Oryon

O fim da originalidade?

23 mensagens neste tópico

Estive lendo em outro fórum 2 pessoas reclamando da progressiva falta de originalidade nos animes. Mas será mesmo que a coisa está tão ruim assim?

Bem, acho que antes de tudo tem que levar em conta que desde 2001 são produzidos mais de 100 titulos por ano, e que teremos como consequência titulos com qualidade média ou abaixo da média. Além disso, fansubbers nacionais/estrangeiros não dão conta de tanto anime, podendo deixar, eventualmente, alguns mais obscuros - mas com qualidade acima da média - fora do conhecimento de quem depende de fansubber; principalmente aqueles que dependem de legendas em português.

Um outro fator a ser levado em consideração é que certos animes são direcionados a fãs hardcore, e que por isso podem ser considerados ruins para o público normal ou ávido por algo mais original. Titulos com baixa audiência na TV japonesa mas com retorno financeiro para suas produtoras devido a venda de DVDs e produtos relacionados.

Enfim, se houver público e consequente retorno financeiro, determinados tipos de estórias continuarão a ser usadas. E também, se não fosse por isso, determinados shounen's genéricos (vide Naruto e One Piece) não teriam uma vida tão longa.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Bom, basicamente já deste as respostas todas! :) Concordo com tudo o que disseste.

Mas este não é um problema exclusivo do anime. Cada ve é mais difícil ser original em tudo: na musica, no cinema, na literatura. E com o acesso cada vez mais facilitado - leia-se internet - tudo se conhece, consome e passa de moda muito mais rapidamente.

Mesmo assim, e voltando ao anime, de vez em quando ainda se conseguem ter boas surpresas.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

kundo a falta de originalidade isso e normal e em quase todas areas de entretenimento se passa por essa fase : jogos, os filmes , o teatro , a musica e claro k mais tarde ou mais cedo viesse acontecer ao anime . Alem da musica e do teatro a mais antiga forma de entretimento e a banda desenhada k do japao chamasse mangas, e sendo um forma de entretimento e claro k maoria des historias ja foram usadas ,e k maioria dos animes vem de historias dos mangas.

Mas mesmo assim as vezes se encontras obras originais .Um dos porblemas e k para criar algo original e k as empressas tem de correr riscos e hoje em dia e muito difiçil encontrar empressas com capacidades financeiras de recuperar se o anime ou o manga nao forem aceitados pelo publico. O outro dos problemas e busca do lucro rapido ou seja apostam em formulas k ja mostraram ser capazes de gerar grandes quantidades de lucro.

Kundo ao futuro poximo, espero eu, achou k irao aparecer muitas obras originais , devido ao cansaço do publico pelas mesmas historias pelos mesmos viloes e como comsequencia o comsumismo ira baixar obrigando os estudios criar novas historias novas personagems por forma a manter o interesse do espectador. Os estudios k tiverem porblemas e criar obras originais podera criar graves crises finaceiras obrigando o estudio fechar as portas. :twisted:

A pouco tempo encontrai um anime k a mim pareçer ser original "Paranoia Agente" Se alguem kiser alguma info pode mandra PM.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

é igual para praticamente tds os médiuns.

A música e cinema já há algum tempo k estão na estagnação (o norte-americano pelo menos).

A indústria dos videojogos tb tá a caminhar nesse sentido há já alguns anos.

Ao princípio são mts grupos com poucas pessoas com mts ideias e pouco dinheiro/instrumentos. Fazem o k gostam. Eventualmente há o sucesso da industria. Poucas, mas grandes empresas são criadas em torno da indústria que devido à capitalização não arriscam e apenas se baseiam numa formula vencedora para produzir um produto até à exaustao dos clientes.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
A indústria dos videojogos também tá a caminhar nesse sentido há já alguns anos.

Igualmente incrivel' date=' a gigantesca onda recente dos mmorpgs suponho que não conta. >_>

[/quote']

Sem duvida k os jogos tao a caminhar nesta direcção. A quantidade de licenças de filmes e séries, sequelas de jogos, a fixação em géneros e fórmulas vencedoras são prova de k as editoras (as produtoras têm k se curvar perante a exigencia das produtoras, algo k poderá ser contornado com distribuição de jogos como por exemplo o serviço Steam) não kerem arriscar.

Até os mmogs são prova disto, citando-te, "a gigantesca onda recente dos mmorpgs".

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

A originalidade, em todo o lado, morreu já há muito. Podem-se contar histórias de outras formas, inventar novas maneiras de construir a narrativa mas algo realmente de original não acontece há séculos. O melhor que se tem a fazer é tentar impedir a mente de adivinhar o que aí vem quando se lê um livro, se vê um filme ou se joga um jogo e apreciar enquanto se pode.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

A originalidade da música ainda não se esgotou, btw.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

A originalidade axo k nunca vai acabar, vai ser é cada vez mais raro e dificil pôr isso em produto.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

É um dado adquirido de que já nada é, verdadeiramente, original. Claro, há efeitos especiais, e outras McGuffins. Não estou a dizer que todas as histórias já foram feitas até ao mínimo detalhe (parece que tenho de explicar tudo bem explicadinho).

Por exemplo, Evangelion. É básicamente sobre como nos definimos a nós e aos outros através da adversidade. Todas as histórias de guerra e/ou conflicto contam isso.

Elfen Lied tem cabeças e membros a serem arrancados, tudo muito bonito, mas também se resume a como lidar com as diferenças e medos que temos do que é (ou dos que são) estranho, e como aprender a lidar com isso.

Todas as histórias são parábulas, todas as parábulas baseadas em lições de vida, e como tal, só muda a forma como é contada, a moral é sempre a mesma.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Bem o Majerean tem tado a dominar este tópico e sinceramente tou de acordo com ele, temos k ser realistas, temos soudades dos velhos animes old school e sekalhar já nos passou tantos pla cabeça k começamos a achar k comessa a ser td igual na minha opiniao é simples paranoia se repararem bem os animes dos fins de 90s e de 2000 por ai fora estao em alta o k ñ falta sao japoneses com cara de hipopotamo e oculos fundo de garrafa cheios de ideias na mona, pode comessar a haver repetiçoes do tipo animes de samurais k o k á mais é disso(ñ desfazendo da qualidade k é optima, samurais RULLEZ!) mas voltando á seriadade é logico k surgirao algumas ideias gastas mas é impossivél encher 10 copos de sumo só com uma laranja ñ podemos massacrar os homenzinhos, pra mim o actual estado do anime está optimo ñ tá prefeito nem pessimo temos k explorar bem os animes para encontrar originalidade e acreditem k é facil!

Good posts for everybody!

_________________________

-PUT A CREAM NUMBER 5!

-SIX Ó CLOCK ON ESPLANATE!

-PICE OF CAKE!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Dizer k a originalidade já não existe usando como argumentos o uso dos mesmos temas é um bocado exagerado, na minha opiniao.

E não tenho saudades do anime Old School. Se calhar é porque sou bastante selectivo nos animes que escolho ver e raramente me desiludo.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

é um talento. :mrgreen:

bem, deixa-me cá tentar lembrar-me de series k nao gostei.

twilight bracelet, tava com esperanças k fosse algo parecido com o hack/sign... big mistake.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

anidb.info/perl-bin/animedb.pl?show=anime&aid=447

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais