Zephirus

O meu artigo sobre a cultura otaku

5 mensagens neste tópico

Pessoal o ano passado neste tópico , eu falei que estava a desenvolver um artigo sobre a cultura Otaku em Portugal.

 

Primeiro de tudo queria agradecer-vos pela vossa disponibilidade em ajudar-me a fazer pesquisa sobre o tema, tenho no entanto duas novidades a dar se quiserem ler o meu artigo está disponível neste link , esta é a boa noticia, a má noticia é a seguinte, eu acho que o vão odiar, por motivos de edição, falta de tempo e pura noobice minha eu acho que o artigo não está assim tão bom quanto isso, tenho no entanto variado material, que não incluí, e que posso posteriormente se quiserem incluir neste tópico (especialmente nas entrevistas, mas isso logo se vê) . Achei que deveria falar do artigo, dado que este está publicado e realmente não podia simplesmente ignorar esta parte da minha vida em que vocês me ajudaram.

 

Se ainda assim o quiserem ler estejam à vontade, senão me engano tem 30 páginas e está mais virado para quem não percebe muito do assunto, mesmo assim, muito obrigado pela compreensão, alguns utilizadores foram citados no artigo e um antigo artigo do Anime Portugal também foi citado como fonte.

 

Espero conseguir trabalhar com vocês mais vezes e até à próxima!

 

Carlos Barros a.k.a. Zephirus

 

Ps: Está lá o meu email profissional, não me spammem a conta ^^ !

Editado por Zephirus
2 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Ainda não li tudo, mas acho que em termos de conteúdo está interessante e sucinto, não é exaustivo e cumpre o objectivo de qualquer pessoa (tendo ou não conhecimentos prévios sobre o assunto) conseguir entender do que se está a falar. O único ponto negativo, a meu ver, é a forma como introduzes e citas referências, não sei se neste tipo de artigos é suposto ser assim, já que por norma apenas leio artigos científicos, mas não é a maneira mais "bonita" e organizada de o fazer. (Se futuramente precisares de ajuda em termos de formatação e revisão diz, que eu gosto de fazer isso.)

 

Quando tiver tempo termino a leitura, mas bom trabalho, espero que o artigo tenha a divulgação e apreciação que pretendes. :)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Ainda não li tudo, mas acho que em termos de conteúdo está interessante e sucinto, não é exaustivo e cumpre o objectivo de qualquer pessoa (tendo ou não conhecimentos prévios sobre o assunto) conseguir entender do que se está a falar. O único ponto negativo, a meu ver, é a forma como introduzes e citas referências, não sei se neste tipo de artigos é suposto ser assim, já que por norma apenas leio artigos científicos, mas não é a maneira mais "bonita" e organizada de o fazer. (Se futuramente precisares de ajuda em termos de formatação e revisão diz, que eu gosto de fazer isso.)

 

Quando tiver tempo termino a leitura, mas bom trabalho, espero que o artigo tenha a divulgação e apreciação que pretendes. :)

 

O artigo é na linha dos artigos científicos, porque é um artigo académico, a forma como introduzi as referências foi porque só tinha duas maneiras para introduzir as referências, ou as introduzia no rodapé de cada vez que fazia uma referência ou introduzia no final, achei que assim era mais limpo, eu não queria que ficasse muito confuso, e como era obrigado aquela formatação de artigo, fiz de uma forma mais limpa. Quanto ao artigo, não acho que esteja por aí além, podia estar melhor, tinha material para fazer melhor acredita, e se eu tivesse mais tempo entrevistava mais pessoas como o Jean-Marie (que foi uma figura crucial na Sic Radical quando era boa). Ainda posso fazer um artigo com o material que sobrou, mas seria mais pequeno e mais conciso, muito mais pequeno e conciso, se me der na telha escrevo e posto nesta secção.

Editado por Zephirus

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Nunca vi um artigo científico com referências assim, por norma aparecem como nota de rodapé ou numeradas e compiladas na bibliografia e as citações são integradas no texto, desde que devidamente referenciadas, ou então com referência ao autor e ano de publicação do que se está a referenciar. Não se muda a letra nem se cita tal e qual coisas isoladas dizendo "segundo x pessoa" - isto pode fazer sentido uma vez, mas quando se tem de referir 20, 30, 50 coisas corta a fluidez do texto e promove repetições desnecessárias.


És livre de discordar, é apenas a minha opinião e dei-a com o intuito de que possas melhorar no futuro, apenas. 

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Nunca vi um artigo científico com referências assim, por norma aparecem como nota de rodapé ou numeradas e compiladas na bibliografia e as citações são integradas no texto, desde que devidamente referenciadas, ou então com referência ao autor e ano de publicação do que se está a referenciar. Não se muda a letra nem se cita tal e qual coisas isoladas dizendo "segundo x pessoa" - isto pode fazer sentido uma vez, mas quando se tem de referir 20, 30, 50 coisas corta a fluidez do texto e promove repetições desnecessárias.

És livre de discordar, é apenas a minha opinião e dei-a com o intuito de que possas melhorar no futuro, apenas. 

 

Olá, eu não podia fazer de outra forma, eu teria de seguir a norma dos outros artigos http://www.iscap.ipp.pt/cei/E-REI%20Site/Pages/index.htm , podes ver no site deles como eles fazem, não precisas de só ler o meu artigo, podes ler os artigos que te interessarem, há alguns bem interessantes, seja como for as fontes estão por ordem de consulta, como disse, foi me dada essa liberdade, o artigo foi revisto umas 10 vezes, ninguém se queixou da forma como referi quem quer que fosse, e acredita que a minha coordenadora me obrigaria a reescrever o artigo inteiro se fosse preciso (e esteve lá perto sejamos francos, como escritor não sou muito bom). Mas obrigado pela opinião, se eu voltar a escrever eu tomarei isso em conta. Só uma coisa, outra maneira como eu poderia fazer isto seria do tipo "As batatas são castanhas (Gonçalves & Pereira, 2011)", mas eu achei que isso tiraria a piada na leitura, eu já tive de traduzir artigos científicos para colegas meus de Engenharia Florestal, e Deus sabe como eu odiei isso, tira o prazer de ler o que quer que seja quando tens de gramar com as referências a cada 5 minutos.

 

Ah uma ultima coisa queria agradecer especialmente ao membro @ , espero estar a citar bem. Edit: É impossível citar o Sharinflan mas se vires isto, queria agradecer-te.

Editado por Zephirus

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais