ShiraWasHere

Acordo Ortográfico

42 mensagens neste tópico

Por isso é que disse que se devia manter dupla grafia. Agradavam gregos e troianos. Vá-se lá saber o porquê deste acordo.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Bem, depois de ler o PDF que o @@Silverflamejv indicou, percebi que os Brasileiros também mudaram muitas coisas neste acordo para escreverem como nós. Uma das razões do acordo, é uniformizar a ortografia e ambas as partes tiveram que ceder aqui e ali.

 

E outra razão seria simplificar as coisas, mas com tantas regras duvidosas e montanhas de exceções, ainda fica tudo mais confuso. :P

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Por mim, ambas as formas de escrita deveriam ser válidas. Até acho que quem preferisse devia poder escrever à início do século 19, tipo pharmácia. Not joking, pois no fundo é uma questão de estilo. Digam lá que não manda paleta escrever como o Nando escrevia.

2 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

A única altura em que tive de escrever com o novo acordo ortográfico foi quando escrevi o relatório de estágio da licenciatura. Sinceramente, não custou muito, já que o office 2010 já tem lá a cena do novo acordo e, ao reler o texto, era só alterar onde aparecia como errado.

 

De resto, não sei nem quero aprender a escrever com o novo acordo. Nem é por causa do "abrasileirar" das palavras na escrita, é mesmo porque algumas palavras faladas não soam bem. Por exemplo, eu digo Egipto, não Egito. E pessoal da Madeira, que habitualmente pronuncia os c e p "mudos" das palavras, ainda deve achar isto mais meh.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Balelas! Eu escrevo tudo pré-acordo. Não gostam do documento que entreguei? Mandem a polícia atrás de mim.

E também sou da opinião/esperança de que esta coisa se vai evaporar a breve trecho.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Tenho que passar, vale 2 créditos mas não entra para a média.

 

Quero lá saber dos créditos, onde está a tua honra e o teu orgulho próprio?

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Olhem, escrevam como vos aprouver. Pelo que tenho visto, uma quantidade cada vez maior de portugueses não se importa sequer com as regras mais básicas da gramática e da ortografia da Língua Portuguesa. Para quê preocupar-se com um "p" ou um "c" surdo quando se põe uma vírgula entre o sujeito e o predicado e não se sabe a diferença entre "à" e "há"?

Um dia reinará a anarquia linguística! Viva! Venha a nós a linguagem corporal e seja feita a vontade do povo assim no papel como na fala!

Toki no governo!

 

VOTA TOKI

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

huehue brbr
Poh! Estou escrevendo no novo acordo cara... blz gatinha?

Mas viva a anarquia linguística, desde que se entenda pra mim ta bem escrito! 

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

O acordo ortográfico não tem nada com a ortografia brasileira.

 

Que por sinal está correcta.

 

Vão ler o Auto da Compadecida.

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Escrevo mais em inglês do que em português, mas quando escrevo em português não uso o novo acordo ortográfico.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Agora uso o novo acordo ortográfico, já me habituei, óbvio, pois sou obrigado a usá-lo na escola, mas há cerca de um, dois anos atrás ainda usava o antigo, mas continuo sem ver necessidade nessa mudança.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que regra geral o novo acordo nem é complicado. Mas como me habituei ao sistema antigo é o que uso. Até hoje não vi necessidade de passar por um processo de desabituação.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

A cena é, quem ainda anda a estudar nos dias de hoje, e leva com a 'matéria nova', mal ou bem, custe ou não, doa a quem doer, vão acabar por se habituar ao novo acordo. Uma comparação um bocado abstracta mas, eu também tinha aulas de 50 minutos e apanhei a reforma prás de 90, e que remédio tive eu. Como tive malta com menos 1 ano que eu que apanhou as reformas todas dos exames no 5/7/9/11 a algumas/12º ano e dessas esquivei-me que andei sempre um ano adiantado disso.

 

Agora vão lá dizer a quem já deixou de estudar há 10, 20, 30 anos ou mais, que não precisa de escrever 'documentos oficiais', como é que se escreve agora. Vão escrever 'mal' até ir para a cova.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Olhem, por andar a traduzir CF no novo acordo, já me habituei. Deixo o corretor ortográfico fazer o trabalho. Aliás, até acho que é fixe escrever as coisas sem o "c" (ex: corrector). Ainda não consigo engolir é os hífens e os acentos, especialmente na palavra "pára", fica mesmo esquisito até porque geralmente uma pessoa pára para fazer algo e fica sempre "para para" :wacko::m061:

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Já olho para a televisão quando diz em "Direto" com naturalidade, é como muita coisa que só dói as primeiras vezes.

3 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Os brasileiros leem (reparem no meu magnífico emprego do acordo ortográfico) sílabas a mais, como por exemplo, escrevem "verdade" mas leem "vérdadji", porque é sotaque, mas nós já não podemos ter os p's antes dos t's porque não são pronunciados. Um acordo inteligente, de facto. As consoantes a seguir às vogais servem para as abrir, não estão lá só porque sim. Mas pronto, aqui o que interessa é que nos descontam no exame nacional e nós lá temos que nos sujeitar.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Interessante ver que os próprios brasileiros têm o acordo em "stand by" e já falam em nem sequer aplicar, a passo que nós prontamente o aplicámos e ainda se penalizou quem recusou a aplicar...

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Interessante ver que os próprios brasileiros têm o acordo em "stand by" e já falam em nem sequer aplicar, a passo que nós prontamente o aplicámos e ainda se penalizou quem recusou a aplicar...

Mas não importa, já me habituei a escrever sem o "c/p" mudo. Já não há aquelas dúvidas do leva "c" ou não? :P

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

É muito relativo, por exemplo a questão do "p" na palavra Egipto faz-me muita confusão pois não só leio o p como no plurar se diz egípcios e não egícios.

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais