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Oryon

Glass Mask

3 mensagens neste tópico

Titulo alternativo: Glass no Kamen

Gênero: Drama / Romance

Estúdio: TMS Entertainment

Formato: Série de TV / 51 episódios

Ano de produção: 2005

Maya é apaixonada por dramas e muitas vezes se distraí enquanto na escola ou ajudando sua mãe. Esta paixão oculta uma habilidade incrível, que é a sua capacidade de reproduzir todo o roteiro de uma obra em palavras e gestos. Seu dom não passa despercebido. Tsukikage, uma atriz de renome, faz Maya entrar em uma escola de teatro. Todavia, seu evidente amadorismo faz os demais alunos se perguntarem por que ela é favorecida pela Tsukikage. Mas não demorará para eles entenderem que a perspectiva da Maya é totalmente distinta deles próprios, o que lhe permitará subir a escada do sucesso.

Em linhas gerais, Glass Mask é uma série que nos mostra à protagonista tentando se sobressair no cenário artístico japonês. Neste aspecto, se assemelha a séries como Kaleido Star e Idol Densetsu Eriko. E ainda que os primeiros 2-4 episódios possa insinuar personagens unidimensionais, no geral eles mudam e se desenvolvem nos episódios restantes.

Maya, sua obsessão que beira a insanidade pode não fazê-la exatamente simpática a todos os espectadores, mas seu desenvolvimento se torna a essência do carinho que o espectador porventura comece a nutrir pelo anime. Maya é um prodígio para as artes dramáticas, assim como Kira (Gundam Seed) era na pilotagem de um Gundam e de reescrever um sistema operacional em 30 segundos. Sendo que o aspecto mais atraente deste anime é o ambiente competitivo que permeia os esforços de Maya, que aceita os desafios com coragem e surpreende a todos à vista.

Romance também é um aspecto pertinente em Glass Mask. O tema romântico não ocorre até a segunda metade da série, mas é algo agradável de assistir. Em especial por causa dos papéis dos dois personagens. Eles enfrentam muitas barreiras, que incluem idade, status econômico e trágicos acontecimentos que entremeam suas vidas. Embora nada muito novo para quem tem experiência em títulos shoujos.

A arte parece ser consistente com a mangá e sua encarnação anterior de 1984. Como tal, ele parece meio antigo. Estamos falando aqui de um mangá dos anos 70. Provavelmente graças a isso, não há estereótipos em design que são tão presentes nos dias de hoje. Não há duas personagens que têm a mesma aparência e a série tem um bom número delas. E isso é conseguido sem truques sub-reptícios como penteados loucos, roupas singulares ou partes do corpo anormalmente grandes. Simplificando, eles ficam bem, mesmo se você não tiver muito amor para o estilo anos 70.

A característica que poderá a vir ser mais decepcionante é o fim. Isto devido ao fato que este anime é de 2005, e o mangá está em produção de 1976 até os dias atuais (2011).

Screenshots do episódio 1: http://i.imgur.com/WelCg.jpg

Screenshots do episódio 2: http://i.imgur.com/v3izR.jpg

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Fica aqui uma review da versão de 1984. Recomendada!

http://naomeapeteceestudar.blogspot.pt/2012/06/glass-mask.html

Ora de repente aparece-me um anime sobre, nada mais nada menos, que.... Teatro! Eu adoro teatro e, como alguns terão reparado, faz parte da minha vida activamente. Fiquei muito feliz por ter encontrado este anime, pois é realmente muitíssimo interessante.

Sendo de um ano como 1984, os loucos anos 80, não podemos esperar coisas maravilhosas da animação. O design é típico do shoujo da época, com grandes olhos e grandes pestanas e flores a brilhar. A animação é bastante estática e tem perspectivas um pouco más, mas algumas coisas foram condicionadas pela qualidade do vídeo (obtive uma versão muito pindérica de VHS).

Conta-nos a história de Maya Kitajima, uma jovem sem grande talento para nada e não detentora de grande beleza, que tem uma paixão: o teatro. Essa paixão é descoberta por uma encenadora algo abusiva com um triste passado de ascensão e queda acidental e o anime desenvolve-se juntamente com a personagem. À medida que ela luta para conseguir novos papéis e estes lhe são atribuídos ela tem de lutar contra novos desafios em cena, que são a parte mais interessante de tudo isto. Existe uma abordagem muito interessante aos personagens que Maya tem de encarnar, como uma boneca, a surda e cega Helen Keller e outros. Os desafios vão sendo sempre cada vez mais difíceis, mas ela encara-os com grande imaginação e coragem, abrindo caminhos no mundo do teatro e afirmando-se como talentosa actriz. Esta análise das personagens foi o que eu gostei mais e, só por isso, recomendo este anime. Gostaria de tentar abordar algumas das personagens que ela fez. E gostaria de fazer cosplay dela, pois as possibilidades de skit são intermináveis.

Depois há uma história de amor, um fã secreto que afinal não é assim tão secreto e montes de rosas roxas retiradas sabe-se lá de onde.

A música é muito típica da época, mas torna o ambiente romântico e feminino. OP e ED são deprimentes, assim como as animações correspondentes.

Anime para quem gosta de teatro e para quem quer aprender mais sobre teatro. Se não gostam da arte, ultrapassem essa vossa limitação, por favor.

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Opa, vi agora o remake de 2005 e adorei, adorei, adorei!

 

É um anime realmente inspirador para qualquer pessoa que goste de teatro. <3

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