Oryon

Boogiepop Phantom

17 mensagens neste tópico

Titulo alternativo: Boogiepop wa Warawanai

Gênero: Drama

Estúdio: Studio Madhouse

Ano: 2000

Tamanho: 12 episódios

Há 5 anos, uma onda de assassinatos em série parou tão de repente como começou. Enquanto que 1 mês atrás, um feixe de luz brilhante ilumina o céu sobre Tokyo, parecendo afetar determinados adolescentes da vizinhança que acabam ficando com poderes especiais. Isto é acompanhado também de misteriosos desaparecimentos que parecem ser reminiscência do passado. Poderia a lenda urbana de Boogiepop, a incorporação da morte, ser verdadeira?

Com uma linha de tempo altamente instável e mais personagens que uma lista telefônica, Boogiepop Phantom é um anime que requer a concentração máxima do espectador, para assim começar a ter uma idéia do que está acontecendo, pois cada episódio demonstra um ponto de vista diferente e diz uma história diferente que, quando integrada com outras onze histórias, formam o enredo.

É interessante notar como a série se desenrola; cada episódio introduz um personagem novo, responde as perguntas dos episódios anteriores e levanta perguntas adicionais a serem respondidas no seguinte. Basicamente pode-se dizer que o anime mostra partes individuais do enigma que no final darão forma a um retrato inteiro.

Quanto a parte técnica: os episódios são coloridos em tons escuros, com uma especie de bruma ao redor da tela, dando aos espectadores um sentido impar do foco, quase como uma visão de túnel. Madhouse, que trabalhou também em Ninja Scroll e Vampire Hunter D: Bloodlust, fêz realmente um trabalho de causar medo neste anime. O original estilo visual fornece uma peculiar atmosfera a série. Sendo que as bonitas canções de abertura e encerramento são mais um atrativo.

Um anime esplêndido que vale a pena ser visto, com atenção.

Esta mensagem foi promovida a Artigo

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Infelizmente não foi das séries que acompanhei com mais atenção, mesmo assim conseguiu agradar-me, e para mim foram especialmente marcantes

os episódios do míudo do balão...tudo o que aquilo representava...o despertar da inocência para um mundo cruel e hóstil...sonhos e esperanças quebradas...o desejo de voltar a esses tempos em que tudo parecia mais simples...esses episódios ficaram marcados na memória

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Simplesmente é uma das minhas séries preferidas.

Está tudo muito bem construido nesta série, excelente enredo, personagens interessantes, excelente fotografia, etc...

È decididamente uma série muito obscura que joga 'num campo psicológico abordando temas dificeis.

*Convém ficar atento a todos os pormenores desde o primeiro episódio, pois quando uma pessoa se adianta na série é que repara que há uns pequenos detalhes muito bem pensados, que se uma pessoa for ver um ou outro episódio nunca chega a reparar.

**Só convém ver o Live Action Boogiepop and Others depois de se ver a série inteira.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Série excelentíssima, está nas minhas favoritas.

Animação, banda sonora, trama e os pensamentos profundos que nos levam a pensar em certos aspectos da vida e do mundo em si, na convivência, etc.

Fica aqui uma excelente review:

http://www.animehaus.com.br/boogiepo/boogiepo.html

Outro excelente promenor entre tantos nesta série é que conforme o campo magnético da cidade se vai dissipando, os episodios vão também perdendo o negrume e a neblina gradualmente, o último episodio está com a cor normal.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

série mesmo muito boa! é das minhas preferidas.

muito escura e estranha ._O

gosto particularmente do facto de em cada episodio ser focado alguem diferente, mas que no fim está interligado com todos os outros..

banda sonora magnifica,

o fato d boogiepop é mesmo lindo ;_;

uma coiza interessante é: depois do decorrer dos episodios, que nao sao propriamente felizes, o ending theme é altamente alegre e feliz! ^^ contrastando com um opening mais calmo. :X

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Realmente a serie é excelente en todos os aspectos, mas dificil de acompanhar, acho ke a vou ter de ver de novo. Só achei estranho final, Quando se descobre quem é quem.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

foi um dos primeiros Drama - Horror - Mystery k eu vi, i fikei bastante inprecionada pk ñ percebia a ponta de um C....no  :Cusagi espantado: até pk os acontecimentos eram sempre em pessoas diferente, por isso é k me interessei pelo anime.

No final fikei :Pusagi felix: :Pusagi felix: :Pusagi felix:ja percebi mas tive de voltar a ver desde do inico!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

uau.. até tou admirado com a kuantidade de fans do BP..  pessoalmente não gostei muito.. mas claro ke cada um tem os seus gostos!.. contudo fico admirado porke já tinha falado da serie a mais pessoal e tb não tinham demonstrado grande interesse!

é como digo... ha sempre fans para kualker serie de anime.. ;D  mesmo as menos conhecidas

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

uau.. até tou admirado com a kuantidade de fans do BP..  pessoalmente não gostei muito.. mas claro ke cada um tem os seus gostos!.. contudo fico admirado porke já tinha falado da serie a mais pessoal e tb não tinham demonstrado grande interesse!

é como digo... ha sempre fans para kualker serie de anime.. ;D  mesmo as menos conhecidas

Nai nai!! eu ñ sou fan deste genero de anime! eu assisto quase todo tipo de anime mas defenitivamente ñ é o meu tipo de anime, quando vejo um anime no 1º ou 2º EP e axo k ñ estou a perceber(loooooool) fico com mais interesse no anime, ñ é o meu genero de anime!!  :P

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Heya o Boogiepop por aqui! xD

Ando há dias de volta de Boogiepop Phantom a hesitar antes de fazer a crítica para o meu blog... acho que de todas as que já fiz vai ser a que representa o maior desafio...

- a desordem do tempo/espaço

- as diversas perspectivas

- os diversos fenómenos e agentes com uma matriz invulgar em acção

- a profundidade dos próprios temas psicológicos

- a metaforização cultural presente em nomes e nas próprias personagens

etc etc

BP é provavelmente dos animes mais profundos e difíceis de compreender na íntegra... e apesar de não ser também propriamente o meu tipo de anime, lá respeito consegue impor... lá ver se eu me safo como deve de ser ao abordá-lo :)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Ficamos então à espera dessa critica. ;)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Ficamos então à espera dessa critica. ;)

Já a fiz Ragnarokr e já a publiquei no blog... acabou por ser mais um guia de compreensão ao anime do que propriamente uma crítica normal mas pronto, neste caso particular acho que se justificava ^^

Acho que nunca atribuí uma nota tão elevada a um anime que não me disse tanto assim mas acho que foi merecido.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Obrigado!

Fiz os possíveis, B.P. não é mesmo um caso fácil :)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Este anime parece ser interessante.. Tenho grandes expectativas já que parece ser do meu genero de anime  :D

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Vi isto recentemente e desapontou-me profundamente. Dei-lhe 5/10. Fica a minha review, copiada do meu blog: http://naomeapeteceestudar.blogspot.com/2011/08/boogiepop-phantom.html

Um clássico dos 00s, o anime Boogiepop Phantom explora acontecimentos que se passaram há cinco anos e que se reflectem na actualidade: crianças com estranhos poderes, assassinatos e Boogiepop, uma criatura semelhante a shinigami (deus da morte).

A premissa é excelente, mas a concretização foi insuficiente. Este é um anime para quebrar a cabeça, mas não nos são dadas informações suficientes para conseguir resolver o puzzle. Parece ser necessário um conhecimento prévio de certos acontecimentos, que não nos é dado. Assim, isto acaba por ser apenas uma grande confusão. Além disso, existem elementos (os insectos, a misteriosa droga disfarçada de perfume) que parecem ser completamente esquecidos na progressão da história. é fácil de entender o fio principal da meada, mas tudo o resto teremos de considerar ou inútil ou inexplicável. Eu vou mais pelo inútil.

A direcção de arte tem também uma premissa excelente. Os tons sépia, o preto e branco, tudo isso é fascinante. Mas acaba por ser destruído por um design deficiente. Este estilo é popular no início dos 00s, especialmente para histórias deste género, o terror urbano, mas ainda assim acho que o estilo da realização teria sido muito mais eficiente com um design de personagens diferente, nomeadamente um estilo shoujo mais brilhante ou um estilo realista.

As personagens individuais de cada episódio estão bem desenvolvidas, havendo uma boa apresentação dos seus dramas, e Boogiepop mantém-se como criatura misteriosa do início até ao fim, se bem que lhe dão uma certa personalidade que me parece ser desnecessária. No entanto, Kirima Nagi - que é um ponto fulcral de união entre todas as histórias - não parece ter uma personalidade, um passado ou um futuro e está simplesmente ali a andar de mota e a ser fixe com um fatinho colado ao corpo.

A banda sonora é possivelmente o ponto mais bem conseguido da série. Mantém um nível de suspense e mistério adequados.

Boogiepop Phantom é parte de todo um franchise, mas a série - sobre a qual eu tinha grandes expectativas - é desagradável. Não tem o mistério nem o horror que prometia e é apenas uma amálgama confusa de conceitos que nunca são explicados. No entanto, a apresentação é muito original e daí um 5 e não outra coisa pior.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais


Há anos que estava para rever esta anime.
Não haja dúvida que mudei muito nestes últimos 12 anos.
Baixei a nota que lhe dei de 8 para 6.
Citando a LadyxZeus

Este é um anime para quebrar a cabeça, mas não nos são dadas informações suficientes para conseguir resolver o puzzle. Parece ser necessário um conhecimento prévio de certos acontecimentos, que não nos é dado. Assim, isto acaba por ser apenas uma grande confusão.



De qualquer forma, porque me apeteceu e porque não encontrei nenhuma em Português, decidi fazer uma cronologia.
Contém spoilers, não leiam se querem testar a vossa capacidade de observação e compreensão da narrativa animesca. xD

Cronologia de Boogiepop Phantom.


Há uma organização que não quer que a humanidade "evolua".
Eles criam monstros, seres humanos modificados, cuja tarefa é encontrar e eliminar humanos a "evoluir". (episodio 5)

Há 5 anos atrás:
- Nagi Kirima está a evoluir e a morrer por causa disso. (episodio 12)
- Shinpei Kuroda conhece a Nagi e decidi trair a organização roubando o antidoto para salvar a Nagi. (episodio 12)
- Perseguido pelos agentes da organização ele deixa cair o antidoto. (episodio 12)
- A Drª Kisugi encontra o antidoto. (episodio 9)
- Shinpei Kuroda é morto pela organização. (episodio 12)
- Touka Miyashita encontra o Shinpei Kurota. O choque leva-a a criar o alter-ego Boogiepop. (episodio 12)
- A Drª Kisugi ao ver a recuperação da Nagi decide injectar o antidoto nela própria.
- A Drª Kisugi torna-se no assassino em série.
- Ela injecta o antidoto nalguns dos seus pacientes para os matar mais tarde.
- Entre outros ela mata a Shizue Wakasa e a Megumi Toyama (Panuru). (episodios 6 e 2)
- Nagi Kirima e Boogiepop lutam contra a Drª Kisugi e matam-na. (episodio 6)-> cena com 5 segundos!
- Manaka Kisaragi nasce e a mãe dela perde a memória. (episodio 11)

Há 3 anos atrás:
- Manaka Kisaragi começa a "evoluir". (episodio 11)

Algures no passado:
- O E.T. Echoes é capturado pela organização Towa.

Há 1 mês atrás:
- Manticora, um clone defeituoso de Echoes, escapa da instalações da organização.
- Manticora mata Minako Yurihara e assume a sua forma.
- Masami Saotome e Manticora tornam-se aliados.
- Eles começam a vender a droga Type-S, incluindo a Sunami Uehara e a Yoji Suganuma. (episodio 4)
- Echoes escapa à organização e persegue Manticora.
- Manaka Kisaragi é morta pela avó. (episodio 11)
- Nagi e Echoes lutam contra Masami e Manticora.
- Masami mata Nagi.
- Echoes e Boogiepop matam Manticora com o Pilar de Luz. (episodio 8)
- Masami suicida-se, atirando-se contra o Pilar de Luz. (episodio 8)
- O Pilar de Luz ressuscita Manaka. (episodio 11)
- O Pilar de Luz faz "evoluir" alguns humanos, como o Hisashi Jonouchi e os irmãos Oikawa. (episodios 2 e 7)
- O Pilar de Luz cria a Boogiepop Phantom, uma cópia da Boogiepop original mas com a cara da Minako Yurihara. (episodio 8)
- O Pilar de Luz cria a Manticora Phantom, cópia da Manticora original mas menos poderosa e com o corpo de Masami Saotome. (episodios 1, 3 e 8)
- Echoes ressuscita Nagi.
- Alguns dias depois Echoes encontra Manaka e restringe a capacidade dela de comunicar e interagir com outros seres humanos. (episodio 11)
- Echoes deixa a Terra.

No presente:
- Boogiepop persegue e mata cópias Manticora.
- Manaka cria o Pied Piper a partir das memórias dos irmãos Oikawa. (episodios 7 e 10)
- Boogiepop Phantom captura alguns humanos a "evoluir", como o Hisashi Jonouchi e os irmãos Oikawa. (episodios 2 e 7)
- Nagi Kirima encontra Nishida, a cópia de Kuroda. (episodio 8)
- Nagi e Nishida conhecem Boogiepop Phantom. (episodio 8)
- Nishida é infectado com uma cópia Manticora quando regressa a Tóquio. (episodio 8)
- Akane Kojima dá o nome de Poom Poom ao Pied Piper. (episodio 10)
- Nagi confronta Manaka e Poom Poom no parque Parsley. (episodio 10)
- Boogiepop confronta Poom Poom e Manaka. (episodio 10)
- Boogiepop e Boogiepop Phantom decidem não matar Manaka. (episodio 11)
- Echoes transforma Manaka em luz. (episodio 11)

1 Ano depois:
- Touka Miyashita e Kazuko Suema vão a Tóquio fazer os exames de admissão. (episodio 12)
- Em Tóquio Touka muda para Boogiepop e mata a última das cópias Manticora junto com Nishida. (episodio 12)



 

 

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais