Faz login para seguires isto  
Seguidores 0
Foz

Notícia Expresso sobre Cosplay.

37 mensagens neste tópico

A do Publico ta muito melhor, mas de longe  :)

No outro tópico só dizem mal do artigo do Público.

Nem li os comentarios ao artigo, mas acho que ta melhor, mais completo, com alguma pesquisa e depoimentos de gente mais entendida sobre o assunto, a do expresso ta muito fraquinha. É so a minha opinião n têm de concordar.  :)

Tas tremendamrente errado...os depoimentos e entrevistas que la les e so pa encher chouriços...Professor universitario nao sei de onde e um escritor de um livro qualquer... Isso credibiliza a entrevista? 0.o se for preciso essa gente nuca teve no 'campo' ou viveu sequer alguma experiencia relaccionada com a cultura 'otaku'. E tu vias que esses depoimentos faziam parecer que o sucesso do cosplay estava aliado com motivos comerciais e com o facto de na TV portuguesa estar.se cada vez mais a investir em anime, etc etc... Le o artigo do publico com atenção e a seguir o do expresso... So pelo titulo 'Vampiro exorcista e guerreira de 4 maos' ja me meteu um nojo solene...Pas pessoas envolvidas pareceme insultuoso tal ridicularidade mas pronto...

Sendo que eu estive envolvido nas duas entrevistas (no publico nao fizeram referencia ao meu cosplay mas tambem o interesse do jornalista foi tipo 0,1%, ja no expresso sou o tal Squall), posso-te dizer que o interesse e profissionalismo do expresso foi muito maior!

Enquanto que na entrevista do Expresso falaram nas nossas motivaçoes, trabalho e gosto pela actividade, algo sobre o mundo do cosplay, na do Público tapam os olhos com entrevistas de pessoal cujo nunca ouvi falar na minha vida e cuja importancia ou influencia na minha opiniao sobre o artigo foi 0... Gostei das fotos do artigo do Expresso (apesar de parecerem que somos todos um bando de goticos , fotos 'dark'), gostei da importancia que deram aos cosplayers e do artigo em si... As informaçoes que eles colocaram supostamente de cada personagem fomos nos que as demos. Da minha parte sei que dei as infos todas direitas, portanto provavelmente o jornalista perdeu-se na historia do meu personagem e pos que vivia num orfanato (ou era chocante dizer que ta numa escola de mercenarios....xD).

Anyway acho que e mesquinho os erros que procuram e as criticas que fazem..O artigo no geral ate ta bom e como entrevista funcionou porque focaram os entrevistados, ao contrario do Publico. Digo tambem que os jornalistas que tavam no campo da parte do Expresso tiveram um atitude bem melhor que os do Publico que eram demasiado frios digamos...Acho que tar numa de fazer por obrigaçao, num ambiente tao ludico como um evento e muito corta mocas mas pronto...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

A do Publico ta muito melhor, mas de longe  :)

No outro tópico só dizem mal do artigo do Público.

Nem li os comentarios ao artigo, mas acho que ta melhor, mais completo, com alguma pesquisa e depoimentos de gente mais entendida sobre o assunto, a do expresso ta muito fraquinha. É so a minha opinião n têm de concordar.  :)

Tas tremendamrente errado...os depoimentos e entrevistas que la les e so pa encher chouriços...Professor universitario nao sei de onde e um escritor de um livro qualquer... Isso credibiliza a entrevista? 0.o se for preciso essa gente nuca teve no 'campo' ou viveu sequer alguma experiencia relaccionada com a cultura 'otaku'. E tu vias que esses depoimentos faziam parecer que o sucesso do cosplay estava aliado com motivos comerciais e com o facto de na TV portuguesa estar.se cada vez mais a investir em anime, etc etc... Le o artigo do publico com atenção e a seguir o do expresso... So pelo titulo 'Vampiro exorcista e guerreira de 4 maos' ja me meteu um nojo solene...Pas pessoas envolvidas pareceme insultuoso tal ridicularidade mas pronto...

Sendo que eu estive envolvido nas duas entrevistas (no publico nao fizeram referencia ao meu cosplay mas tambem o interesse do jornalista foi tipo 0,1%, ja no expresso sou o tal Squall), posso-te dizer que o interesse e profissionalismo do expresso foi muito maior!

Enquanto que na entrevista do Expresso falaram nas nossas motivaçoes, trabalho e gosto pela actividade, algo sobre o mundo do cosplay, na do Público tapam os olhos com entrevistas de pessoal cujo nunca ouvi falar na minha vida e cuja importancia ou influencia na minha opiniao sobre o artigo foi 0... Gostei das fotos do artigo do Expresso (apesar de parecerem que somos todos um bando de goticos , fotos 'dark'), gostei da importancia que deram aos cosplayers e do artigo em si... As informaçoes que eles colocaram supostamente de cada personagem fomos nos que as demos. Da minha parte sei que dei as infos todas direitas, portanto provavelmente o jornalista perdeu-se na historia do meu personagem e pos que vivia num orfanato (ou era chocante dizer que ta numa escola de mercenarios....xD).

Anyway acho que e mesquinho os erros que procuram e as criticas que fazem..O artigo no geral ate ta bom e como entrevista funcionou porque focaram os entrevistados, ao contrario do Publico. Digo tambem que os jornalistas que tavam no campo da parte do Expresso tiveram um atitude bem melhor que os do Publico que eram demasiado frios digamos...Acho que tar numa de fazer por obrigaçao, num ambiente tao ludico como um evento e muito corta mocas mas pronto...

Concordo com algumas coisas, outras nem tanto, quanto ao titulo nem liguei muito a isso, é como digo é so a minha opinião n têm de concordar e como não sou nenhum expert em cosplay achei esse artigo melhor.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu li tudo de seguida e só embatuquei quando vi que "D.Grey Man" estava mal escrito...Quanto ao resto do artigo eu nem digo nada, já foi tudo dito  aqui!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Este artigo está mil vezes pior que o do Público lol. Não existe um fio condutor na entrevista como existe no artigo do Público. Aqui vemos quase um copy paste de entrevistas e as interpretações da jornalista são muito muito más.

@Squall, não interessa se foram profissionais ou não. O que interessa é o produto final e a entrevista do Público está bastante superior. Esta entrevista só deixa os cosplayers mal vistos.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Desculpem-me pelo desabafo, mas...

Os jornalistas só se empenham nas notícias ser for polémicas tantos no Futebol ou Política, ou nos desastres, que de resto não se aproveita mais nada.  >:(

Isto é devido à minha experiência de jornalismo, que digo.  :(

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

O problema dos jornalistas é que têm de escrever sobre coisas sobre as quais não têm conhecimentos. Por isso é que os grandes jornais/agências/cadeias noticiosas evoluiram para ter correspondentes que se especializam em determinados tópicos.

Ora, uma das características de ignorância é que não se sabe da própria, que é o que acontece com os jornalistas. Eles não sabem nada mas pensam que sabem, por isso nem se dão ao trabalho de fazer pesquisa suficiente.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Uma pessoa que não tenho um minimo de informação sobre cosplay/anime/manga/etc, nunca ha de fazer uma entrevista completa. Muito provavelmente uma entrevista completa só ficaria bem se feita por um de nós. Se não em engando, no photoshot, o grupo de KH estava a fazer uma reportagem sobre cosplay, andavam com uma camera de filmar de um lado para o outro. Talvez assim cheguem a algum lado, informando as pessoas.

Agora é certo que um jornalista, seja do que for não vai fazer uma boa entrevista sobre cosplay se não tiver sequer feito uma investigação, e ter sido fiel aos depoimentos dos cosplayers.

Antes do cosplay, provavelmente no sábado, vi uma entrevista na sic sobre um grupo de Lolitas em Portugal, achei que a entrevista estava espectacular, fiel, mas muito provavelmente os jornalistas fizeram uma investigação mais aprofundada, e basearam-se nas palavras das lolitas.

Olha, encontrei no youtube ' 3'

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Ora, uma das características de ignorância é que não se sabe da própria, que é o que acontece com os jornalistas. Eles não sabem nada mas pensam que sabem, por isso nem se dão ao trabalho de fazer pesquisa suficiente.

Wildstar, quando tinha de fazer o trabalho, 1º pesquisava sobre o mesmo (tipo uma reportagem de hóquei em patins, ou corfebol) depois entrevistava as pessoas, e depois pedia apoio sobre o que podia incluir na reportagem sem ser só "palha"

É que um jornalista tem de estar actualizado, e não viver na ignorância, por exemplo os meus colegas do "O Gaiense" estão a ler artigos de cosplay por minha causa.  ;D

E acham interessante e que traria bom proveito se fissese um meet, mas para isso é necessário apoios. (mas isso fala-se noutra altura)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu quando vi isto na TV lembrei-me "OH NOEZ! MTV is getting the stuff!"

... qualquer dia há um programa na TV que se chama "Querida, fiz cosplay c'os miúdos".

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

que...horrível.

o expresso precisa urgentemente de um controlo de qualidade.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Este artigo está mil vezes pior que o do Público lol. Não existe um fio condutor na entrevista como existe no artigo do Público. Aqui vemos quase um copy paste de entrevistas e as interpretações da jornalista são muito muito más.

@Squall, não interessa se foram profissionais ou não. O que interessa é o produto final e a entrevista do Público está bastante superior. Esta entrevista só deixa os cosplayers mal vistos.

Mas por favor alguem me de mesmo um motivo concreto do porque deste artigo estar pior! ^^' Tipo eu prometo render-me as evidencias se me convencerem! xD 

Tipo Shini o que consideras o fio conductor? Se e uma entrevista, o que querias que eles pusessem no expresso? Claro que tinha que ser um copy paste do que nos dissemos -.-' Agora distorcer como alguns jornalistas fazem ja nao sei ate que ponto e bom... Claro que o publico tinha as tais referencias a 'grandes nomes da industria' (que penso que ninguem neste santo forum conhece...incrivel...) mas como eles nao me aquecem nem me arrefecem, e sinceramente me parecem os tipicos 'treinadores de bancada' pronto...Disseram.nos que ambas ediçoes iam fazer entrevistas...No publico nao reconheci nenhuma...Foi mais uma reportagem e ainda por cima nao focava o essencial, era so palha. Gostei do Expresso por focar mais as motivaçoes de cada um e o que leva as pessoas a fazer cosplay, do ambiente, etc...

Ja o Publico deu-me a impressao que o cosplay esta associado a uma componente consumista/comercial/popular...

Eu nao quero parecer um defensor do Expresso mas por favor convençam-me! (eu nem compro nenhum dos dois jornais..xD Comprei o expresso mesmo pa ter de recordaçao ^^')

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Se não for por mais nada (cada um terá a sua opinião), este está melhor por uma coisa muito simples, não trata o cosplay e os cosplayers como aberrações da sociedade.

  Nota-se um maior respeito pela comunidade. O outro indivíduo tinha tanto respeito por nós que escolheu aquela beleza de título, que era o mesmo que dizer "Anormais ou Idiotas?" Fartou-se de inserir quotes descontextualizadas e de inserir comentários e perguntas despropositadas, dignas de quem se está completamente a marimbar para a comunidade que serviu de alicerce ao trabalho que ele fez. Estilo "...conta enfiada nos seus calções verdes minúsculos."

Tá muito melhor sim senhor... Enfim opiniões são opiniões, eu prefiro um artigo que n me ridiculariza, muito obrigado.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Este não ridiculariza os cosplayers?

"É um universo cifrado, incompreensível para quem está de fora, com uma linguagem própria, de uma geração que saltita agora de contentamento diante de cromos autocolantes e de bonecos com os seus heróis alinhados nos escaparates."

"Se uns estão mascarados de criada ou de super-herói, outros que parecem disfarçados estão vestidos deles próprios - e outros que parecem vestidos deles próprios, de calças de ganga e t-shirt, estão fantasiados."

"Começa o desfile. Uns descem as escadas com ares de manequim bamboleante, rodando capas, sacando espadas, parando em frente às objectivas. Outros, mais insípidos - as tais personagens vestidas de calça de ganga e t-shirt branca -, arrebatam a plateia como se fossem pop stars..."

Isto (e havia mais) são frases que dão a parecer que o jornalista está a gozar à grande com os cosplayers. Ah e tal são um bando de "manequins bamboleates" que acham que são pop stars e outros que se vestem de maneira ridícula, mas que afinal estão vestidos como se vestem sempre.  

Sobre a parte do Squall, se ele perdeu o fio à meada na entrevista que se fosse informar melhor para não colocar falsas informações. O Squall não vive num orfanato (nem a lucy tem orelhas de gato >_> - se bem que esta acredito que foi a entrevistada que disse).

(no entanto gostei da parte em que ele fala das pessoas vestida de L 8D)

Have fun... :D

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu concordo totalmente com a Dark. Ha cada afirmacao que eh claramente para gozar com as pessoas. Se calhar voces nao compreendem o sarcasmo mas ele esta la bem evidente.

Ja agora, para quem acha o titulo da outra entrevista ma, voces nao leem jornais pois nao?

O titulo tem sempre que ser chamativo. O titulo do publico eh chamativo mas nao eh insultuoso. Esta apenas a dar exemplos de cosplayers.

PS, peco desculpa pela falta de acentos mas estou no meu pc que nao tem teclado portugues.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

PS, peco desculpa pela falta de acentos mas estou no meu pc que não tem teclado portugues.

So para te armares em moderno todo bom! Just Kiddin! xD

Ya isso do titulo ser chamativo e nítido em revistas e jornais..e cada um...no meu caso acho o do publico insultuoso mesmo por ser extremamente ridiculo..mas como não tou envolvido nesse titulo quero la saber! xD

Quanto a divergencia entre melhor entrevista e irrelevante..resumem-se a opinioes e como ja se viu ambas têm pontos fortes...bater na mesma tecla e desnecessário! Agora venham mais e melhores entrevistas a ver se aqueles otakus/amantes da cultura niponica descobrem um universo novo..as vezes ainda conheço pessoal que nao sabe nada de cosplay em Portugal..ate da peninha -.-'

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
"e outros que parecem vestidos deles próprios, de calças de ganga e t-shirt, estão fantasiados"

"Outros, mais insípidos - as tais personagens vestidas de calça de ganga e t-shirt branca -, arrebatam a plateia como se fossem pop stars... "

-EXPRESSO sobre COSPLAY de L.

(Até aposto!)

(BTW, sou um orgulhoso cosfailer de L xD)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

"e outros que parecem vestidos deles próprios, de calças de ganga e t-shirt, estão fantasiados"

"Outros, mais insípidos - as tais personagens vestidas de calça de ganga e t-shirt branca -, arrebatam a plateia como se fossem pop stars... "

-EXPRESSO sobre COSPLAY de L.

(Até aposto!)

(BTW, sou um orgulhoso cosfailer de L xD)

adorei!

L RULES! \o/

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Faz login para seguires isto  
Seguidores 0