Ordep

Estudo para Bishōjo

4 mensagens neste tópico

Boas,

Eu e um colega meu estamos a fazer um Bishōjo, e gostaríamos de saber a vossa opinião sobre alguns tópicos.

-O que vos faria gostar/comprar um Bishōjo?

-Acham que existe uma falta de jogos deste género feitos na Europa/América?

-Que importância dão à arte e à história?

-Que género de game mechanics é que acham importantes/gostam?

-Preferem mais liberdade (mais perto de um open world) ou mais linear (mais perto de um livro)?

Agradeço qualquer ajuda :)

 

[EDIT] Uma das personagens que farão parte do jogo

Capa.jpg

Editado por Ordep
Sou noob neste site sry
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há 6 horas, Ordep disse:

-O que vos faria gostar/comprar um Bishōjo?

Discrição na hora da compra é essencial, mas nem toda a discrição do mundo me faria comprar algo sem história interessante (não necessariamente única), arte com uma fundação consistente e design de som competente. Também sou sentimentalista o suficiente para comprar um produto nacional pela simples virtude de ser nacional (desde que subscreva à maioria dos items que enumerei, e provavelmente por não mais de 20 euros a não ser que seja mesmo uma coisa do outro mundo).

 

há 6 horas, Ordep disse:

-Acham que existe uma falta de jogos deste género feitos na Europa/América?

Muito sinceramente, acho um mercado difícil de explorar fora do japão e ainda mais difícil quando a empreenderia não tem ligações ao japão. Já no japão é um ramo hipercompetitivo com muita produção de qualidade, englobando tanto independentes como produtores estabelecidos. A base de fãs fora do japão não me parece grande o suficiente para suster um mercado que não seja à base de traduções de trabalhos japoneses de boa reputação e, mesmo assim, a barreira cultural impede o crescimento do nicho. Por outro lado, há também uma comunidade de criadores de visual novels no ocidente que distribui à borla muito do que fazem (nomeadamente, renpy), deduzo eu que seja em parte devido às circunstâncias que descrevo. Acho que Katawa Shoujo é o projecto ocidental de maior relevo/sucesso e, mesmo assim, foi preciso quase uma década para executar e foi distribuído à borla.

 

Dito isto, merecem respeito por terem a determinação para chegar pelo menos à fase de produção de arte conceptual.

 

há 6 horas, Ordep disse:

-Que importância dão à arte e à história?

História é mais importante que arte, mas seria mentira se dissesse que uma boa imagem de capa não me detém a atenção.

 

há 7 horas, Ordep disse:

-Que género de game mechanics é que acham importantes/gostam?

-Preferem mais liberdade (mais perto de um open world) ou mais linear (mais perto de um livro)?

Obviamente não sou autoridade no que toca ao desenvolvimento destas coisas, mas acho que isto é pôr a carroça à frente dos bois. Introduzam game mechanics que façam sentido no contexto da história que querem contar. Mais uma vez, não me importo com linearidade desde que a história entretenha, mas acho que boa arte é tanto melhor muleta quanto mais linear for a história.

 

Gosto do estilo desse esboço. Simplicidade com charme.

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Boas Descartas,
Desde já muito obrigado pela resposta, criticas construtivas ajudam imenso :D

Este primeiro jogo será free-to-play, pelo que o objectivo é ganharmos nome e melhorar os nossos jogos futuros.

A impressão com que tínhamos ficado depois de termos feito um breve estudo era a de que o pessoal quer mais jogos feitos por estas bandas, mas que há pouca oferta. E a que há é bastante limitada. Mas tenho confiança que se usarmos as tácticas certas de marketing conseguiremos que um razoável número de pessoas pelo menos conheça o nosso trabalho.  

Em termos de mercado, seria um objectivo começar a dar os primeiros passos no mercado japones com o lançamento do 3º jogo. Pelo menos é essa a ideia por agora :D
Tal como estamos a desenvolver o nosso próprio game engine (somos os 2 estudantes de Eng. Informática), como tal acho que temos uma pequena vantagem sobre os jogos feitos com engines como o renpy, pois teremos liberdade e possibilidade de adicionar ou retirar coisas consoante acharmos melhor.
Cumprimentos e mais uma vez obrigado pelo feedback.

Editado por Ordep

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Ora essa @Ordep! Se os meus bitaites semi-informados servirem para ajudar, seja de que maneira for, ao desenvolvimento de um jogo português, já fico contente.

 

Eu quanto a portugal propriamente dito, não sei muito bem quais são as opiniões/sentimentos que prevalecem relativamente ao assunto, mas se já fizeram um estudo prévio e foi essa a conclusão a que chegaram, contra factos não há argumentos. Transmito apenas a minha noção da opinião geral no ocidente.

 

Estou a ver que também estão a cobrir as bases todas, com um plano futuro e marketing delineado. O desenvolvimento de game engine próprio parece-me talvez ambicioso demais, mas visto que os engenheiros informáticos aqui são vocês, são vocês quem sabe. Independentemente do futuro correr bem ou não, deve ficar bem no currículo o desenvolvimento de uma game engine! Tenho família na mesma área e projectos-hobby menos complexos (pelo menos para mim, que não estou completamente por dentro do assunto) abriram muitas portas.

 

Quanto aos vossos projectos futuros e sendo eu sovina, ao free-to-play vou decididamente dar uma olhadela. Lembrem-se é de dar notícias quando o terminarem!

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