Besmarques

Gostos? Discutem-se ou não

53 mensagens neste tópico

Como já tinha escrito no outro lado,gostos discutem-se.Discute-se tanto o objeto em causa como o gosto pessoal.Sempre que se discute acerca de algo,ocorre uma argumentação com o fim de elucidar o outro para o facto desse objeto ser mau ou bom,tentamos persuadir o outro para gostar menos daquilo.

David Hume elaborou uma teoria do gosto na qual explica que os gostos podem ser discutidos mediante uma tabela de gostos.Sendo que,quanto mais objetos de um determinado tipo,neste caso animes,uma pessoa conhecer,mais dotada estará para julgar o gosto dos outros.Essas pessoas desenvolvem um gosto requintado nas palavras de Hume.É como um provador de vinhos,só a partir de determinada altura,depois de ter provado x vinhos é que a sua tabela de gosto está relativamente bem construída de modo a poder dizer que Vinho do Porto é 5* e Moscatel de Setúbal é 3,5*.Com os críticos de cinema ou de arte acontece o mesmo.Ninguém que só conheça Naruto,pode dizer que Bakemono é mau,porque não viu e porque dessa forma não está dotado para tal.Comigo aconteceu o mesmo,quando comecei a ver anime,Naruto era o meu top 1,mas depois ,à medida que me fui aprofundando noutras séries,cheguei à conclusão de que o meu gosto era uma bela merda,só conhecia Naruto e coisas parecidas.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Tão e se a pessoa tiver visto mais animes que tu e continuar a gostar mais do naruto? Como é que descalças a bota? De repente foste tu que passaste a estar errado?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

É ridículo haver discussões acesas por causa do que uns gostam ou não. Eu não gosto de cogumelos, não os como. Mas porque é que não gosto? Porque a textura dos cogumelos faz-me impressão. É provável que haja muito boa gente por aí que ADORA a textura dos cogumelos. E daí? Vou começar a agir tipo PyongYongYang (or whatever his name is) e armar uma guerra nuclear com quem não partilha o mesmo gosto que eu? Óbvio que não.

Ah e tal Biebers e 1 Directions. So? Eu não gosto da música que fazem mas acho bem que as pessoas que gostam, possam ouvi-la sossegadas, sem volta e meia estarem a ouvir cenas estúpidas do tipo "matem-se!". -.-'

Sou uma gaja que usa cabelo curto (muito curto, até) e roupas largas. Porquê? Porque gosto, claro! Mas não me faz a mínima impressão ver outras pessoas com roupas justas ou com cabelo até ao chão. Se as pessoas gostam do que gostam, força! Se me quiserem mostrar o porquê dos gostos, ainda bem porque gosto desse tipo de diálogo mas também se não for caso disso, não há problema algum.

Há gente que gosta de loiros, outros de morenos, outros de carecas, enfim. Cada um gosta do que gosta e não é andar por aí a armar confusões desnecessárias com insultos e whatnot só porque não têm gostos em comum, coisa que não é difícil de encontrar por aí.

3 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

PyongYang é a capital. O nome dele é Kim Yong Jun. (foi só um aparte)

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

É ridículo haver discussões acesas por causa do que uns gostam ou não. Eu não gosto de cogumelos, não os como. Mas porque é que não gosto? Porque a textura dos cogumelos faz-me impressão. É provável que haja muito boa gente por aí que ADORA a textura dos cogumelos. E daí? Vou começar a agir tipo PyongYongYang (or whatever his name is) e armar uma guerra nuclear com quem não partilha o mesmo gosto que eu? Óbvio que não.

Ah e tal Biebers e 1 Directions. So? Eu não gosto da música que fazem mas acho bem que as pessoas que gostam, possam ouvi-la sossegadas, sem volta e meia estarem a ouvir cenas estúpidas do tipo "matem-se!". -.-'

Sou uma gaja que usa cabelo curto (muito curto, até) e roupas largas. Porquê? Porque gosto, claro! Mas não me faz a mínima impressão ver outras pessoas com roupas justas ou com cabelo até ao chão. Se as pessoas gostam do que gostam, força! Se me quiserem mostrar o porquê dos gostos, ainda bem porque gosto desse tipo de diálogo mas também se não for caso disso, não há problema algum.

Há gente que gosta de loiros, outros de morenos, outros de carecas, enfim. Cada um gosta do que gosta e não é andar por aí a armar confusões desnecessárias com insultos e whatnot só porque não têm gostos em comum, coisa que não é difícil de encontrar por aí.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

É ridículo haver discussões acesas por causa do que uns gostam ou não. Eu não gosto de cogumelos, não os como. Mas porque é que não gosto? Porque a textura dos cogumelos faz-me impressão. É provável que haja muito boa gente por aí que ADORA a textura dos cogumelos. E daí? Vou começar a agir tipo PyongYongYang (or whatever his name is) e armar uma guerra nuclear com quem não partilha o mesmo gosto que eu? Óbvio que não.

Ah e tal Biebers e 1 Directions. So? Eu não gosto da música que fazem mas acho bem que as pessoas que gostam, possam ouvi-la sossegadas, sem volta e meia estarem a ouvir cenas estúpidas do tipo "matem-se!". -.-'

Sou uma gaja que usa cabelo curto (muito curto, até) e roupas largas. Porquê? Porque gosto, claro! Mas não me faz a mínima impressão ver outras pessoas com roupas justas ou com cabelo até ao chão. Se as pessoas gostam do que gostam, força! Se me quiserem mostrar o porquê dos gostos, ainda bem porque gosto desse tipo de diálogo mas também se não for caso disso, não há problema algum.

Há gente que gosta de loiros, outros de morenos, outros de carecas, enfim. Cada um gosta do que gosta e não é andar por aí a armar confusões desnecessárias com insultos e whatnot só porque não têm gostos em comum, coisa que não é difícil de encontrar por aí.

exatamente, cada um gosta do q gosta e há de ter as suas razões para gostar, e quer concorde ou não com elas, n posso julgar bom ou mau gosto.

eu gostei de soul eater, durante aqueles 24min estava super entretido, mas sei de quem n goste e lá têm as suas razões.

agora o meu gosto é mau ou pior por causa disso? não! quanto mto incompativel com algumas pessoas..

e mais posso ver mais 1000 animes e n me vai fz deixar de gostar de soul eater, nem vou ficar a pensar q tenho mau gosto....

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Tão e se a pessoa tiver visto mais animes que tu e continuar a gostar mais do naruto? Como é que descalças a bota? De repente foste tu que passaste a estar errado?

lol.A pessoa pode gostar de Naruto,mas ter a noção de que Naruto é mau.Eu,pessoalmente,gosto de Naruto,mas sei que há coisas muito melhores.Se eu posso admitir que o meu gosto é mau,posso também dizer que o gosto de alguem é mau.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Tu gostas de naruto eu nao gosto de naruto. Tu viste mais animes que eu logo o meu gosto é uma merda porque vi menos animes que tu e não gosto de uma serie de merda como tu disseste. (isto foi so para contrariar a tua teoria do Hume)

E tu não podes dizer que o teu gosto é uma merda porque gostas de uma série que a nivel técnico é inferior.

Gostar é uma realidade inerente a cada pessoa. Não é uma realidade universal. Cada uma destas realidades não pode ser comparavel.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

PyongYang é a capital. O nome dele é Kim Yong Jun. (foi só um aparte)

LoL, eu não existo x'D

Obrigado, Besmarques-sensei :D

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

PyongYang é a capital. O nome dele é Kim Yong Jun. (foi só um aparte)

LoL, eu não existo x'D

Obrigado, Besmarques-sensei :D

Podia ter sido pior. Podias ter dito que ele se chamava PingPong. :P

Nao precisas agradecer.

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Tu gostas de naruto eu nao gosto de naruto. Tu viste mais animes que eu logo o meu gosto é uma merda porque vi menos animes que tu e não gosto de uma serie de merda como tu disseste. (isto foi so para contrariar a tua teoria do Hume)

E tu não podes dizer que o teu gosto é uma merda porque gostas de uma série que a nivel técnico é inferior.

Gostar é uma realidade inerente a cada pessoa. Não é uma realidade universal. Cada uma destas realidades não pode ser comparavel.

Mas não é por eu ter visto mais animes que tu que passo a ter um gosto mais requintado.Tem de haver uma relação quantidade/qualidade porque antes de tu veres algo,isso já existe na realidade de outras pessoas que,por sua vez,o avaliaram segundo a sua tabela de gosto.

Se eu afirmo que gosto de Naruto,mesmo sabendo que é uma merda,sei que o meu gosto não é bom porque a minha tabela de gostos considera que a série não tem as propriedades necessárias para ser boa.

Se consideras algo bom,tens de apresentar razões para tal.Não podes apenas dizer que aquilo é bom porque sim.Dessa forma os gostos podem ser discutidos,haverá sempre alguém com uma opinião contrária à tua que achará que aquilo afinal não é tão bom quanto parece e que vai tentar levar-te a desgostar desse objeto.Para isso há argumentação de ambas as partes e,por isso,o gosto de cada um discute-se.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Continuas a confundir gosto com avaliação técnica.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Opinião pessoal (aka "teorias à la batata podre da Chibz", capitulo coise): Há gostos que podem ser "discutidos", outros que não. O facto de fulano tal ter visto >9000 animes (visto com atenção e daí ter depreendido alguma coisa de jeito) confere-lhe, de facto, uma certa autoridade na matéria, o que também lhe dá a possibilidade de julgar com fundamento. No entanto, a sua opinião nunca será mais que uma opinião, e nunca terá de ser obrigatoriamente válida ou considerada "correcta", porque o gosto é um campo muito subjectivo. E, em subjectividade, nunca há certezas do que quer que seja.

No entanto, se cicrano disser "epa loiras é que são boas" e indivíduo contrapôr "nah, morenas são melhores pá", estes dois bem podem ir ver se chove, porque esta é uma discussão sem pés nem cabeça, uma vez que se trata de algo muito menos discutivel e mais pessoal; enquanto que em anime, por exemplo, podes andar ali a arranhar-te com um gajo qualquer a dizer que Naruto é uma caca porque a história não presta e o outro diz "ah mas é fixe por causa do leque de personagens, do desenho e da OST" e estarem meia hora envolvidos numa troca de argumentos minimamente produtiva, discutir sobre coisas como "a forma como a cor do cabelo define se uma gaja é boa ou não" é completamente descabido porque nao chegas a conclusão nenhuma, por ser tão pessoal e por basear-se, sobretudo, em teimosia.

Ou seja: é tudo muito relativo e subjectivo, e ao fim e ao cabo nunca consegues tirar uma conclusão definitiva de nada. Mas tentar "discutir" gostos e impor opinioes é fixe, porque dá para passar o tempo, dá para aprenderes qualquer coisa com isso e desenvolves métodos de socialização, quer sejam frutíferos quer não.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Acho que se pode discutir gostos, na medida de tentar perceber porque é um fulano gosta disto e outra gosta daquilo, dando oportunidade a ambos para explanar os seus pontos de vista num debate saudável.

O que tem de existir é respeito pela opinião dos outros e não achar que estamos no direito de os obrigar a mudar (a não ser que sejam opiniões radicalistas que ponham em causa o bem-estar de outras pessoas, como por exemplo achar que os judeus deviam desaparecer da face da terra e coisas do género).

3 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

A minha professora de filosofia sempre disse que os gostos se discutem. Não me lembro é dos argumentos que ela utilizou a seguir.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

tl;dr, portanto aqui vai a minha posta:

Há gostos que não se discutem.

Por exemplo, gostar do Benfica é uma verdade universal, não consigo entender quem não gosta, e consequentemente, também não consigo entender quem gosta do Porto e do Sporting.

Agora, há gostos que se discutem, podem e devem ser discutidos.

Estando a falar no caso especifico dos animes, que parece-me que foi daí que isto começou, eu posso gostar do anime A, B e C, porque tem X, Y, e Z, e não gostar do anime Q, W e E, porque tem P, O e I., enquanto que pode haver alguém que pensa exactamente o oposto, não há mal nenhum em discutir os diferentes pontos de vista.

Editado por volt
1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

tl;dr, portanto aqui vai a minha posta:

Há gostos que não se discutem.

Por exemplo, gostar do Benfica é uma verdade universal, não consigo entender quem não gosta, e consequentemente, também não consigo entender quem gosta do Porto e do Sporting.

Agora, há gostos que se discutem, podem e devem ser discutidos.

Estando a falar no caso especifico dos animes, que parece-me que foi daí que isto começou, eu posso gostar do anime A, B e C, porque tem X, Y, e Z, e não gostar do anime Q, W e E, porque tem P, O e I., enquanto que pode haver alguém que pensa exactamente o oposto, não há mal nenhum em discutir os diferentes pontos de vista.

Subscrevo por baixo

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Bem penso que gostos se discutem, por exemplo, eu gosto de uma coisa e outro alguem gosta de outra, atão essa outra pessoa pode dizer o porquê de gostar disso e ter uma discução em que cada defende o seu lado.

Off:

Se fosse minha professora ja escrever aqui um testamento xD

Editado por AlivE

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Ha uma clara diferença entre opiniões e gostos...

Off

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais