Faz login para seguires isto  
Seguidores 0
Mike

Nausicaa of the Valley of Wind

9 mensagens neste tópico

Historia:

Num futuro longínquo e mil após um holocausto intitulado de sete dias de fogo. O nosso planeta vê-se avassalado por um clima árido, águas de acido, solos envenenados e gigantes florestas repletas de plantas venenosas e de insectos gigantes. Apenas poucos locais encontram-se capazes de serem habitados pelo ser humano, um desses locais é "valley of wind", que devido as suas fortes correntes de vento mantêm todo o tipo de esporos venenosos provenientes das selvas dos insectos, afastados.

Nausicaä é a jovem princesa deste vale e apesar de ser uma governante, Nausicaä adora os insectos que habitam as destemidas selvas principalmente os Ohmu (reis insecto) e estuda-os regularmente a eles e as plantas venenosas.

Até que um dia Nausicaä e o seu povo vêem se no meio de uma guerra entre Tolmekia e Pegite, ambos os lados estão dispostos a lutar pela pose de um gigante de fogo, um monstro capacitado de um poder imenso, um dos monstros que mergulhou a terra num holocausto.

Nausicaä necessitará de todas as suas forças para guiar o seu povo e todos os que ama por entre esta crise. Será que conseguirá?

Anime:

Este foi o filme em que Miyazaki colaborou pela primeira vez com os homens que mais tarde o ajudaram a avançar com o projecto dos estúdios GHIBLI, foi o primeiro passo destes estúdios, foi também a partir deste filme que Miyazaki estabeleceu o seu próprio estilo, que foi mantendo um pouco com o passar do tempo.

Nausicaä é portador do inigualável estilo de direcção de Miyazaki, desde o trabalho artístico à história. O que também é engraçado é repararmos em aspectos que este autor começou a desenvolver desde muito cedo o caso das paisagens estranhas exuberantes e exóticas (a selva tóxica) e criaturas fantásticas e grandiosas (caso dos insectos), um forte ambiente (conflito entre homens e insectos), Cenas de um dinamismo inigualável enfatizadas por uma beleza extrema de movimentos e acções (ressurreição) e por ultimo mas tão importante como qualquer das outras escolhas de Miyazaki, o uso de uma protagonista forte e decidida que não tem medo de enfrentar o perigo pelos seus ideais (Nausicaä), mas sem esquecer uma pitada de romance, que apesar de não ser o fundamental do enredo.

Quanto ao design das personagens é mesmo daqueles em que é só preciso meia dúzia de imagens para apontar o dedo a este fabuloso cineasta, tanto os traços da cara como os dos cabelos são capacitados de uma simplicidade quase pura, os olhos são um pouco mais pequenos do que estamos habituados a ver no mundo do anime e não tem todo aquele detalhe por vezes exagerado (talvez o autor opte por esta opção de modo a tornar as suas personagens mais reais, mais humanas). As caras masculinas são mais pesadas (dependendo das personagens, estatuto e raça). Uma das características do desenho empregue nos filmes de Miyazaki é que as personagens femininas não são desenhadas de maneira a parecerem sexys, mas sim mulheres de família com os seus pequenos defeitos e virtudes (por isso se são amantes de fan service risquem da vossa lista todos os filmes de Miyazaki, pois de certeza não o vão encontrar em nenhuma das suas obras).

As paisagens utilizadas são belas e bem detalhadas, não são das melhores já executadas nos seus trabalhos, mas para a altura são excelentes. A animação é suave e boa como se deveria esperar, mas o melhor são mesmo as cenas de acção (como a que Nausicaä se encontra as pilotar o seu glider). Não é de referir que este filme foi todo feito em “cel art”.

A Banda sonora, tal como na grande maioria dos filmes de Miyazaki foi da autoria de Joe Hisaishi (a principio era para ter sido feita por Isao Takahata, mas Miyazaki preferiu Hisaishi). A música desta obra é saída dos sons usados no início dos anos oitenta mas como se costuma dizer, os melhores filmes de animação tem bandas sonoras intemporais e esta de certeza é uma delas. A banda sonora é composta na sua maioria por sons calmos de piano e violinos, toda esta atmosfera leva-nos a uma situação de sonho e encanto, de paz de alma e serenidade. Também é de referir o tema nausicaa's requiem que é composto de uma musicalidade incrível, sons calmos como todas as outras musicas mas esta tem a particularidade de ter uma voz feminina, de uma criança a cantarolar, como costumam um pouco fazer nos seus jogos.

Nausicaä of the Valley of Wind foi inspirada na obra de uma vida, pois o manga que deu origem a este filme demorou treze anos a ser concluído e o filme apenas abrange os dois primeiros volumes. Para criar a princesa Nausicaä, Hayao Miyazaki inspirou se numa história do século XII “Tsutsumi Clunagon Monogatari”, pois a princesa desta história tal como Nausicaä adorava insectos e defendia que “ A beleza é apenas superficial, tens de ver a verdadeira natureza das coisas para as perceberes” isto também se tornou um pouco parte da natureza de Nausicaä.

Pontos fortes

-A Historia e todo o enredo

-As cenas de acção

-A banda sonora

Pontos contra

-O tipo de arte utilizado (Acredito se tivesse sido feito com as novas tecnologias a arte poderia estar muito melhor).

-O modo como acaba (acaba como a maioria dos filmes de Hayao Miyazaki num ponto em que queremos saber o que acontece depois, mesmo correndo o risco da historia cair em monotonia).

-Versão americana intitulada de warrior of the wind (foi a partir deste filme que Miyazaki proibiu expressamente cortes em nenhuma das suas obras sem sua supervisão). A versão americana tornou o filme mais infantil e cortou todo o sentido à historia.

Conclusão:

Nausicaä of the valley of wind foi “O Filme”, foi graças a esta obra que a carreira de Miyazaki tomou a forma que tem hoje e apesar de não estar no top das suas criações tem um enorme peso na sua obra. Nausicaä é um anime para miúdos e graúdos, um anime do tipo que Miyazaki nos habituou a ver, um anime para ver em família, um anime que nos faz pensar no nosso mundo e se não pararmos a destruição o nosso mundo pode muito bem acabar como o de Nausicaä.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Que posso dizer que já não tenha sido dito desta majestosa obra?

Para mim Nausicaa, é o filme mais belo de Miyazaki, sempre que me lembro deste filme vem-me um sorriso aos lábios pois a nostalgia que me deixou é das mais belas. Talvez não o mais completo para a ambição do realizador, mas é detentor de uma atmosfera única, uma mensagem igualmente única e uma banda sonora de continuar a "arrepiar" a cada posteriror audição. Não sabia do pormenor de que o Sr. Takahata ia fazer a banda sonora em vez do Sr. Hisaishi, ainda bem que não fez  ;).

Ultra recomendado.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

eu gostei mais do Laputa, lol mas esses classicos sao sempre muito bem vindos. apesar de ser em cassetes de video. ]:D

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Vi hoje e as únicas coisas que posso criticar são algumas falhas de animação e acontecimentos na história que não foram devidamente explicados.

Nota: 8/10

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu vi o filme há umas semanas atrás e adorei cada momento.

10/10 sem duvida.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que não existe nenhum filme da Gibli que não seja uma obra de arte........goistei tambem bastante do Laputta e do kiki deliverers service, e pela tua sign Silver, deves gostar tambem do filme...... :D :D :D :D :D :D :D :D

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Sim, Kikis Delivery Servisse e Laputta são 5 estrelas.

Editado por silver dragoon

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Este já vi á algum tempo. E embora tenha gostado da parte de consciencialização em relação ao ambiente, foi dos filmes do Miyazaki que menos gostei. Provavelmente por já ser antigo. Mas não deixa de ser um bom filme que vale muito a pena ver.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Vi hoje com a @Tokiwa_Jima e tenho a dizer que é bom, porque há uma gaja que sabe voar num planador e que sabe lidar com os insectos gigantes, duas coisas que a humanidade e o cinema precisam muito. Eu acho que a animação está 5 estrelas, e que a história também está muito boa. Gostei mais deste filme, do que alguns em que o miyazaki se pôs a inventar, tipo o Castelo Andante. 

Além disso, toda a gente devia ver este filme, pois trata-se de uma recomendação do Mike Todo-Poderoso.

2 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Faz login para seguires isto  
Seguidores 0