Faz login para seguires isto  
Seguidores 0
suku

problemas dos eventos em portugal

13 mensagens neste tópico

boas pessoal !

criei este tópico porque reparei que sempre que há um evento ha muita gente k diz que houve coisas que nao resultaram e que há erros que são muitas vezes repetidos por parte das organizações dos eventos. Quais acham k são estes erros? Os problemas são so nos eventos organizados pela anipop ou sao comuns às outras organizações? Se preferirem podem dar exemplos concretos e talvez dizer o que acham k devia mudar.

Eu, por exemplo, acho que o som do Japan Weekend foi muito mau, e k num evento daquele género é inadmissivel nao existir um bengaleiro (até pk o cosplay foi incentivado).

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu so fui a 1 evento e nao tenho queixas......

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Vou começar por dizer que não fui ao Japan Weekend. Eu até tinha volontade mas morro em Paris e esse fim de semana era impossivel.

Mesmo néo tendo participado a esse evento, tendo em conta o que li neste e mais foruns, tenho uma critica positiva sobre esse evento. Tenho em consideração que este é o primeiro grande evento do género em Portugal. As criticas foram bastantes positivas e a organização para uma primeira vez não esteve mal.

Digo isto em conhecimento de causa, pois ja participei em diferentes eventos do généro em França, como visitante e parte do staff. Estou para mais muito admirado com a adesão, o evento foi um grande sucesso. Como comparação a Japan Expo em Paris no seu inicio não devia ter mais de 100 pessoas no total. Era organizado por uns quantos amantes e amigos da cultura Japonesa. O evento tem agora mais de 10 anos e conta nos mais 150 mil pessoas so fim de semana e de ano para ano é cada vez maior. Mesmo assim ainda ha erros de organização e problemas diversos.

Sincéramente, o Japan Weekend de Lisboa para uma primeira vez foi muito bom, diria mesmo excelente...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

bem, na minha opinião os problemas que os eventos têm não são exclusivos dos da Anipop, nem de perto nem de longe, ms tb aqui existem.

Posso dar como exemplo o Japan Weekend, que apesar de ser um evento que incentivava o uso de cosplay não teve nem balneários nem bengaleiro. Outro problema que costuma ser comum é a alimentação. No anipop ( quando este é no IPJ) há um bar óptimo mesmo lá dentro, mas na grande maioria dos outros eventos indoors isto não acontece-Denmaku Ryuu, por exemplo (ou a comida custa os olhos da cara- Iberanime Lx).

espero ter ajudado =)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu, por exemplo, acho que o som do Japan Weekend foi muito mau, e k num evento daquele género é inadmissivel nao existir um bengaleiro (até pk o cosplay foi incentivado).

O que é que achaste mau em concreto no som desse evento, e porquê?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu, por exemplo, acho que o som do Japan Weekend foi muito mau, e k num evento daquele género é inadmissivel nao existir um bengaleiro (até pk o cosplay foi incentivado).

O que é que achaste mau em concreto no som desse evento, e porquê?

Não só a qualidade do som não era das melhores, como quem estava nos workshops não conseguia ouvir absolutamente nada do que era dito, uma vez que o som vindo do palco estava altíssimo. E os workshops estavam no lado oposto ao palco, por isso...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu, por exemplo, acho que o som do Japan Weekend foi muito mau, e k num evento daquele género é inadmissivel nao existir um bengaleiro (até pk o cosplay foi incentivado).

O que é que achaste mau em concreto no som desse evento, e porquê?

Não só a qualidade do som não era das melhores, como quem estava nos workshops não conseguia ouvir absolutamente nada do que era dito, uma vez que o som vindo do palco estava altíssimo. E os workshops estavam no lado oposto ao palco, por isso...

Até aí já eu cheguei, como é óbvio.

Se fosses tu a organizar o evento, o que farias para eventualmente resolver esse problema do som?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu, por exemplo, acho que o som do Japan Weekend foi muito mau, e k num evento daquele género é inadmissivel nao existir um bengaleiro (até pk o cosplay foi incentivado).

O que é que achaste mau em concreto no som desse evento, e porquê?

Não só a qualidade do som não era das melhores, como quem estava nos workshops não conseguia ouvir absolutamente nada do que era dito, uma vez que o som vindo do palco estava altíssimo. E os workshops estavam no lado oposto ao palco, por isso...

Até aí já eu cheguei, como é óbvio.

Se fosses tu a organizar o evento, o que farias para eventualmente resolver esse problema do som?

Perguntaste o que se achou de mau em concreto, eu respondi.

Bastava não terem posto o som tão alto na zona do palco, que as coisas tinham logo melhorado na zona dos workshops.

Ou então tentem arranjar espaços fechados para os workshops, como no Anipop.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

^

Eu tive sempre a andar dum lado para o outro sobre isso. E believe não é fácil, pois ora se baixa numa altura do dia, noutra volta a estar alto. Tudo por causa de, por exemplo, karaoke, onde o volume é sempre modificado.

É mais um problema de comunicação.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

^

Eu tive sempre a andar dum lado para o outro sobre isso. E believe não é fácil, pois ora se baixa numa altura do dia, noutra volta a estar alto. Tudo por causa de, por exemplo, karaoke, onde o volume é sempre modificado.

É mais um problema de comunicação.

Pois, acredito. :/

Mas era o que eu estava a dizer, no Anipop foi bem pensado, usarem uma sala à parte para os workshops decorrerem com calma e sem barulho desnecessário.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente nem achei mau os workshops serem naquele sitio. Sempre é bom porque qualquer pessoa consegue ver se esta a ser realizado um workshop e qual é (isto porque geralmente ha atrasos e tal).

Se calhar deviam tentar coordenar as coisas para que os workshops fossem numa altura em que o som do palco não precisasse de estar muito alto. E tipo, houve partes em que o som estava mesmo muito alto!

Anyway penso que a comida é importante, até porque mantem as pessoas no evento durante a tarde ou até mais tarde... Claro que preferia bancas com comidinha a sério, mas ao menos no JW houve ramen. Mas se calhar mais variedade pelo menos? E tentar manter preços acessiveis. Ter comida até facilita (de certo modo) a camaradagem no proprio local.

Penso que não é um problema comum (felizmente) mas ter em atenção a iluminação era bom =P especialmente quando ha bancas de ilustradores e isso.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Bom, existem vários problemas, falhas e erros possíveis de apontar em relação aos eventos de Portugal. Uns não são assim tão graves, e até são compreensíveis dado que os eventos não são organizados por empresas, mas sim por fans e por grupos e associações de jovens. Mas há alguns que tenho vindo a notar ao longo dos eventos e que acho, honestamente, básicos de mais para sequer serem cometidos.

Um deles é sem dúvida alguma a deficiência que existe na relação que as pessoas envolvidas no dito evento têm com a informação e programação do mesmo. Obviamente que é raro acontecer com os organizadores e anfitriões, que são os "cabecilhas" de todo o evento. Mas e com o resto do staff? E com os voluntários? E com os recepcionistas? E com os que estão por detrás da bancada de atendimento? Ou os que estão à portaria? (quando existe alguém na portaria/bilheteria) Já não é a primeira vez que vou a um evento de anime e cosplay e vejo isto a acontecer.

Um exemplo é chegar próximo de um voluntário/organizador, pedir indicações para alguma coisa do evento, e saber mais do assunto do que o cujo funcionário! Isto, é sem dúvida, uma falta de profissionalismo na execução de um evento.

Já me aconteceu  isto em 2 eventos organizados pela Anipop (o último foi o Japan Weekend) e também em outros eventos de outras organizações.

Por exemplo, pergunta: “Poderia-me dizer a que horas vai ser X workshop?” e Responderem-me:  “Ahh… o evento vai ter workshops?”

Não estou a referir-me a nenhum caso em especial, mas tenho plena consciência que já passei por situações semelhantes a este exemplo.

Querem tornar o cosplay uma actividade mais profissional e actualizada, mais semelhante aos eventos que se fazem lá fora, tomando até medidas mais exigentes como por exemplo penalizar um cosplayer se exceder um segundo do tempo limite, ou por o seu skit ser secante e enfadonho, mas depois na parte da organização continuam a adoptar o mesmo tipo de execução.

E que tal investir mais na “gestão” do evento, e não tanto no “explendôr” e “restrição” do mesmo em relação aos seus participantes? Sim, eu imagino que não deva ser tarefa fácil o processo de aceitar uma pessoa como voluntário ou com qualquer outro papel no evento, e fazer-lhe chegar TODA a informação, actualização e alterações de última hora à mesma, e exigir à mesma que cumpra e saiba tudo o que foi decidido e vai acontecer no dia. Mas quem se voluntaria para colaborar, tem de estar disposto a estudar toda a organização do evento, para que possa ser uma mais valia durante o evento e não ser apenas um “atrapalha”.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Faz login para seguires isto  
Seguidores 0