enfarte quando vi aquelas bacoradas).

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
vocês já repararam que o meu outro post e este aqui já estão escritos com mais cuidado? Isso quer dizer que este tópico dá resultado' date=' por isso...[/quote']

Parece que sim, que o tópico mobilizou muita gente a discutir esta questão. Não tinha em mente, quanto criei o tópico, "espancar" ninguém, era só um alerta. Até porque não colocar acentos de vez em quando em algumas palavras não é assim tão grave. E o mesmo aplica-se para as maiúsculas. Referia-me a outros erros básicos como os "c" cedilhados em "e" e "i" (já agora, a cedilha só se coloca quando são as vogais "a" como em "coração"; "o" como em "apareço"; ou "u" como em "açúcar" e nunca quando é "e" ou "i").

Já agora deixo aqui um site muito bom, que alguns já devem conhecer, onde, se tiverem paciência, podem tirar as vossas dúvidas:

http://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx

Para aqueles mesmo MUITO interessados podem ir a http://ciberduvidas.sapo.pt/ :wink:

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem