Faz login para seguires isto  
Seguidores 0
Visitante Blue-Kun

As duvidas do nosso Pretoguês.

13 mensagens neste tópico

Já que eu comecei uma coisa de corrigir uma pessoa noutro tópico e entretanto isso evoluiu para uma confusão do carai, vamos lá tentar esclarecer as duvidas da nossa maravilhosa língua.

Portanto, vou mover para cá os posts.

E é pá é que eu nem estou a comentar abreviaturas, mas prontos, usa lá o Chrome e mete na cabeça de que andas a usar o firefox à mais tempo do que eu mexo num pc...

<Moderador>

Olha, não se diz "à mais tempo" e sim "há mais tempo". Estás a ver como mesmo o teu corrector ortográfico não te salva de todos os erros?

Eu não quero picar ninguem mas acho que é à mais tempo porque não faz muito sentido ter o verbo haver nesta frase.

Eu não quero picar ninguem mas acho que é à mais tempo porque não faz muito sentido ter o verbo haver nesta frase.

Eu juro que apago o meu post e o teu post depois que isto estiver esclarecido, mas podes, então, dizer-me exactamente o que é o termo "à" na língua portuguesa e o seu uso?

em varios casos mas o senhor gil marques diz que é há tambem o que na minha cabeça nao faz sentido mas deixa eu nao percebo muito das coisas como deves saber.

Se metêssemos noutro tempo ficava esquisito tipo: havia mais tempo estraga o sentido da frase

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Se puder ser, coloco aqui também a explicação que me enviaste via pm

Não, o "à" é a contracção da preposição a com o artigo feminino a.

Se não tiveres certeza do que usar, simplesmente substitui o "há" por "faz" ou "existe". E sim, eu sei que não é muito comum dizer-se "Faz muito tempo desde a última vez que te vi" em Portugal, mas para exemplificar acho que é o suficiente.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que é À mais tempo porque neste caso não "havia mais tempo" mas sim foi "à mais tempo" vou pesquisar o que é o à deve ser a junção de a+ao mas nao tenho certeza.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Bem, eu tenho quase a certeza que "à" está incorrecto, o meu problema é que depois do post da Miah pensei que poderia ser "a", sem crase, visto tratar-se de uma comparação como disseste.

Não encontro é nada, portanto por enquanto mantenho a minha de que coisas relacionadas com o tempo = há.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Depois de ler a frase dou o braço a torçer e é realmente HÁ mais tempo mas só neste caso não em todos não vão pensar mal de mim.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Janitor - basicamente foi o que eu disse acima. Mas simplesmente surgiu-me a duvida de que, talvez, pudesse ser "a" por se tratar de uma comparação. E esse vídeo não mostra nenhuma comparação, só mesmo para mostrar quando se usa "há" para indicar o passado e "a" para algo que ainda vai acontecer.

Ok, não. É mesmo há.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos atras

há bue tempo atras,

ha que tempos que nao dizes nada,

e bla bla bla's.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Não estou aqui para falar em regras gramaticais nem nada do género, já não me lembro disso, visto não o estudar há uns bons anos. No entanto, segundo a minha experiência usa-se "há" quando se refere a um intervalo de tempo no passado e que faz um contraste com o tempo presente. Já o "à" é utilizado quando se quer especificar uma hora, quer passada, quer futura.

Exemplos:

Eu jantei às 5 horas.

Eu jantei há 5 horas.

Acho que com isto consegue ver-se bem a diferença.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Sim, é isso. E foi o que disse lá em cima também, sendo que, tal como o outro vídeo demonstrou, pelo menos aqui no Brasil dizem-te sempre para substituir o "há" por "faz" em caso de duvida, já que é uma expressão normal o "faz tanto tempo ...".

Isto só vem a provar que devia ser mais cabeça dura e insistir no que penso que está certo em vez de ouvir a opinião de terceiros, zz.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

"Faz tanto tempo" também se utiliza por cá, com um tom mais formal.

"Faz tanto tempo que não o vejo, senhor Azul."

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

O "há" usa-se quando nos referimos a tempo. Mas esta é daquelas dúvidas de que muitas pessoas não se livram.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Isto é daquelas coisas que se esclarece em dois posts. Não sei como é que houve gente suficiente a favor do uso do "à" para gerar um tópico inteiro sobre o assunto.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Faz login para seguires isto  
Seguidores 0