OuroSobrAzul

Máquinas de Costura - quais usam e recomendam? Partilha de tutoriais de costura.

32 mensagens neste tópico

Bem, estou a pensar comprar uma máquina de costura, não só para o cosplay, mas também para coisas básicas do dia a dia (fazer baínhas em calças, coser fechos/zippers, etc), mas admito, não quero gastar muito dinheiro x_x Já reparei que as melhores máquinas custam normalmente acima de 250€, mas não me posso dar ao luxo de dar esse dinheiro todo =/ E já para não falar que ainda tenho de aprender a mexer nela...

E vocês? que máquinas costumam usar? Há alguma funcionalidade/tipo de ponto que acham essencial?

Help the noob =x

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu uso uma máquina que comprei por 24 euros na box do jumbo. É barata mas dá para o cosplays (bainhas e etc). Isso dos pontos depende do tecido, um tecido mais grosso convém ter um ponto mais largo, no entanto a minha máquina não se dá ao luxo de ser modificada e por isso cozo as coisas mais grossas à mão.

Have fun... :D

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Pois... eu estava a pensar comprar uma na worten por 30€, mas fico com a sensação que tão barata, não deve dar para fazer grande coisa =/

Btw, há uns tempos havia um fórum de cosplay tuga, onde o pessoal podia tirar dúvidas em conjunto. Ainda existe ou já foi fechado?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Btw, há uns tempos havia um fórum de cosplay tuga, onde o pessoal podia tirar dúvidas em conjunto. Ainda existe ou já foi fechado?

À muito que está fechado, o CosplayINFO. Devido a problemas de servidor, penso que se perdeu a base de dados também do fórum, e então depois, por ordem da equipa, decidiu fechar "for good". Existe ainda o site.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Uso uma das minhas maquinas velhinhas e a pedal lá de casa.. É coisa que não falta é máquina de costura, por isso também não tenho problemas com pontos e etcs.. :P

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Pois... eu estava a pensar comprar uma na worten por 30€, mas fico com a sensação que tão barata, não deve dar para fazer grande coisa =/

Btw, há uns tempos havia um fórum de cosplay tuga, onde o pessoal podia tirar dúvidas em conjunto. Ainda existe ou já foi fechado?

Eu tenho uma dessas e foi essa mesma que eu usei para fazer os meus últimos cosplays (CC e Kirakishou ) , se bem que tenho uma grande mas não sei mexer nela x_x

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu até ao natal passado tinha uma dessas pequeninas que já se falou, mas aquilo era tão fraquinho que só dava mesmo pra tecidos fininhos, bainhas (nem todas), etc. No natal passado ofereceram-me uma melhor, que penso que era à volta dos 150€ na media market. eu é que a escolhi e tudo, mas já não me recordo mesmo do preço exacto. posso dizer que vale bem a pena o investimento, a máquina é uma maravilha...tem n pontos, cose tecidos grossos com fartura, é um espectáculo ^.^

eu também já tive de cozer vários cos meus à mão anteriormente...epa dá um bocado mais de trabalho, mas faz-se =) demoras mais tempo mas se fizeres certinho sai bem =) quando comecei a fazer cosplay nem máquina tinha, um dos fatos que eu mais gosto, o de yuna songstress de ffx-2, fi-lo completamente à mão e acho que ficou muito bonito ^.^

boa sorte com a compra da máquina! =)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho a maquina da minha mãe! XD Um singer muito velha! XD MAS QUE É BOA ! e tenho uma a pedal que precisas de óleo!

Pena é a maquina de tricou! XD não ah agulhas a venda! então não posso por a funcionar!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Ena, muito obrigada a todos pelas dicas.

Eu também ando com ideias de comprar uma máquina de costura.

Já pensei em comprar dessas mais baratinhas, mas a minha mãe diz que essas não são lá muito boas para fazer fatos tão trabalhosos como os de Cosplay.

Mesmo assim, ainda vou dar uma vista de olhos à Box do Jumbo de Torres e à Worten. Pode ser que encontre uma boa a um preço mais acessível. ^^

As da Singer, acredito que sejam de óptima qualidade, mas a maior parte são demasiado caras para mim. x.x

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Ena, muito obrigada a todos pelas dicas.

Eu também ando com ideias de comprar uma máquina de costura.

Já pensei em comprar dessas mais baratinhas, mas a minha mãe diz que essas não são lá muito boas para fazer fatos tão trabalhosos como os de Cosplay.

Mesmo assim, ainda vou dar uma vista de olhos à Box do Jumbo de Torres e à Worten. Pode ser que encontre uma boa a um preço mais acessível. ^^

As da Singer, acredito que sejam de óptima qualidade, mas a maior parte são demasiado caras para mim. x.x

O fato da Queen of Hearts foi feito com uma máquina de 20 e tal euros.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Ena, muito obrigada a todos pelas dicas.

Eu também ando com ideias de comprar uma máquina de costura.

Já pensei em comprar dessas mais baratinhas, mas a minha mãe diz que essas não são lá muito boas para fazer fatos tão trabalhosos como os de Cosplay.

Mesmo assim, ainda vou dar uma vista de olhos à Box do Jumbo de Torres e à Worten. Pode ser que encontre uma boa a um preço mais acessível. ^^

As da Singer, acredito que sejam de óptima qualidade, mas a maior parte são demasiado caras para mim. x.x

O fato da Queen of Hearts foi feito com uma máquina de 20 e tal euros.

Sim XD. Isso e à mão.

Have fun.... :D

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Pois... eu estava a pensar comprar uma na worten por 30€, mas fico com a sensação que tão barata, não deve dar para fazer grande coisa =/

nao compres, a sério. eu comprei essa e aquilo cose-me os pontos mal (tipo ta a coser muito bem e depois salta pontos e assim), mesmo com tanto ajuste que ja fiz, continua a não servir de nada. Se queres uma para fazer cosplay, + vale juntares dinheiro suficiente e comprar uma daquelas máquinas a sério (por volta de 100euros). Quanto a tipos de ponto, a menos que queiras fazer bordados ou efeitos nos tecidos, uma com o ponto normal é o suficiente. Espero ter ajudado :3

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Ena, muito obrigada a todos pelas dicas.

Eu também ando com ideias de comprar uma máquina de costura.

Já pensei em comprar dessas mais baratinhas, mas a minha mãe diz que essas não são lá muito boas para fazer fatos tão trabalhosos como os de Cosplay.

Mesmo assim, ainda vou dar uma vista de olhos à Box do Jumbo de Torres e à Worten. Pode ser que encontre uma boa a um preço mais acessível. ^^

As da Singer, acredito que sejam de óptima qualidade, mas a maior parte são demasiado caras para mim. x.x

O fato da Queen of Hearts foi feito com uma máquina de 20 e tal euros.

Sim, eu li. ^^

Mas isso deve ser ela que já deve ter alguma pratica na costura e na confeicção de fatos, para não dizer que ela coseu algumas das partes do vestido à mão, pois a máquina não aguenta tecidos mais grossos or something like that.

Agora para mim, esta iria ser a primeira vez que eu ia trabalhar com uma máquina de costura e a minha primeira experiência a fazer um fato para cosplay. ^^'

nao compres, a sério. eu comprei essa e aquilo cose-me os pontos mal (tipo ta a coser muito bem e depois salta pontos e assim), mesmo com tanto ajuste que ja fiz, continua a não servir de nada. Se queres uma para fazer cosplay, + vale juntares dinheiro suficiente e comprar uma daquelas máquinas a sério (por volta de 100euros). Quanto a tipos de ponto, a menos que queiras fazer bordados ou efeitos nos tecidos, uma com o ponto normal é o suficiente. Espero ter ajudado :3

Pois, é esse o meu problem! Dx

É que pode haver máquinas baratuchas que até dão para se desenrascar e até cosem os pontos bem, e outras ao mesmo preço um pouco mais caras mas que são uma grande porcaria, para não dizer outra coisa. ^^'

Por isso é que eu não quero arriscar sem antes ter a certeza de que estou a fazer a escolha acertada. :x

Eu já ando a pôr algum dinheiro de parte para comprar uma máquina de costura melhorzinha. Mesmo assim, tenho curiosidade de ir ver a essas lojas a ver se encontro uma máquina de costura boa.

Depois quando tiver alguns nomes, venho aqui perguntar se acham que vale a pena. ^^

Anyways, se tiverem mais recomendações a fazer ou se acharem alguma loja ou casa que tenha à venda uma máquina de costura boa a um preço acessível, avisem! ;D

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

A minha nunca deu problemas e foi a primeira vez que usei maquina num cosplay. Se são principiantes não comprem nada caro até porque podem partir a máquina ou assim.

Have fun... :D

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

A minha nunca deu problemas e foi a primeira vez que usei maquina num cosplay. Se são principiantes não comprem nada caro até porque podem partir a máquina ou assim.

Pois, isso concordo. XD Mas para isso, é também preferivel que se aprenda com alguem a costurar para se ir habituando e aí sim comprar uma maquina decente. Claro, tambem tem as suas desvantagens.. por exemplo, eu aprendi com a minha avó numa daquelas velhas de pedal, agora não consigo habituar-me àquelas automaticas (parece que não tenho controlo da máquina xD)

Quanto a marcas, pelo que sei, as Singer são as melhores. Tanto pequenas como grandes, nunca ouvi ninguem se queixar.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

A minha trouxe pedal, podes controlar a velocidade por aí.

Have fun... :D

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

A minha trouxe pedal, podes controlar a velocidade por aí.

pois, é dessas com que me ajeito.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

eu penso que regra geral todas as máquinas trazem pedal, hoje em dia. A minha nova tem, e a velha baratinha também tinha pedal =)

mas uma diferença por ex da barata para a mais cara: na barata só tinha uma velocidade de costura, na que tenho agora a velocidade varia conforme a pressão que exerço no pedal. na barata bem podia carregar devagar ou com força que era a mesma coisa xD a velocidade dá jeito para certo tipo de confecções...

a máquina que eu tenho é da marca Brother. quando a comprei, tinham dois modelos desta e três da Singer. eram as únicas marcas que havia...a singer era mais cara. eu sinceramente estou muito satisfeita com esta...ainda não me deu problemas rigorosamente nenhuns.

quanto aos pontos também acho que não precisas de nada muito rebuscado, a não ser que o cos em si o exija =)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

A minha nunca deu problemas e foi a primeira vez que usei maquina num cosplay. Se são principiantes não comprem nada caro até porque podem partir a máquina ou assim.

Have fun... :D

Foi?

Uauu! Então deves ter tido sorte na compra da tua maquina! ^^ ( And also, deves ter realmente jeito para o corte e a costura! )

Pois, isso concordo. XD Mas para isso, é também preferivel que se aprenda com alguem a costurar para se ir habituando e aí sim comprar uma maquina decente.

Quanto a marcas, pelo que sei, as Singer são as melhores. Tanto pequenas como grandes, nunca ouvi ninguem se queixar.

Realmente, vendo pelo teu ponto de vista, se calhar se eu comprasse agora uma mais baratinha só para indo apanhando o jeito às maquinas e também para ir aprendendo e treinando com fatos de cosplay mais simples, se calhar era melhor do que comprar já uma Topo de Gama, que eu sem querer ainda posso estragar. xD

a máquina que eu tenho é da marca Brother. quando a comprei, tinham dois modelos desta e três da Singer. eram as únicas marcas que havia...a singer era mais cara. eu sinceramente estou muito satisfeita com esta...ainda não me deu problemas rigorosamente nenhuns.

quanto aos pontos também acho que não precisas de nada muito rebuscado, a não ser que o cos em si o exija =)

Ya, é essa a marca que também costumam recomendar. ;)

Pois, os pontos ( penso eu de quê ), não costumam variar muito de fato para fato, apenas se um precisar de um certo efeito de costura do que outro. Aí sim, já deve ser necessário.

( Corrijam-me se tiver errada. ^^' )

Mas sinceramente, nem estou muito preocupada com a parte da costura ou da escolha da maquina, estou é mais preocupada com o facto de não ter experiência nenhuma no Corte dos Tecidos, nem ter nenhum familiar ou conhecido que me possa ensinar ( a não ser, a costureira a que recorri para o último fato. ) x.x

( Um dia ainda heide propôr aqui aos mais experts em Corte e Costura, para fazerem um Atelier das duas temáticas. xD )

Não, mas é verdade. Estou receosa em relação à parte do Corte.

Segundo ouvi dizer, é preciso saber-se fazer cálculos muito complexos e calcular tudo com muita precisão, e aplicar bem as regras de Corte. x.x

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais