Mimerich

Anime - Opiniões sinceras de uma jornalista

17 mensagens neste tópico

que trauma tem ela? talvez tenha filhos que passam o tempo agarrados a essas series, preferindo isso a estar com ela. Entao sendo jornalista na busca incessante por ter algo que maldizer, decidiu-se por isto.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Já agora, a titulo de curiosidade, onde veio esse comentario da jornalista?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

As crianças não gostam de Doraemon? :roll:

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Lo0!O1oL

Essa jornalista devia ganhar um prémio, ai baka do c**

Lo0!O1oL

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu li esse artigo... veio numa revista do Diário de Notícias desta semana. Sinceramente tenho de concordar com alguns aspectos do que ela disse, nomeadamente da crítica ao Doraemon em espanhol. Opiniões são opiniões, mas muito daquele artigo soou-me a alguém que estava a fazer um trabalho que odiava e isso reflecte-se. Confesso que não conheço muitas daquelas séries, mas conheço crianças, principalmente uma menina de 10 anos que segue-as religiosamente e adora-as. É, talvez natural, que alguém que não esteja dentro do contexto japonês ou que se esteja bem a cagar para estar, ache monótono e pouco imaginativo os "bonecos serem todos iguais", ou a intensidade e dramatismo por vezes exagerados numa história para crianças. Talvez tenha a ver com a ideia de super-protecção que o povo ocidental tem em relação às suas crianças. Pessoalmente não vejo nada de mal em mostrar um pouco de drama infantil, porque ele existe. E, pelos vistos, as crianças aceitam-no e adoram-no.

A parte do "Oliver e Benji" traz de volta a velha discussão de "os desenhos animados japoneses são violentos". Pessoalmente é mais uma série que eu nunca vi e que não me interessa, mas pertencendo à comunidade anime tenho uma noção do que é e já vi pequenos excertos transmitidos pela televisão e compreendo o ponto de vista a autora. Mas, mais uma vez, penso que a noção que ela tem da série é algo perfeitamente distorcido no seu imaginário de adulta responsável. Sendo um anime sobre desporto tem de existir ali uma certa intensidade e agressividade, e à boa maneira japonesa, drama e suspense. Não o consideraria um anime violento, mas sim com uma grande sobredosagem de paixão e vontade de vencer típicas do desporto (algum fã entendido que discorde comigo, por favor, que se expresse).

Mas não foi só dos desenhos animados japoneses que ela disse mal.. foi practicamente tudo o resto menos o Noddy! Até dos Ursinhos Carinhosos disse mal, e eu passei a minha infância a ver aquilo e não fiquei menos desenvolvida por causa disso:P

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu por acaso vi essa revista ontem e reparei nesse artigo.

Se metessem um puto de 12 anos a ver e ouvir teatro e musica clássica o dia todo, as opiniões dele tinham tanta credibilidade como o da autora desse artigo, o que é feito da imparcialidade jornalística hoje em dia...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Se metessem um puto de 12 anos a ver e ouvir teatro e musica clássica o dia todo' date=' as opiniões dele tinham tanta credibilidade como o da autora desse artigo, o que é feito da imparcialidade jornalística hoje em dia...[/quote']

Brilhante, não diria melhor :D Mas a questão da imparcialidade jornalística não se pode aplicar aqui, visto que este artigo é claramente uma reportagem/artigo de opinião, nas quais a opinião pessoal do jornalista é aceitável. Não deixas de ter razão sobre esse tema, contudo...:P

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Ela tem uma semana de vida...

Agora a sério, nota-se que a jornalista fez um trabalho sobre algo que detestava.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

É necessário ter presente na consciência que é de uma improbabilidade descomunal todo o mundo gostar de dada coisa. Quando a jornalista escreveu sobre as séries acima mencionadas, estava somente a dar a sua opinião pessoal. Não gostou, muito bem. Os gostos de cada um só podem ser discutidos e aceites. Todavia, uma coisa é mostrar o que se pensa, outra totalmente diferente é fazer o que ela faz: retirar palavras da boca dos outros, "O Doraemon é irritante, as crianças odeiam" - as crianças odeiam? I think not, dear lady. Ainda que algumas possam achar mais maçador, na generalidade penso que gostam. E, ao contrário da senhora escritora, eu falo sobre a experiência que tenho (da forma como critica as séries, nota-se uma enorme falta de conhecimento acerca do assunto): quando era criança maravilhava-me a ver Doraemon e os meus colegas de escola da altura também. Hoje em dia tenho dois irmãos pequerruchos que também vêm. E adoram.

Isto do Doraemon foi apenas um exemplo para mostrar que a senhora jornalista fez um trabalho com pouca pesquisa.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Isto do Doraemon foi apenas um exemplo para mostrar que a senhora jornalista fez um trabalho com pouca pesquisa.

Daí a minha comparação.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

São putos! Claro que gostam de desenhos animados feitos para CRIANÇAS!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

A respeito disso, conheço uma tipa que disse que quando era criança, os desenhos animados não eram tão horríveis nem tão violentos. O que é estranho, visto que ela via Dragonball, Motorratos, Homem Aranha e afins.

O problema é mesmo que, ao crescerem, as pessoas têm um ponto de vista diferente. O "divertido" torna-se "estupidificante" e o "excitante" torna-se "incorrecto". Elas pensam que aquilo só irá fazer mal ás crianças, quando até lhes dá uma melhor preparação e compreensão geral do mundo. Ou querem que as crianças vejam Telletubbies durante 10 anos e depois consigam enfrentar a vida?

O problema, digo eu, é que há demasiada gente que esqueceu o que é ser uma criança. Até há umas, como essa, que acha que as crianças são demasiado estúpidas para decidirem o que gostam e não gostam.

onde as expressões, os olhos e bocas são exactamente iguais.

Sim, até porque nas telenovelas os actores e as personagens não são sempre todas iguais...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

O único ponto em que talvez a jornalista tem razão ainda deve ser o do Oliver e Benji... :roll: mas eu também via aquilo e jogo futebol sem entradas por trás a rasgar ou em grupos de 3 como aquelas XD.

____________________________________________________________

Na notícia tem lá:

12h30

DoraemonIV - O Gato Cósmico

.........Ouvi uns "detesto!" de diferentes crianças.

E umas páginas mais à frente tem um quadro que diz isto:

Votação do público

De acordo com informaçoes da proprio canal, as series mais votadas pelo publico são Noddy, as Doremi, A Ladra Meimi e o Doraemon.........

E a jornalista a dizer que as crianças detestam Doraemon...

:roll:

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
O problema, digo eu, é que há demasiada gente que esqueceu o que é ser uma criança. Até há umas, como essa, que acha que as crianças são demasiado estúpidas para decidirem o que gostam e não gostam.

Não podia estar mais de acordo. :')

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Ok, há aqui que diferenciar várias questões.

Por mais que discordemos da opinião da jornalista, o que ela escreveu em ralação àquelas séries específicas é isso mesmo: a opinião dela. E é tão válida como qualquer outra. Eu própria não acho piada a nenhuma dessas séries (bem, confesso que por vezes até espreito a Saint Tail :)) e se forem ao famoso tópico deste fórum "qual o pior anime" é bem provável que apareçam muitas opiniões parecidas com a dela em relação a algumas das séries mencionadas. Ela está no tanto no direito de achar que essas séries não prestam como eu de achar o mesmo da maioria das que passam no Cartoon Network, nomeadamente as do estilo de animação Cow & Chiken/Powerpuff girls/Dexter's Laboratory/I am a Weasel - que eu acho simplesmente abomináveis. E no entanto não duvido que haja muita gente que as ache o máximo. Não penso que ela tenha que ser imparcial num artigo deste tipo.

O que ela faz mal - e mesmo muito MAL - é, em primeiro lugar, generalizar. Parece-me nítido que lhe falta demasiada informação e conhecimento de outras séries para aplicar a opinião que tem das séries do Panda a tudo o que se faz na indústria do anime. Eu não posso dizer que toda a animação ocidental é igualmente má só porque não gosto daquelas 3 ou 4 do Cartoon Network de que falei atrás.

Outro erro crasso é dizer que as crianças não gostam das séries: bem, pelo menos algumas devem gostar, ou o canal optaria por outras diferentes... o canal Panda é dos mais vistos do Cabo. Quantas crianças entrevistou? Que idade tinham? Mais uma vez está a generalizar perigosamente, e uma vez que estas são séries vistas por milhões de crianças em todo o mundo nesta questão a dita senhora mais valia ter ficado calada.

Por fim, em relação à violência é a velha questão de sempre, nem vale a pena estar a bater na mesma tecla: o que é mais violento: a tristeza deprimente de uma Candy Candy, Marco, Heidi, Bambi, ou a porrada do Dragon Ball? Fica ao critério de cada um.

Mas a descrição do Benji como anime violento pareceu-me no mínimo fiel a um jogo de futebol de verdade, pelo menos no que à nossa 1ª liga diz respeito. Pode condenar-se um anime por retratar a realidade? :P Afinal as crianças também vão ao futebol, neste aspecto é bem capaz do Benji ser menos violento que um Boavista-Benfica(ou outro do género) :twisted:

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Um amigo meu ainda vê o Doraemon...:S E tipo...Se o panda passa é porque ainda tem audiências na hora em que o doraemon (e outros)dá, porque senão já tinha passado para a madrugada ou para as tantas da noite - olhem Rose Of Versailles. Todos os dias 'as 23:30.

É muito improvavel que crianças suficientes odeiem o doraemon para que ela possa generalizar...E uma jornalista tem que ser imparcial, para se puder considerar uma boa jornalista, na minha opinião - a não ser naquelas crónicas em que eles têm falar do seu aspecto.

E pelo artigo - ainda não li na revista - vê-se que ela não se informou...e parece-me que ela se contradiz um pouco durante, se não tou em erro...Se ela tivesse gosto ou talvez até gostasse do tema sobre o qual estava a escrever (pode ter sido isso) provavelmente sairia uma coisa mais animadita e menos exagerada...

E não sei do que ela tá à espera em relação à animação e desenho das personagens. Suponho que muitos sejam do mesmo estudio(logo os desenhos serem parecidos) e a Sun Tail(*^^*)é do inicio dos anos 90...

Hunpf.

ps : o noddy é insuportavel..Os meus vizinhos de 6 e 4 cantam aquilo o dia inteiro...-.-'

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

O Oliver e Benji violento!? Mas toda a gente viu a mesma coisa que eu lol?

Se isso é violento então o dragonball, o bleach, o kenchi são o kê? O holocasto em cuecas?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais