Twinny

[Iniciativa] Haiku – 35 poemas a Lisboa

97 mensagens neste tópico

Valeu bem a pena a manhã cultural. :) Para quem quiser saber mais, que leia o post da lady. Está fidedigno.

Dos que estavam presentes, éramos as mais novas. :P O que mais me surpreendeu foi um idoso de 85 anos. A tremelicar, subiu ao palco e declamou o seu poema escolhido e mais outros. A descer, quase caiu. Era um homem de Letras que só há pouco tempo se deparou com um género de poesia que lhe era desconhecido. Uma pessoa de idade com uma mente aberta. Um exemplo.

De que serve um homem de 85 anos com uma mente aberta se a juventude permanece de mente fechada!? Não vai ser um homem de 85 anos,a tremelicar que vai conseguir modificar o que há de errado,seja no mundo,seja em Portugal. Esse estereótipo que se criou de as pessoas idosas terem na sua maioria mentes fechadas não passa de um mito campestre. Só vês disso nos montes alentejanos ou nas tabernas ou tascas ali da esquina e mesmo assim muita dessa gente,mesmo sendo com moscatel e vinho a acompanhar, consegue ter uma mente aberta.

O problema não são os velhos,mas sim os novos e isso prova-se ao afirmares que tu e a ladyxzeus eram das mais novas que estiveram presentes.

Cego é aquele que não quer ver.

Editado por el.psy.congroo

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

O velho é um exemplo para os novos. Ou foste o único que não percebeu a mensagem?

Eu gosto de elogiar as pessoas. De engrandecer o que considero digno.

Referi isso como um dado curioso, o facto de sermos as mais novas. Não foi para provar nada.

Tens sempre que arranjar um problema em tudo o que lês... o que me permite concluir sobre quem realmente tem problemas...

2 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

O problema não são os velhos,mas sim os novos e isso prova-se ao afirmares que tu e a ladyxzeus eram das mais novas que estiveram presentes.

Cego é aquele que não quer ver.

desculpa???!!!!

eu fui assistir ao evento e tb me surpreendeu a variedade de pessoas que lá estavam e a força de um senhor de 85 anos em estar presente, subir ao palco e ler o seu haiku... outros não teriam paciência ou até vontade de sair de casa... é de louvar!

Qualquer alma inteligente percebe que a twinny quis engrandecer este facto (e realmente, ela e a lady eram as mais novas), o que prova que há muita gente culta, de várias idades, a interessar-se pela cultura japonesa! felizmente, não é só certa gente que se vê nos eventos que julgam ser sei lá o quê (n acho um termo para definir, mas acho que percebem o que quero dizer) quando estão juntos, a comportar-se como "japoneses" (assim julgam eles????), aos gritos e atirarem-se para o chão feitos sei lá o quê! Ali estavam pessoas cultas e diferentes! Mente fechada é quem só vê aquilo que quer, só diz o que quer e distorce o que os outros dizem, e está aqui a mandar bitaites!!! há aqui gente que sinceramente!!!!!!

desculpem estar a escrever coisas que n dizem respeito ao tópico, mas há coisas que não devem passar, e colocar gente que está aqui a ofender e a criticar os outros por tudo e por nada merece ser colocada no lugar!

Editado por Mikakei
3 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Mente fechada é quem só vê aquilo que quer, só diz o que quer e distorce o que os outros dizem, e está aqui a mandar bitaites!!! há aqui gente que sinceramente!!!!!!

Tens em ti o exemplo disso porque o que disse não tinha o propósito de menosprezar o velhote de 85 anos,antes pelo contrário!!

Além disso eu sou a pessoa com a mente mais aberta do mundo. Digo ou neste caso,escrevo tudo o que penso. Não podes infundadamente dizer/insinuar que sou uma pessoa com uma mentalidade fechada se nem és capaz de entender corretamente o teor do meu post.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

A resposta da Mikakei foi em relação ao que me respondeste. Também é importante saberes interpretar.

Ter mente aberta não tem nada a ver com dizer ou escrever o que se pensa. Uma pessoa pode ter a mente fechada e falar barato...

E mentalidade também é diferente de mente.

Já estou a perceber por que é que isto parece uma conversa de doidos.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

A resposta da Mikakei foi em relação ao que me respondeste. Também é importante saberes interpretar.

Ter mente aberta não tem nada a ver com dizer ou escrever o que se pensa. Uma pessoa pode ter a mente fechada e falar barato...

E mentalidade também é diferente de mente.

Já estou a perceber por que é que isto parece uma conversa de doidos.

Então iria ser em relação a quê? O meu post foi o que eu te respondi ou estarão a falar de algo que não escrevi,estou na dúvida. Claro que tem,dizer ou escrever o que se pensa é como um complemento a uma mentalidade aberta ou será que não dizer o que se pensa é que se enquadra numa mente/mentalidade aberta?

Mentalidade é diferente de mente,que grande desenvolvimento. Se deres uso à tua interpretação extraordinária irás dar conta que as duas palavras são devidamente utilizadas.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu posso ter a mente mais aberta do mundo e ser uma pessoa tímida que não fala. Só dizendo...

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eish eu desconhecia este evento. Há muito que não assisto algo mais adulto, mais cultural, e tenho saudades disso, mas enfim. Numa próxima! ^^

Subscrevo o que a Mikakei e Twnny disseram. Não vou comentar as respostas do psy porque mesmo já tendo recebido 382676 avisos continua o mesmo. é inútil ^^ . Mas digo: dizer que tem mentalidade aberta e pode dizer o que lhe vier na cabeça sem mais nem menos, que abuso lol.

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Quando a mente é aberta demais, entra e sai muita merda!

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

O Ernesto enviou-me agora um mail com algumas fotos e com um convite para outra iniciativa, que é fazer um poema ainda mais bizarro. Vou fazer c/p do ficheiro word para aqui, se acharem por bem faço um novo tópico :)

O que é a MOAXAHA – do que se trata…

Foi um género de poema que nasceu – e floresceu – no Alandalus,

um poema que se destinava a ser cantado.

Não custa nada!

Quem se cinge às regras do SONETO,

quem interioriza as regras do HAIKU

- muito mais facilmente faz uma MOAXAHA:

- apenas uma entrada de 2 versos,

+ 2 quintilhas,

+ 1 “citação” a finalizar!

.

Tem mais alguma regra?

É simples:

Esquema rimático:

Entrada – rima a, a

Nas quintilhas:

rimas b,b,b, a,a

e…….. c,c,c,a,a

No remate – Aqui é que está, quanto a mim, o grande desafio desta composição:

- ou uma citação de algum poema, que vamos buscar à poesia medieval

- ou uma citação de algum poema, ou Poeta, da nossa preferência;

-Em qualquer destes casos, sendo estas citações uma homenagem a um Poeta, devem estar devidamente identificadas!

Agora, exemplifica-se com dois poemas

Moaxaha para os dias escuros (de Myriam Jubilot de Carvalho)

Às vezes o dia nasce-me escuro

e sinto contristada que para mim não há futuro

.

Tento então abrir os olhos à criança que ainda sou

e dizer-lhe que os caminhos aonde vou

fui eu quem os abriu, os adubou, e os plantou

– que os alicerces da minha casa estão firmes, e seguros

e que há portas de ouro abertas nos seus muros

.

Portas e vidraças por onde triunfante o sol penetra

escrevendo e musicando os meus dias letra a letra

tornando-os imortais como os templos em Petra

– para quê tantos e tão tristes sentimentos inseguros

se plantei a minha casa em chão indómito e maduro?

.

Amor ei! *

* Como “Jarcha”, ou Finda, utilizou-se o refrão da Cantiga de Amigo de Martim Codax, in “Cantares dos Trovadores Galego-Portugueses”; Selecção, introdução, notas e adaptação de Natália Correia; Editorial Estampa, Lisboa 1970. Pág 74.

Moaxaha do Deserto (de Myriam Jubilot de Carvalho)

o céu reflecte a areia distante do deserto

tal como espelha o meu imenso mar aqui tão perto

um mar de areia a cantar nos meus ouvidos

seus cantos de sereia – e eles ouvem comovidos

os cantos das estrelas comuns aos meus sentidos

- é mais fácil cruzar da vida os áridos desertos

escutando sem canseira do universo os seus concertos

que dizes mãe vou viajar fazer-me ao mar vou ser sereia

dias sem sonhos ficam tristonhos sem odisseias

e os sonhos brincam nos meus dedos como as espumas como as areias

- sonhos que guardam segredos que eu desperto

prendas que eu abro - e já não há deserto

.

tanto amare, meus versos,

tanto amare

rejubilam meus olhos

de vos encontrarem

.

Notas:

- Na Entrada, deu-se naturalmente uma intertextualidade com “o mar que espelha o céu”, do Fernando Pessoa -

- Na “jarcha”, fiz uma coisa que nunca antes me tinha ocorrido, fiz a recriação do texto de uma “jarcha” moçárabe, a jarcha nº 18 da classificação de Garcia Gómez.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Psy, tu insinuaste que eu é que era mente fechada e que ia atrás de estereótipos.

De que serve um homem de 85 anos com uma mente aberta se a juventude permanece de mente fechada!? Não vai ser um homem de 85 anos,a tremelicar que vai conseguir modificar o que há de errado,seja no mundo,seja em Portugal. Esse estereótipo que se criou de as pessoas idosas terem na sua maioria mentes fechadas não passa de um mito campestre. Só vês disso nos montes alentejanos ou nas tabernas ou tascas ali da esquina e mesmo assim muita dessa gente,mesmo sendo com moscatel e vinho a acompanhar, consegue ter uma mente aberta.

O problema não são os velhos,mas sim os novos e isso prova-se ao afirmares que tu e a ladyxzeus eram das mais novas que estiveram presentes.

Cego é aquele que não quer ver.

E foi a isso que a Mikakei respondeu. E eu também porque não te admito.

Mas, ainda assim, dou-te crédito. É verdade que, nalguns casos, mentalidade é sinónimo de mente. Peço desculpa pelo lapso.

Eu posso ter a mente mais aberta do mundo e ser uma pessoa tímida que não fala. Só dizendo...

Foi isto que eu disse baseando-me noutro exemplo. Citando-me: "uma pessoa pode ter a mente fechada e falar barato".

O pior cego és mesmo tu, psy.

Nem devia dar tanta importância às penicadas que escreves. Enfim...

Lady, podes enviar-me as fotos? São do evento, certo? :)

2 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Ah, as fotos (quatro) eram só minhas (que egocentrismo, lol). Mas só numa é que eu pareço um ser humano, lol

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Twinny admiro o que fazes, compreendo que seja difícil (mesmo) de conter a resposta, mas acabou, ele não vale a pena ^^ deu-se ao trabalho de dar grande paragrafo sobre a juventude não tens de o fazer também (o paragrafo). Embora eu não seja de todo o melhor exemplo, faço o mesmo para evitar mal-entendidos lol. Mas é o psy, cenas.

Lady mesmo assim partilha por aqui! Admiro-me nalguma pareceres um ser humano, essa é a mais valiosa 8D

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Oh bien, aqui estou eu - o mutante:

tumblr_megq0t0vfl1qe20bzo1_500.jpg

Seria muito má onda pedir ao Ernesto as fotos de toda a gente? Ele estava cá atrás com uma grande maquinaria.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Só por essa foto posso dizer que estiveste bem xD

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais