MarceloAGDB

Ideia para ressuscitar tópicos.

13 mensagens neste tópico

Boa tarde.

 

Tive esta ideia, apesar de ser uma 0.5 porque não sinto que esteja finalizada. 

Podiam criar uma zona no animes ( e até nos mangas) para se mover animes terminados há algum tempo que o pessoal até queira falar mas sem fazer bump no terminados, visto que usualmente no terminados fala-se mais de coisas acabadas recentemente e o resto fica ali á deriva ( por medo de fazer bump I guess). Numa zona dedicada á ressurreição de tópicos muito antigos, esse "receio" desaparece e quem entrar no fórum pode ir ao tópico do *inserir aqui o anime* e fazer bump para ver quem mais responde e conversa sobre o tal.

Se acharem interessante a ideia mas não gostarem da execução, podem alterar\melhorar(ou ignorar) para ver se aumenta o movimento no fórum, nem que seja um pouco.

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem

Ola marceloAGDB :)

Nao sei se estou a entender bem a tua ideia. Sugeres criar uma zona onde se fale de alguns animes terminados mas nao de outros? Nao estou a perceber muito bem os criterios de separacao entre eles. Consegues explicar melhor? Muito obrigada! ;)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem

@Erza, acho que aquilo que o MarceloAGDB sugere é tentar criar uma separação entre séries que tenham terminado mais recentemente e outras que já terminaram há alguns anos.

E como há utilizadores que preferem falar de coisas mais antigas (eu inclusivé), seria mais simples fazerem-no com essa separação, I guess...? Isto porque, segundo o Marcelo, existe uma hesitação por parte de algumas pessoas em fazer *bump* às coisas mais antigas, talvez porque "não é fixe"...? Acho que compreendo a observação.


No fundo, acho que a ideia é mesmo só ter uma zona que contenha séries mais antigas (pode-se estabelecer um limite, por exemplo séries que tenham terminado há 5 anos ou mais) para as separar das séries que terminaram mais recentemente.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem

Hmmm... Obrigada Urza. Vou só esperar para ver se ele confirma que era mesmo essa a ideia e posso falar com o @Mike e resto da equipa para ver o que acham da ideia.

 

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem

A intenção parece-me boa. E mais não sei o que dizer :m048: Que os decision makers façam o seu trabalho :P

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
há 38 minutos, Urza disse:

@Erza, acho que aquilo que o MarceloAGDB sugere é tentar criar uma separação entre séries que tenham terminado mais recentemente e outras que já terminaram há alguns anos.

E como há utilizadores que preferem falar de coisas mais antigas (eu inclusivé), seria mais simples fazerem-no com essa separação, I guess...? Isto porque, segundo o Marcelo, existe uma hesitação por parte de algumas pessoas em fazer *bump* às coisas mais antigas, talvez porque "não é fixe"...? Acho que compreendo a observação.


No fundo, acho que a ideia é mesmo só ter uma zona que contenha séries mais antigas (pode-se estabelecer um limite, por exemplo séries que tenham terminado há 5 anos ou mais) para as separar das séries que terminaram mais recentemente.

É isto. A ideia surgiu-me pois nas apresentações as pessoas metem " gosto de x,y e z" e ás vezes são séries antigas que já não se fala no fórum.

Outra coisa é um user recomendar uma série antiga a outro, mas depois não se vai falar (no fórum) sobre tal porque se pensa "se fazer bump e ninguém me responder é chato e não vale a pena" sem se tentar sequer.

 

Acredito que se for algo que o próprio fórum motive a fazer, talvez as pessoas não se acanhem. E um local próprio para tal pode ajudar na organização (porque assim se houver bump e ninguém responder, não fica ali um tópico morto nos tops dos terminados só porque sim).

 

Proponho também um sticky (caso não haja por aí pelo fórum) para o pessoal pedir aos outros users, recomendações de animes.

Editado por MarceloAGDB
Parágrafos.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem

Como as séries já estão separadas em terminadas e on going e dá para pesquisar, não me parece muito necessário. Percebo o objectivo mas acho que quem quiser, se for dar bump, ressuscita o tópico só com isso. 

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
há 10 minutos, SeventyFive disse:

Como as séries já estão separadas em terminadas e on going e dá para pesquisar, não me parece muito necessário. Percebo o objectivo mas acho que quem quiser, se for dar bump, ressuscita o tópico só com isso. 

Compreendo. Mas no meu caso, eu vejo anime rápido e de seguida. Fazer bump de inúmeras séries do nada parece mais spam que outra coisa. E como apesar do "terminados" ser um sitio com mais anime recente, faz-me sentir "fora da caixa". Não sei se isto é só meu, mas foi a motivação principal. Estão ali tópicos cujo o ultimo post foi de há uns 7 a 8 anos atrás(talvez exagero, mas são posta bem antigos) e eles desmotivam-me a querer comentar neles. 

 

Acho que uma área própria para algo é mais amigável para um usuário.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem

Façam búmp, ninguém morde.

 

:)

2 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem

Olá, é o seguinte acho a tua ideia interessante, no então ia dar ao mesmo, a questão aqui é fazer uma área para os animes mais antigos para que as pessoas possam comentar, no entanto se as pessoas deixassem de comentar ia dar ao mesmo no que acontece na área dos animes terminados( tinhas aqueles tópicos todos a mais de 5 anos e pessoal não comenta ou porque não tem mais nada a  dizer ou acaba de ter medo de ir lá dizer algo), fazer bump num tópico não o torna desagradável só o torna mais útil porque a área dos animes tá ali para os users usufruírem dela à vontade e falarem entre si sobre os animes que gostam, dai eu referir que no final ia dar tudo ao mesmo, essa suposta área acabaria por ter o mesmo numero de tópicos que na área de animes terminados e deixava de ter respostas assim sem mais nem menos.

 

Esta é  minha opinião, somos todos uma equipa e faremos o que acharmos melhor :) obrigada desde já pela sugestão !

 

 

Editado por kimanii
2 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem

Porque não fazer uso da opção de publicar pensamentos recentes e adicionar uma espécie de hashtag tipo twitter, em que as pessoas podem meter o nome de um anime como hashtag? Nos tópicos associados a esse anime, surgiria uma nota a informar o número de pensamentos associados ao tópico. Ao clicar, seriam mostrados os 10 pensamentos mais recentes, com a opção de ver pensamentos mais antigos. Uma pessoa, ao responder, responde no próprio tópico e o autor do pensamento é notificado da resposta.

 

Proponho isto porque me parece que as pessoas têm maior descontração em publicar coisas na zona dos pensamentos. Ajudaria a quebrar o gelo em tópicos mais antigos porque não interfere directamente no conteúdo do tópico até alguém se dignar a responder aos pensamentos a ele associados. Também permite às pessoas contribuir coisas tangentes ao tópico sem interferir com o funcionamento do mesmo (o problema é se começam a responder a pensamentos-tangente em demasia...). Claro, admito que isto é um pesadelo logístico e um desperdício de trabalho para a equipa de moderação, estar constantemente a adicionar hashtags conforme novo anime vai aparecendo. E pode nem sequer funcionar como pretendido. É uma ideia baseada em pura especulação relativamente à mentalidade dos utilizadores do fórum.

 

Tangente ao tópico:

Spoiler
há 5 horas, Urza disse:

existe uma hesitação por parte de algumas pessoas em fazer *bump* às coisas mais antigas, talvez porque "não é fixe"...? Acho que compreendo a observação.

Como utilizador (relativamente) novo, às vezes leio um tópico antigo e hesito em contribuir uma publicação porque:

- São tópicos com várias páginas: outros que venham depois de mim também terão de ler o tópico inteiro para ficar actualizados. Há também a hipótese de utilizadores antigos que tenham participado na discussão já nem se lembrem do que para lá vai. As hipóteses de o tópico prosseguir são demasiado próximas do nulo para valer o esforço.

- Certos tópicos podem ter um certo estatuto de património do site, com um princípio, meio e fim que estão implicitamente estabelecidos por quem no tópico participou. A minha contribuição poderia acabar por estragar esse tópico.

- A nível estético, para utilizadores novos (pelo menos de experiência pessoal), é pouco atraente ver tópicos antigos no topo da página porque dá a ideia que, ou o fórum está morto ou a comunidade está entrincheirada e estabelecida de tal maneira que é praticamente impossível a adição de novos utilizadores. Pessoalmente, fiquei com a ideia que o fórum estava moribundo quando fui olhando para a idade dos tópicos nas várias páginas e, ao ler certos tópicos, fiquei com a ideia que a comunidade está petrificada. Estas ilusões têm-se despedaçado com o tempo, mas deduzo que nem toda a gente nova que aqui meta os pés se dê ao trabalho. Mesmo sendo necessário pouco esforço, continua a ser esforço e as pessoas não vêm para a super-autoestrada de informação para tomar atenção ao que quer que seja (parabéns por teres chegado até aqui na minha muralha de texto!). Só esta razão é quase suficiente para querer contribuir para tópicos mais recentes, porque ajuda a dar um ar mais acessível ao fórum.

 

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem

Olá,

 

Obrigado pela sugestão.

Antes demais, a resposta e resolução simples ao tema deste tópico é esta:

há 14 horas, ladyxzeus disse:

Façam búmp, ninguém morde.

 

:)

 

 

Se quiserem podemos durante um período experimental mover tópicos antigos para outra categoria, não nos custa fazer isso, se bem que acho que terá o mesmo resultado e em vez de termos uma categoria onde muitos tópicos não têm actividade, ficamos com uma outra categoria com muitos tópicos sem actividade. 

Acho que o problema não é da categoria, mas sim de não haver interesse ou receio (seja por qual for a razão) da comunidade em fazer bumps... Infelizmente acredito que a razão principal é grande parte dos membro pensa que "não vale o esforço" em procurar um tópico antigo e responder. Isto depois faz com que os tópicos fiquem cada vez mais enterrados.

Não estou com isto a tentar inventar uma desculpa de que não podemos fazer nada.

Como disse a @kimanii "somos todos uma equipa", e se houver um consenso da comunidade em fazer o teste, podemos tentar.

Podem também dar mais sugestões. :) 

 

Nota:

Se tiverem dúvidas se o tópico já existe ou não, não tenham problemas ou receios em criar um tópico. Se existir, depois a equipa une os tópicos. Em todos estes anos que o site tem, a equipa de moderação nunca deu um castigo a um membro por ter criado um tópico que já existe, o mais que pode fazer é deixar um aviso no tópico a avisar que o tópico foi unido e que podem usar a função pesquisa.

 

há 11 horas, Descartas disse:

- Certos tópicos podem ter um certo estatuto de património do site, com um princípio, meio e fim que estão implicitamente estabelecidos por quem no tópico participou. A minha contribuição poderia acabar por estragar esse tópico.

 

Nunca consideramos os tópicos da categoria de Anime e Manga com um "fim", visto que alguém pode, por exemplo, apenas agora ver ou ler uma série antiga e querer dar a sua opinião, fazer uma pergunta, etc.

É por isso que a categoria tem tópicos muito antigos. Nós não arquivamos a categoria Anime e Manga.

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem

Em muitos fóruns fazer bump é praticamente taboo, daí achar que era preciso uma categoria aparte. Pelo que vejo aqui, este não é um desses fóruns, portanto não vale a pena a categoria nova, têm razão.

 

Sendo assim, vou começar a fazer bumps quando quiser falar em algum anime\manga sem receios. Espero que este tópico mostre aos users que também o podem fazer sem medos.

 

Obrigado pelas respostas e opiniões :)

3 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem