OuroSobrAzul

Cosplayers - Porque razão participam em concursos?

24 mensagens neste tópico

Bem, esta lista de perguntas deve-se ao facto de eu ter reparado que a maioria dos cosplayers ultimamente têm-se cortado completamente aos concursos. Muitos deles creio que por causa das novas regras impostas por alguns concursos, como a obrigatoriedade de fazer um skit.

É então que eu me pergunto, porque razão é que antes participavam nos concursos e agora já não o fazem?

E enfim, larguem as vossas sugestões sobre como acham que deveriam ser os concursos de cosplay cá em Portugal.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu sou sincera e digo-te que sou extremamente vaidosa e faço cosplay principalmente para ter um lugarzinho ao sol nem k seja so por aquele par de horas k estou no evento, gosto de me pavonear e mostrar o meu fato, ate pk sou eu k os faço á mao e sozinha. Sou também muito minuciosa nos fatos, caracterizaçoes e skits e passo os 2 meses antecedentes ou mais do evento a estudar em profundidade a personagem que vou encarnar.

Por outro lado, quando me pedem para fazer um skit e eu vejo que o meu fato não tem assim tanta qualidade como eu gostaria ou a personagem que estou a representar não tem grande profundidade psicológica (falas, gestos, tiques, etc caracteristicos) prefiro nao ir a palco porque nao vou saber representar nem passar a ideia certa. Ate agora so fiz 2 skits em conjunto e um deles ate ganhei um premio com o meu namorado.

E a crise nao ajuda na hora da compra dos tecidos/perucas/etc... ^^;

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu só faço cosplay porque tenho ideias que quero usar em palco. Sou um bicho do teatro.

Ora a única maneira de estar no palco e fazer qualquer coisa, é entrar no concurso.

Edit: Ah, e para mim a função de um actor é exclusivamente entreter o público. Para mim o cosplay é só uma maneira de treinar e de entreter um público dificílimo. Cada vez que vos faço rir é uma vitória.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Para mim, ir a concurso, é sobretudo mostrar do que o meu fato é capaz, e do que eu enquanto cosplayer sou igualmente. Participo para me mostrar e dar o meu melhor a reencarnar a personagem. Se ganho ou não algo, não me é tão importante como todo o resto, também admitindo que como o meu nível pessoal não é tão elevado como os demais não me ponho com expectativas sequer. Desde que o público esteja a curtir, awesome.

Quanto às novas regras, espero que seja só das novidades (o facto de o pessoal se cortar). Porque o "negócio" do cosplay, mas cosplay mesmo, são os skits. Se queremos reencarnar a nossa personagem no físico e fotos como não o conseguimos fazer numa representação teatral? Não é preciso ser-se grande actor, apenas conhecer bem a dita cuja personagem, não acho difícil.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Os skits que fiz até agora foram por pura diversão (tirando o do FIBDA, primeira vez que concorri para individual e apenas fiz poses <_<)~

O skit que eu e a Mitsu fizemos no Anipop foi prova disso, visto que nenhuma de nós tinha um cosplay xpto (era praticamente closet cosplay mas wtv, Durarara is way too awesome).

A única razão pela qual não participo mais é porque pura e simplesmente não tenho tido grandes ideias para skits nem tenho feito cosplays novos (participar sempre com os mesmos... meh).

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

E bem já há 14 votos mas ainda só 4 pessoas é que postaram, gostava de ler as opiniões das restantes pessoas.

Btw, adorei o teu skit Demonise :P Tal como disseste os fatos podiam ser simples, mas o skit valeu-vos muitos pontos (e aquela vending machine - awesome).

Acho que o pessoal também podia pegar por aí quando os fatos não são os melhores do mundo, deviam apostar mais no skit, já que este também vale muitos pontos e em alguns concursos até vale o mesmo que o fato.

E anyway, enquanto espectadora prefiro sempre assistir a um skit do que a um toque e foge no palco. Mas será isto muita pressão para os cosplayers novatos?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu gosto de participar em concursos, mas só se tiver disponivel a apresentação de skit. Eu sou das raras pessoas que prefere mil vezes fazer skit do que apenas fazer poses, apenas porque não fico especada a olhar para o público e sei exactamente o que fazer em palco (com poses pareço estúpida XD).

Também, como sou espectadora, acho muito mais giro ver um cosplayer com skit do que apenas desfile. Por exemplo, nos FIBDAs passados (excluindo este) os cosplayers não poderiam fazer nada no palco sem ser poses e estar a ver 40 cosplayers chega a cansar e a ser uma seca...  por isso, prefiro tentar entreter o público e não ficar com o "estigma" sou apenas mais um fato.

Claro, há pessoas que não gostam/têm vergonha ou nem têm paxorra para fazer skits e se calhar por isso há cada vez menos concorrentes a participar. O que infelizmente é pena. No entanto, acho que a qualidade dos skits tem aumentado e eu prefiro ter pouco mas bons do que muitos horriveis.

Have fun... :D

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu gosto de participar em concursos, mas só se tiver disponivel a apresentação de skit. Eu sou das raras pessoas que prefere mil vezes fazer skit do que apenas fazer poses, apenas porque não fico especada a olhar para o público e sei exactamente o que fazer em palco (com poses pareço estúpida XD).

Também, como sou espectadora, acho muito mais giro ver um cosplayer com skit do que apenas desfile. Por exemplo, nos FIBDAs passados (excluindo este) os cosplayers não poderiam fazer nada no palco sem ser poses e estar a ver 40 cosplayers chega a cansar e a ser uma seca...  por isso, prefiro tentar entreter o público e não ficar com o "estigma" sou apenas mais um fato.

Claro, há pessoas que não gostam/têm vergonha ou nem têm paxorra para fazer skits e se calhar por isso há cada vez menos concorrentes a participar. O que infelizmente é pena. No entanto, acho que a qualidade dos skits tem aumentado e eu prefiro ter pouco mas bons do que muitos horriveis.

Have fun... :D

Isto.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Btw, adorei o teu skit Demonise :P Tal como disseste os fatos podiam ser simples, mas o skit valeu-vos muitos pontos (e aquela vending machine - awesome).

Obrigada! :D

Por acaso sinto que podia ter corrido bem melhor, os nervos estragam muito...

Compreendo o porquê de muita gente não querer fazer skit, ou até mesmo de entrarem em palco, fazerem 2 ou 3 poses e "fugirem".

Há sempre aquele nervosismo, "Será que vai correr bem?! Será que me vou esquecer de alguma fala?" que é bem difícil de combater, eu própria sinto isso.

Depois de entrar em palco a coisa torna-se diferente, começo a sentir-me gradualmente mais à vontade e quando me esqueço de alguma fala ou assim, já tenho mais facilidade em improvisar.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Escolhi  "Para fazer uma boa apresentação e entreter o público"

Bem, vou contar o meu caso^^ eu antes de fazer o meu 1ºskit, confesso que estava uma valente pilha de nervos, com medo de que tudo corresse mal, a pensar que todos se iam rir de mim, queria msm fugir, cheguei a dizer a minha irma que ia desistir de entrar... essas razões foram maioritariamente o que me levou a ficar afastada dos concursos durante tanto tempo, visto que faço cosplay há dois anos e só me estreei msm a serio em concursos no iberanime...

o mais interessante é que durante a  minha actuação correu tudo mesmo muito mal, perdi a sincronização da representação com o audio, andei á procura pelo palco dos meus props (estavam espalhados) e pior que tudo, a minha peruca caiu da cabeça, fiquei memso com a wig cap á mostraD:

mas olhem que para primeira vez adorei estar em palco, e o facto de ter descido cá a baixo e todos me felicitarem e dizerem que lidei com a situação muito bem valeu muito a pena. Aquela era a minha personagem, senti-me satisfeita com o fato que tinha feito e queria experimentar o "outro lado" do palco. Por outro lado tb me sentia de certa forma "intimidada" com os outros cosplays, há uma porque exisem cosplayers portugueses estrondosos e outra porque há aqueles dramas em que n maior parte das vezes fico de boca aberta com assuntos tão mesquinhos que vem á baila e ficava sempre a pensar why bother? 

Esta é a minha experiência e posso afirmar que sempre que tiver oportunidade vou participar em concursos, acho que cada um tem de experimentar e acima de tudo amor à camisola

bem é tudo ;D

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Esqueceste-te de um. Diversão.

Para mim é super divertido encarnar o personagem e poder, durante aquele curto espaço de tempo, usar falas que em qualquer outra altura, seriam pirosas, mas que ali soam tão bem. Admito sem problemas que o "lugar ao sol" como diz a Shing, sabe muito bem, e sermos o centro das atenções durante aquele bocadinho faz bem ao ego. Por isso acaba por ser um conjunto de factores. Mas o principal, para mim, continua a ser a diversão.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Não foram os cosplayers que mudaram, foram os concursos e o propósito destes, que passou de competitividade saudável para um expositório elitista, sujeito a drama em cima. Just that.

Eventos em simultâneo e eventos anunciados com 5 dias de antecedência também ajudam à crise.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Respondendo á grande questão ( e não á votação):

"É então que eu me pergunto, porque razão é que antes participavam nos concursos e agora já não o fazem?"

Normalmente, quando vou a um evento e faço cosplay, participo no concurso.

E isto implica ter um fato novo ou usar um fato antigo. Não faço grande distinção, e gosto de usar fatos antigos meus que estimo.

No entanto, como muitos devem saber, participar num concuros, muitas vezes significa:

~ Não conseguir ver a actuação de mais ninguém. É que antes de ser a nossa vez, estamos normalmente em sitios que não conseguimos ver o palco. E depois da nossa vez.. bem... os auditorios ás vezes estão tão cheios, que também não se consegue ver muito. Pois... é que eu tenho 1,60m =X

Também, em eventos de 2dias+ em que há concurso sabado e domingo, normalmente escolho apenas um dos dias para participar. O outro dia, fica para ver =)

Não sei se isto é razão para mais alguém mas... a minha razão para por vezes não participar é: Também gosto de ver concursos de vez em quando ^_^

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Só participei num concurso até agora ( Anicomics , de Madam Red), e foi como "tratamento"... tenho pavor de palcos desde criança *yey, trauma xD *, e chegou-me a prejudicar a nível profissional. de vez em quando sou recomendada a tentar lutar contra isso, e acho que fazê-lo enquanto cosplayer me ajudou mais do que quando subi para representar em pequenas peças de teatro, ou até quando subi a palcos com salas vazias.

O que me tem levado a não participar nos últimos foi mesmo a falta de tempo para fazer fatos novos, e dignos de concurso. adoro costurar, e sou eu que faço desde o molde à finalização do fato e acessórios, mas sou finalista este ano, e mal tenho tempo para os trabalhos do curso, quanto mais para este hobbie.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Só nao participo porque a maioria dos fatos que vou ter vão ser comprados ( nao sei costurar nem conheço ninguem do meio :\ ) e SE ganhasse, o que é muito improvavel devido à qualidade dos cosplayers portugueses ( podem ser poucos, sei la, mas que há, há. ) não ia achar justo em relaçao aos outros concorrentes que se esforçaram a fazer os fatos :s se nao, se calhar ate fazia um skit'zinho so por diversão ( tenta perder vergonha >.< )

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Só participei num, anicomics, e não fiz skit.

Na minha opinião eis os factores que me influenciam a não participar:

1- DRAMA. Não tenho paciência para aturar crianças.

2- Se participar será em grupo, não tenciono fazê-lo individualmente.

3- O meu grande objectivo é entreter o público.

Daí que gostaria que houvesse oportunidade para os cosplayers fazerem skit sem ser em concurso.

Penso que era bom para entreter o pessoal enquanto não ocorrem outras actividades.

E peço aos organizadores de eventos para ponderarem esta ideia =)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Decidi fazer bump a este tópico depois do que aconteceu no Denmaku.

Houve um desfile de cosplay, sem concurso e mesmo assim o número de cosplayers em palco foi igual ou inferior ou de qualquer concurso que se tenha realizado em Portugal até agora.

Volto a fazer a pergunta: porque razão sobem ao palco? E porque razão NÃO sobem ao palco.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Nunca participei num concurso porque não considero que os cosplays que fiz até agora estejam suficientemente bons para serem apresentados em concurso. No entanto adoraria participar e, quando tiver oportunidade, é o que planeio fazer. Quando o fizer o que mais me interessa é entreter o público com o meu skit, posar para fotos faz-se fora do palco...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Decidi fazer bump a este tópico depois do que aconteceu no Denmaku.

Houve um desfile de cosplay, sem concurso e mesmo assim o número de cosplayers em palco foi igual ou inferior ou de qualquer concurso que se tenha realizado em Portugal até agora.

Volto a fazer a pergunta: porque razão sobem ao palco? E porque razão NÃO sobem ao palco.

Eu nao subi ao palco por vergonha ;_______;'''

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Eu nao subi ao palco por vergonha ;_______;'''

^that.

Além de que prefiro fazer skits e em grupo, é mais divertido (apesar de apenas ter tido uma experiência dessas).

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais