Faz login para seguires isto  
Seguidores 0
Shurayukihime

Departures - Okuribito

6 mensagens neste tópico

Há algumas semanas atrás fui ver "Departures", o filme que ganhou o Óscar de melhor filme estrangeiro este ano. Foi o melhor filme Japonês que vi no cinema este ano, até agora.

O personagem principal é violoncelista numa orquestra sinfónica e após a dissolução desta vai viver com a esposa para a casa que a mãe lhe havia deixado no sua terra Natal, no Norte do Japão. Disposto a aceitar qualquer emprego responde a um anúncio no jornal e acaba por trabalhar para uma pequena empresa de cerimónias fúnebres isto sabendo que, segundo o Budismo, as actividades relacionadas com os mortos são consideradas impuras.

Um tema delicado tratado com uma pinga de humor mas mantendo muita sobriedade e ternura.

Aqui fica o trailer. Para quem percebe Japonês pode conter alguns spoilers.

http://www.youtube.com/watch?v=BBqMNSOqAQc

Outros filmes Japoneses recentes que vi no cinema nos últimos dois ou três meses:

"Still Walking" - é um episódio interesante da vida de uma familia Japonesa mas a certa altura parecia arrastar-se e comecei a achar um tanto seca.

"United Red Army" - há muitos anos atrás vi um pedaço de reportagem da época que mostrava os confrontos entre a policia e a população, aquando das manifestações contra a construção do novo aeroporto de Toquio nos anos 60. Impressionou-me bastante na altura e por isso quis saber mais sobre estar época e fui ver este filme. Baseado em acontecimentos reais, não o aconselho a pessoas demasiado sensíveis.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu já vi o Okuribito, e tenho que dizer que é um filme espectacular! Honestamente um dos melhores filmes do género. Aconselho a todos.

PS: Questiono-me se não existe um outro tópico onde este filme já foi mencionado...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu estive à procura, mas como não encontrei, resolvi criar porque gostei muito do filme.

Mas se já existir tópico peço desculpa pela repetição.  :-[

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu adorei o Departures.

Um dos melhores filmes asiaticos que já vi. Esteve 10 anos para ser feito! O actor principal passou o tempo a aprender aquela arte à exaustão.

O Still Walking também é um bom filme, ser um fã do genero tb ajuda, mas a execução e a história são excelentes.

United Red Army ainda não vi mas parece ser muito bom.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

O Departures é muito fixe, dos melhores filmes japoneses que vi.

O still walking é dos meus filmes preferidos de sempre, não é um filme para toda a gente mas é o meu tipo de filme, muito bom.

O united red army não conhecia, nunca vi.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Vi ontem o filme em questão e adorei. Trata muito bem o tema da perda, tem espaço para a comédia e momentos muito emotivos.

Não percebo os que criticaram a Academia Americana de Cinema por não premiar antes "A Valsa com Bashir" com o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro... há melhores filmes sobre o conflito israelo-libanês e, como já muitos críticos de cinema constataram, os tipos da Academia votam com o coração, que "Despedidas" comove e inspira.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Faz login para seguires isto  
Seguidores 0