Besmarques

Gostos? Discutem-se ou não

53 mensagens neste tópico

A pedido de muitas familias abri o tópico. lol

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Boa!

Ora, copy+paste do outro tópico

Antes de mais, bem vindo Ero-sennin ;)

Gostos discutem-se, fazemo-lo constantemente. Quando se pergunta "o que achaste de X ou Y?" está-se a discutir gostos.

E mesmo que a palavra que queiram usar seja criticar, também acho que se pode criticar gostos. Se vejo alguém com um carro amarelo mostarda posso dizer que aquela pessoa tem um gosto de treta em cor de carros. Acho que a frase "gostos não se discutem" é uma ideia errada que se foi propagando porque fica no ouvido, e porque, de uma forma geral, o ser humano não gosta de ser confrontado. Mandar a carta do "gostos não se discutem" resolve alguns problemas e discussões com bastante facilidade, percebe-se o porquê de ser uma ideia popular.

Mas isto é conversa para outro tópico, sim. (se alguém o quiser fazer, eu tenho sono)

De certa forma é verdade. Gostos "discutem-se", ou melhor "partilham-se", daí uma pessoa perder tempo a explicar o porquê de ser a favor ou contra. Mas essa expressão, pelo menos para mim, faz sentido na medida em que, o facto de não gostares de carros amarelo mostarda e de achares horrivel e tal, não quer dizer que seja uma verdade absoluta/universal, pois trata-se apenas do teu gosto, e tu és apenas mais uma pessoa como as outras! E, a não ser que te aches mais que os outros, essa realidade não mudará. Logo, dizeres que determinada cor num carro é uma mer**, não passa de uma opinião que compartilhaste com o resto do pessoal, mas não quer dizer que a cor do carro seja má, pois isso é algo subjectivo e convem respeitar a opinião alheia! Daí essa expressão ;)

Claro que é subjectivo, não é verdade universal, senão, não havia discussão! Quando falamos de uma coisa subjectiva como apreciar anime/manga/filmes/etc, o "na minha opinião" está implícito. Se fosse objectivo, toda a gente concordaria, discussões não entravam.

A parte a negrito é aquela que "vocês" não compreendem quando questiono o porquê de gostarem disto ou daquilo. Por eu não gostar do que A ou B gosta e querer saber as razões dele gostar disso, não quer dizer que quero mudar a vossa opinião ou algo do género. É por isso que não percebo essa posição "defensiva" demais em relação ao assunto. Quando eu digo "Porque gostas de Naruto? (na minha opinião) é fraco porque isto ou aquilo", nunca tenho como intenção fazer com que mudem aquilo que acham de Naruto. Tenho, apenas, tentar perceber porque se tem esta opinião e não outra, porque se gosta disto e não daquilo.

E porque é que isso é útil? Para saber como agir em relação a essa pessoa, e que peso dar ao que ela diz. Ao saber do que pessoa "X" gosta (neste caso) em anime, sei o que achar quando X recomenda alguma coisa, ou quando X pede para lhe recomendarem. Opiniões valem o que valem, independentemente de quem a dá.

Claro que existem aqueles que nunca na vida entenderão porque X não gosta daquilo que ele gosta, e se calhar até tenta mudar o que X gosta. Mas não me parece que isso seja tão comum quanto isso. Acho que as pessoas não deveriam ter medo de discutir o que gostam ou não quando aparece alguém com uma posição adversa à deles.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu continuo a achar que os gostos não se discutem. Pode-se discutir o objecto que é afectado pelo gosto.

Neste caso, animes.

Imagine-mos. O jester dizia que gostava de naruto. Eu dizia que não. Eu e o Jester podemos discutir o naruto. Pontos fortes e fracos. Isto é uma critica.

Nunca podemos discutir o porque de ele gostar.

Sou só eu que tenho coisas que gosto mesmo sabendo que são inferiores à média do que se acha bem feito?

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Este topico era desnecessario na minha opinião xD mas enfim isso são opiniões :P

gostos discutem se, vê se isso em todo...

agora se vale a pena discutir gostos, eu acho q não...

No fundo gostos são reações quimicas que ocorrem no cerebro, e essas reações ocorrem devido a estimulos que variam de individuo para individuo.

um bom exemplo é o debate Cães vs Gatos

eu gosto de cães, porque são bons companheiros, protectores.

não gosto de gatos porque são interesseiros e demasiado independentes.

de certeza que alguem vai dizer que gosta de gatos porque são independentes e n gosta de cães porque andam sempre atrás de ti para tudo.

existem argumentos para defender cada uma das teses mas são todos irrelevantes, porque n posso mudar as qualidades que me atraiem.

daí se dizer q gostos n se discutem, não é porque seja errado discuti los é porque é completamente inutil.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

O tópico era desnecessário mas não resististe a vir mandar um bitaite. :P

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

a culpa é tua eu n queria mas teve de ser... xD

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Tópico da piça, volta Psy, tás perdoado.

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu juro que pensava que este tópico era mais uma daquelas cenas para se discutir sobre a quota de "gostos" no fórum...

Bem, eu não sei o que dizer, não acho que haja muito por onde pegar nisto. Por algum motivo se inventou um ditado popular quanto a isso. E eu valorizo a antiga sabedoria do povo (se bem que... neeeem seeeempre... xD). Mas sei lá pá, isso sou eu. Vá, fiquem bem.

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu juro que pensava que este tópico era mais uma daquelas cenas para se discutir sobre a quota de "gostos" no fórum...

Bem, eu não sei o que dizer, não acho que haja muito por onde pegar nisto. Por algum motivo se inventou um ditado popular quanto a isso. E eu valorizo a antiga sabedoria do povo (se bem que... neeeem seeeempre... xD). Mas sei lá pá, isso sou eu. Vá, fiquem bem.

porque acaso nem pensei nisso dos "gosto" do forum, mas já que falas nisso aquilo tem alguma utilidade?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Não transformem a thread sff.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

^^ Tanta agressividade

sou um cão muito mau.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

porque acaso nem pensei nisso dos "gosto" do forum, mas já que falas nisso aquilo tem alguma utilidade?

Utilidade? Pf, nem ia por aí xD Mas é uma forma de expressares agrado, concordância ou reconhecimento por um post de alguém. Se não for por isso, nem que seja por aquela treta da competição, que é completamente idiota, mas diverte idiotas como eu :D ...de uma forma que eu nem sei explicar. Mas hey, tornou-se uma feature popular e bem sucedida por estas bandas uma vez que, tal como tantas outras coisas, promove o movimento no forum e a interacção entre users, e isso é o que mais importa.

Com isto acabo de concluir que... ya, se calhar até é util, por incrivel que pareça! xD

Não transformem a thread sff.

Desculpa, era só para não deixar a pergunta em aberto... /end of spam

3 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

puppy_cesar_shot.jpg

Editado por RuOkami
1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

toma lá mais um gosto idiota, depois agradece me quando ganhares a competição hehe

quando disse util estáva a pensar em algo como rating, por exemplo este topico é bom porque existem muitos gostos, ou aquele user é bom porque tem uma boa raccio post/gosto ou qql coisa assim.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu continuo a achar que os gostos não se discutem. Pode-se discutir o objecto que é afectado pelo gosto.

Neste caso, animes.

Imagine-mos. O jester dizia que gostava de naruto. Eu dizia que não. Eu e o Jester podemos discutir o naruto. Pontos fortes e fracos. Isto é uma critica.

Nunca podemos discutir o porque de ele gostar.

Sou só eu que tenho coisas que gosto mesmo sabendo que são inferiores à média do que se acha bem feito?

Mais uma vez, depende do teu objectivo. Se tu quiseres saber sobre Naruto, em si, claro que se discute isso. Mas, e se tu quiseres saber sobre mim, sobre os meus gostos? Como disse lá em cima, o exemplo das recomendações. Tu sabias que eu adorava Naruto, por causa dos pontos que eu referi. Se eu aparecesse aqui a dizer "eish, altamente, vejam Fairy Tail boé bom!" tu, em príncipio, já saberias que pontos eu gostava lá, se valeria a pena ou não tu veres Fairy Tail.

Esta é uma visão simplista da coisa, acontece a uma escala maior um bocado, ams espero que me tenha feito entender.

A parte a negrito nunca teve em causa, nem percebo de onde veio. Aliás, exactamente por haver gente que gosta de coisas com vários graus de qualidade, é que vale a pena discutir gostos, senão, como já referi, era tudo muito objectivo, não havia discussão.

Este topico era desnecessario na minha opinião xD mas enfim isso são opiniões :P

gostos discutem se, vê se isso em todo...

agora se vale a pena discutir gostos, eu acho q não...

No fundo gostos são reações quimicas que ocorrem no cerebro, e essas reações ocorrem devido a estimulos que variam de individuo para individuo.

um bom exemplo é o debate Cães vs Gatos

eu gosto de cães, porque são bons companheiros, protectores.

não gosto de gatos porque são interesseiros e demasiado independentes.

de certeza que alguem vai dizer que gosta de gatos porque são independentes e n gosta de cães porque andam sempre atrás de ti para tudo.

existem argumentos para defender cada uma das teses mas são todos irrelevantes, porque n posso mudar as qualidades que me atraiem.

daí se dizer q gostos n se discutem, não é porque seja errado discuti los é porque é completamente inutil.

Onde é que é inútil? Se me vieres pedir para te recomendar um animal ( :P) já sei que te tenho de recomendar um animal que seja bom companheiro, e protector, e tentar não recomendar animais interesseiros e independentes demais.

Se eu te dissese: "Fogo, gostas de cães? Ca nojo, gatos são muito melhores!" - e tu me dissesses: "Eu gosto e pronto, gostos não se discutem!", ficava na mesma, não sabia por onde pegar, só sabia que não gostavas de gatos e gostavas de cães.

Tá certo que eu também não dei razões porque gosto de um ou outro, mas, também, não recusei fazê-lo com uma das frases que aparece nos pacotes de açucar.

Editado por Jester

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Onde é que é inútil? Se me vieres pedir para te recomendar um animal ( :P) já sei que te tenho de recomendar um animal que seja bom companheiro, e protector, e tentar não recomendar animais interesseiros e independentes demais.

Se eu te dissese: "Fogo, gostas de cães? Ca nojo, gatos são muito melhores!" - e tu me dissesses: "Eu gosto e pronto, gostos não se discutem!", ficava na mesma, não sabia por onde pegar, só sabia que não gostavas de gatos e gostavas de cães.

Tá certo que eu também não dei razões porque gosto de um ou outro, mas, também, não recusei fazê-lo com uma das frases que aparece nos pacotes de açucar.

quando disse que é inutil foi no sentido em que não vale a pena discutir para quem é que tem razão, e que gostar de cães é melhor que gatos...

claro que discutir no sentido eu gosto disto porque... isso é 90% do topico de qql conversa...

agora dizer "-epá morango é muito melhor que laranja, é super doce e vermelho"

"-nahaaan laranja é mmo nice tem sumo e gomos, so uma pessoa parva é que gosta de vermelho laranja>all"

(...) isto para se saber qual é o fruto eleito é um bocado inutil

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

:( :( :( :(

untitl15.png

Ponho aqui a resposta que dei ao Jester no outro tópico:

Exacto, mas isso és tu que sabes respeitar a opinião dos outros ;)

E olha que o que está a negrito acontece muitas vezes, daí haver muito pessoal que fica na defensiva quando questionados sobre os seus gostos

Claro que existem aqueles que nunca na vida entenderão porque X não gosta daquilo que ele gosta, e se calhar até tenta mudar o que X gosta. Mas não me parece que isso seja tão comum quanto isso. Acho que as pessoas não deveriam ter medo de discutir o que gostam ou não quando aparece alguém com uma posição adversa à deles.

2 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Gostos discutem-se na medida em que podem ser apresentadas razões para gostar ou não gostar de "x" ou de "y". Acima de tudo, deve haver respeito pelos gostos do outros. Claro que há excepções como opiniões descabidas como por exemplo o racismo.

Eu detesto cogumelos e não me importo nada mesmo que outras pessoas discordem. xD

Editado por Cata or Shane

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais