Faz login para seguires isto  
Seguidores 0
RiS

A Wind Named Amnesia

4 mensagens neste tópico

225px-Kaze_no_Na_Wa_Amnesia_%28pamphlet%29.JPG

Vi ontem este filme, mais um baseado num livro do Hideyuki Kikuchi. É interessante, é sobre a viagem de um tipo pelo mundo (neste caso os States), após toda a humanidade ter perdido a memória e por consequinte, ter desaparecido a civilização, incluindo a linguagem.

Não sem lá para o fim haver uma trama maior, algo mais por detrás desta amnésia global.

Para além do mote, o filme em si é bom de se ver, a história evolui sempre numa progressão natural, não aborrece.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Muito bom filme. Dos melhores no genero pós-apocalipse.

Foi realizado por Yamazaki Kazuo, o mesmo director da segunda parte de Urusei Yatsura, Maison Ikkoku, Five Star Stories e Please Save My Earth entre outros. Aqui, como nos trabalhos referidos, também está em alto nivel.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Hum, acabei de ver agora isto e até gostei. Tem uma história interessante. Penso que só peca pela maneira tão abrupta com que termina (mas talvez isso seja de ver aqueles animes e filmes em que o final demora eternidades) e pela qualidade visual (vi em DVD.rip) que, bom, é apropriada para a época, deduzo eu. Se tivessem esperado mais dois anos teriam feito algo com a qualidade de NGE... lol

Mas até foi giro...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Já tinha aqui há algum tempo mas finalmente vi: http://naomeapeteceestudar.blogspot.pt/2012/09/a-wind-named-amnesia.html

Aviso antes de começar que eu li o conto (livro) que serviu de base para este filme. E que A-M-E-I. Por isso, assim que vi a imagem acima no MAL (MyAnimeList, não o "mal" per se) e constatei que estes eram os designs de Sophie e Wataru... Pensei... "Oh deus, vou odiar isto". Mas não. A verdade é que, para minha grande surpresa, o filme até nem é mau!

É certo que os designs não correspondem em absolutamente nada com a ideia que eu tinha na cabeça, que foi fundada pelas ilustrações do livro. Cabelos brancos wat, fita na cabeça wat. Em termos de animação, temos uma produção bastante eficiente para a época. Não temos nada de fantástico, umas explosões aqui e ali, mas toda a arte é - no geral - muito cuidada e o efeito final está bem conseguido. As poderosas imagens paisagísticas do livro não foram transferidas para aqui, o que é uma pena.

Em termos de história e de personagens, em comparação, há pequenos erros narrativos mas nada que se note para quem não leu o livro. A coesão e a sequência foram mantidas e, o mais importante, todo o fio da história também. Esta é uma história poderosa, quase Saramaguiana mas com um toque de ficção científica: o que aconteceria se, de repente, toda a humanidade perdesse a memória? Isto levanta importantes questões sobre o valor moral da humanidade e sobre a ética que nós atribuímos como inerente à racionalidade (atributo que também só atribuímos a nós próprios) A mim parece-me um debate interessantíssimo e a forma como está exposto é bela. Critico o final que, bem, não tem nada a haver e corta completamente com o momento belíssimo com Bob Dylan que me fez apaixonar-me pela história. A sério, sexo em vez de Bob Dylan? Crime!

Em termos musicais, temos músicas apropriadas e efeitos sonoros bastante bons. Gostei muito dos actores de vozes dos selvagens, pois expressar-se em onomatopeias é bastante difícil.

No geral é um filmezinho bonzinho. Mas vou usar este espaço para recomendar o livro, novela ou conto, chamemos-lhe o que quiserem, porque é belo, é simples, está muito bem escrito e é genial e eu adoro-o às pecinhas pequeninas. <3

Nota: o realizador do anime é o mesmo gajo que fez Ninja Scroll (achei que seria interessante dizer)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Faz login para seguires isto  
Seguidores 0