Arigato-sama

Sonhos na animação japonese

6 mensagens neste tópico

Um aspecto comum na animação japonesa é a existência de sonhos que ocorrem recorrentemente à personagem principal. Trata-se obviamente de um aspecto da cultura japonesa, mas que infelizmente não faz muito sentido para o público ocidental. Será que algum membro mais familiarizado com a cultura japonesa podia explicar o papel dos sonhos na animação?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

sinceramente... nem tinha reparado nisso.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

nao acho que os sonhos tenham algum significado especial na cultura niponica até acho que estao muito mais presentes na nossa cultura (europeia). sonhos sao sonhos podem nao fazer sentido para os nao entendidos na materia mas foi a maneira do nosso subconciente nos avisar de algo pelo menos segundo as teorias que eistem, para saberes mais sobre sonhos pesquisa sobre teorias de Freud e de Carl jung ^.^

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
nao acho que os sonhos tenham algum significado especial na cultura niponica até acho que estão muito mais presentes na nossa cultura (europeia). sonhos são sonhos podem nao fazer sentido para os nao entendidos na materia mas foi a maneira do nosso subconciente nos avisar de algo pelo menos segundo as teorias que eistem' date=' para saberes mais sobre sonhos pesquisa sobre teorias de Freud e de Carl jung ^.^[/quote']

Sim, de acordo quanto à importância dos sonhos na cultura ocidental e, aliás, em qualquer cultura. A minha questão inicial é que não foi bem formulada. Reparei quer na animação de origem ocidental, os sonhos não são muito comuns e quando ocorrem, não costumam demorar muito. Pode haver excepções, claro. Por outro lado, na animação japonesa é vulgar encontrar episódios inteiros dedicados a sonhos. Achei curiosa esta desproporção de tempo, daí que julgasse que eles tivessem um qualquer significado especial para os Japoneses.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

pessoalmente acho que nao mas tambem posso estar errada pois nessa parte nao sou grande entendida. mas agora que referistes que na animaçao de origem ocidental nao existe muito paragens para sonhos ou simples relatos, isso tambem se deve ao facto do tipo de animaçao que é fabricada porque se fores ver a nivel de livros tens Neil Gaiman que acho que deve ser o escritores compemporaneos que mais tem presente o onirico em suas obras.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Não me parece q seja um tema tão tipicamente japones quanto isso...

Tudo bem q recentemente acabei de ver Macross e Mospeada, e ambos tinham episódios q consistiam quase totalmente de sonhos de protagonistas, mas esses episódios eram mais pra poupar trabalho aos animadores e pra ajudara recapitular o q se passou antes, visto q usavam muitas cenas anteriores, mas remisturadas - muitas séries televisivas recorrem a esse tipo de coisa.

Acho q o caso mais caricato de rcusro a sonhos foi a série americana Dallas - parece q uma época inteira da dita foi um sonho, de modo a um personagem famoso não ficar realmetne morto... =P

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais