Faz login para seguires isto  
Seguidores 0
Visitante The Amazing T-Shirt Ninja

Haruki Murakami

11 mensagens neste tópico

Já vou no sexto livro deste autor, e parece que o seu estilo tem cada vez mais surpresas agradáveis para dar. Livros que são escritos num estilo que consegue ser simples e fácil de se ler, mantendo uma profunda essência agradável são difíceis de se encontrar. O meu preferido até agora permanece o Kafka By The Shore.

Então, mais aqui alguém leu algum livro Murakami? Eu aconselho os livros vivamente. E quem quiser ler, que leia as traduções inglesas, que estão muito boas (a menos que tenha cabeça para a língua original).

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu estou a ler Kafka by the seashore e estou a gostar, tem uma escrita diferente e bem agradável.

Vamos lá ve ro fim.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Não é assim tão diferente, o tom contemplativo e melancolico é muito comum na literatura japonesa

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Não é assim tão diferente, o tom contemplativo e melancolico é muito comum na literatura japonesa

Mas o Murakami é considerado um dos mais "western-style" dos escritores nipónicos.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

O 1º livro que li foi Kafka By the Shore e agora estou a ler Norwegian Wood. Mas msm não tendo acabado de ler, acho que vou gostar mais de Kafka By the Shore. Apaixonei-me por esse livro.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Não é assim tão diferente, o tom contemplativo e melancolico é muito comum na literatura japonesa

Mas o Murakami é considerado um dos mais "western-style" dos escritores nipónicos.

a sério? :| no quê, o surrealismo?

Sim talvez seja peculiar, não conheço muita literatura jap com aquele surrealismo. É muito comparado ao Kafka

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

a sério? :| no quê, o surrealismo?

Sim talvez seja peculiar, não conheço muita literatura jap com aquele surrealismo. É muito comparado ao Kafka

É mais comparado ao Kafka devido às temáticas recorrentes relacionadas com a incapacidade das personagens face a situações que lhes são alheias e arbitrariamente desesperantes. Não tem muito a ver com o carácter mais “surreal”, porque embora Kafka também tenha fracções surreais na sua obra, são manifestações um bocado diferentes.

Murakami é nitidamente um autor muito bem formatado para uma aceitação mais a ocidente mas ao longo dos livros dele há uma cultura nipónica que caso não se tenha não se compreende muito bem as referências como por exemplo no Kafka on the shore: referência a Genji Monogatari de Murasaki Shikibu, etc… 

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

a sério? :| no quê, o surrealismo?

Sim talvez seja peculiar, não conheço muita literatura jap com aquele surrealismo. É muito comparado ao Kafka

É mais comparado ao Kafka devido às temáticas recorrentes relacionadas com a incapacidade das personagens face a situações que lhes são alheias e arbitrariamente desesperantes. Não tem muito a ver com o carácter mais “surreal”, porque embora Kafka também tenha fracções surreais na sua obra, são manifestações um bocado diferentes.

Murakami é nitidamente um autor muito bem formatado para uma aceitação mais a ocidente mas ao longo dos livros dele há uma cultura nipónica que caso não se tenha não se compreende muito bem as referências como por exemplo no Kafka on the shore: referência a Genji Monogatari de Murasaki Shikibu, etc… 

Mas os livros de Murakami também contêm diversas referências ocidentais, sendo no final uma espécie de "misto" das duas culturas.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Sim, mas isso... não há nenhum autor a partir de 1868 que não possua qualquer referência ao ocidente no Japão. A estratégia de evolução do Japão Meiji passava por uma coisa chamada Missão Iwakura que consistia em absorver o máximo possível da chamada 'cultura ocidental'. Tipo autores como Natsume Soseki, Mori Ogai são considerados símbolos nacionais e são tipos que foram inovadores porque vieram com conhecimentos apreendidos na Europa... o que eu quero dizer é têm que perceber que não há intelectuais contemporâneos que não venham beber seja o que for ao chamado ocidente mas isso no fundo é parte intrínseco da evolução do Japão portanto não é uma questão de aculturação mas sim uma parte da cultura interna do país.... espero que não pareça muit confuso... -_-;

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Só pelas referencias culturais ocidentais? Isso é muito comum em toda a cultura e sociedade japonesa actualmente

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Faz login para seguires isto  
Seguidores 0