Mav-san

Práctica de Iaido

16 mensagens neste tópico

Olá. É a minha 1ª vez no fórum, por isso não sei se estarei a postar no GD errado nem se existe já um tópico sobre o assunto (eu fiz pesquisa, mas nunca se sabe). Gostaria de saber onde é possível a práctica de Iaido em Lisboa, especialmente perto de Odivelas (se não houver podem-me indicar outras modalidades do tipo, como Kendo). Grato.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu por acaso também gostava de aprender Kendo!!!

Vou procurar se encontrar alguma coisa ponho-na cá, ok?[br]

Mensagem unida a: 19-08-2008, 11:43:58


Encontrei um site quer com Kendo quer com Iaido (e um só com este):

Kendo -> http://www.kendo.pt/dojos.htm#Kendo_lisboa

Iaido -> http://www.kendo.pt/dojos.htm#Iaido_sil (vai um pouco para baixo que logo encontras)

        -> http://iaidoclubedelisboa.no.sapo.pt/index2.html

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Obrigado.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

de nada! :nuvem:

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu ja pratiquei Iaido nesta associaçao, so parei por causa da faculdade e outras coisas.

É fixe, o pessoal é muito simpatico e tal. O dojo e que ja mudou bue vezes de sitio por causa dos horarios e espaço disponivel e preços de aluguer... que tambem condicionou muitas pessoas de praticar.

Normalmente o Iaido é para complementar o Kendo, mas pode-se praticar so Iaido na boa.

Agora, os equipamentos, no Iaido so gastas muito é no Iaito (a espada), de resto, uns 150 euros arranjas equipamento todo. Ja no Kendo... equipamento MUITO caro se fores comprar...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

eu cá pretico com o meu pai(varios tipos de artes marciais incluindo iaido e kendo) !!

ele ensino-me muito

mas gostava de ir para um associação!!

alguem conhece alguma no algarve?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Talvez não seja apropriado fazer isso MAAAAAS...

Vocês conhecem algum dojo de artes marciais [ Aikido, Tae Kwon Do ou semelhantes ] na região do Porto? =]

se não encontrar nada desse tipo vou acabar fazendo Kendo/Iaido \o\

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

sinceramente não sei mas se quizeres ajudo-ten a procurar moro no Poceirão - Palmela - Setúbal!

Por isso não sei se serei grande ajuda, mas tenho net como muitos (nem que seja só na uni. XD)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Vocês conhecem algum dojo de artes marciais [ Aikido, Tae Kwon Do ou semelhantes ] na região do Porto? =]

se não encontrar nada desse tipo vou acabar fazendo Kendo/Iaido \o\

Aikido no Porto: http://tenchiporto.blogspot.com/

Iaido no Porto: http://jo.do.sapo.pt/

Dias 20 e 21 de Fevereiro vai haver um estágio de Iaido em Lisboa (Oeiras) com professores estrangeiros muito graduados:

http://www.iaido.pt/downloads/fly-3sni09.pdf

Não se paga por ir espreitar...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Um "tipo" de Iaido, muito pouco dvulgado em Portugal, mas muito bom, é o Batto Jutsu. É na Amadora (não fica longe de Odivelas). Tens aqui as informações.

Sábados:

10h00 ás 12h30

Mestre Jorge Rosa

UPVN – Rua do Parque 2A , Venda Nova (Junto ás Portas de Benfica)

Tm 96 252 1991

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Ou então têem sempre o estadio universitario, onde existem 3 escolas de aikido, e os preços são super baratos( o nomal é ser cerca de metade do preço dos ginasios, ou seja por volta de 18 euros 2 vezes por semana para estudantes univ), e ja agora podem aparecer nas segundas e quartas as 20:15 e experimentarem a aula( onde eu pratico). [br]

Mensagem unida a: 22-04-2009, 23:53:26


convem dizer que é aikido looool

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Apenas para fazer voltar este tópico ao seu tema original: a prática de Iaido.

Desculpa Acestorm, mas o Aikido não tem grande coisa a ver com o Iaido, para além do facto de ambas serem artes marciais Japonesas e da coincidência de existirem bastantes Aikidokas que praticam Iaido. Mas são duas artes bem distintas.

O Aikido trata-se essencialmente de uma arte marcial a mãos nuas, embora também inclua no seu currículo armas como o bokken, o jo ou o tanjo, enquanto que o Iaido utiliza sempre o sabre Japonês - ou uma réplica deste - enquanto arma. Se no Aikido trabalhamos regularmente com um parceiro, no Iaido a prática é sempre a solo (com a excepção de uma parte muito mais avançada do currículo).

Para não fazer confusão com o Aikido, deixo aqui um bom exemplo de uma demonstração de Iaido de grande qualidade. Como pequena explicação: as Katas de Iaido são sempre constituídas por vários movimentos fundamentais: o desembainhar (nukitsuke), o corte (kuritsuke), o sacudir do sangue da lâmina (chiburi) e o embainhar (noto).

http://www.youtube.com/watch?v=-grHHlnvI-g&feature=channel

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Pois, eu sei disso, apenas indiquei mais um lugar onde se podia praticar aikido, não quis fazer comparações, apesar de algumas escolas já começarem a fazer a união entre as duas modalidades, pois o fundamento entre a pratica de armas de aikido e o iado é compatível. O trabalho de armas em certas " escolas" é tão importante como bukiwaza. Apesar de em portugal ainda não haver escolas com essa união tirando a escola do Mestre Tristão da Cunha.

:)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Não tenho nada contra Aikido, cheguei a praticá-lo também. Tu ainda percebes um bocado para poder fazer a diferença, mas a maior parte dos não-praticantes mistura sempre um bocado. O Aikido, o Karate e o Judo são as artes marciais Japonesas cujo nome quase toda a gente reconhece e sabe pelo menos vagamente o que é.

No meu caso costumam perguntar-me:

"-Que arte marcial praticas?"

"-Iaido."

"-Ããhh? Aikido?"

"-Não, Iaido!"

"-Eeehh, Aikido?"

"-I-a-i-do!!!"

"-Aaahhh!! Aikido!"

E chegado a este ponto eu normalmente desisto de tentar explicar. 

As pessoas tendem a colocar as artes marciais todas no mesmo saco, mas as razões que levam por exemplo alguém a escolher uma arte marcial com o Judo - em que há bastante contacto físico com o adversário -, e uma arte marcial como o Kendo - em que normalmente estás a quase dois metros do teu adversário e mesmo quando há contacto ainda assim estás protegido por uma armadura, tendem a ser diferentes. Ou por exemplo o Iaido, em que o adversário é apenas imaginado, não é real e não podes entrar em contacto físico com ele.

É certo que há artes marciais que se complementam, mas cada qual tem as suas características específicas. Alguém neste tópico mencionou o Kendo, tudo bem, o Kendo e o Iaido estão incluidos na mesma Federação e ambas envolvem o manejo do sabre. Aguém mencionou o Batto-jutsu, tudo bem também, também envolve o sabre. O aikido frequentemente inclui o trabalho de armas, mas já estamos a começar a afastar-nos. Alguém menciono ou Tae Kwon Do, eh pá, isso para além de ser essencialmente técnicas de mãos nuas, é coreano. Daqui nada começamos também a falar de Kung Fu e Tai Chi num tópico que originalmente era sobre Iaido.

Foi apenas por isso que eu intervi e tentei voltar ao tópico. Nada contra ti Acestorm, folgo em saber que encontraste um bom dojo e que andas bastante entusiasmado. Afinal, Budo é Budo.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Evidente, e tambem não tenho nada contra o iaido, pois ja pratiquei em estagios no estrangeiro, e ja agora fico feliz por encontrar alguem que " lute" pela sua modalidade com tanta garra, é optimo encontrar outros budokas :), Abraço

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Para quem estiver interessado, começaram as inscrições no Porto para um curso de iniciação ao Iaido e ao Jodo que vai decorrer de Outubro a Dezembro.

Cito: "Este curso destina-se a transmitir as noções mais básicas do manuseamento do bastão e de um sabre Japonês de modo a que os participantes, a partir de Janeiro, possam decidir se desejam continuar ou não a prática do Iaido e/ou Jodo. "

A idade mínima é 16 anos mas acho que se tiverem 15 e forem bastante sérios e responsáveis, se contactarem o clube directamente talvez vos aceitem.

Mais informações em: http://www.jodo-iaido-porto.net/

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais