lobito180

Dicas para abrir uma loja

17 mensagens neste tópico

Boas forum!

Então é o seguinte. Depois de muito pensar, estou a ponderar abrir uma loja de mangá em Lisboa.

Estou a pensar vender mangás em Inglês e Português, figuras de anime (mediante encomenda) e talvez algumas coisas mais... E estava a pensar vender também online.

Mas como isto tudo demora tempo e necessita de bastante dinheiro gostava de começar a pensar muito bem em tudo antes de abrir a loja...

Estou a pensar ter valores capazes de competir com lojas como a Fnac ( que, diga-se de passagem, vendem o Naruto 55 por: 14,25€!!!), com preços mais acessíveis e uma maior variedade, tendo sempre as últimas novidades.

Então eu basicamente queria perguntar-vos (possíveis futuros compradores), algumas coisas como:

- Quanto acham que deveria custar um volume normal, não omnibus (tendo em conta que além de pagar um renda, terei que ter dinheiro para viver ao fim do mês, logo não me digam que querem comprar volumes por 3€...);

- Que artigos gostariam de ver por lá e que possivelmente comprariam?

- Acham que é uma boa iniciativa?

Respondam por favor :)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Tens de pensar que os preços agora em vigor têm razão para existir. Um volume em Inglês custa sempre entre 10 e 15 euros, dependendo da edição, por causa dos valores da importação (se vêm da América) e por causa dos valores da edição (se vêm de Inglaterra). A tua melhor aposta é vender manga Francês, que é infinitamente mais barato por causa da qualidade inferior (mais próxima da qualidade original, diga-se de passagem) ou manga Brasileiro, que também é mais barato porque é vendido em formato de folhetim com uma qualidade que chega a ser inferior à Francesa. Claro que ninguém gosta de ler coisas em "brasileeeiroo!" e que ninguém fora eu e mais três gatos pingados sabe ler francês. Mas há-que ter em conta que a variedade também é muito maior.

Isto para dizer que dificilmente, acrescido aos custos de manutenção de um espaço físico ou virtual para venda mais espaço de armazém (que inclui conta da luz e etc.) mais o preço de transporte mais o preço de transporte ao consumidor vais conseguir fazer preços mais baratos dos que o que já estão em vigor, mesmo que compres directamente ao editor e não a um distribuidor. Já comprei manga em vários países e garanto-te que não estão especialmente inflaccionados nas lojas de cá.

Quanto a artigos que me fazem falta, devo dizer que raramente compro coisas em lojas quando existe uma toda comunidade de venda de artigos em segunda mão que são muito mais baratos e que apresentam facilidades de transporte e de pagamento. Eu compro coisas muito específicas, porque tenho mais onde gastar o dinheiro, e normalmente essas coisas não estão em lojas porque são antigas, são raras, são artigos de coleccionador, todas as opções anteriores ou simplesmente ninguém as anda a vender ou estão inflaccionadas por causa da raridade. Olho para ti, volume 5 de Ai no Kusabi. E para ti, colecção de DVDs em HD de Legend of the Galactic Heroes.

Claro que se apostasses em artigos de colecção poderia ter algum interesse, mas pelos vistos queres vender Naruto.

Gostava de uma loja para nós, que não temos tempo mas temos dinheiro, em vez de para os que têm tempo mas não têm dinheiro.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu estava a pensar em vender coisas que as pessoas queiram... Claro que séries como Naruto, Bleach, One Piece, etc tem que estar lá mas isso não quer dizer que não queira ter coisas menos mainstream...

E ao ser em inglês o público abrangente é muito maior....

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu estava a pensar em vender coisas que as pessoas queiram... Claro que séries como Naruto, Bleach, One Piece, etc tem que estar lá mas isso não quer dizer que não queira ter coisas menos mainstream...

E ao ser em inglês o público abrangente é muito maior....

Em relação aos preços não tenho qualquer noção mas parece-me que o Inglês e o "Brasileiro" serão as melhores apostas na medida em que são as línguas mais consumidas por estas bandas, principalmente se tivermos em conta que um número significativo dos potenciais clientes estará no secundário e afins.

Quando à ideia da loja em si, parece-me ser bastante boa em termos teóricos mas não sei até que ponto será um bom investimento. Será que o público alvo não é limitado de mais para abrir um espaço tão específico? Talvez não seja má ideia incluíres algumas roupas, artigos para cosplay ou até guloseimas : ) De qualquer das formas desejo-te boa sorte, seria certamente um espaço que eu visitaria caso vivesse em Lisboa :m087:

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Subscrevo todo o post da ladyxzeus *amén*.

E bem, não percebo muito do negócio, mas podias trocar umas palavras com o Leo, o dono da já-não-existente-Jikai, durou uns anos e como bons que foram esses anos. Tinha coisas mainstream, outra nem muito, e também de colecionador (gundam para caraças). Pode ser que te consiga aconselhar em vários sentidos.

Tenta basear-te também em lojas europeias. Infelizmente agora não vejo nomes, mas por exemplo, no Japan Weekend Lisboa houve bancas de espanha, e tinha IMENSA variedade, foram das melhores bancas loja de sempre que vi.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Pois, tenho mesmo que me informar sobre distribuidores e afins. É que é uma ideia que gostaria mesmo muito que andasse... Talvez mangás brasileiros também sejam uma boa ideia...

Obrigado pessoal ;)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Contacta a editora Devir, é ela que distribui todo o manga e merchandizing americano / japonês para lojas como a ASA Negra, Lobo Mau, Naraneko, etc.

As lojas encomendam através do catálogo previews e a Devir manda vir as quantidades que queiram, o lojista tem desconto de trinta por cento abaixo do preço de capa Americano, é por isso que lojas como as que referi faziam o preço de euro = dolar.

Lisboa (centro) está sobrecarregada de livrarias e mini lojas de mangá, escolhe como localização uma zona na área metropolitana que esteja bem servida de comboios (cp sintra, cascais,azambuja ou fertagus) pois a maioria dos clientes vem de fora de Lisboa, onde as rendas de lojas são mais baratas.

Escolhe também lojas perto de grandes escolas.

Em Setúbal havia uma perto de uma grande escola que vendia muito bem, depois mudaram para os bairros alternativos de setubal porque a loja era maior e perderam a clientela que eram os miúdos da escola.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu estava a pensar em abrir perto de Campo de Ourique, Bairro Alto, Mercês, por aí... Aqui não existem assim tantas lojas como se pensa...E as que existem são do outro lado da cidade.

Obrigado pela informação da Devir, assim já sei quem devo contactar caso esta ideia ande para a frente :)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Mercês? Tapada das Mercês? Foi por aí que começou o Anipop.

Como fica na zona da linha de sintra é bem melhor que bairro alto (casa da bd tá perto) ou campo de ourique (kingpin fica duas estações de fertagus depois).

Parecendo que não como está perto de Sintra, podes ganhar com o factor turistas e com o facto de não estares muito longe da Amadora e do Festival de BD. Se moras nessa zona escusas de vir para Lisboa todos os dias gastar dinheiro em transportes e vês a loja perto de ti o que dá para precaver assaltos / vandalismo (Bairro Alto é zona horrível para lojas).

Os armazéns da Devir ficam na Margem Sul, perto da saída da auto estrada A2 de Pinhal Novo. É fácil lá chegar de carro, se o tiveres vai tu buscar o material ao armazém, que a Devir manda tudo pelas entregadoras expresso que às vezes dão barraca e não entregam bem as encomendas, para além de cobrarem balúrdios.

Break a leg.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Mercês é mesmo uma freguesia de Lisboa ^_^

Tenho que ver isso tudo muito bem, não é uma coisa que se decida do dia para a noite...

Obrigado pela ajuda ;)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu compro mangás em inglês entre 6€ a 7,50€... pela net, claro.

Eu compraria CDs de J-Pop (Mizuki Nana!) e de anime, desde que fossem a preços acessíveis. Também compraria posters. E adoraria poder comprar produtos (mangás, DVDs, jogos...) usados, assim como vender os meus.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Mais umas boas dicas :D Vender e comprar material usado, mas isso seria depois se tudo corre-se bem... O mesmo digo de CD's japoneses que também me interessam mas o valor para os importar não deve ser nada barato...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Quanto aos CD's pensa duas vezes, provavelmente encontrarás bem barato ; ) apenas cuidado com os portes.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Outra razão para não abrires no Bairro Alto...BD MANIA também lá está. Escolhe um sítio onde a clientela exista e onde não existam outras lojas que vendam parecido ou o mesmo produto.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Bem, depois de ter deixado esta ideia suspensa durante uns tempos, descobri hoje um loja não muito grande ao pé de casa que vai ficar livre. Tenho que ver a renda...

Acho que é bem localizada: perto da escola Manuel da Maia e relativamente perto da Josefa de Óbidos e perto do mercado de Campo de Ourique...

Acho que está mais ou menos "centralizada" e "perto" do público alvo...

Tenho de ver como é o espaço e quanto pediram por ele...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Em Lisboa não tenho muita noção, mas cá no Porto temos a Mundo Fantasma que acho que se vai aguentado bem. Tem uma secção de galeria de arte, uma de manga (tanta coisa de que eu nunca ouvi falar!), uma de comics da Marvel/DC, uma de action figures e outra de board games. Talvez te queiras informar junto deles.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

A existir a opção de venda online, os CD's de música japonesa acho que seria uma mais valia.

Digo isto porque sou de Aveiro. :P

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais