Urza

Que critérios usam para classificar anime/manga no MAL e afins?

25 mensagens neste tópico

Tenho curiosidade em saber quais os diferentes critérios que usam para atribuir classificações a anime e manga, como por exemplo no My Anime List.

Eu tento dividir as coisas em: 
- 2 pontos para enredo;
- 2 para personagens;
- 2 para música;
- 2 para animação;
- 2 para o meu gosto pessoal.

Posto isto, a nostalgia é um factor que levo muito em conta, o que me torna pouco objectivo em algumas séries (cough, Eva, cough). Revejo mais do que vejo coisas novas, mas tento que as notas que dou sejam referentes ao que senti quando vi/li a série em questão pela primeira vez.

Deixo aqui a minha lista, e gostava que também partilhassem as vossas, juntamente com os vossos critérios. ;)

https://myanimelist.net/profile/Mad_Mad

 

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Não tenho critérios assim tão bem definidos, é a olhómetro como se costuma dizer, mas basicamente o que valorizo mais é a combinação arte + história. Se ambas as coisas me agradarem então será acima de 7 de certeza. Depois também classifico um bocado por comparação - se dei x a determinada coisa, este anime é melhor ou pior que esse? Outra coisa que acabo por valorizar, é o ritmo a que a coisa avança, se for muito engonhado ou se tiver um fim descabido acabo sempre por descer a nota que dou. 

 

Mas tenho noção de que classifico mesmo só com base no meu gosto pessoal e no que me mantém entretida. 

 

O meu MAL: https://myanimelist.net/profile/joana75

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Oi. Nao entendi muito bem o que e pra se falar aqui. Me explica.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Presto atenção à animação e ao som (atendendo sempre às épocas em que os animes são lançados), à história, às personagens e ao factor entretenimento. 

Procura CataOrShane no MAL e encontras-me x'D

Editado por Cata or Shane
1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

@juno Só queria saber aquilo a que vocês dão mais valor em séries de anime/manga, como decidem que uma série é melhor ou pior que outra, se é mais pela animação, música, personagens, etc, ou se dão valor a tudo igualmente. ;)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Valeu. Entendi agora.

Pra mim depende. Normalmente prefiro animes mais romanticos ou que ajude a mostrar o valor da amizade.

Gosto muito das musicas. Alguns ate baixei.  Um que assistir que leva tudo isso e ate baixei a musica e e o meu anime preferido e Special A. Tambem gosto de conflitos dentro de um anime.

Mais eu ja nao gosto daqueles yaio. Acho que e mais ou menos assim o nome. Gosto de animes que faca eu fica alegri e ao terminalo de assistir me bata a tristeza de ver que ele acabou.

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Por acaso baseio na história, ost e animação xD existem muitos animes com boas animações mas os personagens deixam a desejar daí não ser muito exigente hehe

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Houve uma altura em que eu não dava qualquer importância às personagens, e punha a história acima de tudo... Mas hoje em dia já me apercebo que com personagens manhosos, as séries acabam por sofrer bastante... >_>

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Vocês engonham tanto assim só para uma nota do myanimelist? gostei, dou boa nota; não gostei, dou má nota

mas vá, como não gosto de nada, o meu main score é 4, dou importância a coisas sem grande papel na história como os seiyuu e se um plot faz resort a mais a "misunderstandings" para fazer seguir a história

 

não dou dois cus pela arte/animação, apesar de obviamente gostar de alguns estilos em particular

 

edit: já agora, se quiserem odiar-me: https://myanimelist.net/profile/Mizusi

Editado por Mizusi
3 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

LOL, admiro a praticalidade, gostava de ser assim, but OCD kicks in...  :/

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

entendo tho, uma coisa má do myanimeIist é que agora estou quase sempre a pensar em que pontuação irei dar a uma série e preocupada em pôr o estado em que vou no anime/manga (compIeted, on hoId, dropped, watching, etc) em vez de simpIesmente ver a série sem estar com pensamentos de pseudo-reviewer que finge perceber da cena ao avaIiá-Ia com números

2 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu tento sempre ser o mais objectiva possível, sendo que as minhas notas são um misto dos seguintes parâmetros, por ordem de valorização:

 

- Personagens

- História

- Som

- Animação

 

Dou ou tiro um ponto pela subjectividade, ie. se curti totil ou se descurti totil.

 

O meu average é 6, porque eu tenho um bom coração :<

 

Como escrevo sempre review, depois explico a nota que dou, de qualquer forma. :)

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Para mal ou bem dos meus pecados, não tenho MAL... :P

Sim, sou uma vergonha de uiabu, eheeheh!

 

Bom, não tenho muito tempo para nada, pelo que nunca fui investigar a fundo esse site nem criei nada lá...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

@Mizusi Concordo plenamente... o tempo dessas actividades todo somado já dava para ver outras séries, é triste...

@ladyxzeus O meu average é 6 e tal, e o meu coração é negro, isso cheira-me a esturro...

@Erza Fazes muito bem, é uma perda de tempo que não se justifica.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

O MAL ajuda-me imenso a não me esquecer em que episódio vou, o que tenho ainda para ver, etc. Tenho as coisas em suporte papel just in case e tou num processo de passá-lo a excel. Neste momento, a minha lista COMPLETA tem mais de 1400 entradas ._.'

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu por acaso tenho boa memória para coisas pouco relevantes, pelo que sei sempre o que ando a ver, o que planeio ver, número do episódio e tal... mas também a minha lista é metade desse número, isso realmente é monstruoso...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

O mesmo que a Cata.

 

Se não tiver lista não sei onde estou nem o que já vi :(

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu gosto de ter a lista só mesmo por "mariquice", mas claro que lhe reconheço a utilidade. É pena é quando se torna mesmo uma "obrigação" andar para ali a fazer acertos, pode-se tornar numa perda de tempo precioso. :/ 

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Acertos?

 

Não sei, isto para mim é já tão natural que não me custa nada (só se ver o anime for considerado perda de tempo, o que também é válido). Há mais listas além do MAL, também. E, finalmente, há uma app que actualiza tudo automaticamente no MAL (eu não uso porque não gosto de ter mais um programinha aberto) :)

 

Uma pessoa nem precisa de classificar os animes se não quiser, ou pode usar outro sistema se gostar mais. Por exemplo, conheço um bacano que só dá duas notas: 0 e 1 Que são "não gostei" e "gostei", respectivamente :P

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

eu esqueço-me de ir ao MAL atualizar , para mim é mais facil guardar o epi num marcador e simplesmente clicar la para continuar '--'

 

mas para dar o meu score baseio-me +/- assim

20% animação/ost

80% história 

 

pode ter boa animação e ost mas sem ter conteúdo interessante nem vejo <_< , dito isto as minhas scores são do mais random possivel , porque nem penso muito nisso

simplesmente vejo e pronto 

 

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais