Faz login para seguires isto  
Seguidores 0
Fantas

Rússia em guerra com a Geórgia

21 mensagens neste tópico

Eu sei que o assunto não é para rir, mas não pude conter a gargalhada quando soube disto no próprio dia que os jogos olímpicos começaram...

Pretextos da Russia são de auto-defesa, pelo o que li, uma operação por parte da Geórgia resultou na morte de alguns russos, o que provocou a consequente retaliação.

Discuss.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Esta area do globo me é de tal forma desconhecida que criar uma opinião sobre esse tema seria obviamente parcial. A noticia acusa sem duvida alguma os Russo (como é habitual) um regime que eu não apoio na maioria das suas acções, por outro lado gosto de pensar que as razões do conflito são mais complexas e menos maniqueistas.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Como é costume, os media ocidentais são tendenciosos contra a Russia.

Em meu ver, esta situação é análoga ao ataque da NATO à Sérvia durante a guerra do Kosovo. Aliás, isso foi mencionado pelo embaixador russo no Conselho de Segurança da ONU.

Relembro que a NATO arrasou a infraestrutura (civil) da Sérvia na altura e poucas nações ocidentais se queixaram. Até agora, os russos apenas bombardearam umas poucas localidades na Geórgia (exceptuando Ossétia obviamente), portanto não podemos ter razões de queixa deles...

Eu pessoalmente gosto do Putin, ele está a tentar meter ordem na Russia depois do vergonhoso esbulho que foi a transição para o capitalismo. Todavia, ele por vezes exagera, e esperemos que não o faça neste caso (o que significaria a anexação da Abcásia, Ossétia ou talvez até da própria Geórgia).

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

LOL

Eu so sei que passam na capital da Georgia dois importantissimos viadutos de gás e petroleo (nao tenho 100% certeza em relaçao ao ultimo, se é realmente petroleo, mas sei que sao dois) que abastecem a Turquia e uns quantos paises europeus. Sei isso e tambem sei que existem grandes estaçoes petroliferas na costa da Georgia no Mar Negro.

E sinceramente, tendo em conta o clima actual, acho que pouco mais é preciso saber...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Como é costume, os media ocidentais são tendenciosos contra a Russia.

Uma Pena que não adaptas a tua opinião para outros paises kof kof  ::)

Por ter tentado informar me um pouco sobre a questão (o que não foi assim tão fácil visto as noticias serem todos implicitamente pro georgianas), apercebi me primeiro que a maioria de aquilo que se define como o ataque russo é provocado por uns grupos independentistas em duas províncias georgianas que são parcialmente alimentados pela Rússia, ou seja o conflito era apenas parcialmente russo. Com a ocupação da Gerogia desses territorios a Russia sentiu a necessidade defender os seus aliados.

Este tipo de técnicas são típicas da época da guerra da fria onde um ou outro beneficiava do sponsor de uma potencia politica, hoje em dia esse tipo de duelos ainda subsistem com uma braço de ferro entre a Europa e a Rússia para saber quem vai ficar com o bolo dos países do antigo bloco soviético (revolução laranja...).

Penso que o mais importante neste momento é tentar perceber que se as pessoas podem ser manipulados por um ou outro regime, uma guerra civil pretende sempre estabelecer novos padrões políticos numa nação e que esses, para quem luta nessas guerras, não se limitam a dar gasolina aos russo mas sim a propor uma verdadeira alternativa de governação para aquilo que eles gostariam que fosse um futuro melhor para a sua nação. 

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Eu so sei que passam na capital da Georgia dois importantissimos viadutos de gás e petroleo
Eu também. Por isso é que espero que os russos consigam resistir à tentação (até porque eles não precisam disso, já têm as maiores reservas de gás do planeta).

Uma Pena que não adaptas a tua opinião para outros paises kof kof  ::)

Gosto mais dos russos do que dos chineses :P

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu so sei que passam na capital da Georgia dois importantissimos viadutos de gás e petroleo
Eu também. Por isso é que espero que os russos consigam resistir à tentação (até porque eles não precisam disso, já têm as maiores reservas de gás do planeta).

Uma Pena que não adaptas a tua opinião para outros paises kof kof  ::)

Gosto mais dos russos do que dos chineses :P

Славься, Русь!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Estive a estudar melhor a situaçao (na verdade surgiu-me num pensamento repentino lol) e o envolvimento da Russia poderá se explicar por uma razao mais simples, e que eu ja tinha mencionado (embora antes pensasse com um sentido completamente diferente), é que basicamente os Russos tao a tentar segurar o barco em relaçao aos viadutos energeticos. Há que assegurar que ninguem vai mexer nisso. Até porque, tratando-se de movimentos separatistas e tal, uma pessoa pode contar quase sempre de certeza com o trabalho de espionagem e contra-espionagem (e consequentemente muita manipulaçao de informaçao e contra-informaçao), tanto interno como de potencias estrangeiras. E neste cenário nao será nada improvavel até que tenham sido as proprias agencias americanas a desencadear este conflito logo agora. Mas se fosse o caso, saiu-lhes o tiro pela colatra com o envolvimento da Russia. Daí o "desespero" e insistencia de Bush a condenar a Russia e as suas acçoes. Até porque nao iria custar nada á Administraçao americana convencer a Turquia (atraves de contratos irrecusaveis €€) a deixar passar um ou mais viadutos que ligassem os já presentes na Georgia ao norte do Iraque (é mais uma porta aberta pra aproveitar do Iraque). O unico incomodo nesse cenario seriam os Kurdos, but then again, talvez isso explique a passividade do Exercito Americano em relaçao ás incursoes militares dos Turcos no norte do Iraque e tal.

Uma coisa é certa e nem vale a pena vir cá com ingenuidades. Pra uma grande potencia se meter ao barulho, é porque ha interesses economicos. As guerras existem por causa desses interesses. Quando é pessoal pequeno que sa f*da ninguem quer saber e ficam lá a matar-se na boa.

Basta ver o caso de Timor (por exemplo, lembrei-me agora). Mal chegou o cheiro a petroleo ao nariz dos australianos toca a começar a esfregar o cuzinho ao governo de Timor. E toca a meter lá o outro que levou os tiros (o Ramos Orta? Tá-me a dar uma branca, ja nem sei) nos melhores cuidados medicos que os australianos têm (e quem sabe o que nao terá realmente estado por tras desse atentado lol).

:S Ou entao, mais uma vez, demasiado Tom Clancy nesta cabeça :S

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

E neste cenário nao será nada improvavel até que tenham sido as proprias agencias americanas a desencadear este conflito logo agora. Mas se fosse o caso, saiu-lhes o tiro pela colatra com o envolvimento da Russia.

A propria Georgia pode querer envolver-se num conflito sendo que estamos a falar de um grupo dissidente no seu territorio... Querer de volta uma parte do seu territorio não é um sentimento inedito, com a vontade ou não dos americanos.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

A Océtia (ou la como se chama), será porventura o pormenor mais insignificante deste conflito, imo. Pelo menos considerando apenas esse simples conceito nacionalista e territorial, que hoje em dia está muito longe de ser um real (prático) catalizador pra uma guerra ou qualquer conflito militar, imo.

Nao estou a dizer que a Georgia está indiferente a uma eventual independencia da Ocetia, nada disso. A Georgia deverá de facto querer manter esse territorio. Apenas estou a dizer que isso é o pormenor menos importante deste conflito, pelo menos prás principais partes intervenientes/interessadas (Russia, Georgia, EUA, UE).

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Basta ver o caso de Timor (por exemplo, lembrei-me agora). Mal chegou o cheiro a petroleo ao nariz dos australianos toca a começar a esfregar o cuzinho ao governo de Timor. E toca a meter lá o outro que levou os tiros (o Ramos Orta? Tá-me a dar uma branca, ja nem sei) nos melhores cuidados medicos que os australianos têm (e quem sabe o que nao terá realmente estado por tras desse atentado lol).

:S Ou entao, mais uma vez, demasiado Tom Clancy nesta cabeça :S

Dado a impassividade da Austrália durante toda a história recente de Timor, e seu envolvimento (acho eu) apenas depois da descoberta do dito campo petrolífero, não me parece que seja demasiado Tom Clancy ;)

Bom, a Russia tem estado a suportar economicamente a Ossétia este tempo todo, portanto algum interesse terá.

Algo a não esquecer será também a intenção da Georgia querer juntar-se à NATO (organização que perdeu o seu suposto propósito depois da queda da URSS, mas que no entanto não só se mantém como continua a expandir-se e pouco tem a ver com o seu nome neste momento...) que, em conjunto com a identica intenção da Ucrânia, é uma ameaça à Russia.

Apesar de tudo, concordo com o Leinad, os EUA têm muito mais interesse na Georgia que a Russia, e os actos do presidente georgiano não parecem nada típicos dele. É bem possivel que os EUA lhe tenham prometido qualquer coisa por debaixo da mesa, e agora não o cumpram, como é costume deles.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Interessante.

A ultima parte dessa opiniao pos-me a pensar na questão de Taiwan. Se a China amanha invadir formalmente Taiwan (ou de alguma forma adquirir poder efectivo sobre a ilha), serão os Estados Unidos capazes de agir a tempo, ou de todo, para fazer cumprir a sua acordada protecçao a Taipe?

Por outro lado, e com o provavel apoio da Russia ao Irão, em que situaçao fica Israel? Será que esse tao grande conflito, que se julga ser inevitavel e que decidirá se Israel continuará a ser ou nao, acontecerá ainda neste século XXI? Ou até nos próximos 50 anos?!  :-\

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Muito países desejam oportunidades pretextos destes, e quando lhes aparecem... É o vale-tudo autêntico. É o que se vê. Oh well... Quanto à China, é quase que imperativo ganhar terreno, mal lhe surjam os devidos momentos.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Não é dos interesses nem da China nem de Taiwan começarem a pancada agora: a China ganharia, de certeza, mas não sem muitas mazelas. Taiwan ainda tem um poderio militar respeitável, ao contrario de Ossétias e Abcásias. Para além dos efeitos económicos (no mundo inteiro) que uma invasão da Formosa suscitaria: uma recessão da indústria informática, no mínimo.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Bah, toda a gente sabe que os States estao apenas a tentar cercar a Russia com esses sistemas anti-misseis. Os russos têm toda a razao em apontar o cinismo dos americanos, e realmente a Polonia tá-s'hábilitar nao sei pra quê.

Por outro lado, tambem nao podemos permitir que a Russia continue com este seu Evil Plan pra reconquistar a sua influencia e estatuto politico-militar nos seus Estados vizinhos ao estilo dos tempos das URSS.

É lixado... :-\

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

pensem positivo: é com a guerra que se dão os maiores saltos na evolução tecnológica.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Sim, e como se costuma dizer, o eng. electrotécnico constroi armas enquanto que o eng. civil/arquitecto constroi alvos 8D

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Faz login para seguires isto  
Seguidores 0