vani-chan

Workshop de desenho : O que gostariam de ver?

24 mensagens neste tópico

Bom, para quem vai ao Tura'nime Expo 2005, já sabem que faz parte do programa uma workshop de desenho.. o vosso fórum mostrou ser bastante activo nesta área, e já reparei que surgem bastantes dúvidas em multiplos aspectos do desenho, e do traço digital!

A maior parte do workshop será desenhada com caneta digital pelo que algumas técnicas de dominio das canetas tambem serão inseridas.. mas gostava sinceramente de perguntar aos fãs deste fórum: quais são os pontos que gostavam de ver esclarecidos num workshop (tutorial ao vivo) de desenho de anime/manga?

Dúvidas de desenho (traço, expressão, sombreado)?

Dúvidas de pintura digital?

Dúvidas de pintura manual?

Acreditem que as vossas dúvidas aqui colocadas podem ser muito uteis para nós e certamente as tomaremos em conta durante o workshop!

Obrigado pela vossa atenção ^^!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Bom, ainda ninguém respodeu...

Eu como não sou das Artes Gráficas, sou mais das Escritas dou o meu parecer.

A parte Digital parece interessante mas acho que se devia dar mais atenção ao Desenho Manual! E se possível nos esboços a graphite/lápis.

É o ponto de partida para qualquer Manga/Anime e como tal deve ser muito bem estudado. Isto porque os tratamentos de cor e digitalização de efeitos são processados após o trabalho inicial no SketchBook.

Hoje em dia cada vez mais o desenho digital tem impacto quer na BD quer na Animação mas o importante é mesmo o início.

Mas isto é só a minha opinião, de um puto da velha escola!

:look:

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Bem começando pelo que eu gostaria... sem duvida pintura digital, ja que nessa area estou a zeros quase... Mas pensando tambem nos outros o que seria muito bom era trabalharem a parte do desenho, desde o traçado as sombras. Mas pronto, ja agora nao querem ensinar o pessoal a desenhar fundos? tambem era muito, bom. Mas pronto resumindo o melhor era terem um pouco de tudo, assim acho que todos ficavam felizes :)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Bem, desde já há que dizer que fico muito contente pela iniciativa de um workshop de desenho, já que há tanta gente a precisar de ajuda (eu *cof* eu)

Falando na minha perspectiva pessoal, a minha dificuldade é mesmo na pintura digital. Não é que eu seja grande coisa na manual ou desenho, mas acho que é nisso que as pessoas estão mais interessadas ou tem mais dificuldade. Como pintar digitalmente, sem fazer asneira sendo o desenho de origem tradicional. As tecnicas para deixar um desenho limpinho, como fazer sombreado, inserir texturas, reflexo e por aí fora.

Mas claro que umas noções de pintura manual e de desenho vem sempre a calhar ^^

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Agradeço desde já a todas as respostas.. começo a ter uma ideia melhor do que gostariam de ver :3

Já agora, alguem se recorda de uma dúvida em particular.. quando estão a fazer um desenho manual, quais são os maiores desafios..? as mãos, os pés, a roupa e acessórios?

E na pintura digital, gostariam de aprender algo mais sobre pintura cellwork (tipo anime) ou uma pintura mais "soft", como a de certas ilustrações e artbooks?

E por último - nós vamos poder usar vários programas a nivel de pintura digital, gostava de vos perguntar qual é o que vocês mais usam, ou qual é o programa sobre o qual gostariam de saber um pouco mais :)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Mais uma vez, perspectiva pessoal..

- Mãos e pés! Principalmente mãos XD É um dos meu grandes pesadelos como de muita gente ;_; Não referiste, mas há também a dificuldade em variar posições do corpo.

- Ambas, mas tenho mais queda para cellwork.

- Eu uso mais o photoshop 7.0. Mas o Corel Painter interessa-me bastante já que o pretendo adquirir em breve. Se tiver sorte ;_;

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Já agora' date=' alguem se recorda de uma dúvida em particular..[/quote']

Movimentos...

Cabelos...

Membros (braços e pernas com movimento)...

Eu não sou designer mas são as dificuldades que vejo mesmo em Mangas de renome!

:look:

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

coisas que eu sinto dificuldade

- maos, pes, fundos, prespectivas (tipo planos picados e contra picados dos personagens e do que os rodeia), interaçao de personagens (em lutas e cenas do genero) etc etc...

- quanto ao tipo de pintura digital que gostaria de aprender, nao fasso a minima ideia.

- programas que ja utilizei mas nao muito, foram photo shop, paint shop pro, expresion 3... mas tambem nao fasso a minima sobre qual gostaria de aprender :)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

***Offtopic***

Belo tópico... vou fazer este tópico "Inamovivel" (sempre no topo)

***fim do offtopic***

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

que vergonha, o administrador do site lança as regras, blablabla, não sejam off-topic e faz um post completamente off-topic...

Atenção ao off-topic Mike, lê as regras XDDDDDDDDDDD *comete suicidio*

bom o.o pessoalmente também queria aprender mais de coloração digital, mas acho que é um tema bastante aborrecido, é preciso muita paciência pra escutar alguém a ensinar-nos isso... XD

quanto a questão de fundos, membros, roupas, sombras, perspectivas acho que é tudo uma questão de treino o.o

mas pessoalmente tenho mais dificuldade nas prespectivas e em roupas excessivamente largas... XD

quanto aos fundos, se não se conseguir imaginar um ambiente, é pensar mais ao menos naquilo que se quer, pegar numa imagem aproximada disso e tentar adaptá-la o.o

acho que deviam fazer uma espécie de resumo de todas as dificuldades aí faladas pelo povo, no workshop e dar um pouco de mais atenção às preferências do pessoal o.o

no meu caso é apenas uma questão de treino e vou lá, as bases são me suficientes, falta apenas melhorá-las até à perfeição ^_^'

não é que use muito o Corel, mas tenho-o e até que me dou bastante bem com aquilo, é fácil de trabalhar nele, ao contrário do iGRAFX que acabei por desistir u.u' e supostamente vou ter o Photoshop nos dias do evento o.o

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Estou muito contente com todas as respostas, tanto que já tenho novas ideias a inserir no workshop, graças ao vosso feedback.. muito obrigado a todos!

É normal que algumas pessoas tenham as bases mais bem fundamentadas que outras, mas a maior evolução num artista parte da humildade na recepção de novos conhecimentos.. pelas respostas deste tópico noto que estão muito aptos a aprender novas técnicas, e até confessaram algumas dificuldades, pelo que vos dou já os meus parabens.. :)

E como vocês foram tão sinceros e colaborativos, o minimo que podemos fazer é atender às vossas preferências no workshop ^^

Domo arigato, minna-san!

Se têm mais sugestões para o workshop que queiram referir, força!

P.s. Muito obrigado pelo "sticky", Myke ^^!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Oi, pessoal. Era para por algo mais cedo, mas não consegui. Bem, eu tenho umas coisas que eu não consigo fazer e gostava de aprender...

1º - tornar o cabelo mais leve. Mas desenrasco-me, isto não é o essencial...

2º - Mãos!!! Please, eu não consigo nem fazer a base duma mão!!! Os meus desenhos são quase todos manetas! T.T

3º - Pés. Eu faço pés mais ou menos de lado, mas não de frente e os meus sapatos não são dos melhores.

4º - posições. Tenho dificuldade em fazer algumas posições, como sentado, de luta, deitado... Fazer, se calhar até vou lá com muito esforço, mas não ficam "vivos", os desenhos.

Era só isso. Bai bai!

PS - Eu sei que se escreve bye, mas foi de propósito, é suposto ser sotaue japonês.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Kitten o.o'

tipo quanto às mãos e aos pés e as posições dos personagens a questão é treino mesmo... MUITO treino, principalmente para as mãos XDDDD

tipo assistindo a um Workshop não vais ficar a saber como isso se desenha, o que precisas é prática o.o

de qualquer maneira, também já tinha dado a ideia de mostrarem isso no Workshop já que TODO mundo tem dificuldade nisso XD

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

1º - tornar o cabelo mais leve. Mas desenrasco-me' date=' isto não é o essencial...

2º - Mãos!!! Please, eu não consigo nem fazer a base duma mão!!! Os meus desenhos são quase todos manetas! T.T

3º - Pés. Eu faço pés mais ou menos de lado, mas não de frente e os meus sapatos não são dos melhores.

4º - posições. Tenho dificuldade em fazer algumas posições, como sentado, de luta, deitado... Fazer, se calhar até vou lá com muito esforço, mas não ficam "vivos", os desenhos.[/quote']

Não podias ter pedido melhor..! Todos esses aspectos vão ser tratados no workshop, incluindo o cabelo, que é uma questão de leveza de traço e confiança no pulso ^^

Quanto às mãos e pés, a Zanza diz a verdade, com muito treino tudo será mais fácil, mas na workshop vamos transmitir uns truquezinhos para que a construção destes membros seja mais lógica e imediata!

Não é verdade que tais coisas não se podem aprender numa workshop, pk nós não vamos estar só a desenhar só para vcs verem.. faremos questão de explicar passo a passo como obter esses resultados.. E no fundo, esperamos que vocês gostem de assistir ao evento, nem que seja na desportiva.. :)!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Zanza... Eu sei que é só treino, mas eu não atino... Eu baralho-me toda na base, com o comprimento certo da palma e dos dedos, etc... T.T eu já cheguei ao ponto de estar tão atrofiada de atirar o bloco para o joão, o comando também e atirar-me para cime da minha cama com um peluche gigante, a sério, é tão patético que às vezes eu rio de mim própria! XD

Obrigado Vani-chan, por este Workshop não ser só vocês a fazer e mais nada. Eu já tive varios coisas que me diziam como desenhar mãos, mas amostravam a base e eu não conseguia. Com o corpo não tenho problemas, mas as mãos e os pés... Acho que o bocado de cabelo que falta na minha cabeça é a prova que estou desesperada...

Bem, vou continuar a treinar... Tentar tornar o meu traço mais leve

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

eu keria saber como usar retículas o.o

agora q eu kero criar um mangásinhu pra eu junto com meu mano

eu acho q tenho q aprender a usar retículas @_@

mas é mui dificil XD tipo, eu té sei, mais ou menos como deve ser feito pelo Corel photo paint por exemplo fikar selecioanndo as partes com máscara, recortar adicionar a textura da retícula e pronto. mas ahh XD assim é muuito xato, cs num sabem c tem um modo melhor naum> XDDDD

ou melhor! cs sabem algum lugar onde eu posso encontrar as retículas prontas pra eu usar> o.O..

brigadaum gente! um abraço! ^^

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

retículas.....? ~~'''''''

sei lá, nem sei que é isso XDDDD

er... povinho o.o

lá no workshop ensinaram a pintar com ecoline? Oo

se sim eu nem vi... XD

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Suponho que isso a que chamas reticulas sejam as tramas, não é?

As tramas são texturas já criadas para se adicionar e "colorir" os mangas. Podes encontrá-los em lojas que vendem este tipo de material ou então faze-las tu usando o coreldraw ou o photoshop.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
mas é muito dificil XD tipo' date=' eu té sei, mais ou menos como deve ser feito pelo Corel photo paint por exemplo ficar selecioanndo as partes com máscara, recortar adicionar a textura da retícula e pronto. mas ahh XD assim é muuito chato, cs num sabem c tem um modo melhor não> XDDDD [/quote']

Hello Coelho!

Pelo que vi está complicado o fato de saber onde aplicar retículas! Isso depende primeiramente do tipo de mangá que quer desenvolver ... e seu estilo...

Há autores no traço shonen e gekiga que trocam hachuras pelas retículas e vice e versa...uns usam as "traminhas" só para criar estamparia de roupas...

Cenários, luz e sombra podem ser estudados e de acordo com a diagramação e o equilíbrio que quer causar ...

A melhor alternativa pra usar retícula é observar mangás...e recorrer a alguns livros de estudo dessa arte...

ou melhor! cs sabem algum lugar onde eu posso encontrar as retículas prontas para eu usar> o.O..

Bom pelo visto você quer usar retículas..vamos lá...

Manuais

As manuais você pode comprar um adesivo transparente (no brasil temos a marca PIMACO muito conhecida e que dá um padrão razoável). Você cria os padrões no photoshop e imprime nesse adesivo...

Outra alternativa é comprar prontas' date=' a marca que encontramos aqui é a screentone (aqui é bem carinho por ser importado e tal), a única dificuldade é que a padronagem AQUI é para desenho de arquitetura. Não sei como estão provido aí de material...

[b']No computador (Photoshop):[/b]

Bom você pode selecionar as áreas com a ferramenta da varinha mágica, mas para isso você deve deixar a área completamente fechada... ou usar uma ferramenta chaamda traço magnético 9dá um pouco de trabalho, mas se consegue áreas regulares se você controlar pelo mouse...)

Se você for bem espertinho pode definir as áreas numa camada separada, selecionar e voltar pra camada que você quer nas retículas

e usar a ferramenta do baldinho mas só que ao invés d eusar a cor de fundo use-a para padrões...

Aqui está o que você precisava: http://psychobob.xepher.net/screentonez/

Neste link você encontra reticulas que você vai fazer o donwload e se encaixam para usar na ferramenta baldinho e tem lindos pincéis com padrões de árvores pétalas...brilhinhos ótimos para mangá "shoujo"!

Espero que você não tenha se atrapalhado com minha maneira de escrever, porque sou brasileira...

Qualquer dúvida é só mandar um recado....

Bjins!!!

Sayonara 'º_º

V-chan

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

bem este foi um topic fixe E AINDA É POIS EU VOU TENTAR POR ISTO COM MAIS FEEDBACKS

bem eu tenho uma pequena duvia

sera que alguem me ajuda nos chibis

e que o meu se alguns repararam tenhem alguns exageros vao ao desenhos chibis entre outros e vejam o k kero dizerXD

sera que podes ajuda pf :smile:

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais