Besmarques

Gostos? Discutem-se ou não

53 mensagens neste tópico

Gosto do eufismo que o Jester usa para "técnica para rotular gajos que vêem xonés e são para ser ignorados".

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Ai há?

 

Há sim.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

 

tl;dr, portanto aqui vai a minha posta:

Há gostos que não se discutem.

Por exemplo, gostar do Benfica é uma verdade universal, não consigo entender quem não gosta, e consequentemente, também não consigo entender quem gosta do Porto e do Sporting.

Agora, há gostos que se discutem, podem e devem ser discutidos.

Estando a falar no caso especifico dos animes, que parece-me que foi daí que isto começou, eu posso gostar do anime A, B e C, porque tem X, Y, e Z, e não gostar do anime Q, W e E, porque tem P, O e I., enquanto que pode haver alguém que pensa exactamente o oposto, não há mal nenhum em discutir os diferentes pontos de vista.

Subscrevo por baixo

 

Subscrevo por cima

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

 

 

tl;dr, portanto aqui vai a minha posta:

Há gostos que não se discutem.

Por exemplo, gostar do Benfica é uma verdade universal, não consigo entender quem não gosta, e consequentemente, também não consigo entender quem gosta do Porto e do Sporting.

Agora, há gostos que se discutem, podem e devem ser discutidos.

Estando a falar no caso especifico dos animes, que parece-me que foi daí que isto começou, eu posso gostar do anime A, B e C, porque tem X, Y, e Z, e não gostar do anime Q, W e E, porque tem P, O e I., enquanto que pode haver alguém que pensa exactamente o oposto, não há mal nenhum em discutir os diferentes pontos de vista.

Subscrevo por baixo

 

Subscrevo por cima

 

 

Acho que para isso devias sobrescrever.

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

gostos podem ser falados e explicados, mas não há razão para tentarmos mudar o gosto de alguém.

se discutir é debater, então podem.

se discutir é quase persuadir alguém a mudar, então não

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

o facto de o tarem a discutir ja nao qer dizer tudo? e podemos dizer qe nao mas se eu tenho gosto em fazer algo desumano vou ter alguem a critica lo.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Oi? Neste tópico ninguém discutiu gostos. O que se discutiu foi a veracidade do ditado popular "gostos não se discutem".

E o que é que tem algo desumano a ver com gostos? Coisas desumanas tem a ver com falta de escrúpulos e não com gostos, já que estes devem ser respeitados.

Editado por Cata or Shane

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Concordo com muito do que disseram.

 

Se for para discutir/debater os pontos que se gosta e que não se gosta de algo, acho bem e até acho que pode ser algo produtivo até mesmo para que não gosta, porque irá perceber o que é que leva a que o outro goste.

 

Não concordo é com os comentários do género "só aquilo de que eu gosto é que é bom" ou "tu não vales nada por gostares de...". Cada um tem o direito de gostar ou não gostar de X, Y ou Z, podemos é debater e conversar sobre o porquê e isso acho bem.

 

Eu não posso cheirar chocolate e começo a ficar com náuseas... mas tenho amigos que adoram.

Eu adoro anime... eles nunca viram... well... c'est la vie.

 

E eu não percebo é como é que podem não gostar do Sporting!!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Por coerência ao uso que se fez no tópico do conceito de "discutir" vou manter a falácia do discutir=>criticar=>dizer mal.

 

 

Os gôstos só não se discutem em 4 situações:

Quando não percebemos patavina do que vamos criticar, essa ignorância mais cedo ou mais tarde vai voltar e morder-nos no traseiro, e não vai ser uma dentada sensual.

Quando a pessoa que vamos criticar é sensível e não a queremos magoar.

Quando estamos numa posição vulnerável e quem vamos criticar é muito poderoso. Já Favorinius dizia; "Não se contraria um gajo que comanda 30 legiões romanas!"

e

4º (esta é a importante aqui) Quando não queremos que os outros saibam quais são as nossas VERDADEIRAS opiniões!

Porque quando discutimos sobre as opiniões dos outros, mesmo que nos esforcemos para esconder as nossas, acabamos sempre por revelar parcialmente as nossas, por mais que não seja, por contra-ponto.

Por exemplo, como é que eu critico alguém por gostar de lolis sem mostrar que eu acho que todos os que gostam de lolis ou têm tendências pedófilas ou são estúpidas ao ponto de gostarem mesmo de crianças, tipo GOSTAR de crianças! Dos gritos, do ranho, das merdices que as crianças fazem... só podem ser pessoas estúpidas! Ou masoquistas, que é parecido.

 

Ora criticar lolifans ou fujoshis num fórum de anime é correr o risco da exclusão social! Meu deus! Que pior castigo pode ter um otaku do que ser excluido pelos seus próprios pares?! Fogo, um gajo pode gerar tanto hate que na próxima userbattle nem passa da primeira ronda! Ou pior, pode vir a ganhá-la!
 

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu quanto aos lolis, eram-me indiferente. Na verdade, irritavam-me. Até conhecer a Petarca de Outbreak Company <3

 

As pessoas têm que dividir o mundo real do mundo-fantasia. Eu sou capaz de ver, ler e jogar cenas super-violentas e não é por isso que vou andar por aí aos tiros ou às facadas ou seja lá o que for. Fogo, eu adoro GTA e Saints Row e jogos do género e não ando por aí a car-jacar todo o carro que me aparece. Yh, eu gosto da Petrarca. Arrest me!

 

Vou fazer um paralelo entre rape e pedofilia:

 

Caso 1: "A" (adulto) gostava de ter relações sexuais com "B" (adulto). A decisão de o fazer, segundo o Direito, compete a ambas as pessoas. Caso uma não dê consentimento, estamos perante um caso de violação.

 

Caso 2: "C" gostava de ter relações com "D" (bebé / criança / pré-adolescente / adolescente mas "novo demais"). Aqui o consentimento de "D" não têm relevância porque não tem capacidade jurídica para o fazer. Então, basta o consentimento do "C"? Não. O consentimento do "C" também é irrelevante porque a conduta sexual praticada com "D" é sempre ilegal.

 

E é aqui que eu quero chegar: o que é crime e (regra geral) moralmente condenatório, é a prática sexual com menores e a prática sexual com pessoas que não deram o seu consentimento. Ou seja, a atracção sexual de cada 1 não é tida em conta pelo Direito e, por isso, não é condenável. Na minha opinião, isto faz sentido porque nós não temos controlo sobre o que sentimos mas temos controlo sobre o que fazemos (excepto doentes mentais e crianças, conforme o caso). Da mesma forma que a maioria das pessoas se consegue controlar e opta por não violar uma pessoa desinteressada, acredito que uma pessoa que se sinta atraída por menores, também se consegue controlar. Mas a partir do momento em que opta pela prática sexual, na minha opinião, após o cumprimento da pena, deveria ser vigiado e de forma constante quando há crianças por perto, sendo que quaisquer profissões como professor, educador de infância, etc. deveriam ser-lhe inacessíveis.

 

My two cents.

Editado por Cata or Shane
1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Concordo plenamente com a Casha ;)

 

Desde que se controlem, está tudo bem. Agora violadores devem ser castigados severamente, principalmente se se tratarem de crianças. Mas os pedófilos são muito mal tratados, são considerados piores que assassinos e eu não percebo essa lógica (matar é mil vezes pior, não?). E se se for preso por causa de manga lolicon (possível futuro pedófilo), imaginem o quão pior seria jogar por exemplo GTA (possível futuro vândalo, ladrão e assassino em massa).

 

Para além de que se for uma rapariga de 14 anos a ter relações com um adulto é o fim do mundo, se for um rapaz de 14 com uma mulher, até já estou a imaginar o pai dele a gabarolar-se: "Ganda campeão, vê-se logo que sai ao pai" e não passa nada :blink:  Eu acho que com 14 anos já se sabe o que se anda a fazer e deviam ouvir-se os sentimentos da rapariga também.

 

--

Mas voltando ao tópico...

 

Quanto aos gostos, como já foi dito, eu acho que se discutem até um certo ponto. Eu consigo encontrar falhas mesmo nas minhas séries favoritas e consigo compreender porque é que outras pessoas poderão não gostar delas. Por exemplo, eu gostei de "Kemono no Souja Erin", mas compreendo que haja pessoas que achem aborrecido porque a história tem um andamento mais lento e não tem muita acção. Outro exemplo, eu não gostei de Naruto porque geralmente não aprecio mangas de luta mas compreendo que quem goste de luta aprecie Naruto e não crítico isso.

 

O que não se pode discutir é por exemplo: como é que possível alguém gostar ou odiar moe/bishounen/lolis/lutas/shoujos/shonens/yuri/yaoi/etc... está na pessoa e não à nada a fazer. É como dizer que alguém é idiota por gostar ou não de laranjas, queijo, sushi, etc... Cada um tem uma percepção diferente acerca das coisas e não há nada a fazer mesmo.

 

Ah, tanto texto, ninguém leu pois não? Não faz mal :P

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

e faladndo de lolicom quais saos as politicas da comunidade em torno do mesmo -_-

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais