nyu

Anime "made in" Hollywood

10 mensagens neste tópico

Para não variar, a notícia passou despercebida, mas há dois dias introduzi este texto: http://www.anime.pt/modules.php?name=News&file=article&sid=373&mode=&order=0&thold=0 que talvez não tenham lido.

Bom claro que a perspectiva do artigo é puramente economicista e o intuito de criar, para muitos americanos, é sinónimo de fazer dinheiro... e muito dinheiro. O que o artigo defende é outra via para o anime, isto é, o abandono da "arte" e a escolha da produtividade para atingir o lucro.

Todos sabemos que os japoneses recusam muitas vezes que alguns jogos saiam no mercado ocidental (o último jogo de Bleach para a PS2 por exemplo) e os próprios sites dedicados às séries estão, na grande maioria dos casos, em japonês, dificultando o acesso a recursos que não se encontram facilmente nos sites europeus ou americanos (notícias e outro tipo de informações mais práticas como "releases", etc etc).

Para vocês como é? O anime deve aproximar-se cada vez mais do lado comercial da coisa, abraçar a produção da animação através do computador e, desta forma, ser um anime do género hollywoodesco, como sugere o artigo, ou continuar a insistir na animação tradicional criando assim animes de qualidade superior mas em menor quantidade?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião, o facto de se optimizar a produção do anime, traz consigo aspectos positivos, entre os quais o mais relevante, era haver um maior e mais facil acesso ao anime por parte do mundo ocidental. Mas por outro lado também traz cenas negativas, entre os quais, o facto de se tornar mais economicamente viavel, iriam surgir muito "lixo" a preencher espaços (ou a tentar) no mercado. Criando uma grande abundancia de animes de fraca qualidade e sem interesse nenhum. Em que no futuro iria acabar como o cinema oriundo de Hollywood, em que quando se vai ao cinema entre 20 filmes ou mais, apenas um ou dois é que valem a pena ver..

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

O artigo não passou despercebido nyu (pelo menos para mim). Achei bastante interessante até. Fiquei um bocado dividida. Não gostava que os animes passassem apenas a ter apenas um objectivo, o lucro. Holywood é conhecida por gastar resmas de notas em filmes para as massas. Ou seja, basta que um filme tenha uma actriz bonita ou um galã do cinema, efeitos especiais e uma história simples, et voilá! O maior sucesso de bilheteiras nos USA. Depois o filme chega à Europa e a história repete-se.

Já os animes conseguem sempre passar mais despercebidos. Mesmo quando a viagem de Chihiro ganhou todos aqueles prémios, duvido que alguém encontrasse t-shirts com a cara da Chihiro estampada, ou mesmo bonecas da Chihiro tipo Barbie.

Por um lado é mau para os fãs de anime, pois torna-se mais difícil aceder às novidades que os japoneses querem tornar exclusivas. Mas se a qualidade é boa, então deveria continuar assim.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Bom claro que a perspectiva do artigo é puramente economicista e o intuito de criar' date=' para muitos americanos, é sinónimo de fazer dinheiro... e muito dinheiro. O que o artigo defende é outra via para o anime, isto é, o abandono da "arte" e a escolha da produtividade para atingir o lucro.[/quote']

Eu não acho que o Anime precise de apostar na produtividade, acho que já há Anime de sobra para todos os gostos,aceder-lhe é que nem sempre é fácil. Para mim Anime e Hollywood são 2 conceitos simplesmente incompatíveis, já abasta os live-action movies(esperemos que a moda não pegue).

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
O artigo não passou despercebido nyu (pelo menos para mim). Achei bastante interessante até.

Obrigada, misao. Btw, tens sempre uns avatars muito giros (gostava daquele do urso). Relativamente ao tópico, concordo com a Faye quando diz que já há muitos animes, mas o que a revista diz é que ainda deve haver mais e uma exportação mais forte, organizada e com menos entraves por parte dos japoneses.

Penso que todos queremos um acesso mais fácil às séries, se bem que com a internet tudo fica muito mais facilitado. No entanto, também deve ser preservada a qualidade como disse o Betovsky. Como tudo, mais exposição acarreta novos desafios para o anime. O que não quero ver é mais séries péssimas como muitas que têm sido ultimamente, muitas vezes lindas de morrer dados os gráficos feitos em computador mas vazias por dentro.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Obrigada' date=' misao. Btw, tens sempre uns avatars muito giros (gostava daquele do urso).[/quote']

Obrigada! O do urso a chorar? (É um leão btw, é o Kon de Bleach, muito kawaii). Já agora, o avatar que tens agora, é alguma personagem da Rumiko Takahashi? Só por curiosidade...

O que não quero ver é mais séries péssimas como muitas que têm sido ultimamente' date=' muitas vezes lindas de morrer dados os gráficos feitos em computador mas vazias por dentro.[/quote']

Faço dessas as minhas palavras. ^_~

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
O que não quero ver é mais séries péssimas como muitas que têm sido ultimamente' date=' muitas vezes lindas de morrer dados os gráficos feitos em computador mas vazias por dentro.[/quote']

Também concordo com isso. Eu gosto de animes k me façam ficar agarrada ao ecrã e a cadeira.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Obrigada' date=' misao. Btw, tens sempre uns avatars muito giros (gostava daquele do urso).[/quote']

Obrigada! O do urso a chorar? (É um leão btw, é o Kon de Bleach, muito kawaii). Já agora, o avatar que tens agora, é alguma personagem da Rumiko Takahashi? Só por curiosidade...

Off-topic: Ah é um leão eheh pensei que era um urso. Tenho aqui até ao episódio 25 de Bleach para ver mas ainda não vi. Sim, estás correcta é a Kyoko Otonashi de Maison Ikkoku.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Off-topic: Bem me parecia que era familiar... Nunca vi Maison Ikkoku, mas essa expressão faz-me lembrar uma personagem de Urusei Yastura! ^_~

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

voltando ao topico...

resumidamente a noticia diz que a industria da anime é pouco lucrativa, que há demasiados estudios de anime e que estes são explorados, no mau sentido, pelos canais de tv.

diz tambem que cada vez há menos desenhadores, devido aos maus salarios e que a industria está a tentar tornar-se mais global, no entanto este global são os states, pelo ponto de vista do autor do artigo e dos japoneses.

posto isto, 3 pontos são relevantes para serem discutidos:

1º se os estudios japoneses fossem mais lucrativos será que ficariam mais americanizados?

pelo que li na noticia ninguem diz que é necessário incluir a moralzinha amaricana nos anime para eles ficarem mais lucrativos, os americanos conseguem inclui-la eles mesmos (ler noticia sobre one piece versão fox)

2º será possivel fazer a anime tão lucrativa como os cartoons?

é que um "south park" ou um "samurai jack", em termos de animação, são uma porcaria, aquilo, 2 ou 3 gajos com 2 ou 3 boas estações de trabalho, fazem-no numa semana. tentem o mesmo com o "one piece" que nem sequer é dos mais trabalhosos.

acho que o factor humano na anime é imprescindivel e encarece.

3º não será uma tendência irreversivel, a anime ficar cada vez mais americanizada?

com a globalização, leia-se capitalismo à la hollywood, toda a gente terá cada vez mais o mesmo tipo de cultura, ou seja a cultura será padronizada, e o padrão, quer queiram ou não, é hollywood ou wall street, qual dos 2 o pior.

p.s. é extraordinario que uma noticia destas tenha tido tão pouca participação, acho que o pessoal fala fala sobre que as coisas tão mal e é preciso mudanças, mas na realidade, têm mas é a pança cheia e estão bem refastelados a apanhar sol.

no tempo do meu avô isto tinha dado revolução :)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais