fdl

Futuro dos arquivos

9 mensagens neste tópico

Queria partilhar uma preocupação com vocês.

 

Hoje em dia é muito difícil achar algo que aconteceu há 10 anos ou 20... As TV's por vezes já nem têm as dobragens ou as legendas guardadas...

 

Posto isto meto a questão: não vai tudo inevitavelmente desaparecer??? Mesmo aquilo que mais gostamos?? Tudo o q há de formato nas nossas casas não é feito com o cuidado de durabilidade, apenas com o formato económico.

 

Gastamos rios de dinheiro para termos algo guardado e na volta a longo prazo nada fica guardado...

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Normalmente todos os canais tem cópias , acredito que de facto que certos formatos ou aparelhos ou até cabos sejam esquecidos ou deixados de parte pelas pessoas , mas existem muitos outros meios de pegar em cassetes por exemplo e colocá-las num computador , quem fala em cassetes fala em outra coisa qualquer , daí muitas das vezes existirem trowbacks na TV com gravações antigas.

 

Existem de facto coisas que nunca vamos voltar a pegar como por exemplo as famosas disquetes , neste momento descartáveis , mas acredito que a informação ou o conteúdo quer guardado em disquetes , quer vhs  quer as cassetes ( que por acaso ainda são utilizadas pela maior parte dos canais portugueses) nunca será totalmente perdido visto que existem meios de os copiar para outro local e voltar a passa-lo através das gerações.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

No caso de séries, tenho a ideia que as televisões nem sempre guardam ou fornecem as coisas porque perdem a licença ou os direitos. Houve uma altura em que muita gente pedia desenhos animados antigos aos canais de TV e não lhos davam por isso, não era por não terem as coisas guardadas. Um exemplo de que me lembro é Sailor Moon. Os canais não forneciam a dobragem mas voltaram a passá-la depois de readquirir os direitos.

De resto, as TVs têm arquivos muito extensos e o critério para a sua limpeza deve ser económico (se as gravações têm utilidade ou não) e/ou histórico.

E mesmo que algumas coisas desapareçam, há quem tenha muita coisa em sua posse. Basta espreitar canais de YouTube como o LusitaniaTV ou sites como o Mistério Juvenil.

 

TL;DR O que é realmente importante de guardar dificilmente será perdido, imo

Editado por PetalidiStelle
1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu por mim guardo tudo, no caso eventual de haver um apocalipse zombie. Penso que os canais de televisão e tudo o mais fazem o mesmo, por motivos históricosl, sendo apenas apagados elementos que estariam defeituosos ou sejam inúteis.

 

Isto é, penso que guardariam filmes importantes dos anos 20, mas que não guardariam todas as gravações do Preço Certo.

 

A tendência, claro, é que desapareça tudo mais cedo ou mais tarde. Existem muitas entidades que colocam tudo na cloud internética, mas eu tamb+em tenho a teoria de que a internet tenderá a desaparecer também

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Tive a mesma crise existencial há algum tempo atrás. Não há nada a fazer. Vai haver sempre informação que se perde. Considero que seja tanto uma coisa má como uma coisa boa. Cabe-nos garantir que o essencial permaneça preservado e deixar algum espaço para o acessório.

 

O Júlio Verne também escreveu sobre o assunto, numa perspectiva bem mais fatalista.

https://fr.wikipedia.org/wiki/L'Éternel_Adam

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Às 3/1/2017 às 23:49, Descartas disse:

Tive a mesma crise existencial há algum tempo atrás. Não há nada a fazer. Vai haver sempre informação que se perde. Considero que seja tanto uma coisa má como uma coisa boa. Cabe-nos garantir que o essencial permaneça preservado e deixar algum espaço para o acessório.

 

O Júlio Verne também escreveu sobre o assunto, numa perspectiva bem mais fatalista.

https://fr.wikipedia.org/wiki/L'Éternel_Adam

 

A culpa é mais de não se fazer nada por isso, se n fizermos para que aconteça, n acontece...

Às 3/1/2017 às 15:53, ladyxzeus disse:

Eu por mim guardo tudo, no caso eventual de haver um apocalipse zombie. Penso que os canais de televisão e tudo o mais fazem o mesmo, por motivos históricosl, sendo apenas apagados elementos que estariam defeituosos ou sejam inúteis.

 

Isto é, penso que guardariam filmes importantes dos anos 20, mas que não guardariam todas as gravações do Preço Certo.

 

A tendência, claro, é que desapareça tudo mais cedo ou mais tarde. Existem muitas entidades que colocam tudo na cloud internética, mas eu tamb+em tenho a teoria de que a internet tenderá a desaparecer também

 

concordo com muitas coisas que disse. Infelizmente já noto coisas de há 15 anos que desapareceram...

Existem coisas que as TV's podem ter. E filmes dos anos 20 a maioria desapareceu, mesmo em hollywood existem filmes que são autênticas lendas por n se ter imagens deles apesar de sabermos que eles existiram e do que falavam

Às 2/27/2017 às 23:35, kimanii disse:

Normalmente todos os canais tem cópias , acredito que de facto que certos formatos ou aparelhos ou até cabos sejam esquecidos ou deixados de parte pelas pessoas , mas existem muitos outros meios de pegar em cassetes por exemplo e colocá-las num computador , quem fala em cassetes fala em outra coisa qualquer , daí muitas das vezes existirem trowbacks na TV com gravações antigas.

 

Existem de facto coisas que nunca vamos voltar a pegar como por exemplo as famosas disquetes , neste momento descartáveis , mas acredito que a informação ou o conteúdo quer guardado em disquetes , quer vhs  quer as cassetes ( que por acaso ainda são utilizadas pela maior parte dos canais portugueses) nunca será totalmente perdido visto que existem meios de os copiar para outro local e voltar a passa-lo através das gerações.

 

infelizmente as coisas na indústria são feitas apenas para durarem x tempo, e a longo prazo (digamos 20 anos) é o suficiente para ficar tudo estragado...

 

Eu tenho vários VHS's e alguns deles n dá para ver nada já...

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Penso que o futuro é a digitalização dos dados para que possam sempre ser acedidos. Os objectos de gravação terão sempre um tempo de vida limitado, devido a muitos factores ambientais e outros, mas a verdade é que há coisas mais frágeis que outras. Uma VHS ou uma disquete não são exactamente películas para durar, nem penso que tenha sido essa a sua intenção inicial.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Às 3/5/2017 às 22:49, ladyxzeus disse:

Penso que o futuro é a digitalização dos dados para que possam sempre ser acedidos. Os objectos de gravação terão sempre um tempo de vida limitado, devido a muitos factores ambientais e outros, mas a verdade é que há coisas mais frágeis que outras. Uma VHS ou uma disquete não são exactamente películas para durar, nem penso que tenha sido essa a sua intenção inicial.

 

a disquete não, mas os VHS até foram. O DVD existiu quase ao mesmo tempo q o VHS e o VHS até era melhor, mas o DVD ganhou pq era mais cómodo e bonito podendo ter menus etc

 

As clouds apesar de serem clouds precisam de algum suporte físico, e esse suporte físico. Mas concordo, porque como têm para isso mais dinheiro as coisas podem ser mais bem compradas nesse campo

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

O VHS era melhor? Estamos a viver no mesmo mundo? :o

 

Até o Beta era melhor que o VHS D:

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais