Arquivado

Este tópico está arquivado devido a ser antigo. Para falares sobre o mesmo assunto, por favor cria um novo tópico.

Stirred

A minha opinião.

14 mensagens neste tópico

Tenho vindo a verificar agora que estou mais activo nesta comunidade e com mais interesse em ler os tópicos e a ler os debates. Que muitos deles acabam mal, ou seja, perante argumentos ambos válidos e ligados à pessoa que os expressa, outra senão concorda por algum motivo tenta de todas as formas contradizer e negando a sua validez. Isto numa reacção sem fim, que não é uma conversa, é um debate político.

Estou a falar isto aqui porque sinto que devo dizer, porque se uma comunidade que quer ser crescida nos seus debates precisa de uma forma de estar não superior a ninguém. Até porque creio que da forma como quando alguém abre um pouco e revela um pouco mais de si através da expressão escrita, nunca é de certa forma uma informação completa. Logo tiram-se conclusões precipitadas a meu ver de muito pouco, e que só prejudicam todos daqui. Porque por exemplo eu, jamais entrarei em conflitos ou troca de palavras menos agradáveis num lugar onde supostamente deveria-se apelar precisamente à troca de opiniões e conhecimentos de forma saudável.

Gosto de andar por aqui, acho que muitos de vocês têm muito conhecimento sobre a temática cujo meu interesse é enorme. Mas acho que podiam tentar ser mais amistosos entre vocês, ou pelo menos, debater coisas que tenham depois uma certa finalidade e que não seja só para continuar com a reacção do debate não saudável, aquele que nunca termina bem e nunca constroi pontes.

Se gostam do Japão, tentem fazer juz à cultura que admiram: sejam amistosos, sem complexidades, pré-julgamentos, superioridades injustificadas e insignificantes e em paz de espírito.

Queria só dizer isto que já tinha vindo a pensar, de uma forma frontal para todos levarem em consideração e possivelmente até vir a melhorar neste assunto. Errado seria senão dissesse nada e não tentasse resolver mediante do possível algo que julgo ser constante e que de parte a parte torna-se repulsivo.

Fiquem bem  :D

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Bem, de certa forma, pelo menos parte do q escreveste aplica-se à internet em geral.

Mas no q diz respeito a este forum, acho q puseste o dedo na ferida. Há pessoas q deixaram de frequentar o forum exactamente por isso. Houve até alguns mods(?) q fizeram alguns disparates há uns meses numa tentativa de mudar qualquer coisa... Para não falar da guerra civil latente q há entre alguns membros mais novos da comunidade e os alguns "veteranos" (isto agora falando da comunidade PT em geral, não apenas este site).

A falta de threads de "discussão agradável e inteligente" acabou por ser uma caracteristica q define  este site, com grande pena minha (e, claro, de muitas outras pessoas). Na realidade, já não há nenhum forum de anime em PT em q se faça isto, e em minha opinião, a "idade de ouro" dos foruns já passou.

Resta saber as razões... Já muito se especulou sobre isso, mas eu sou a favor da tese de estarmos numa altura com um "buraco" na faixa etária: os veteranos da(s) primeira(s) vaga de anime (95-97) já têm emprego/vida e não têm tempo para andar por foruns, e neste momento temos uma abundância de pessoal mais novo ("geração Sic Radical"), q não tem maturidade nem interesse em ter discussões mais sérias. Soma-se a isto a facilidade com q se encontra informação hoje em dia, o q significa q já toda a gente tem opiniões formadas sobre quase tudo, e pouco se pode "aprender" de uma destas discussões.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

A minha opinião....

Acho que muitas pessoas se esquecem do que estão aqui a falar: Anime....desenhos animados, lazer. Há quem discuta isto como se estivesse a falar de filosofia, ciência ou religião. Passa-me completamente ao lado o conceito de ver anime por ser anime. Eu vejo uma serie de anime se gosto dela, e se começo a ver e vejo que não gosto, páro. Há quem veja uma série só para dizer que a viu e, pior; há quem não veja, diga que viu, e ainda participe em trocas de opinião sobre ela. Acho sinceramente que muita gente que faz isso ou tem tempo a mais ou vida a menos.

Mas isto é bater no ceguinho, falar sobre este tema ou não fazer vai dar ao mesmo, torna-se mais num desabafo que outra coisa. Como disse o Wildstar isto

aplica-se à internet em geral
, em especial no que diz respeito a foruns. É algo inevitavel. Mas quando estamos a falar de animação, há discuções que ultrapassam o ridiculo. Pelo que tenho visto no forum, nos últimos tempos, aumentou consideravelmente o número de topicos sobre nada ou sobre assuntos completamente inúteis e fora da temática do forum. Dou como exemplo o tópico "O rly", uma introdução  que se tornou num tópico com 6 (!) páginas de inutilidades, mais valia juntarem aquilo com o topic de spam.

Foruns são excelentes para fazer coisas fúteis parecerem importantes. E há quem faça disso a sua única "contribuição". Em suma, era bom que as pessoas se lembrassem que anime é só anime. Algo sujeito a gostos, algo feito para entretenimento. Não nos vai explicar o sentido da vida, criar paz no mundo ou fazer aparecer a cura para a sida.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Subscrevo por baixo Nekoshii (a carapuça até me calha muito bem, lol). Mas não se aplica só a anime, no geral, o tema dos hobbies/gostos é um dos principais, ou principal, tema de conversação. Online e offline. :P

É futil, sim; mas... oh well, a vida está cheia de futilidades. Não ganhamos nada em falar do que gostamos, mas tem graça. :-)

Claro que acaba por fartar. Eu por mim já deixei de postar sobre anime, ou outra gosto qualquer. Acabei por ter uma experiencia forum-nistica muita curta, apesar de tudo. lol

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
É futil' date=' sim; mas... oh well, a vida está cheia de futilidades[/quote']

You totally didn't get my point. Não acho que falar de anime seja fútil, senão nem estaria num forum de anime. Trocar opiniões e falar sobre os nossos interesses é sempre saudavel. Acho sim, que se fazem muitas discussões absolutamente desnecessárias sobre anime e que há muita gente que dá ao assunto uma importância e relevância que ele não tem, por outro lado, geram-se demasiados tópicos em que não se diz nada de minimamente construtivo e nos quais muitas vezes nem sequer se fala de anime ou cultura japonesa. Mas como já disse, isto acaba sempre por acontecer, seja com anime, seja com qualquer outro hobbie (principalmente quando está relacionado com formas de expressão artistica). É uma questão de separar o trigo do joio ao passear pelo forum. Haverá sempre alturas em que é difícil encontrar o "trigo".

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Haverá sempre alturas em que é difícil encontrar o "trigo".

Eu diria melhor.. Cada vez é mais dificil... :-\

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

É fútil e depois da mais recente conversa reparei mesmo quão inútil era.

Acho que há muito pessoal com gostos completamente diferentes neste fórum, o que é normal e bom mas... Enfim, como sempre, uma discussão na Internet acaba sempre por descambar.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Bom tópico este; para mim o mais interessante que encontrei desde que entrei para o fórum, à dois dias.

Que muitos deles acabam mal, ou seja, perante argumentos ambos válidos e ligados à pessoa que os expressa, outra senão concorda por algum motivo tenta de todas as formas contradizer e negando a sua validez. Isto numa reacção sem fim, que não é uma conversa, é um debate político.

Essa analogia com o debate poliítico é muito pertinente; de facto, o maior problema da política actual é a incapacidade que políticos dos diferentes quadrantes têm em reconhecer a validade democrática dos argumentos e propostas usados e a respeitar essa validade.

Isso não significa que devemos adoptar uma posição passiva face aos argumentos que chocam com os nossos pontos de vista, bem pelo contrário: uma boa contra-argumentação implica uma compreensão aprofundada da mensagem do nosso "oponente" para que, partindo de dentro, encontremos as suas falhas e contradições e o confrontemos com elas.

Sobretudo, devemos ter em conta que discussões ideológicas não são, não podem ser, guerrilhas pessoais; são antes testes à coerência e pertinência das ideias ou soluções que defendemos para cada problema específico.

Ainda não tive tempo para conhecer bem o tipo de conflitos de que falas, mas pelas poucas mensagens que li no tópico "Yaoi", acho que o que escrevi em cima se adequa ao tom que a discussão ganhou nesse tópico.

O que posso sugerir é que, se as discussões se começarem a desviar do propósito para o qual o tópico foi criado, então, que os seus intervenientes criem um novo tópico onde possam livremente continuar a sua discussão; e se o tema for, como neste caso, o da natureza da homosexualidade, então podem ter a certeza que terão discussão para muitas páginas.

Talvez esta seja uma das formas mais fáceis de, como disse o  Nekoshii, separar o trigo do joio.

Um tema como o yaoi pode gerar discussões muito interessantes que não devem ficar à sombra de intermináveis conflitos ideológicos. Pode e deve ser aproveitado para divulgar séries ou mangas menos conhecidas, para introduzir principiantes interessados no género e, sim também falar sobre temas mais polémicos, como por exemplo, de que forma é que ele é visto - e outras variantes do género, como o shota-con - pela sociedade japonesa, ou como seria aceite se fosse divulago no nosso país.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Acho sim, que se fazem muitas discussões absolutamente desnecessárias sobre anime e que há muita gente que dá ao assunto uma importância e relevância que ele não tem

Ah, mas isso não é uma questão de necessidade ou importância, mas sim de interesse pessoal. Qualquer assunto X interessará mais a uns do que a outros.

E é verdade que fãs de anime dão mesmo muito importância aos seus gostos. :P Demasiada, muita gente diria. Eu por mim, é mais interesse pelos fãs, do que pelos temas das conversas. XD

É fútil e depois da mais recente conversa reparei mesmo quão inútil era.

LOL!, o que esperavas Ran? Conseguir converter a Orube? :P Afastá-la do seu "caminho de fangirl"?

Ou simplesmente querias obter a receptividade e apoio geral do pessoal do forum às tuas ideias (e das fangirls também quiçá)? ;)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Desde já o meu agradecimento pelas várias respostas vossas.

Só queria salientar que mesmo sendo este um forum sobre o tema Anime, não vejo porque não se falar de outras coisas. Desde que se converse bem, tudo pressupõe do que disse anteriormente.

Para mim um fórum é um passatempo em que posso trocar opiniões, conhecimentos, expressar-me, conhecer gente que tem gostos semelhantes e acima de tudo escrever que é a das coisas que mais gosto quando tenho tempo.

A última coisa que quero quando escrevo ou respondo, é criar uma 'lenga lenga'. Apesar de estar de acordo que ninguém deve ser passivo e não mostrar a sua visão de certos pontos e argumentá-los, mas isto sem recorrer à agressividade. Basta sermos assertivos. Porque cada vez que algum de nós ataca o próximo numa 'conversa' é normal que se iniciem disputas e se crie o mau ambiente. Acho que atitude aqui tem que ser semelhante à de uma conversa cara a cara.

Creio já ter dito tudo o que podia dizer. Tentem não se esquecer disto, porque todo o nosso comportamento num meio pequeno tem uma enorme afectação no seu futuro.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Pelo que tenho visto no forum, nos últimos tempos, aumentou consideravelmente o número de topicos sobre nada ou sobre assuntos completamente inúteis e fora da temática do forum. Dou como exemplo o tópico "O rly", uma introdução  que se tornou num tópico com 6 (!) páginas de inutilidades, mais valia juntarem aquilo com o topic de spam.

Sem querer ofender, mas o que é que se vai discutir numa INTRODUÇÃO? Filosofia?

O spam *salvou* o AniPT, por incrivel que seja. Há uns meses atrás, não havia actividade e o fórum estava morto.

O nível de spam neste fórum não é uma coisa do outro mundo, comparado com outros, tanto em quantidade e 'qualidade'.

Olhem para o CO, por exemplo, onde se promovem mais discussões 'inteligentes'. Sim, elas acabam por acontecer... eventualmente. O problema é que esse 'eventualmente' é dois, três meses.

E como o Maje disse, eventualmente acaba-se por fartar de discutir anime.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Sem querer ofender' date=' mas o que é que se vai discutir numa INTRODUÇÃO? Filosofia?[/quote']

Exacto, que há para discutir numa introdução? Nada. Conseguem 6 pag (ou mais a este ponto) de thread sobre...nada.

....

tempo a mais ou vida a menos.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Mas voçês estão chateados com as discussões saudaveis que se fazem por aqui?

Acho que nem todos somos obrigados a ter a mesma opinião, nem temos de ser todos amigos uns dos outros  ::)

Gostei de ver a grande discussão que se gerou no tópico do Yaoi por minha causa.

É assim mesmo que deve ser, se não tiverem cá gajos como eu e o Maje para animar o forum isto morre tudo :D

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Bem, aqui estão a discutir 2 coisas relativamente diferentes.

* As discussões acesas e o flames

* O spam e os posts (supostamente) sem conteudo.

Vou só comentar o segundo ponto. Primeiro acho que é exagerado dizer que os posts que o Nekoshii mencionou são sem conteudo. Realmente não tem grande conteudo, não são grandes argumentos ou debates ou exposições, mas supostamente dão algum gozo ao seus intervenientes. Just some light-hearted fun. Com isto digo que não acho que se deva cortar todo e qualquer post "com pouco conteudo", desde que estes não estejam num lugar inapropriado, isto é, não estejam offtopic. Isto para não incomodar os participantes da discussão ontopic, e como o nekoshii disse, manter "separado o trigo do joio", e manter as coisas organizadas no geral. E quem não quiser ler os tais posts, passa à frente sem sequer entrar na thread.

Agora, isto quer dizer que só mesmo na thread "spam" é que se pode postar coisas deste género? Eu diria que não, por exemplo, as threads de introdução são threads sem nenhuma tema associado, e em que logo à partida apenas o primeiro tem algum conteudo significativo (no caso do "O RLY?"/ness, nem o primeiro tinha, true :-P , but so what?). Logo não vejo nenhum problema em divagar um pouco, desde que não seja nada exagerado. Apparently the admins disagree, oh well. ^_^

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais