Blue Storm

[PC] Final Fantasy XI

31 mensagens neste tópico

Jogo vendido, podem apagar os posts referentes.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Algo que também pode ajudar a conhecer um bocado do ambiente do jogo é esta BD online que descobri antes de começar a jogar - deu pra ficar a par de alguns conceitos como os links, e mais piada tem reconhecer algumas coisas agora que já estou a jogar há poucos meses e me tenho informado mais através do wiki:

http://lvlup.tsunami-art.com/Index.aspx

Já agora, o wiki em questão, bastante útil:

http://wiki.ffxiclopedia.org/wiki/Main_Page

Consta que o servidor Gilgamesh tem alguns tugas, mas já temos um grupito interessante no Remora.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Do pouco tempo que joguei, pareceu-me muito parecido com outros MMORPGs que andam por aí. Bastante difícil, e exige muito, muito tempo para se ir a algum lado. Mas acho que há por aí muito melhores MMORPGs. Uma experiência FF é normalmente passada em single player, com uma boa história, o que eu não posso dizer deste jogo. People que eu conheci, todos simpáticos. Mas existe bastante falta de variedade.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Mods, apaguem lá os meus posts.. ::) inclusive este

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Não podia concordar mais com o The Amazing T-Shirt Ninja, eu joguei uns mesitos sai e depois voltei a tentar saindo novamente pouco tempo depois pelos motivos referidos pelo user acima.

Tinha uma comunidade simpatica a meu ver, pelo menos no Gilgamesh por onde andei sempre que pedia ajuda, alguem me estendia a mão.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Apetece-me maldizer a Square pelo lentidão com que tudo se passa no PlayOnline, menus relacionados e Tetra Master. ::) Hoje tive uns 5 mins só para acabarem de fazer o "retrieve messages", omfg...[br]

Mensagem unida a: 15-02-2008, 10:59:17


eram umas 50 mensagens LOL, mas mesmo assim...

(leiloes do tetra master <3 )

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

A Square-Enix quando tenta certas coisas novas, lixa-se. Lembram-se da pobre desculpa de um jogo que foi o Dirge of Cerebrus? E do Ehergiz? E desde último, Project Silpheed? Tudo mediocre. Eles deviam era tentar inovar as séries que já têm com alguma coisa que não seja CGs.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Sylpheed Project não foi criado pela Square, foi apenas editado pela Square.

FF XI certamente tem os seus problemas. Muitas pessoas não gostam de ser obrigado a formar parties para completar missões ou para ganhar experiência, e se por acaso decides usar um job pouco popular isso só torna as coisas mais difíceis.

Por outro lado, o FFXI facilmente tem uma das melhores histórias da série, especialmente a expansão Chains of Promathia. E depois de ultrapassar os níveis baixos e se chegar ao end-game fica-se com muitas mais opções.

Pessoalmente gosto do jogo, mas também é verdade que este é o único MMO que já joguei. Se eu não fosse um fã da série provavelmente nunca jogaria um MMO.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

off-topic: És tu, oh Tanis!? :o

Dividido como sempre :D

bem, tive uns dias sem jogar Tetra master (grafica pifada e tal) e quando voltei... omg, quase 100 mensagens do jogo! :o que lol![br]

Mensagem unida a: 23-02-2008, 00:24:08


(i love the nick, obv xD )[br]

Mensagem unida a: 23-02-2008, 00:26:03


FF XI certamente tem os seus problemas. Muitas pessoas não gostam de ser obrigado a formar parties para completar missões ou para ganhar experiência, e se por acaso decides usar um job pouco popular isso só torna as coisas mais difíceis.

My toughts exactly :X[br]

Mensagem unida a: 23-02-2008, 00:32:17


Mais os comandos e menus que são um pavor de complicação ao inicio... *sigh* i miss WoW

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Apetece-me maldizer a Square pelo lentidão com que tudo se passa no PlayOnline, menus relacionados e Tetra Master. ::) Hoje tive uns 5 mins só para acabarem de fazer o "retrieve messages", omfg...[br]

Mensagem unida a: 15-02-2008, 10:59:17


eram umas 50 mensagens LOL, mas mesmo assim...

(leiloes do tetra master <3 )

Talvez a rapidez no Playonline esteja a ser sacrificada a favor de boa capacidade de resposta aos comandos no FFXI propriamente dito - pra quem não sabe, o Playonline é essencialmente a "porta de entrada", composto de menus com info e afins que dá acesso aos jogos.

Eu pelo menos não tenho grandes motivos de queixa da velocidade de resposta no jogo propriamente dito, e isso mesmo depois de há poucos dias ter estreado uma ligação wireless em casa ( tinha receio que fosse menos aficaz que a que tinha antes, mas nem por isso afinal).

Quanto a problemas que a SE possa ter com tentar coisas novas, pelo menos o facto de ter um jogo desta natureza permite-lhe corrigir questões que se vão observando no dito - ainda ontem houve um grande update, aqui vai um cheirinho das coisas que se deram ao trabalho de apurar:

http://wiki.ffxiclopedia.org/wiki/2008_-_%2803/10/2008%29_Version_Update_Complete%21

(se se confirmar que um dos novos spells de Blue Mage pode dar acesso a Counter tou a ver que é desta que cedo e passo a usar algo magic-based...)

Quanto ao factor parties, pode até ser um pouco mais complicado que jogar um FF típico, mas este não foi concebido para ser típico, e sim para tirar partido das interacções entre jogadores, e nisso consegue ter momentos bastante interessantes - graças a sistemas como a auto-tradução de termos no jogo (ao abrir a prompt de texto e carregar em Tab abrem-se as opção, e com esse método aquilo também te dá opções de completar algum termo do jogo que tenhas começado a escrever) podes conseguir organizar-te com jogadores que falam uma língua completamente diferente, e dá particular satisfação quando por esse meio até consegues coordenar manobras de grupo como as Skillchains do jogo - é um gosto que não terias a jogar a solo, mas suponho que quem não está prai virado também não se meteria num MMORPG... pra quê jogar algo multiplayer a solo?... Pra isso já há muitos outros FFs, pra quem gosta da série... este foi claramente concebido para encorajar a entreajuda entre jogadores.

Em todo o caso, na grande maioria das vezes as parties tendem a servir pra fazer level up rápido, com jogadores de nível parecido a enfrentarem algo muito mais forte - mas não é necessáriamente a única maneira de o fazer, pelo menos ao início:

http://genomeffxi.livejournal.com/8563.html

Há eventualmente missões e quests em que pra reforçar a necessidade de uma party o nível dos jogadores é limitado, mas é naquela - se até lá chegares não fizeste contacto suficiente com pessoal pra pedir e conseguir ajuda, também se pode conseguir recrutar gente nas cidades do jogo - nas mesmas de tempos a tempos também há pessoal a convidar gente pra linkshells (as guilds lá do sítio), onde geralmente fica ainda mais fácil conseguir ajuda.

Já os jobs metem invariávelmente alguma controvérsia, começando pelo facto do jogo homenagear o FF1 apenas dando no início acesso aos 6 jobs desse jogo e apenas se ter acesso a mais a partir do nível 30, mas verdade seja dita, nenhum desses jobs iniciais é particularmente discriminado, já que todos têm papéis úteis numa party, jobs "discriminados" geralmente têm sido um ou outro dos desbloqueáveis, e acho que practicamente todos eles levaram um toque ainda neste último update.

Já algumas combinações job-subjob (a nível 18 tens a opção de ter um 2º job a funcionar a metade do nível do principal, o que dá alguma flexibilidade interessante ao jogo) podem ser consideradas menos eficazes para parties, mas ser úteis a solo, tipo usar um sub de white mage num job de melee pode nem sempre ser práctico numa party (onde é de esperar algum reforço das forças do job com algum de tipo semelhante), mas pode agilizar muito alguma quest que se queira fazer a solo à conta de coisas como as auto-curas e teleportes.

Eu provavemente nunca me teria metido num MMORPG (este é o 1º) se não tivesse alguma simpatia pelo estilo geral dos FFs (e de alguns jobs em particular como monk e blue mage) e se não conhecesse pessoal que já lá estava, mas tenho gostado - talvez por não ter grandes termos de comparação dentro do género me falte alguma perspectiva, mas também não entrei com grandes expectativas de como deveria ser.

Ao começar deixei que os 1os dias servissem apenas para me ir habituando aos comandos e ao ambiente geral do jogo, e a experiência lá se tem desenvolvido e bem a partir daí.

Pessoalmente ainda estou à vontade com os menus e jogar tudo à base de teclado - o WoW é 100% com rato ou coisa que o valha para o Maje sentir tal choque?... - mas caso não estivesse para controlar o jogo dessa maneira o dito oferece a opção de automatizar algumas tarefas com macros (e já vi quem usasse isso para associar algumas acções a frases de circunstância com alguma piada, o que ajuda mais à festa - tipo usar um spell tipo lightning com "You are shock!" a la Hokuto no Ken ;D ).

Em termos de história também tá porreiro, e acaba por ser engraçado ver as ligações que alguns personagens têm entre si, especialmente desde a expansão que permite visitar o passado do jogo.

Se nas cutscenes o nosso próprio personagem tende a ficar silencioso, na maior parte do tempo as histórias e bocas mais memoráveis são as que incluem os outros jogadores - parece-me bem.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Sim, o WoW podia ser jogado só com teclado :P Mas no caso do WoW, todos os comandos a executar com o teclado podiam ser executados imediatmente (shortcuts imediatos), enquanto que no FFXI temos sempre de entrar em menus e tal.

As teclas do FFXI parecem-me mesmo muito avessas... a sequencia de seleccionar adversarios, seleccionar ataques/moves, lockar em adversarios, deslockar, mudar de target, etc etc. Talvez pudesse ter melhorado isso muito mudando os comandos no menu de Config, nao sei.

Sobre o tetra master, já deixei aquilo e abençoado seja deus! Aquilo era demasiado viciante...

E meu deus, aqueles tempos de Load... para passar de menu para menu, para por apostas na AH, para ir de pagina em pagina, meio minuto para cada load.... sou demasiado neurotico para tal coisa :([br]

Mensagem unida a: 12-03-2008, 07:35:02


Não quero deitar abaixo o jogo, aliás, eu adorario jogá-lo. Mas o tempo não dá,...e a paciencia adicional necessaria para entrar no gameplay do jogo traduz-se em ainda mais tempo que precisaria[br]

Mensagem unida a: 12-03-2008, 07:36:49


Já agora, vendo umas 700 cartas do Tetra Master, no total com um card level de 2400 (sem cartas de FFX) por 10 euros

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais