Zephirus

Ajuda em Pesquisa Universitária "Inovadora"

17 mensagens neste tópico

Olá, eu sei que isto parece outra coisa, mas estou a abrir este tópico, para futura referência.

Deixem me explicar, eu começo na próxima semana, e durante os próximos quatro meses, um projecto que eu penso ser inédito em Portugal. É assim, eu estou criar um artigo para ser publicado em revista, o titulo é "A influência da cultura otaku na sociedade ocidental.", eu no inicio pensei em fazer um questionário e levá-lo a fóruns como este ou maiores, a minha coordenadora avisou-me que isso não iria correr bem, por isso penso que para além de pesquisa "cientifica", vou fazer algumas entrevistas. No lectivo de 2015/2016, a não ser por motivos de força maior irei também apresentar o meu trabalho ao publico numa palestra no Centro de Estudos Interculturais (CEI) do ISCAP (no Porto), http://www.iscap.ipp.pt/cei/ este é o site do CEI aonde estou a trabalhar actualmente, por defeito o site do ISCAP é http://www.iscap.ipp.pt. Quer me ajudem ou não, estão todos convidados a ler o meu artigo e a vir à palestra, aonde eu e o meu colegas iremos apresentar os nossos trabalhos.

 

Eu vou fazendo updates a este tópico.

 

Para já queria começar por ter uma ideia do que a população otaku acha que foram as maiores contribuições a cultura otaku trouxe à sociedade ocidental, eu tenho uma ideia de quais são é claro, e, não, não quero que façam o trabalho por mim, basta dizerem em três ou quatro palavras. O que seria para vocês? O facto de ter revivido e inovado o cosplay? Inovações tecnológicas como técnicas de encoding, ou os codecs da CCCP, na legendagem com programas como Aegisub? Ou talvez na area do cinema como em series e filmes de animação ocidentais como Samurai Jack, Afro Samurai, e as series de Avatar? Ou será algo totalmente diferente como o despertar do interesse pela língua japonesa no ocidente? Existem inúmeras. Podem dizer da vossa opinião.

 

Numa nota totalmente diferente, e para me facilitar um pouco a vida, podem me indicar fóruns internacionais que sejam "sérios", ou seja com poucos trolls se faz favor.

 

Numa ultima nota, se não quiserem ajudar, por favor abstenham-se de criticar ofensivamente, vamos manter este tópico limpo. Eu próprio não conheço muita gente que tenha a coragem para fazer um artigo como vou fazer.

 

Muito obrigado!

 

Ps: Podem me contactar por email se quiserem bastando enviar um e-mail para carlos.barros.1990 (at) hotmail (dot) com

Editado por Zephirus
1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

A maior contribuição que o anime ofereceu à cultura ocidental foi arranjar uma solução efectiva de manter os falhados e autistas em casa, mas de vez em quando isso falha, como por exemplo alguns cromos que decidem fazer trabalhos sobre desenhos animados chineses e apresentar-los aos colegas, o que normalmente acaba por ser uma coisa parecida a isto:

3 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

A maior contribuição que o anime ofereceu à cultura ocidental foi arranjar uma solução efectiva de manter os falhados e autistas em casa, mas de vez em quando isso falha, como por exemplo alguns cromos que decidem fazer trabalhos sobre desenhos animados chineses e apresentar-los aos colegas, o que normalmente acaba por ser uma coisa parecida a isto:

LOL, eu vou tentar não fazer algo assim, esperam de mim que eu escreva pelo menos 20 páginas sobre o assunto, e não é um tpc, é um artigo mesmo, estilo cientifico com uma abordagem analítica, na verdade fui seleccionado para uma de 5 bolsas disponíveis por isso não posso ser assim tão mau no que faço :) . Mas obrigado!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

A influência da cultura otaku na sociedade ocidental foi complexa e subtil. A importância dessa influência é dificil de avaliar. É preciso ver também que é impossivel dissociar a influência otaku da importância da internet como meio de divulgação dessa cultura.
Na minha opinião, a influência foi basicamente em 3 aspectos:

Devido aos temas tratados, as animes e jogos de consola ajudaram (e continuam a ajudar) a uma mudança mais rapida das mentalidades das gerações mais novas. Quem é que tendo sido adolescente nos anos 90, pode dizer que não mudou um pouco que seja a sua maneira de pensar depois de ter visto animes como Akira, GitS, NGE, Utena, entre outros?  

O estilo da arte e dos meios de entretenimento ocidentais também foram, provavelmente permanentemente, alterados pela influência da anime/jogos japoneses. Basta, por exemplo, ver o desenho dos personagens da Disney dos ultimos 20 anos e compará-los aos personagens dos anos 30, 50 ou mesmo 80. Ou o exemplo tão batido do filme Matrix.

Finalmente a anime e jogos de consola ajudaram a mudar o paradigma da centralidade da humanidade. Ou seja, actualmente o centro da humanidade é cada vez menos visto como o ocidente e mais noutro lugar qualquer. Cada vez mais os próprios ocidentais aceitam essa nova visão do mundo. A expansão da cultura otaku veio demonstrar que as ideias artisticas e filosóficas não precisam sair todas de Paris, Nova Iorque ou Hollywood. Isto veio dar força moral a países como a Coreia e a China. A anime é também uma linguagem universal que está a ser um pouco desaproveitada, vejam só por exemplo quantas pessoas de paises muçulmanos há em sites como o MyAnimeList.
 

 

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Acho que o facto do anime se estar a tornar mais popular está a fazer aquela frase "desenhos animados são coisas para criança" começar a desaparecer, o que é uma cena boa.

Enriquece um pouco culturalmente - por muito fantasioso que um anime seja, tem sempre alguma coisa da cultura do Japão (isto a falar de animes com bases reais, obviamente).

 

Vais ter muito que escrever, boa sorte!  ;)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Não sei se já disseram, mas muitos jovens, por influência do entretenimento Japonês, começam a interessar-se por áreas como desenho e pintura, animação, escrita (lns), programação (jogos), fabrico de roupas (cosplay), língua Japonesa...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

@ não, não foi dito, pelo menos por outra pessoa para além de mim não, eu não vou dar a minha opinião porque isto é sobre "vocês" (diria até "nós" no sentido de nós os otakus), para já estou a apalpar terreno.

 

@@lobito180 Sim eu sei, vou fazer muitas entrevistas e escrever muito, mas nunca mais de 80 páginas :) .

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

De tão absurdo, merece resposta. Pelo bem da ciência!!

Quem é que tendo sido adolescente nos anos 90, pode dizer que não mudou um pouco que seja a sua maneira de pensar depois de ter visto animes como Akira, GitS, NGE, Utena, entre outros? 
 

Eu.

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Tipo, qual a definição (materiais e métodos) de "cultura otaku"

 

É que, tipo, com cultura "otaku" queres dizer cultura pop no contexto de animação, jogos e outras scenas? E o que exactamente são as outras scenas?

 

Só posso responder quando souber isso.

 

Edit: é que pelo post nem sabes o que é "otaku", também há otakus de comboios e de perfumes

Editado por ladyxzeus
1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Tipo, qual a definição (materiais e métodos) de "cultura otaku"

 

É que, tipo, com cultura "otaku" queres dizer cultura pop no contexto de animação, jogos e outras scenas? E o que exactamente são as outras scenas?

 

Só posso responder quando souber isso.

 

Edit: é que pelo post nem sabes o que é "otaku", também há otakus de comboios e de perfumes

 

Para te responder vou-te dar uma definição de otaku da wikipedia:

 

Otaku (おたく/オタク?) is a Japanese term for people with obsessive interests, commonly the anime and manga fandom. Its contemporary usage originated with Akio Nakamori's 1983 essay in Manga Burikko.[1][2]Otaku may be used as a pejorative; its negativity stems from the stereotypical view of otaku and the media's reporting on Tsutomu Miyazaki, "The Otaku Murderer", in 1989. According to studies published in 2013, the term has become less negative, and an increasing number of people now self-identify as otaku.[3]

 

Um otaku no sentido ocidental só é um "viciado" em anime em manga, é isso que significa no ocidente, se eu me dedicasse a falar "otakus" de sei lá aviões, teria muito pano para mangas.

Mas vou-te dar um pouco de contexto da minha vida pessoal, eu sempre fui um otaku no sentido ocidental, desde que era pequeno e vi Samurai X (Rurouni Kenshin), soube que gostava daquilo, então talvez uma melhor pergunta para te fazer é: Como o anime, a manga e tudo relacionado (visual novels, jogos), e também as pessoas que gostam disso no Japão influenciaram o ocidente, como a subcultura Otaku influenciou o ocidente, e como os próprios ocidentais pertencentes a essa subcultura influenciaram o ocidente? (Peço desculpa pela repetição mas queria ser bem claro.)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu cá gosto de anime, prefiro ver anime a filmes "normais" e até já fiz parte de uma fansub e de uma scanlator, mas não me considero "otaku", haha... simplesmente porque é apenas um dos meus hobbies, mas não o único. Não sou assim tão viciada como o termo sugere. ;)

 

Pelo que li aqui, creio que já enumeraram os pontos principais, mas a meu ver, a maior área de influência no Ocidente, mais do que as próprias séries e merchandizing, foram os jogos. O interesse pela anime, manga e os eventos estão em expansão, sim, mas a indústria dos videojogos tem sido, e ainda é, uma das mais fortes a nível global. Gera milhões. O grande lucro das produtoras é com os videojogos que se seguem às séries, não com as séries em si, mesmo com séries tão famosas como Dragon Ball ou Naruto, aliás basta ver quantos jogos cada um lançou.Não é por acaso que as principais plataformas de jogos eram japonesas. Claro que a indústria dos videojogos não é exclusiva da cultura otaku, mas seria interessante ver alguns números, especialmente de jogos relacionados com séries de anime. :)

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Man, vais citar a wikipedia num artigo científico?

 

Tem tudo para correr mal

 

Nota: eu vejo anime desde os tempos da maria cachucha e não tenho um interesse obsessivo por anime.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Man, vais citar a wikipedia num artigo científico?

 

Tem tudo para correr mal

 

Nota: eu vejo anime desde os tempos da maria cachucha e não tenho um interesse obsessivo por anime.

 

Não vou citar wikipedia num artigo cientifico, mas para te explicar em que sentido eu estava a falar a wikipedia chega muito bem, basicamente tu disseste que há otakus de tudo um pouco e eu disse que no sentido ocidental só há um sentido possível, então usei a fonte mais óbvia possível para comprovar. E ninguém disse que eras obsessiva, o titulo não é "A obsessão dos otakus ocidentais". Anyway só estava a dar um exemplo, mais nada.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Pois, a wikipedia não é uma fonte oficial (por favor, não a citem), mas na maioria dos casos tem (ou devia ter) a lista bibiográfica de fontes mais "oficiais" e essas, sim, vale a pena explorar.

 

Mas pessoal, não é preciso "bater" aqui no rapaz, aliás porque a ideia de um estudo sobre a influência da cultura "otaku" no Ocidente já tem sido explorada. Há já por aí uns artigos bibiográficos e dissertações académicas sobre o assunto. Façam um passeiozito aí pela Net que os encontram. :)

 

Mas, Zephirus, eu creio que talvez fosse melhor seres mais especifíco, já que este assunto da "influência otaku no Ocidente" é muito, muito vasto. Por exemplo podias iniciar a introdução com o aumento do interesse global sobre todos os pontos já abordados e depois especificares para o contexto de Portugal, ou mesmo da Península Ibérica. Seria interessante ver algumas diferenças entre Portugal e Espanha, até porque quase todas (ou ainda todas?) as distribuidoras são espanholas. Talvez encontres algo interessante e números concretos por aí. 

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Primeiro que nada, creio que terás de explicar o que queres dizer com "otaku". Isto porque o que tu entendes por "otaku", pode não ser o mesmo que outros entendem. Não estou a dizer para explicares aqui, que creio que uma pessoa que raciocine minimamente bem e que já ande neste mundo há um bom tempo, sabe o que estás a querer dizer.

Eu sei que utilizas tal palavra para descrever uma pessoa que gosta bastante de anime, manga, videojogos e outros tantos aspectos da cultura oriental, sendo que se foca mais na japonesa. Porém, tal palavra já foi posta no dicionário de Oxford há uns anos atrás. Passo a citar:

 


otaku

Line breaks: otaku
Pronunciation: /əʊˈtɑːkuː/ 
 



Definition of otaku in English:

noun (plural same)

(In Japan) a young person who is obsessed with computers or particular aspects of popularculture to the detriment of their social skills:every other otaku can run on about their hobby endlessly
Origin (British & Word)

Japanese, literally 'your house', in formal speech also meaning 'you', used by some anime and manga fans as an affectedly formal way of addressing others with similar interests.

Origin (US English)

Japanese, literally 'your house', alluding to the reluctance of such young people to leave the house.

 

Ora, agora com isto metido de parte, passo a dar a minha opinião.

 

Creio que o facto da cultura otaku se ter começado a expandir e a sair maioritariamente do Japão, foi algo bastante benéfico para a população de todos os outros países. Se pensarmos bem, muitas pessoas começaram a explorar o lado oriental principalmente devido à animação japonesa ter sido incorporada pouco a pouco na televisão ocidental. Só nesse aspecto, isso veio criar vários postos de trabalho para locutores, tradutores e uns tantos outros. Se fosse desenhos animados da Disney, por exemplo, não seria necessários quase locutores, pois existem menos falas. Para além de ter criado postos de trabalho, fez com que as pessoas convivessem mais, nem que fosse por um curto período de tempo, pois era algo que todos podiam ver, devido a não serem apenas histórias para crianças, chegando ao ponto de fazer parar o IST e até os cafés e tabernas mudarem para a SIC para ver o novo episódio do Dragon Ball. Fica aqui uma boa entrevista que vi há uns tempos.

Também se nota que o design ocidental há uns anos para cá tem vindo a sofrer mudanças significativas, explorando mais o estilo oriental. Um bom exemplo disso é o recente filme, Big Hero 6.

 

Em termos de manga, esta ainda tem uma maior influência, pois não é apenas banda desenhada, mas sim um estilo de desenho. A primeira manga apareceu em vasos de várias dinastias atrás (não me perguntem qual, que não me lembro). Com a frequente exploração do estilo manga, temos vários artistas, conhecidos ou não, que utilizam este estilo nas suas obras. Até mesmo pessoas comuns descobrem certos artistas de renome devido à exploração da arte japonesa através da manga. Eu, por exemplo, tive de fazer um trabalho sobre alguém famoso e que tivesse feito algo que ficasse para a história, por isso escolhi o Katsushika Hokusai, que pintou a mundialmente famosa, "The Great Wave off Kanagawa".

1280px-Great_Wave_off_Kanagawa2.jpg

 

Quando chegamos ao ponto de falar sobre videojogos, vemos que a maior parte teve influências em anime, manga e várias culturas (sejam estas oriental ou ocidental, tendo o exemplo de Zelda Majora's Mask, que se baseia principalmente em lendas africanas). A pintura mundialmente famosa falada acima? Está em background de vários videojogos.

O facto de tais videojogos incorporarem a cultura asiática, faz com que algumas pessoas com interesses tecnológicos acabem por seguir profissões relacionadas com os mesmos, sejam estas relacionadas com design, programação, escrita, tradução, etc etc.

 

Se virmos isto como um todo, vemos que já faz tudo parte da cultura oriental (mais uma vez, principalmente japonesa), e que deste modo desperta interesses por outros temas que não os videojogos, anime e manga. Um bom exemplo é a comida. Sendo que a comida é um ponto fulcral da cultura de um país, esta está a expandir-se cada vez mais em todo o mundo. Uma vez que a comida japonesa é considerada das comidas mais saudáveis, se não a mais saudável do mundo, isto é algo bastante benéfico para a saúde da população global.

 

Há muitas mais coisas a acrescentar, mas darei espaço aos outros, pois se eu dissesse tudo, isto não teria graça.

E já agora, talvez queiras experimentar o Reddit. Por vezes podes ficar surpreso com as mentes que lá encontras.

http://www.reddit.com/r/otaku

Editado por Sharinflan
3 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Acho que substituires "otaku" por "cultura popular japonesa" ou outra coisa assim se calhar melhorava tanto o grau de seriedade do título como o tipo de respostas que poderás obter. 

 

Como já foi referido, o papel da internet na divulgação do manga, anime, jogos e afins é uma coisa que deves abordar, porque honestamente penso que a maior parte de nós se não tivesse acesso a essa plataforma teria apenas visto Sailor Moon e Samurai X e ficado por aí. 

 

Em relação à minha opinião quanto à influência da cultura popular japonesa no nosso país/ mundo ocidental, penso que os principais pontos são uma mudança subtil em termos de sensibilidade (porque a abordagem feita a muitos temas não é a mesma cá e no japão), uma maior abertura à diversidade e à variação e o fomentar de um interesse crescente por outros países e culturas que não conhecemos muito bem e que passa tanto pela arte, como pela cozinha e pelo próprio país e costumes. 

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Pois, a wikipedia não é uma fonte oficial (por favor, não a citem), mas na maioria dos casos tem (ou devia ter) a lista bibiográfica de fontes mais "oficiais" e essas, sim, vale a pena explorar.

 

Mas pessoal, não é preciso "bater" aqui no rapaz, aliás porque a ideia de um estudo sobre a influência da cultura "otaku" no Ocidente já tem sido explorada. Há já por aí uns artigos bibiográficos e dissertações académicas sobre o assunto. Façam um passeiozito aí pela Net que os encontram. :)

 

Mas, Zephirus, eu creio que talvez fosse melhor seres mais especifíco, já que este assunto da "influência otaku no Ocidente" é muito, muito vasto. Por exemplo podias iniciar a introdução com o aumento do interesse global sobre todos os pontos já abordados e depois especificares para o contexto de Portugal, ou mesmo da Península Ibérica. Seria interessante ver algumas diferenças entre Portugal e Espanha, até porque quase todas (ou ainda todas?) as distribuidoras são espanholas. Talvez encontres algo interessante e números concretos por aí. 

 

Eu nunca na minha vida usarei para um artigo algo como a wikipedia, juro-te, foi só para explicar à rapariga que parecida confusa no que eu queria, sim eu sei para a nossa subcultura o termo pode ter muitos, muitos significados. Mas para terceiros, nós somos o que somos porque somos "japanófilos" incorrigíveis.

Acho que substituires "otaku" por "cultura popular japonesa" ou outra coisa assim se calhar melhorava tanto o grau de seriedade do título como o tipo de respostas que poderás obter. 

 

Como já foi referido, o papel da internet na divulgação do manga, anime, jogos e afins é uma coisa que deves abordar, porque honestamente penso que a maior parte de nós se não tivesse acesso a essa plataforma teria apenas visto Sailor Moon e Samurai X e ficado por aí. 

 

Em relação à minha opinião quanto à influência da cultura popular japonesa no nosso país/ mundo ocidental, penso que os principais pontos são uma mudança subtil em termos de sensibilidade (porque a abordagem feita a muitos temas não é a mesma cá e no japão), uma maior abertura à diversidade e à variação e o fomentar de um interesse crescente por outros países e culturas que não conhecemos muito bem e que passa tanto pela arte, como pela cozinha e pelo próprio país e costumes. 

 

Olá sinceramente, eu acho que foi o titulo que me fez ganhar a bolsa XD . Tava a brincar, mas, a minha coordenadora pareceu gostar muito do titulo, e o titulo tinha que ser definido à priori não sei se posso mudar, mas muito obrigado.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais