Xin

Mangá não nipónico?

O que acham dos mangás que são feitos com o estilo nipónico a.k.a. Japonês?   9 votos

  1. 1. O que acham dos mangás que são feitos com o estilo nipónico a.k.a. Japonês?

    • Óptimos, óptimos! Significa que o anime/mangá começa a expandir-se.
      0
    • Para mim é indiferente... O que me interessa é o estilo de desenho e não a proveniência...
      5
    • Indiferente... Só compro/dou atenção ao que é Japonês, portanto não me incomodam.
      5
    • Absolutamente contra. O que é Japonês deve lá ficar e acabou-se.
      0

Por favor faz login ou regista uma conta para poderes votar nesta votação.

9 mensagens neste tópico

É isso mesmo... Ultimamente têm vindo a aparecer "mangás", com o estilo nipónico e tudo o mais que, apesar de usarem o nome mangá e o estilo japonês, são criações/obras de brasileiros e artistas de outros países. Inclusive, o animept publicou uma notícia em que anunciava a chegada a Portugal de duas revistas "hentai", que são obras de brasileiros.

Agora a questão é a seguinte... O que é que acham disto? É-vos indiferente que o que conhecemos como técnicas de mangá sejam apropriados por outros artistas não-nipónicos, fora do Japão? São contra? A favor?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Para mim isso é me indiferente, tambem porque nao gosto só de manga, gosto de diferentes tipos de estilos, por acaso bd, nunca vi nada brasileiro sem ser aqueles livrinhos da turma da monica... normalmente o que me interesa é um certo estilo de desenho... e nao vejo nenhum mal outros adptarem um pouco o estilo de outros para dizer a verdade a minha BD favorita foi desenhada por um japones, Tsutomu Nihei, mas ele desenhou a para a marvel, e usou um estilo ligeramente diferente do que custuma usar (a principal diferença é que o volume é todo colorido).

Normalmente a diferença entre a manga fabricada no japao e ao outra suposta manga é mesmo isso, o uso da cor, o que por vezes a torma um pouco mais apelativa... Por isso a minha pessoa mantem se na indiferencia, existem varias tecnicas para desenhar BD o autor é que toma a opçao que mais gosta ou que lhe convem, nao vejo mal nenhum nisso :)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Por mim tanto me faz o estilo do desenho. A minha banda desenhada preferida é a do Calvin & Hobbes o que não tem nada a ver com o estilo nipónico. O que me faz gostar de manga normalmente é a história e as personagens. Claro que pelo desenho ser diferente do ocidental torna logo mais apelativo. Agora se os brasileiros estão a começar a adoptar o traço característico dos mangas japoneses, não vejo mal nenhum. Há vários desenhos animados americanos que já imitaram o traço de anime. Se isso acontece agora nas BDs talvez seja uma maneira de atrair mais fãs. Mas espero que isso não se torne uma coisa comum. O que torna a manga única é ser algo diferente do que estamos habituados a ver nas bandas desenhadas do Super Homem e do Tio Patinhas.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Manga japonês é mesmo o original e o original é sempre o melhor, mas isto de haver manga feita noutros países e por pessoas de outras nacionalidades pode mesmo ser sinal de que a cultura de anime/manga se está a expandir pelo mundo e a evoluir bem :). Eu sou como a kage, gosto de vários estilos de desenho e também não vejo mal nenhum em adaptar o estilo próprio de outra pessoa... acho que isso só dá mais mérito e reconhecimento! E o mesmo que acontece com a adaptação do estilo japonês. Desde que não se comecem a copiar séries e ideias originais e tal, não vejo mal nenhum, até acho que traz mérito! Btw, isto não devia estar na board Manga Geral?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Para que algo seja manga tem que se japonês por definição. Uma obra de uma brasileiro com um desenho semelhante ou estilo japonês não deixa de ser uma banda desenhada e não o manga. Até os coreanos fazem "manwa" (espero que não me engano na palavra) embora o estilo seja totalmente inspirado do japonês, não se pode dizer que são mangas. Para uma banda desenha ser manga tem que ser feita por um japonês ... ou pelo menos ser publicado no Japão pela uma editora japonesa.

Agora que os autores estrangeiros se inspiram do estilo manga ... o problema é deles, afinal o que conta é a qualidade da história. Sendo assim não é porque uma banda desenhada tem um estilo visual manga, que vou mais gostar dela. O importante esta no conteúdo. Cada artista deve seguir as suas influencias ... o problema é que muitas vezes quando nos inspiramos do estilo "manga" deixamos de ter originalidade. A força de um autor é quando ele sabe dar aos seus desenhos um traço particular ... como Akira Toryiama, Masashi Kishimoto, Takehiko Inoue ... enfim todos os grandes autores japoneses tem um estilo particular embora se enquadra sempre na mesma esfera. Agora acho que muitos ocidentais desenham ao estilo "manga" mais tradicional sem trazer qualquer parte original na sua obra. O que é mal porque torna se apenas uma imitação.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Para mim a questão não se põe ao nível do ser "a favor ou contra"...a questão fundamental está na diferença entre os autores inspirararem-se num estilo e imitá-lo. Penso que a primeira hipótese é aceitável e legítima, mas na segunda hipótese correm-se sérios riscos - o primeiro é, como já foi dito, a falta de originalidade. O segundo, ainda mais grave, é o risco da banalização do estilo e, pior ainda, da falta de qualidade das ditas "imitações". Não gosto só de manga, mas também não gostaria que agora toda a gente desatasse a imitar o estilo. No entanto não sei se concordo que Manga só seja Manga se for feita por japoneses...o fado só é fado se for cantado por portugueses? O rap deixa de ser rap se não for cantado por americanos? Nem eu sei responder, ficará ao critério de cada um.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Para mim a questão não se põe ao nível do ser "a favor ou contra"...a questão fundamental está na diferença entre os autores inspirararem-se num estilo e imitá-lo. Penso que a primeira hipótese é aceitável e legítima' date=' mas na segunda hipótese correm-se sérios riscos - o primeiro é, como já foi dito, a falta de originalidade. O segundo, ainda mais grave, é o risco da banalização do estilo e, pior ainda, da falta de qualidade das ditas "imitações". Não gosto só de manga, mas também não gostaria que agora toda a gente desatasse a imitar o estilo. No entanto não sei se concordo que Manga só seja Manga se for feita por japoneses...o fado só é fado se for cantado por portugueses? O rap deixa de ser rap se não for cantado por americanos? Nem eu sei responder, ficará ao critério de cada um.[/quote']

Manga é apenas a maneira de dizer Banda desenhada em Japonês ... ou seja o rap cantado em outras línguas é sim rap. E a Banda desenhada do Brasil até Japão não deixa de ser banda desenhada. Mas agora Manga é uma outra questão já que é apenas um critério totalmente fictício. Qual é o ponto comum entre os mangas? Serem de origem japonesa. O desenho das meninas Clamp não tem nada a ver com o estilo do Shinchan. Ou seja um critério meramente estético não caracteriza o manga, mas sim a nacionalidade.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Para mim a questão não se põe ao nível do ser "a favor ou contra"...a questão fundamental está na diferença entre os autores inspirararem-se num estilo e imitá-lo. Penso que a primeira hipótese é aceitável e legítima' date=' mas na segunda hipótese correm-se sérios riscos - o primeiro é, como já foi dito, a falta de originalidade. O segundo, ainda mais grave, é o risco da banalização do estilo e, pior ainda, da falta de qualidade das ditas "imitações". Não gosto só de manga, mas também não gostaria que agora toda a gente desatasse a imitar o estilo. No entanto não sei se concordo que Manga só seja Manga se for feita por japoneses...o fado só é fado se for cantado por portugueses? O rap deixa de ser rap se não for cantado por americanos? Nem eu sei responder, ficará ao critério de cada um.[/quote']

Manga é apenas a maneira de dizer Banda desenhada em Japonês ... ou seja o rap cantado em outras línguas é sim rap. E a Banda desenhada do Brasil até Japão não deixa de ser banda desenhada. Mas agora Manga é uma outra questão já que é apenas um critério totalmente fictício. Qual é o ponto comum entre os mangas? Serem de origem japonesa. O desenho das meninas Clamp não tem nada a ver com o estilo do Shinchan. Ou seja um critério meramente estético não caracteriza o manga, mas sim a nacionalidade.

Bem, vou ter de discordar contigo. Manga e Anime vão para além do simples estilo gráfico que partilham. Os orientais, neste caso os Japoneses, têm um estilo de vida e psique quase alienigeno quando comparado ao nosso. E isso reflecte-se nas histórias que as Mangas ou o Anime contam. Não é o estilo em si porque, quem sabe um pouco de história, sabe que quando o anime começou em 1950 (aprox) com Astroboy, creio, o estilo tinha sido quase transcrevido das animações da Disney e evoluiu a partir daí. Eu gosto do estilo mainstream e do alternativo no manga/anime mas a definição do anime vai para além de olhos grandes, cabelo cor-de-rosa e narizes pequenos.. é a história, a cultura que se transmite, valores e maneiras diferentes de pensar. Imagina uma heroi musculado da Marvel sentado a beira-mar todo triste porque a irmã se esqueceu de lhe dar o seu bolo favorito no seu dia de anos.. é impossivel abordar isto sem ser cómico. Cada tipo de história com o seu estilo, é assim que deve ser.

Há mais no Anime do que olhos grandes e bocas pequenas. Há cultura.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

O termo manga nao se atribui a um desenho mas a uma nacionalidade ... é proprio da definiçao.

Isto é manga : http://www.linc.de/review/Comic/vagabond/vagabond-1.jpg

e isto tambem http://www.manganet.it/recensioni/manga/blame.jpg ... se achas grandes as semelhances com isso http://www.j-pop.de/anime/shin-chan/shin-chan-03.jpg ou isso http://www.unicefusa.org/atf/cf/%7BB35DBA70-2A32-4E25-999B-FA3A590864DB%7D/hellokitty.gif

Para mim a differenç entre um comic http://www.pandaystudio.com/Sketches/punisher.jpg e um hokuto no ken por exemplo http://www.gioger.it/cover1.jpg ... acho os dois mais parecidos de que ken com esse http://www.hjo3.net/damekko_doubutsu_screencap.jpg. Ou seja um manga é uma banda desenhada feita por um japones mesmo que tenha pinta de comic ou seja la o que for. No caso da cultura nao te vou contradizer, embora considero que um autor tem um universo proprio e nao meramente uma cultura nacional, embora fica sempre influenciado. Se um estrangeiro passa a tentar, seria apenas imitaçao.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais