Faz login para seguires isto  
Seguidores 0
Lupin

Japan rolls back pacifist pillars

6 mensagens neste tópico

Dois pontos:

1. Desculpem o título estar em Inglês, mas como o artigo também está, pareceu-me apropriado.

2. O título em si parece-me exagerado, como quem ler o artigo pode constatar, ou até formar a sua própria opinião.

http://www.cnn.com/2006/WORLD/asiapcf/12/15/japan.pacifist.rollback.ap/index.html

Não me parece que por estes passos sejam menos pacifistas, parece-me é que já deviam ter feito o 'upgrade' da agência para ministério há bastante tempo (vejam bem a zona em que estão inseridos). O ensino de 'patriotismo' nas escolas parece-me mais ser uma forma de manter ou preservar alguma unidade nacional, do que um regresso aos tempos do império invasor...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Acho que o Japão actualmente está tão pacifista que esta medida não vai alterar nada.

O que acho preocupante é aquilo do patriotismo nas escolas... posso estar enganado, mas acho que até agora (antes desta nova lei) o ensino japonês já estava cheio de modelos chauvinistas, anti-gaijin (=estrangeiro), racistas e bastante retrógrados.

São espantosas algumas das coisas que estão incluidos no ensino e modelos sociais japoneses: contrastam flagrantemente com um país que se pode orgulhar de ser "o mais desenvolvido do mundo". :?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

mas uma coisa muito séria que existe lá é japonês que não quer ser japonês. eu já fui pra lá e vi... chega a ser ridículo o tanto de japones que finge ser americano ou europeu, são fãs de tudo o que é estrangeiro e tentam ser iguais ao justin timberlake ou o jon bon jovi!!! juro que vi gente assim, e não era só uma...

em verdade não vejo problema nisso pq pra cá também tem isso... mas quando chega ao ponto de menosprezar a própria cultura é complicado. felizmente foram poucos que eu vi assim tão radicais. mas pelo que eu vi lá eu acho que um pouco de patriotismo pras crianças deles não vá fazer mal algum.

eu digo isso quanto à cultura... confesso que não sei muito do que acontece na política de lá.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
mas uma coisa muito séria que existe lá é japonês que não quer ser japonês. eu já fui para lá e vi... chega a ser ridículo o tanto de japonês que finge ser americano ou europeu' date=' são fãs de tudo o que é estrangeiro e tentam ser iguais ao justin timberlake ou o jon bon jovi!!! juro que vi gente assim, e não era só uma... [/quote']

Exactamente tal qual!

O Japão actual vive completamente obsecado com cultura americana, e digo mesmo completamente. Tudo o que é americano é bom e está na moda; mas também o 'produto' europeio têm alguma popularidade ;P

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
O que acho preocupante é aquilo do patriotismo nas escolas... posso estar enganado' date=' mas acho que até agora (antes desta nova lei) o ensino japonês já estava cheio de modelos chauvinistas, anti-gaijin (=estrangeiro), racistas e bastante retrógrados.[/quote']

Eu não acho que seja preocupante. A minha professora da primária, mal aprendemos a ler, colou uma cartolina na parede com a letra do hino e todos os dias tínhamos que o cantar de pé, com a mão direita no peito. Acho que amor pelo nosso país não é preocupante. Faz falta nas nossas escolas esse espírito patriótico. E se a maioria dos jovens japoneses está obcecado com a América, acho que fazem muito bem em tentar incutir-lhes algum sentimento patriota. Chauvinista? Por favor... não sejas tão alarmista/extremista. O facto de eu ter orgulho em ser portuguesa não faz de mim uma fanática que vai menosprezar ucranianos e chineses no meio da rua.

São espantosas algumas das coisas que estão incluidos no ensino e modelos sociais japoneses: contrastam flagrantemente com um país que se pode orgulhar de ser "o mais desenvolvido do mundo". :?

Sim, incluindo a prática da pena de morte. :\

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Eu não acho que seja preocupante. A minha professora da primária' date=' mal aprendemos a ler, colou uma cartolina na parede com a letra do hino e todos os dias tínhamos que o cantar de pé, com a mão direita no peito. Acho que amor pelo nosso país não é preocupante. Faz falta nas nossas escolas esse espírito patriótico. E se a maioria dos jovens japoneses está obcecado com a América, acho que fazem muito bem em tentar incutir-lhes algum sentimento patriota. Chauvinista? Por favor... não sejas tão alarmista/extremista. O facto de eu ter orgulho em ser portuguesa não faz de mim uma fanática que vai menosprezar ucranianos e chineses no meio da rua.[/quote']

Sim, tens toda a razão, não ponho isso em causa.

Sorry, eu não fui muito claro no meu 1º post. :oops: O que eu estava a criticar principalmente não era o patriotismo em si (o Japão nem é muito patriotista), era mais a xenofobia e egocentrismo tradicionalista com que o Japão se vê.

Apesar de copiarem tudo o que é americano, continuam a ter umas ideias sobre os gaijin-ocidentais que são verdadeiramente retrográdas. Por exemplo, pensam que os japs por serem japs têm sensibilidades diferentes, gostos diferentes, que são melhores, mais refinados, mais puros, sei lá o quê. No geral, consideram os gaijin como bichos estranhos, esquisitos, pró-barbáricos, que devem ser sempre tratados com desconfiança. E bichos muito raros, o que até se compreende, a percentagem de estrangeiros a viverem no Japão é baixíssima.

E depois têm imenso racismo puro: são muito badaladas todas as leis anti-gaijin que existem no Japão. No entanto, é engraçado notar que os povos que eles mais desprezam não são os ocidentais, são sim os orientais: chineses, coreanos (o desprezo que os japs tem pelos coreianos :roll: ), indoneseos, filipinos, vietnamitas, e outros assim.

A relação entre Japão-Coreia é um tema muito controverso, já se fez uma manga polémica sobre isso, e houve um caso caricato de gozo que electrizou o 2channel.

A forma como eles se vêem uns aos outros é curiosa: os coreanos (ainda mais do que os chineses) odeiam os japs; os japs pelo seu lado, meramente desprezam os outros considerando-os inferiores/ridículos.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Faz login para seguires isto  
Seguidores 0