Faz login para seguires isto  
Seguidores 0
Shinigami-san

Ibéria

Achas que Portugal e Espanha deviam ser um unico estado?   26 votos

  1. 1. Achas que Portugal e Espanha deviam ser um unico estado?

    • Sim.
      12
    • Não.
      18
    • Não sabe/Não responde
      1

Por favor faz login ou regista uma conta para poderes votar nesta votação.

54 mensagens neste tópico

No seguimento dum post do Wildstar achei que seria interessante ver a opinião do forum em relação a esta matéria.

Já fui da opinião que de Espanha nem bom vento nem bom casamento mas nesse tempo a realidade económica não era a de hoje. A possivel candidatura de Portugal e Espanha a realizar um mundial de futebol já é um hipotese bem possivel e será que isso irá potenciar uma mudança nas mentalidades e fazer com que mais pessoas pensem nessa possibilidade?

No estado em que o nosso mundo está, países como o nosso não têm grande futuro. Portugal e Espanha juntos poderiam ter uma palavra a dizer na União Europeia, coisa que hoje quase não acontece.

Por outro lado há os mais puristas que estão agarrados às tradições, e nos quais o orgulho e o patriotismo falam mais alto.

Qual é a vossa opinião?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Já se fez isto uma vez e não resultou. Os portugueses jamais estariam dispostos a prescindir de ter o seu próprio país.

Mas economicamente faz todo o sentido -- eventualmente apenas diferenças legais separarão os dois mercados -- bem como traria sobretudo vantagens aos portugueses. Em Espanha há menos corrupção e mais empreendedorismo -- o Estado serve melhor os interesses dos cidadãos e a economia é mais eficiente.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Acho que devemos ter um bocado de orgulho em nos mm 900 anos de historia e gloria podes fazer qualquer um sentir.se orgulhoso, eu sei que o nosso país esta mal mas devemos olhar para nos mm e procurar a soluçao que eu saiba chegamos a india num barco de pesca lol e nunca pedimos indicaçoes do caminho aos espanhois alem disso fomos donos de metade do mundo eu nao quero ser uma provincia espanhola...

Em vez de procurarmos soluçoes la fora vamos ter orgulho em nos mm e mudar o pais...

Ou em vez dissso podem ir para a espanha e ser a [glow=red,2,300]bitch [/glow] dos espanhois....

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Hell no.

Tenho orgulho no meu país, gostava era que as pessoas que perdem tempo a queixar-se dele trabalhassem mais para o melhorar.

E vou-me ficar por aqui senão rebenta o drama e não tenho paciência para ler walls of text.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Acho que devemos ter um bocado de orgulho em nos mm 900 anos de historia e gloria podes fazer qualquer um sentir.se orgulhoso, eu sei que o nosso país esta mal mas devemos olhar para nos mm e procurar a soluçao que eu saiba chegamos a india num barco de pesca lol e nunca pedimos indicaçoes do caminho aos espanhois alem disso fomos donos de metade do mundo eu nao quero ser uma provincia espanhola...

Em vez de procurarmos soluçoes la fora vamos ter orgulho em nos mm e mudar o pais...

Ou em vez dissso podem ir para a espanha e ser a [glow=red,2,300]bitch [/glow] dos espanhois....

LOOOOOL

Enfim,  esta é uma daquelas discussoes em que ja nao perco tempo a debater em sitios destes. Enquanto nao houver um bom senso mais generalisado e uma noção mais "real" e responsavel daquilo que somos, nao serve de nada. É como discutir futebol e/ou religiao.

Ainda assim, lol, a questão é: Qual o interesse de Espanha numa eventual Ibéria?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Espanha não existe!

O que há é castella a pôr o pé no pescoço dos bascos, catalães, andaluzos e galegos À 500 ANOS!!!

Tentaram comnosco e basicamente acabaram com Portugal para sempre, querem mesmo que eles voltem?

Provavelmente iremos ter de ceder a nossa soberania a alguem no futuro, mas pra mim antes Bruxelas do que castella. 

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Acho bue de piada é ao pessoal que é anti-espanha e diz cenas do tipo "espanhois cá?! Nem pensar!!", quando na realidade o investimento espanhol é vital/indispensavel pra sustentar a economia portuguesa, seja a nivel de exportações, importaçoes, mas sobretudo de investimentos directos espanhois no nosso país. Aliás, toda a gente sabe que o Alentejo e Algarve hoje em dia são muito mais espanhois que portugueses (ups nao, nem toda a gente sabe. os parolosos orgulhosos nao devem ter ideia).

A Ibéria no fundo já cá está, a unica diferença (alem de nao ser oficial), é que os portugueses continuam a ser uns miseraveis a ganhar uns trocos vergonhosos e afastados de tudo o que é realmente "Europa", e a Espanha so "usa" Portugal até ao ponto de realmente necessitar, nao havendo realmente pactos entre os dois paises que digam do tipo "Se a espanha investe X, portugal tem de fazer y", e vice versa. Enfim, mas lá está, qual será então o interesse de Espanha em fazer da Iberia uma proposta real e oficial?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Acho bue de piada é ao pessoal que é anti-espanha e diz cenas do tipo "espanhois cá?! Nem pensar!!", quando na realidade o investimento espanhol é vital/indispensavel pra sustentar a economia portuguesa, seja a nivel de exportações, importaçoes, mas sobretudo de investimentos directos espanhois no nosso país. Aliás, toda a gente sabe que o Alentejo e Algarve hoje em dia são muito mais espanhois que portugueses (ups nao, nem toda a gente sabe. os parolosos orgulhosos nao devem ter ideia).

A Ibéria no fundo já cá está, a unica diferença (alem de nao ser oficial), é que os portugueses continuam a ser uns miseraveis a ganhar uns trocos vergonhosos e afastados de tudo o que é realmente "Europa", e a Espanha so "usa" Portugal até ao ponto de realmente necessitar, nao havendo realmente pactos entre os dois paises que digam do tipo "Se a espanha investe X, portugal tem de fazer y", e vice versa. Enfim, mas lá está, qual será então o interesse de Espanha em fazer da Iberia uma proposta real e oficial?

Sem insultar aqui vai a resposta...

Sabes ler???

Percebes de economia???

Depois de pensares na resposta, vai a um motor de busca e faz uma pequena pesquisa sobre investimento espanhol...

Depois podes ver que dizes algumas asneira mas prontos sao so pequenas asneiras tipo como espanha ser apenas o sexto maior investidor em portugal, como o investimento portugues em espanha é superior que o que a espanha em portugal

"...a Espanha está apenas em sexto lugar na lista de investidores estrangeiros em Portugal (abaixo da Finlândia!...). De 1996 a 2002, a Espanha investiu no nosso país cerca de 6 mil milhões de euros, líquidos, contra os quase 8 mil milhões que Portugal investiu em Espanha. A tendência dos últimos dois anos é, de facto, a de um IDE português em Espanha substancialmente superior ao IDE espanhol em Portugal, representando 30% do IDE português bruto (em 2002, 3 mil milhões líquidos, de Portugal em Espanha, contra mil milhões de Espanha em Portugal)."

Ja agora outro dado...  "A verdade é que a dependência portuguesa em relação a Espanha, se somarmos a média das importações com as exportações, está na ordem dos 23%. Em casos paralelos de azerpaíses vizinhos com dimensões diferentes - a Bélgica e a França, a Holanda e a Alemanha, ou a Áustria e a Alemanha - o grau de dependência varia entre os 30 e os 50%. A dependência de Portugal é na realidade com a União Europeia, que representa 83% do nosso comércio externo."

apenas te dou razao em relaçao ao turismo onde os espanois sao metade dos nossos turistas, mas sabes uma coisa, metade deles bebe um cafe dorme uma noite e nao gasta nem mais um  euro mas se achas isso bom investimento tu la sabes...

Mas se tu afirmas o que dizes a ponto de chamar "parolos" a pessoas que defendem o seu pais e que acham que nos portugueses somos capazes de fazer este país andar para a frente é pk tens razao...

Continua assim que fazes bem...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

apenas te dou razao em relaçao ao turismo onde os espanois sao metade dos nossos turistas, mas sabes uma coisa, metade deles bebe um cafe dorme uma noite e nao gasta nem mais um  euro mas se achas isso bom investimento tu la sabes...

Gostava de saber onde é que eu falei de turismo?! Quando me referi ao caso do Alentejo ser mais espanhol que portugues (um ligeiro exagero, como é fracking obvio) estava-me a referir á enorme quantidade de terrenos que sao explorados por entidades espanholas.

Mas já que falas de turismo, lol, sim, vêm só beber um café e passar a noite. Diz isso ao Presidente da Camara de Braga durante o periodo da Páscoa por exemplo. Por alguma razao maior parte das obras publicas da cidade sao iniciadas depois dessa época. E vai tambem dizer ao Presidente da Camara de Ilhavo, e a tantos outros que vêem os seus cofres enccher exponencialmente graças ao turismo espanhol.

Pá e quanto a espanha ser o "só" o sexto maior investidor....lol...achas que 6 mil milhoes de euros em 6 anos (1 bilion anual) nao é essecial prá economia portuguesa?! Deves pensar que vives na California. Já pra nao falar que muito do dinheiro espanhol injectado na economia portuguesa é feito atraves de investidores privados e/ou parcerias com entidades/companhias/empresas portuguesas e que por isso nem sempre entram de forma tão directa pra essas estatisticas.

Pá, basicamente és um tipico parolo ignorante xenofobo iludido e ingenuo que mal deve conhecer Portugal (quanto mais o que é a Europa) e que acreditas que um país pode "andar prá frente" sozinho só com o esforço do seu povo (seja lá isso o que for). Get a fracking reality check!

Let me guess, tambem deves pensar que a imigração é prejudicial pro país e que o pessoal de fora anda a roubar os nossos trabalhos? Amirite?

É por causa destas cenas que nao discuto este tipo de assuntos. Mas como quase sempre...engano-me a mim proprio.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

melhor é haver um unico pais 'Europa' e pronto[br]

Mensagem unida a: 19-11-2008, 11:03:49


ah, ups, já temos ou vamos ter isso~~

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Mas se tu afirmas o que dizes a ponto de chamar "parolos" a pessoas que defendem o seu pais e que acham que nos portugueses somos capazes de fazer este país andar para a frente é pk tens razao...

Em toda a nossa História só houve uma meia duzia de pessoas que conseguiram fazer o país andar para a frente. Tenhamos fé que outra pessoa deste género esteja brevemente a aparecer!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

apenas te dou razao em relaçao ao turismo onde os espanois sao metade dos nossos turistas, mas sabes uma coisa, metade deles bebe um cafe dorme uma noite e nao gasta nem mais um  euro mas se achas isso bom investimento tu la sabes...

Gostava de saber onde é que eu falei de turismo?! Quando me referi ao caso do Alentejo ser mais espanhol que portugues (um ligeiro exagero, como é fracking obvio) estava-me a referir á enorme quantidade de terrenos que sao explorados por entidades espanholas.

Mas já que falas de turismo, lol, sim, vêm só beber um café e passar a noite. Diz isso ao Presidente da Camara de Braga durante o periodo da Páscoa por exemplo. Por alguma razao maior parte das obras publicas da cidade sao iniciadas depois dessa época. E vai tambem dizer ao Presidente da Camara de Ilhavo, e a tantos outros que vêem os seus cofres enccher exponencialmente graças ao turismo espanhol.

Pá e quanto a espanha ser o "só" o sexto maior investidor....lol...achas que 6 mil milhoes de euros em 6 anos (1 bilion anual) nao é essecial prá economia portuguesa?! Deves pensar que vives na California. Já pra nao falar que muito do dinheiro espanhol injectado na economia portuguesa é feito atraves de investidores privados e/ou parcerias com entidades/companhias/empresas portuguesas e que por isso nem sempre entram de forma tão directa pra essas estatisticas.

Pá, basicamente és um tipico parolo ignorante xenofobo iludido e ingenuo que mal deve conhecer Portugal (quanto mais o que é a Europa) e que acreditas que um país pode "andar prá frente" sozinho só com o esforço do seu povo (seja lá isso o que for). Get a fracking reality check!

Let me guess, tambem deves pensar que a imigração é prejudicial pro país e que o pessoal de fora anda a roubar os nossos trabalhos? Amirite?

É por causa destas cenas que nao discuto este tipo de assuntos. Mas como quase sempre...engano-me a mim proprio.

“Só existem duas coisas infinitas: o universo e a estupidez humana. E não estou muito seguro da primeira.”

Esta frase aplica-se ao que tu dizes em todo o seu sentido, vou tentar explicar o que disse de uma maneira simples para ver se tu percebes o que digo, acho que nao vai ser preciso um desenho.

1) No primeiro post disse que nao havia necessidade de nos juntar a espanha nao falei em economia, visto que vivemos numa economia global nao havia necessidade de falar nisso, so disse que temos de ter uma identidade e nao vejo necessidade de uma uniao.

2) Tu e que vieste com a treta da economia e apenas te mostrei que a espanha nao era assim tao importante, engraçado como nao falas-te que portugal investiu mais em espanha que o contrario... mas deixa para la...

3) Quando so se fala da boca para fora e nao se tem poder de argumentaçao tem-se a tendencia de insultar e depois fazem-se pre juizos de valores e frases estereotipadas, claro que é mais simples do que admitir que cada um tem pontos de vista diferentes.

4)   Eu nunca insultei ninguem, ao contrario de ti, apenas mostrei dados reais nao teorias da batata.

Para concluir quando tentas esplicar as tuas teorias nao sejas obtuso, alem disso estas tao focado em insultar que nao percebeste que mostro que a nossa economia esta altamente dependente dos estrageiros, o que prova que sei que a nossa economia esta dependente de investimento externo so tentei demonstrar que nao havia nessecidade de uma uniao, mas claro tu so queres é contrariar...

P.S. Se queres uma uniao faz antes a proposta a Alemanha é mais vantajoso, upss... sera que sou da "SS"???, se calhar sou amigo do Hitler???.... Fogo sou mm xenofobo???

Tenho que me ir embora o meu avo é judeu e agora que descobri que sou nazi tenho que ir fazer-lhe uma visita.

Uma pergunta uso o martelo ou o taco???

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

P.S. Se queres uma uniao faz antes a proposta a Alemanha é mais vantajoso, upss... sera que sou da "SS"???, se calhar sou amigo do Hitler???.... Fogo sou mm xenofobo???

Tenho que me ir embora o meu avo é judeu e agora que descobri que sou nazi tenho que ir fazer-lhe uma visita.

Uma pergunta uso o martelo ou o taco???

4f231e89c1a13628

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Estive quase pra pedir desculpa, mas depois lembrei-me disto:

apenas te dou razao em relaçao ao turismo onde os espanois sao metade dos nossos turistas, mas sabes uma coisa, metade deles bebe um cafe dorme uma noite e nao gasta nem mais um  euro mas se achas isso bom investimento tu la sabes...

Mas se tu afirmas o que dizes a ponto de chamar "parolos" a pessoas que defendem o seu pais e que acham que nos portugueses somos capazes de fazer este país andar para a frente é pk tens razao...

Continua assim que fazes bem...

Esse é precisamente o tipico comentario que faz com que o país nao ande prá frente. Já pra nao falar da cena dos turistas espanhois....depois sou eu que falo por falar  e tenho teorias da batata lol.

2) Tu e que vieste com a treta da economia e apenas te mostrei que a espanha nao era assim tao importante, engraçado como nao falas-te que portugal investiu mais em espanha que o contrario... mas deixa para la...

Mas a Espanha é importante! É muito importante. Tal como tu o demonstraste, e tal como eu o dizia.

Epá e esse argumento de perda de identidade....uma uniao entre Espanha e Portugal muito provavelmente nao iria significar perda de identidade pra nenhum dos paises. Provavelmente nem iria significar o desaparecimento do nome actual de ambos os territorios. Já parece aquele pessoal que teme a regionalização como as bruxas fogem da fogueira.

@Raziel

Epá por favor...S T F U -_-

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Por um lado não suporto espanholada. Mas por outro se isso acontecer antes de 2012 podemos dizer que somos campeões da Europa. Em teoria.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Mas a Espanha é importante! É muito importante. Tal como tu o demonstraste, e tal como eu o dizia.

Epá e esse argumento de perda de identidade....uma uniao entre Espanha e Portugal muito provavelmente nao iria significar perda de identidade pra nenhum dos paises. Provavelmente nem iria significar o desaparecimento do nome actual de ambos os territorios. Já parece aquele pessoal que teme a regionalização como as bruxas fogem da fogueira.

Concordo com o que o danieL disse. Não estou a ver nenhuma identidade a ser perdida. Apenas uma união de 2 países que tinham muito a ganhar um com o outro.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Não me vou pôr a escrever um testamento para explicar a minha opinião mas: Não.

melhor é haver um unico pais 'Europa' e pronto[br]

Mensagem unida a: 19-11-2008, 11:03:49


ah, ups, já temos ou vamos ter isso~~

Ou isso ou nada.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Estive quase pra pedir desculpa, mas depois lembrei-me disto:

Epá e esse argumento de perda de identidade....uma uniao entre Espanha e Portugal muito provavelmente nao iria significar perda de identidade pra nenhum dos paises. Provavelmente nem iria significar o desaparecimento do nome actual de ambos os territorios. Já parece aquele pessoal que teme a regionalização como as bruxas fogem da fogueira.

Sinceramente n pediste mas nao era necessario pedir desc pk isto é uma questao pessoal tu tens a tua opiniao e eu a minha....

So fiquei f***** PK tenho mm familia judaica e nao achei graça nenhuma ao comentario da xenofobia.....

MAs fora isso a tua opiniao é tao valida como a minha so que eu mantenho o que disse palavra por palavra....

A unica cena que te posso garantir que haveria perda de identidade, pk isso é a minha area de estudo, e  ja foi a palestras sobre esse tema dadas com peritos de todo o mundo, e isso são dados adquiridos...

Economia posso perceber o minimo so para argumentar o que disse mas sobre antropologia, sociologia e comportamento humano percebo e garanto-te que a perda de identidade.... 

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Pronto mas em relaçao a esse problema de identidade. Como dizer isto? Hmm.....Portugal já tem um enorme problema de identidade! E se queres ajudar pro bom nome de Portugal, é melhor começares agora. O problema nao irá surgir apenas com uma eventual uniao entre Espanha e Portugal.

Ainda nao há muito tempo eu conheci um frances (tipo de frança mesmo) que nao sabia o que é Portugal! Sim eu sei que é dificil de acreditar, mas é verdade! Um frances a estudar na China, supostamente um individuo culto e com uma noçao abrangente do mundo. Um individuo que praticamente nasceu ao lado de Portugal e que no entanto pensava que o nosso país era um "condado de Espanha onde tambem se falava espanhol". E isto é so um exemplo entre milhoes!

É como a cena dos Descobrimentos e o orgulho que os portugueses têm nos Descobrimentos. Mas tipo, acham que "alguem" lá fora sabe o que os Portugueses descobriram ou deixaram de descobrir há seculos atras?! Praticamente ninguem sabe. Pró resto do Mundo, os Descobrimentos foram os espanhois a descobrirem o mundo, basicamente. E isto a mim deixa-me particularmente furioso (esta ignorancia) principalmente tendo em conta que nós é que praticamente inventamos a escravatura dos negros de Africa. E nós, a par de Espanha, somos provavelmente o povo mais assassino da Historia! Caramba estas coisas, embora nao muito positivas, sao factos historicos de enorme importancia, e que o mundo deveria saber....mas nao faz ideia!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Pior é uma espanhola que não sabia que Portugal faz parte da união europeia, -____-.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Faz login para seguires isto  
Seguidores 0