Faz login para seguires isto  
Seguidores 0
Shinigami-san

Reflexão sobre J-Music e Música Portuguesa

29 mensagens neste tópico

Hoje ia no carro a conduzir e deparei-me uma uma questão que me intrigou. O que vai acontecer aqui vai ser a comparação de duas realidades completamente diferentes que são Portugal e o Japão. Se achas que são tão diferentes uma da outra e que não há comparação então podes parar de ler por aqui.

Na musica feita em Portugal ( não musica portuguesa, isso é ainda outra questão ) temos grandes nomes a cantar em português como é o caso de Mariza, Madredeus etc. Cantores esses que não se limitam por este rectangulo plantado à beira mar e ousam ir por outras terras.

Mas o que é que alguém entre os 18 e os 20 e tais1 dirá quando lhe são perguntadas as melhores bandas portuguesas neste momento? Provavelmente ouviremos nomes de bandas que cantam em inglês, não preciso de dar exemplos.

Agora indo para o outro lado do globo temos o Japão. Ouço algumas coisas ( certamente não serei a pessoa mais indicada para falar sobre o assunto) mas, quais serão as bandas que a mesma faixa etaria de japoneses considera melhor? Será que são musicas cantadas em japonês? ou em inglês?

Quase tudo que oiço cantado em ingles por japoneses ou é tão mau que nem consigo ouvir, ou são apenas palavras soltas para dar um ar internacional à coisa tipo "Happyness", "Jump", "Love", ou então não sei...

Será que os japoneses não dão valor às suas musicas em japonês e preferem ouvir japoneses a cantar um mau ingles? Atenção, não estou a dizer que não há excepçoes nesse aspecto.

É sabido que os portugueses por terem uma lingua das mais complexas do mundo a nivel oral conseguem adaptar-se bem e aprenderem com bastante facilidade outras linguas como a inglesa.

Será que alguns de nós acham que a musicas portuguesas cantadas em ingles apenas são boas porque não parecem ser do nosso país?

Porque é quando ouvimos portugueses a cantar ingles gostamos e que quando ouvimos japoneses a cantar em inglês achamos muitas vezes aberrante?

Será que ouvimos apenas por ser uma lingua "estranha" para muitos?

Gostaria de ouvir as vossas opiniões.

Editado por SeventyFive

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Boa reflexão sobre o assunto!

Pessoalmente, não ouço rigorosamente nd de musica portuguesa cantada em inglês ou português. Não quero dizer que os portugueses não sejam bons artistas na musica. Simplesmente, estou habituado a outras bandas. Por isso, os meus ouvidos estão mais interessados as bandas fora de Portugal.

Em relação, ao teu pensamento...

Temos que ver que as musicas cantadas em inglês entram bem no ouvido. Soam bem!  Não é por acaso que as pessoas  preferem musicas cantadas com a língua inglesa. Muitas bandas portuguesa ou bandas estrangeiras em que a sua língua oficial não é o inglês,  a sua  maioria  escolhem o Inglês, talvez por ser uma língua simples, entra bem no ouvido  e é mais fácil expandir para estrangeiro, assim ganha-se FAMA.

Quem ouve musica Japonesa já reparou que eles são muitos maus a pronunciar o inglês.

Eu já falei com um Japonês, segundo o que ele me disse:" Os Japoneses não gostam muito do inglês".  Preferem a sua língua materna. Acredito que eles devem gostar imenso da sua musica de origem do que ouvir musicas em inglês. Na generalidade, eles preferem a sua língua em tudo.

Eu gosto de ouvir J-music, porque é diferente do habitual. É sempre bom variar. A musica entrou-me bem no ouvido, embora não entenda nd. lol.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Bom post Shini

O inglês seja uma língua de fácil e expressão e também sendo uma língua que é falada em quase todos os países do mundo e uma das mais faladas, só não sendo ultrapassada pelo chinês, acho que isso torna que muitas bandas de diferentes países usam-na como fácil entendimento, talvez não sejam bem expressadas por todos, exemplo referido japonês, mas existem algumas bandas japonesas que a meu ver conseguem e muito bem falar o inglês, com um pouco de treino poderão chegar a exprimir melhor. Se usam o inglês é porque talvez em vez de cantarem sempre em japonês, usam algo mais diferente por parte deles, mas penso que não é de não darem valor pelo sua língua, mas por experimentar novas experiências. Sou grande fã da música japonesa, de trabalho de bandas mais famosas como menos famosas, cada tem o seu estilo musical e maneira como canta, acho que isso é dar valor pelo trabalho que fazem, pelo seu amor à música.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Então os espanhois, que são provavelmente o povo mais estupido do mundo a aprender linguas...

Até se diz que no futuro o espanhol pode sobrepôr-se ao ingles como lingua oficial dos EUA lol[br]

Mensagem unida a: 15-05-2008, 10:29:28


bem, sobre os japs:

1º) eles adoram a cultura americana e a lingua ingles, apesar de a falaram mt mal lol, é verdade

2º) musica jap. cantada em ingles tem sucesso lá sim.

3º) são só palavras soltas porque, tanto os cantores mal sabem falar ingles, como os ouvintes nao sabem nada e assim não perceberiam as lyrics se nao fossem, pelo menos em parte, japonesas :P

Sobre a questao da adoração do que é estrangeiro, isso é algo global:

actualmente a cultura americana é dominante, e é por isso que qualquer pessoa (e tou a falar mesmo de *quase* toda a gente, todas as faixas etarias, todos os paises) só conhecem cultura nacional e cultura americana, alguma inglesa tambem. Há algumas excepçoes claro.[br]

Mensagem unida a: 15-05-2008, 10:35:13


A Musica é um dos pontos mais flagrantes: por causa de coisas como Beatles e Elvis, entre outros, e outros factores não-musicias, temos uma industria musical mundial extremamente americanizada. Não tenho muitos conhecimentos sobre as "modas" actuais, mas do que sei, bandas populares europeias só existem inglesas.

Claro estou a falar apenas de musica dita 'popular'. E especificamente, pop-rock-metal-punk etc, não conheço bem as industrias doutros generos

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

A razão dos espanhois serem o povo mais estupido a aprender linguas é porque são dos povos, senão o povo, com menos sons na sua lingua. Ou seja, para aprender uma lingua têm de aprender muitos sons novos que não foram treinados quando eram pequenos e toda a gente se sabe que quanto mais velho se é mais dificilmente se adquirem conhecimentos.

O 1 só primeiro post era só para justificar o porque daquela decisão de idades. Foi apenas para evitar DZRT's serem incluidos na lista. Não estou a dizer que todos com menos de 18 gostem, apenas que foi algo que afectou uma parte dessa faixa etária.

Pois isso é que não percebeo neko-san. Os japoneses não gostam nada do inglês? Eles são o povo oriental mais ocidentalizado, sempre tive a ideia que eles adoravam a lingua.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

eu penso que devido a certos sons que os japoneses emitam da sua língua, talvez depois ao falar em inglês não o conseguem fluir bem e depois desistem de ser uma língua maçadora de exprimir, há quem pense o contrário.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Os franceses preferem musica francesa, os espanhois preferem musica espanhola, os italianos preferem musica italiana, os russos preferem musica russa, os alemaes preferem musica alemã, os brasileiros preferem musica brasileira, e os japoneses, definitivamente, preferem musica japonesa. Ah, e os americanos e ingleses preferem musica inglesa. Basta verem os charts musicais destes paises para o comprovarem.

Reconhecem aqui algum padrao? ....Ya, sao tudo grandes potencias economicas e culturais.

Nos somos portugueses e preferimos musica inglesa. Os Holandeses também...e os polacos...e etc.

Porquê? Pela mesma razao que em França se dobra quase tudo pra frances, e o mesmo se faz em Espanha, e em Italia, e na Alemanha...e por aí fora.

"Nos" como portugueses (estou a generalizar) nunca iremos compreender nem aceitar que se dobre tudo em portugues. Porquê? Porque somos um país com um mercado interno demasiado pequeno para, continuamente, alimentar e manter a sua própria cultura.

Quanto aos japoneses e o seu gosto pelo ingles...nao sou nenhum expert, mas parece-me bastante claro que eles adoram tudo o que seja americano (excepto a Xbox lol). Mas nao o fazem porque querem...são assim porque, basicamente, os japoneses sao um dos povos mais ignorantes do mundo, a todos os niveis. Pensam que o ocidente nao "compreende" o oriente? Já tantaram analisar o reverso da medalha? O oriente nao faz a ponta de um corno de como "é" o ocidente.

Tao a ver aqueles programas americanos em que o pessoal vai á rua perguntar ás pessoas comuns perguntas de geografia, historia e cenas do genero so pra mostrar o quao ignorante é o povo dos Estados Unidos? Pois bem, eu tenho quase a certeza de que se fizessem o mesmo no Japao (ou na China, Coreia...whateva) os resultados seriam ainda mais ridiculos e vergonhosos, e comicos provavelmente.

É que os japoneses, para além da ignorancia tipica e comum a um povo "ilhéu" (falta-me o termo correcto) é ainda mais ignorante na medida em que sendo uma grande potencia, tá-se a cagar e no fundo nao precisa de saber muito sobre o resto do mundo. Isto é uma cena base da sociedade...

*sorry a grande confusao que é este post, mas tb o primeiro deste topico, quanto a mim, não é muito claro naquilo que pretende...*

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Tas a exagerar, os japs tem fama de saberem imenso de historia geografia e essas tretas, por causa do sistema extremamente rigido e exigente de educaçao.

Sobre o conhecimento da cultura americana deles, duvido muito que sejam ignorantes, com tanto americanismo fashion que existe no japao. Agora, pode-se dizer que é um conhecimento muito superficial e irrealista, sim.

A razão dos espanhois serem o povo mais estupido a aprender linguas é porque são dos povos, senão o povo, com menos sons na sua lingua. Ou seja, para aprender uma lingua têm de aprender muitos sons novos que não foram treinados quando eram pequenos e toda a gente se sabe que quanto mais velho se é mais dificilmente se adquirem conhecimentos.

Hmm, não me lembro de já ter ouvido essa teoria... obrigado pela explicação. É algo interessante.

Não sei sobre a fonetica espanhola, mas a japonesa é de facto muito simplista. No entanto parece estranho, sendo o port. derivado do espanhol, e o frances outra lingua romanica, e no entanto o espanhol (castelhano, i.e) ter uma fonetica tão mais simples que as outras linguas românicas

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Tas a exagerar, os japs tem fama de saberem imenso de historia geografia e essas tretas, por causa do sistema extremamente rigido e exigente de educaçao.

Os japas têm fama de muita coisa. A isso se chama de preconceitos. E nao, nao me parece que esteja a exagerar, pelo menos sabendo o que sei do contacto que tenho com japas e pelas minhas intensas pesquisas amadoras...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Maje, os espanhois quase só têm vogais abertas. Não tem as variações que nós temos. Um dos unicos sons que eles têm e nós não é o J ou X ( não percebo nada de espanhol ) que parece um R no caso de "X/J/Ravier. Parece um R prolongado com um pouco de saliva à mistura.

Leinad, muito bons argumentos.

Sim acho que portugal não tem mercado e por isso vai buscar a outros lados, isso é sem duvida uma das razões porque damos valor e gostamos de coisas estrangeiras.

Será que os japoneses são assim tão ignorantes? Provavemente ainda estão a viver o American Dream. Será que as gerações mais novas estão-se completamente a cagar para a WWII ? Será que isso é apenas algo que os seus pais e avós ainda têm enraizado?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Para ser honesto kuaze tudo k ouço a ser cantado em Português sou a me mal (com as devidas excepcções claro), mas se é cantado em inglês já gosto.

Kuanto aos japoneses penso k se devem limitar a cantar japones pois muitas vezes até estão a cantar em ingles mas so k é tão mal pronunciado k nem me apercebo k n é japones.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Para ser honesto kuaze tudo k ouço a ser cantado em Português sou a me mal (com as devidas excepcções claro), mas se é cantado em inglês já gosto.

Kuanto aos japoneses penso k se devem limitar a cantar japones pois muitas vezes até estão a cantar em ingles mas so k é tão mal pronunciado k nem me apercebo k n é japones.

Soulstrider, evita usar abreviaturas ou escrita de SMS. k=que, n=não, kuaze=quase, K=Quanto. Se reparares. É uma das regras do forum para as pessoas se entenderem melhor umas às outras. Além de que certamente as pessoas irão desvalorizar os teus argumentos se tiverem com um português incorrecto.

Pois, pode ser a questão da lingua mesmo e não própriamente do país. A nossa lingua como já referi tem muitas vogais fechadas o que se calhar torna as musicas menos melódicas.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Música é um meio de comunicação social, como tal, transmite informações, conhecimento, opiniões. Tendo a música uma componente falada, e sendo a música um meio de comunicação, a maior parte dos artistas vai querer que a sua opinião chegue a um público o mais abrangente possível. Ora, visto existir uma língua universal neste nosso planeta, o Inglês, obviamente que os artistas a vão usar mais do que a sua própria língua. Penso que o uso de uma língua nacional na música serve só para quando se pretende passar uma mensagem ao público do país do próprio artista.

Vivemos numa aldeia global, portanto este tipo de comportamento não é minimamente censurável.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Penso que um musico português seria mais facilmente tentado a criar música em Inglês do que em Português, não só porque teria mais expectativas de singrar no mercado externo, mas também no próprio mercado interno. É sabido que a maioria dos jovens portugueses associam a música interpretada em Inglês como algo "cool" e "fashion". Claro que não me refiro a fenómenos como - Marizas, madredeuses, jacintas, etc etc.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Penso que um musico português seria mais facilmente tentado a criar música em Inglês do que em Português, não só porque teria mais expectativas de singrar no mercado externo, mas também no próprio mercado interno. É sabido que a maioria dos jovens portugueses associam a música interpretada em Inglês como algo "cool" e "fashion". Claro que não me refiro a fenómenos como - Marizas, madredeuses, jacintas, etc etc.

Não sabia que a jacinta cantava, quer dizer, sabia que a lucia era freira, mas pensava que a jacinta já tinha ido à muito...

Quanto ao tópico, olha é questão de preferência, eu o unico artista português que oiço com relativa frequência é o zé cid. De resto só mesmo na paródia genero quim barreiros, tony carreira, emanuel, zé malhoa e tal x) É tudo em português... Artistas tugas a cantar inglês são-me indifrentes, se acham que em ing. is better, bom para eles.

E já ouvi aqui muito mal de japs a tentarem o inglês, mas convem mencionar 2 exemplos honrosos no engrish - utada hikaru (duh!) e hide.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Penso que um musico português seria mais facilmente tentado a criar música em Inglês do que em Português, não só porque teria mais expectativas de singrar no mercado externo, mas também no próprio mercado interno. É sabido que a maioria dos jovens portugueses associam a música interpretada em Inglês como algo "cool" e "fashion". Claro que não me refiro a fenómenos como - Marizas, madredeuses, jacintas, etc etc.

Não sabia que a jacinta cantava, quer dizer, sabia que a lucia era freira, mas pensava que a jacinta já tinha ido à muito...

Quanto ao tópico, olha é questão de preferência, eu o unico artista português que oiço com relativa frequência é o zé cid. De resto só mesmo na paródia genero quim barreiros, tony carreira, emanuel, zé malhoa e tal x) É tudo em português... Artistas tugas a cantar inglês são-me indifrentes, se acham que em ing. is better, bom para eles.

E já ouvi aqui muito mal de japs a tentarem o inglês, mas convem mencionar 2 exemplos honrosos no engrish - utada hikaru (duh!) e hide.

Desculpa? Ouves grandes marcos como Quim Barreiros na paródia, e o parodiante José Cid, máximo na cultura pimba portuguesa, ouves com regularidade?

Offtopic eu sei, mas soou um cado mal.

Vi um concerto do Marco Paulo e olha que ele é bastante profissional no que faz. E relativamente ao povo português aceitar mal a sua música, isso não é completamente verdade.

A nossa faixa etária consome americanagem como o pão de cada dia. É totalmente normal que vejamos a nossa culura sonora com outros olhos.

Agora uma coisa é certa. Se há pouco português a apreciar Tony Carreira, definam melhor "gente"!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

A nossa faixa etária consome americanagem como o pão de cada dia. É totalmente normal que vejamos a nossa culura sonora com outros olhos.

O problema é que não é/foi apenas a nossa faixa etária , é algo que ja começou muito antes com os nossos antecessores, não americanagem mas sim à "Anglo-Saxonagem".

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Antes demais, devo sublinhar que o Português é anti português para tudo o que não tenha a haver com Futebol, logo daí podia responder à questão levantada pelo shini.

Indo para o outro lado do mundo (já volto à provincia de espanha), os japoneses desde sempre são conhecidos como nacionalistas, um exemplo, o ritual do haraquiri, em que traduzido para português significa morrer para nada (Estupido, parvo, imbecil, etc) e em japonês significa morrer por algo que se honra, se respeita, etc, etc. Logo a tendência de ouvir musica da própria lingua é algo que já "está nos genes". Claro que temos o factor da dificuldade que têm em falar inglês, aliás conheço a quem já tenha ido ao Japão, e segundo ele, onde se fala Inglês é apenas nos hoteis, é praticamente impossivel perceber o inglês de uma pessoa normal (e sim ele falou com estudantes).

O factor americado, acho que depende da segunda guerra mundial, afinal foi um país que teve em ruinas, e que lhe foi tirada a honra, coisa sem sentido para nós, algo de vida ou morte para eles. Como é obvio estas novas gerações não levam estes velhos custumes japoneses tão a sério, mas talvez ao invés de cometer actos suicidas, ouvem musica japonesa xDD.

Voltando à provincia, nós somos um povo estupido, tudo o que diz made in Portugal, é algo inutil, para mandar para o lixo, mesmo que seja o melhor produto do mundo, o espanhol ha-de de ser melhor. O mesmo acontece com a musica, pessoalmente não sou grande apreciador da nossa musica contemporânea, mas não a repudio, pelo contrário, quando há os bailaricos, lá estou eu xDD. O problema dos jovens hoje em dia, "é a imagem" que é algo muito importante, afinal hoje em dia estar vestido à ladrão ou à "chumga" é a ultima moda, e isso ve-se facilmente tanto nas secundárias como as faculdades, onde se fala mal da musica portuguesa, da musica pimba, mas vai o quim barreiros ao festival acadámico e o ppl está lá todo batido a curtir milhões, é do alcool? talvez, da ganza? ainda mais provável, mas estão lá e sabem as letras todas.

O mesmo acontece naquelas festas das aldeias em todo o país, longe das metrópoles, e do grupinho, toda a gente gosta de Tony Carreira, Marco Paulo, Emanuel, etc.

Basicamente têm a ver com a imagem, no japão isso não é algo de preconceito, porque tanto vez um menino com a pala para o lado como vez um gajo tipo zé milho cabelo cor de rosa, e não tens toda a cidade a olhar para ele.

Por ultimo gostava de sublinhar que a musica portuguesa é provavelmente mais famosa no estrangeiro que em Portugal, todos os nossos grandes cantores, José Cid, Madredeus, Dulce Pontes, Amália, Mariza, Tony Carreira, até a Rute Marlene se for preciso é mais reconhecida lá fora que em Portugal

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Antes demais, devo sublinhar que o Português é anti português para tudo o que não tenha a haver com Futebol, logo daí podia responder à questão levantada pelo shini.

Indo para o outro lado do mundo (já volto à provincia de espanha) ...

Voltando à provincia, nós somos um povo estupido, tudo o que diz made in Portugal, é algo inutil, para mandar para o lixo, mesmo que seja o melhor produto do mundo, o espanhol ha-de de ser melhor.

É incrível a falta de patriotismo que demonstras... Se o país não anda para a frente a pessoas como tu se deve, imo.

Por ultimo gostava de sublinhar que a musica portuguesa é provavelmente mais famosa no estrangeiro que em Portugal, todos os nossos grandes cantores, José Cid, Madredeus, Dulce Pontes, Amália, Mariza, Tony Carreira, até a Rute Marlene se for preciso é mais reconhecida lá fora que em Portugal

Sim, é verdade (ok, tira daí o José Cid, o Tony Carreira e a Rute Marlene  X)), por exemplo no Japão, cantoras como a Dulce Pontes e a Mariza são conhecidas e bem conceituadas.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Disse alguma mentira? ::)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Faz login para seguires isto  
Seguidores 0