ShiraWasHere

Acordo Ortográfico

42 mensagens neste tópico

Vocês usam-no? Provavelmente são obrigados na escola...

 

Se calhar era altura de eu parar com a minha teimosia e aderir de vez ao novo Acordo Ortográfico... sempre rejeitei usá-lo, tanto na escrita casual como no meu trabalho, mas pensando bem, se não houvessem estas alterações ainda escreveríamos farmácia com "ph"... :unsure:

 

(Na realidade, já não suporto é o corretor automático a sublinhar-me palavras como corrector... :D )

 

Mas depois há coisas que me fazem muita confusão. Eu sei que quando a letra tem som, mantém-se, mas por exemplo, acto passou a ato mas facto e pacto continuam na mesma? Bem, e ainda bem porque se não...

 

O pato de fato azul fez, de fato, um pato com o pato de fato preto. :huh:

 

Alguém sabe um sítio que explique como deve ser as regras?

 

E já agora, mandem aí mais piadas com trocadilhos tipo isto:

Vou pintar os tetos de azul. <- esta é ordinariamente linda :D 

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Aprendi à moda antiga, escrevo à moda antiga. Acho bastante parvo por mais útil que seja em alguns casos. No mínimo mantinha-se dupla grafia

2 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Aprendi a escrever também com o antigo acordo e sendo espanhol a minha língua materna, sempre pronunciei as consoantes mudas, logo para mim é complicado saber quais são ou não. A retirada de alguns acentos pode confundir-me algo na leitura, mas nada de grave.

 

O mau é que é obrigatório usar o novo acordo em documentos formais, e quando andava a escrever a tese era grande dor de cabeça, por exemplo.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Não me diz respeito.

3 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Sempre ouvi dizer que ainda se pode escrever como se escrevia antes do acordo.

Eu cá ainda escrevo como aprendi, senão daqui a pouco viramos todos zucas.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

A mim também ninguém convence a aderir, repudio completamente esse acordo. Chato chato foi quando estava a fazer a tese, também fui obrigado a escrever segundo o acordo -.- (obrigado lince).

Editado por Kuro

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu escrevo das duas maneiras (inconscientemente). Escusado será dizer que foi uma das críticas à minha tese, que ainda por cima foi feita num computador sem corrector automático..lol.

Mas honestamente, tanto me faz um como o outro. No entanto, é difícil ganhar novos hábitos :/

Editado por Demonneo

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Essa é a parte engraçada. É que depois o pessoal tá habituado à maneira antiga, mas como já vê tanta coisa escrita na nova maneira, depois mistura as duas.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Bem o pior pior é uma pessoa escrever de ambas as maneiras ( mesmo sem querer) '-' 

É complicado a gente se habituar a novos hábitos :s

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Dá uma vista de olhos nisto, talvez te ajude: http://www.priberam.pt/docs/NovaOrtografia.pdf 

 

Eu tento utilizá-lo mas nem sempre é fácil saber todas as regras. xD

Era mesmo disto que estava à procura. Arigatou!! :) b

Já li e vi que as regras têm muitas exceções e é coisa para se aprender caso a caso. Por exemplo, eu sempre disse Egipto e acho que sempre ouvi dizer-se assim, mas olha, agora passa a Egito :P . Mas aprendi muita coisa nova de que não fazia ideia.

 

E pessoal, podem sempre optar por não aderir. Ninguém leva multas ou vai preso por cometer erros ortográficos. Mas é aquela coisa... (e talvez possam arranjar problemas no trabalho se forem professores, escritores, jornalistas... *) Para já, sempre que o corretor me alertar, lá corrigirei...

 

*EDIT: E claro na escola/uni também.

Editado por Shiratori
1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Escrevo em Português, não em brasiloleiro.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Não tenho nada contra, quando querem que o use uso-o, quando não querem não o uso, não é assim tão difícil.

 

Não vai é durar muito tempo dado que os países lusófonos são todos contra (menos Portugal, que foi o único que o aplicou nas escolas). Para mim foi tudo um complô das editoras de livros escolares.

2 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Estou a ter uma cadeira na faculdade que nos ensina como escrever em concordância com o acordo ortográfico.

 

 

hahaha? :(

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Estou a ter uma cadeira na faculdade que nos ensina como escrever em concordância com o acordo ortográfico.

 

 

hahaha? :(

 

Anula essa cadeira, simples.

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Tenho que passar, vale 2 créditos mas não entra para a média.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Tenho de usar, infelizmente, vai começar a ser obrigatório em exames para o ano que vêm, basta escrever algo "á antiga" e vai contar como erro.

 É um bocado chato aprender de uma maneira, escrever assim um porradão de anos, e depois ter de mudar.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Também sou das que mistura as duas grafias inconscientemente, mesmo tendo tentado habituar-me o mais cedo possível. Vai ser chato quando, como disse o Panza, formos a exame. Tirando isso, não me preocupo muito com a forma como estou a escrever.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Nunca escrevi de acordo com o novo acordo, nem tenciono fazê-lo... até que isso comprometa a minha futura tese... Nesse caso, farei a tese normalmente e depois peço ao meu irmão mais novo para "corrigir os erros".

 

Eu peço desculpa mas eu juro que, quando abri este tópico, pensei que tinha entrado na discussão geral ou assim, não no eirin. Não será melhor mudá-lo de categoria, tendo em conta o seu tema e conteúdo opinativos e didáticos? Isto é só uma sugestão.

Editado por Chibz

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Fui o último ano que teve a possibilidade de misturar as duas grafias descaradamente nos exames.  :')

 

 

Ainda gostaria de saber como vão explicar às criancinhas que os habitantes do "Egito" ganham letras ao chamarem-se "egípcios"

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais