zetta

Dúvida na compra de facas do estrangeiro

11 mensagens neste tópico

Boas.

Gostava de comprar 2 facas no eBay para usar como props num fato (de Hong Kong e dos EUA, respectivamente). O problema é que para o design que preciso, só encontro facas verdadeiras e afiadas.

Já fiz várias compras de países fora da União Europeia (de objectos mais discretos) e nunca tive problemas com alfândegas.

Alguém com experiência na compra de facas me saberá dizer se é permitido importá-las para Portugal, se poderão ficar retidas na alfândega e/ou se terei de pagar alguma taxa extra para as levantar?

Também gostaria de saber se é legal andar com facas afiadas na rua, guardadas nas respectivas baínhas mas à vista de todos.

Obrigado!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Não tenho experiencia no assunto, mas sei por terceiros que basta a encomenda ser um pouco mais pesada e a caixa ter um aspecto diferente que vão logo mexer. Ou tens o azar e mexer anyway (na alfandega é assim, depende das pessoas, e a grande parte abre porque sim e ainda brinca se for preciso). O mais provavel é por exemplo pagas 50€ pelo produto, e pagas outros 50 ou 100 na alfandega para levantar,

Eu quero um set de espadas japonesas mas só o terei quando visitar madrid e faço viagens de carro x) .

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Paga-se uma taxa proporcional ao preço do produto? Isso nem é mau de todo, já que as 2 facas que tenho em mente até são baratas.

Há a possibilidade de me apreenderem simplesmente as encomendas na alfândega?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Há a possibilidade de te surpreenderem com o preço, e sim de te darem a opção de ou volta para trás ou é destruído.

Mas lá está, a espera que alguém experiente e que perceba venha ver o tópico.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Não sei nada de alfândegas mas se queres as facas apenas para o cosplay recomendava-te que não comprasses verdadeiras e afiadas porque muitas das organizações não permitem esse género de armas nos recintos dos eventos e assim estarias a gastar dinheiro (sem contar com os problemas que podem haver na alfândega) com uma coisa que acabas por não poder usar

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu não sei se estou 100% correcta, mas acho que se a encomenda for seleccionada para verificação, pode ser mais complicado do que pagar as taxas.

Tanto quanto já li pela net (no fórum Zwame) quando andava em pesquisa por causa de comprar um DVD da CDJAPAN, objectos que possam representar perigo para a sociedade (como facas e outras armas brancas) para sairem precisam de autorização da PSP e esta não é dada em todos os casos.

Podem, até mesmo, exigir a tua presença na alfândega.

Mas no site do CTT tens mais informações http://www.ctt.pt/fe...aqs/faq162.html.

Mas pelo que tenho lido, e como já disseram, depende se a encomenda é seleccionada e da pessoa que trata do processo, que pode aceitar a tua justificação ou simplesmente não estar disponível para aceitar. Depende muito deles.

Apesar de ser só para cosplay eles podem não aceitar a tua justificação...

Sempre podes tentar entrar em contacto com a alfândega e pedir mais informações sobre como funciona. Eu nunca encomendei nada do género e não faço a mínica como funciona, aquilo que digo é apenas o que li pela net.

Editado por Mira

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Dá sempre dores de cabeça enormes, em primeiro caso se tiverem a oportunidade de comprar em mão NÃO PENSEM NOUTRA COISA! x')

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu não sei se estou 100% correcta, mas acho que se a encomenda for seleccionada para verificação, pode ser mais complicado do que pagar as taxas.

Tanto quanto já li pela net (no fórum Zwame) quando andava em pesquisa por causa de comprar um DVD da CDJAPAN, objectos que possam representar perigo para a sociedade (como facas e outras armas brancas) para sairem precisam de autorização da PSP e esta não é dada em todos os casos.

Podem, até mesmo, exigir a tua presença na alfândega.

Mas no site do CTT tens mais informações http://www.ctt.pt/fe...aqs/faq162.html.

Mas pelo que tenho lido, e como já disseram, depende se a encomenda é seleccionada e da pessoa que trata do processo, que pode aceitar a tua justificação ou simplesmente não estar disponível para aceitar. Depende muito deles.

Apesar de ser só para cosplay eles podem não aceitar a tua justificação...

Sempre podes tentar entrar em contacto com a alfândega e pedir mais informações sobre como funciona. Eu nunca encomendei nada do género e não faço a mínica como funciona, aquilo que digo é apenas o que li pela net.

Estranhamente, não há referência a facas na lista de artigos proibidos para Portugal e estas também não fazem parte das 9 classes de bens perigosos (http://www.upu.int/e...d-articles.html). Há referência a "arms and ammunition", mas acho que isso se refere apenas a armas de fogo.

EDIT: Procurei com mais cuidado e encontrei uma referência a "cutlery" (talheres), mas está a Nil, ou seja, não há restrições à importação.

Editado por zetta

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

They can still be bitches. Really.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

EDIT: Procurei com mais cuidado e encontrei uma referência a "cutlery" (talheres), mas está a Nil, ou seja, não há restrições à importação.

Só por curiosidade, se depois tiveres de convencer alguém que comes com essa "faca": estamos a falar de um "talher" para comer o quê? dimensões?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

EDIT: Procurei com mais cuidado e encontrei uma referência a "cutlery" (talheres), mas está a Nil, ou seja, não há restrições à importação.

Só por curiosidade, se depois tiveres de convencer alguém que comes com essa "faca": estamos a falar de um "talher" para comer o quê? dimensões?

Nada disso, não espero ter de convencer ninguém que quero usar as facas como talheres :P

Só estava a dizer que daquela lista, o que mais se assemelha a uma faca é essa referência a talheres. Não havendo uma restrição explícita para armas brancas, não imagino que eles apreendam qualquer faca que lá passe de forma trivial.

De resto, para responder à tua pergunta, uma tem 13.5 cm (http://www.ebay.com/itm/120961116960) e a outra 19 cm (http://www.ebay.com/itm/160766432326).

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais