Mike

Actualização Do Anime Portugal V3 -> V4

16 mensagens neste tópico

Boas a todos!

O Anime Portugal é um projecto que já conta com 7 anos.

Nestes 7 anos muitas coisas se passaram e muitas decisões foram tomadas. Boas ou más, o importante é que sempre tentamos evoluir o site com o objectivo de ajudar a comunidade portuguesa de anime e manga (e as suas derivantes como cosplay, eventos, etc), e de modo a sermos um ponto de informação e convívio da comunidade.

A Internet é um local que evolui rapidamente, e sentimos que nestes últimos anos não temos acompanhado grande parte das evoluções e inovações que têm vindo a aparecer nesta.

O Anime Portugal foi concebido em 2004 e desde então temos vindo a trabalhar e a actualizar partes do seu código, no entanto, o núcleo do site começou a tornar-se um pouco antiquado, e começa a ser mais difícil conceber (de uma forma mais eficiente) as novidades que gostaríamos de ter.

Outro problema que temos é a falta de membros para continuarem a suportar vários projectos que tínhamos no passado. Isso tem vindo a provocar uma estagnação e a falta de interesse de algumas áreas no site (como por exemplo a Enciclopédia, Podcasts, o IRC, etc.), e de momento estas apenas estão online para consulta. Assim sendo, tomamos a decisão que é necessário abandonar e remover estes projectos de vez, e focar o nosso tempo e recursos nas áreas com actividade.

Portanto, tendo isto tudo em mente, nos finais de 2010 tomamos assim a decisão de reconstruir o site do "zero". Criámos literalmente uma pasta vazia e começamos a partir daí. Demorou, mas finalmente encontra-se praticamente pronta a nova versão do Anime Portugal.

A versão 4 do Anime Portugal, foi concebida para ser melhor, rápida, mais fácil, mais integrada, e mais social. Utiliza o IPS Community, uma plataforma constantemente actualizada e feita a pensar em comunidades sociais. O nosso objectivo desde 2004 sempre foi... "Ser um site de fãs para fãs"... e iremos reforçar e continuar a manter esta mentalidade/objectivo, na nova versão do site.

Não quero criar um grande testamento nesta página, portanto esta mensagem fica por aqui. Terão mais informações sobre a nova versão ao longo dos próximos dias, no entanto, tomem atenção ao aviso importante que vem abaixo.

Quero deixar o aviso que a partir do dia 21 de Novembro, o site Anime Portugal irá ficar offline para ser actualizado. Não poderei dar uma data definitiva de quando a actualização terminará, mas calculo que seja umas 2 semanas.

Apenas será migrado para a nova versão:

- as contas de utilizador (logins e detalhes do perfil)

- categorias, tópicos e mensagens do fórum

- Mensagens Pessoais (PMs)

- Álbuns, fotos e comentários da galeria

- Artigos e Críticas

Esta actualização será um passo muito importante para o Anime Portugal, e contamos com a vossa compreensão pelos dias em que o site terá de ficar offline.

Perguntas (possivelmente) frequentes:

Perg. - Que diferenças haverá em relação há versão actual.

Resp. - Muitas. Irei dizer algumas nos próximos dias.

Perg. - Haverá loja do fórum e os Animus na nova versão?

Resp. - Não. Haverá no futuro um sistema de recompensas, no entanto não estará a trabalhar no reabertura do site.

Perg. - Poderei alterar a imagem de fundo do site?

Resp. - Sim, se bem que a escolha será pouca agora no início.

Perg. - Quais são os requisitos dos browsers para aceder ao site correctamente?

Resp. - IE 8+, Firefox 5+, Safari 5+, Opera 9.5+ ou Chrome. O IE7 geralmente trabalha bem, mas não é suportado por nós.

Perg. - Que resoluções são suportadas?

Resp. - O layout foi desenhado para resoluções de 1280x720 ou superiores.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Prometo-vos que vão ficar surpreendidos com este salto gigante no fórum, vamos ter uma coisa bem fresquinha ;D

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu já achva a V3 muito boa, então a V4 não existe palavras sufecientes para descrever.........eu adorei e o resto do pessoal vai adorar de certeza ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D

;D ;D ;DÉ Lindo ;D ;D ;D

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Vamos lá ver. Se é para mudar que seja para melhor.  :P

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Só para dizer... ODEIO mudanças...  >:(

Quando aceito algo, aceito como é, adapto-me. Detesto momentos de descontinuidade. Mesmo quando, supostamente, mudará para "melhor".

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Só para dizer... ODEIO mudanças... > :(

Quando aceito algo, aceito como é, adapto-me. Detesto momentos de descontinuidade. Mesmo quando, supostamente, mudará para "melhor".

Compreendo o que dizes, e por vezes até estou de acordo, no entanto, a estagnação de um site durante muito tempo não é algo que se possa considerar positivo.

Geralmente gosto de fazer actualizações por fases, ou seja, introduzo a alteração numa área do site e depois altero as outras áreas há medida que os utilizadores se vão ambientando... mas desta vez isso não será possível.

O intuido desta actualização não é complicar mas sim simplificar, e penso que verás isso a curto prazo... mas é claro que haverá sempre um pequeno período de ambientação.

Se sentires alguma dificuldade, não tenhas problemas em nos contactar.[br]

Mensagem unida a: 15-11-2011, 14:50:26


Para ficarem contentes, :P

Mostro-vos o novo logotipo do Anime Portugal, feito pela Misau e pelo Motchinha.

Logotipo.png

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu já achva a V3 muito boa, então a V4 não existe palavras sufecientes para descrever.........eu adorei e o resto do pessoal vai adorar de certeza ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D

;D ;D ;DÉ Lindo ;D ;D ;D

concordo! :D Acho que isto só vai para melhor! Parabéns!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu já achva a V3 muito boa, então a V4 não existe palavras sufecientes para descrever.........eu adorei e o resto do pessoal vai adorar de certeza ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D

;D ;D ;DÉ Lindo ;D ;D ;D

concordo! :D Acho que isto só vai para melhor! Parabéns!

Well couldn't say ANY BETTER e mesmo isso já soa a spoiler 8D O que mais amo é a funcionalidade. Não vejo outro site forum comunidade como o que será este. E nem parece um exagero.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Pessoal estou relativamente á pouco tempo nesta comunidade, mas estou para ficar..... se vão actualisar eu digo força nisso....

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Prometo-vos que vão ficar surpreendidos com este salto gigante no fórum, vamos ter uma coisa bem fresquinha ;D

Ainda nem é Natal e já vamos receber prendas  ;D

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Pessoal, apenas quero relembrar que já na próxima segunda-feira, dia 21 que o site ficará offline para actualizações.

Até lá vejam* algumas das novidades da nova versão:

(*)Nota: As imagens são de uma versão de testes. O que irão ver no futuro poderá ter algumas alterações.

Artigos

Os artigos é um novo espaço estilo wiki onde todos podem escrever e editar páginas. Podem por exemplo criar críticas a séries, tutoriais de fanart, amv's, cosplay, etc. 

1321530059053.png

Fórum

O fórum terá um feeling semelhante a este, no entanto, terá muitas novidades que simplificará as actividades neste. Desde a um editor melhorado, funções de auto-save, multi-citação, etc.

O índice do fórum (podem desactivar a barra lateral direita se assim o preferirem)

1321609180281.png

O editor RTE (Rich Text Editor) - (podem desactivar o RTE e ter um editor como o de hoje, se assim o preferirem)

1321614434831.png

Quanto escrevem uma mensagem, entra em funcionamento a gravação automática. Caso por descuido fecham a página ou se o browser crashar, podem recuperar a vossa mensagem facilmente.

1321614514125.jpg

Mostrem que gostam de uma mensagem.

1321625947550.png

Galeria

A Galeria tem mais funcionalidades, está mais organizada, e tem uma melhor integração no site.

O envio de imagens foi vastamente melhorado e simplificado, e agora se te enganares no título ou descrição poderás alterar estes a qualquer momento. Podes também adicionar tags (texto numa zona em cima da foto, estilo tags nas fotos do facebook).

Nota: As categorias do lado direito ainda estão desorganizadas. :P

1321612576905.jpg

Eventos

O calendário de Eventos também foi melhorado.

É agora mais fácil o anúncio de eventos, os membros podem confirmar se vão a este, e existe uma melhor integração entre o calendário e o fórum. 

Podem também fazer download do calendário e/ou sincronizar o calendário do Anime Portugal com o vosso, de modo a poderem estar sempre informados.

1321631080308.png

Mais social

O Anime Portugal está mais social. Podes adicionar Amigos, seguir o seu conteúdo, e ser notificado de tal.

Também suportamos outras redes sociais. Poderás agora facilmente partilhar qualquer conteúdo no site nas redes sociais, e poderás também ligar a tua conta do Facebook e/ou Twitter ao Anime Portugal.

Com esta ligação (Facebook/Twitter Connect) podes efectuar login no site com apenas um clique, poderás também importar a tua imagem de perfil, poderás até importar/exportar os teus tweets/mensagens no mural (o Anime Portugal não importa nada sem o teu consentimento e não exporta mensagens que escrevas na tua "Actualização de Estado" sem a tua ordem).

Podes partilhar para:

1321612734624.png

Podes fazer login no Anime Portugal apenas com um clique:

1321613310595.png

Notificações

Queremos que estejas a par de tudo o que te interessa, e que tenhas controlo sobre o que queres ser notificado.

Especifica como queres notificado (via notificação no site e/ou via email), e podes também especificar se queres notificações de tópicos e mensagens imediatas, diárias, semanais, ou apenas quando estiveres offline.

Segue conteúdo

1321626140081.png

Controla como queres ser notificado

1321613272392.jpg

Controla o que estás a seguir

1321619910612.png

A barra no topo do site mostra-te as últimas mensagens pessoais, notificações e links rápidos para a tua conta

1321627379718.jpg

Mantém-te informado

O Anime Portugal realizou parcerias com vários sites (como o OtakuPT, Anipop, ptAnime.com, Ritsu & Co.) para que possam ver rapidamente as últimas notícias publicadas nestes sites. Se vês algo que te interesse, clica na notícia e serás reencaminhado para esta no respectivo site parceiro.

1321610903436.png

Personaliza o teu espaço

O teu novo perfil tem mais informações, e com um acesso a estas de forma mais fácil e rápida. Poderás personalizar o teu perfil para quem o visitar, como por exemplo, ter um fundo à tua escolha.

Poderás também escolher o fundo (de várias há disposição) que queres ver nas outras páginas do Anime Portugal.

Perfil com o fundo personalizado

1321610819925.png

Fundos do site

1321628007560.png

Anime Portugal no teu bolso

Acedes à Internet no teu smartphone? O Anime Portugal tem um layout especifico e optimizado para estes (apenas tens acesso ao fórum, galeria, mensagens pessoais, notificações, e actualizações de estado).

Basta acederes ao site normalmente através do smartphone que o site altera o layout automaticamente.

iphone-1.pngiphone-2.pngiphone-3.pngiphone-4.pngiphone-5.pngiphone-6.png

Estas são apenas algumas novidades que brevemente terão acesso.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Excelente o novo layout como todas as novas funcionalidades, mudança bastante radical desde os primórdios de 2006 onde descobrir isto. Só falta é maior actividade-

Parabéns Mike! Venha a V4

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Tao de parabens o novo layout ta um maximo ;)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Prenda de Natal antecipada! Com possibilidade de acesso a partir de smartphone! MUAHAHAHAHAHA!

Grande iniciativa! Assim é que um site marca a diferença  ;)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Bem que estava a precisar de uma mudança assim para uma coisa mais actual.

Gostei do que vi ;)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Este tópico serviu para anunciar a actualização do site, e encontra-se agora fechado.

Para ler ou escrever sobre a versão 4 do Anime Portugal, por favor visita o tópico: Anime Portugal Versão 4

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Visitante
Este tópico está arquivado devido a ser antigo. Para falares sobre o mesmo assunto, por favor cria um novo tópico.