Wildstar

Reportagem sobre anime e manga em Portugal no Correio da Manhã

44 mensagens neste tópico

Viram a revista do Correio da Manhã hoje?

Artigo de várias páginas sobre o anime e manga em Portugal. Falaram com a raparigas da Shoot To Kill, com o dono da Jikai, o presidente da Anipop, o Vic e os da NCreatures.

Não deram novidades nenhumas, mas escreveram que a comunidade de fãs em Portugal é, cito, "cerca de 5000 pessoas, na maioria entre os 14 e 16 anos". WTH!?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Não deram novidades nenhumas, mas escreveram que a comunidade de fãs em Portugal é, cito, "cerca de 5000 pessoas, na maioria entre os 14 e 16 anos". WTH!?

Ninguém diz que sejam os + "conhecidos fãs", mas que é entre essas idades na maioria, é muito provável, pelo menos do contacto que tenho, na secundária onde ando agora, a maioria sabe o que é anime, e gostam de pelos menos uma série ou outra e estão a também a seguir uma série, seja em manga ou em anime. Sabem o que é Gothic Lolita, sabem o que é Otaku, Ramen, Yaoi, Yuri, Hentai, Lolicon, Ayumi Hamasaki, Gackt, Mana ...

Parece que não gostar de anime é que é fora do comum hoje em dia, porreiro pá, tass ...

O mais terrível é o pessoal formar uma ideia de ti, que adoras o Japão, que deliras com tudo o que tiver a ver com o país, e que queres viver lá para o resto dos teus dias, a ser um inútil. "Ena pá gostas de NARUTO ?"

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

oh, gostava de ler isso mas não me apetece ir fazer 15km só para comprar um jornal... >_<

alguém arranja uns scans do artigo?  :-X

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

na secundária onde ando agora, a maioria sabe o que é anime, e gostam de pelos menos uma série ou outra e estão a também a seguir uma série, seja em manga ou em anime. Sabem o que é Gothic Lolita, sabem o que é Otaku, Ramen, Yaoi, Yuri, Hentai, Lolicon, Ayumi Hamasaki, Gackt, Mana

A sério!? :o

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Não Maje, as pessoas e mentes evoluem sabes?

Não tenhas medo de perder o teu poder otakiano.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Falei contigo? :P

E isso é evolução!? LOL

Anyway, tenho a certeza que na tua secundaria não havia quase ninguem que do anime. A Ran deve ser um caso especial, por tar na escola de artes... e mesmo assim ela deve estar a brincar. x)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Concordo com o Maje, o conhecimento do pessoal de Artes sobre anime está muito acima da média, não são representativos dos jovens em geral.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Yah, isso é muito verdade, o pessoal de artes lida mais com anime e manga do que o resto do pessoal.

Mas isso não invalida que, em "5000" fãs, a maioria deles não sejam jovens do secundário, que andem portanto, em Artes.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

damn... a esta hora já os quiosques e papelarias daqui da zona estão fechados T___T

Podiam arranjar uns scans?  ;D

isso dos fans estarem entre os 14 e os 16... Sim, eu tinha essa idade quando comecei a gostar a sério de anime, mas dizer que a maioria actual está nessa faixa... não sei, tinha a impressão que era mais por volta dos 17-18 =/

Quero é ler esse artigo ;P

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Não consigo evitar, divirto-me com estas cenas lol:

"os olhos azuis grandes, expressivos de Sara, o cabelo em espiral, são referencias corporais de quem se veste de negro"

"os japoneses têm tendencia para preparar as crianças para o mundo adulto"

"A anipop (....) isto e aquilo. Até se canta em japones!"

;D

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Thanks!

Houve aqui uma parte que realmente gostei muito, até me fez sorrir ( isto não é ironia, btw):

" Este caloiro em Ciência Política vive a animação nipónica ao ponto de (..) fazer fatos para se mascarar como as suas personagens de culto. Só para eventos."

Achei graça a maneira como dizem que vive ao ponto de fazer fatos para se mascarar, mas separarem a parte de "Só em eventos" com um ponto final. Quem ler em voz alto e com a pontuação devida, repara numa certa "ironia" cómica. XD

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Thanks!

Houve aqui uma parte que realmente gostei muito, até me fez sorrir ( isto não é ironia, btw):

" Este caloiro em Ciência Política vive a animação nipónica ao ponto de (..) fazer fatos para se mascarar como as suas personagens de culto. Só para eventos."

Achei graça a maneira como dizem que vive ao ponto de fazer fatos para se mascarar, mas separarem a parte de "Só em eventos" com um ponto final. Quem ler em voz alto e com a pontuação devida, repara numa certa "ironia" cómica. XD

Até parece que fazer cosplay 3 vezes por ano é pior do que ficar trancado em casa a ver anime o dia todo...

Have fun... :D

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

  Mais uma entrevista sobre esta, diria " comunidade". Não está de facto má de todo ( a do expresso foi muito pior ), mas relança uma vez mais algumas questões dignas de serem discutidas, nomeadamente a imagem que a comunidade passa de si mesmo ( e que depois fica ofendidissima :X).

Llá o respectivo jornalista, ( agora não me recordo o nome) quando me contactou para a entrevista, e começou a questionar-me, abordou-me como se eu fosse algum tipo de ser anti-social que necessita avidamente de anime e manga para sobreviver :X ( portanto, quando eu disse que até achava mais piada a alguns comics americanos e franco-belgas do que a algumas mangas, o homem passou-se :X ), e até se questionou sobre a minha ida para o estudo das Ciências Politicas, não seria em vista com uma carreira diplomatica no Japão. Tambem, como não poderia deixar de ser, teve que perguntar se eu era "otaku" ( esta aqui uma necessidade imensa de rotulos :X ).

  Pecou, opinião pessoal, por carregar um pouco na anipop, parecendo mostrar que não existem mais iniciativas, mas isso é assunto já discutido em tantas outras threads.

  De resto, e ainda com as conotações um pouco sensacionalistas que um artigo assim tem, não foi mau de todo,( ao menos não ouve referencias a cuecas nem a outras subversões do que foi proferido pelos entrevistados, como em artigos passados ).

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Acabei agora de ler o artigo e sinceramente n achei muito mau.

Comparando com o do expresso este está uma maravilha.

Mas vendo de outro ponto até tem informações relativamente a datas e locais dos eventos. Fala da loja Jikai e alguns outros assuntos.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Bem o artigo deu a entender (poucos fazem isto) que não somos uma cambada de otakus ou "anti-sociais".

Acho que se deixou ficar pelas perguntas mais relevantes. É normal que tenha falado mais da Anipop e FIBDA, sendo estes dois eventos a nível nacional, não querendo dizer que a qualidade dos outros seja pior, não posso julgar porque este ano será a minha primeira vez que irei a um FIBDA e a um Anipop, mas pronto é normal.

I lol'd at your interview Vic, disseste exactamente o que se deve dizer, acho que só com aquela frase contrariaste o pensamento que muita gente tem de "nós", sendo o "nós", cosplayers e amantes de anime/manga.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Metade da minha turma de Humanidades sabe o que e anime.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Quase todo o meu curso sabe o que é anime.

5000 é um número baixo, imo.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Sou o único que não conhece praticamente ninguém excepto um gajo na minha escola que sabe o que é anime, ou tive má sorte, ou não me dou com as "pessoas certas"  >:D

BTW, gostei do artigo, o meu irmão leu-o no café e falou-me ai e tal vinha um artigo sobre anime, tive a ler mais ou menos nas "scans" do maje, e achei que esteve mais ou menos...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais