Silverflamejv

Manga em Portugal

15 mensagens neste tópico

Há pouco tempo descobri que andam a ser lançados mangas em português, nomeadamente Death Note, Naruto e Ao no Exorcist.
 
 
Alguém já comprou algum exemplar? O que acham?

 

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

É sempre bom haver iniciativas destas, mas depois da experiência de Dragon Ball e da série de Naruto legendada em português, nunca mais compro essas edições antes de estarem acabadas.

 

E 10 paus por um volume? :ph34r:

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Isso não é nada de novo :P

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Isso não é nada de novo :P

Eu só soube agora. Único manga em pt-pt que comprei foi Dragon Ball, que era lançado pela ASA e que penso que tenha sido cancelado no volume 18.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

São só títulos que não me interessam nada, portanto nunca experimentei para ver.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

10 paus ?? '-' 

nossa 5 euros já era bom kkk

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Tenho uns quantos volumes da Devir. O maior problema é eles quase sempre não cumprirem os prazos de lançamento dos volumes. Os volumes por vezes saem 2 meses depois do planeado. As traduções não são más, penso que isto não esteja a ser traduzido do japonês, mas não vejo nenhuma alteração assim em nomes, tipo as edições espanholas, excepto em Blue Exorcist, que penso que o nome da escola foi traduzido '-' Têm algumas pequenas notas da editora, principalmente em Death Note, no que toca a explicar por exemplo como funcionam os exames japoneses, o que acho útil. Também tem uma pagina a explicar o sentido oriental, se a pessoa abrir o manga pelo sentido ocidental. É possível notarem-se falhas em algumas páginas, onde se nota que o texto original foi coberto. O preço é carote, mas sem esquecer que quem compra isto nem 1/3 é dos que compram em ingles.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao preço não se podem queixar muito. Aqui no UK é 9.99£, que convertendo vai dar mais de 10€. A escolha não é da loja. Se querem mais barato comprem na Amazon ou no Book Depository, e comprem em inglês, que assim sempre praticam uma língua. Ou então em francês que ainda é mais barato.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho dois exemplares de Death Note em português que me ofereceram. Não gosto do facto de não serem traduzidos directamente do japonês.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Não gosto do facto de não serem traduzidos directamente do japonês.

Tradução de tradução é sempre uma grande treta. 

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

(...) O maior problema é eles quase sempre não cumprirem os prazos de lançamento dos volumes. Os volumes por vezes saem 2 meses depois do planeado. (...)

O problema com os prazos não é exclusivo da editora ou, já agora, da gráfica que os imprime. Há uma culpa partilhada neste assunto e provém dos dois. A Devir gosta de adiantar datas e pedir números de exemplares sem avaliar primeiro a questão do tempo e imprevistos que podem acontecer durante a impressão e encadernação de um livro. Enquanto que as gráficas avaliam e priorizam livros pela quantidade de exemplares pedidos, datas de entrega e, principalmente, quem é capaz de cumprir acordos, ou seja, quem paga. Portanto, não estranhem que os livros apareçam com alguns meses de atraso. Este tipo de venda (mangá e alguma banda desenhada, inclusive) é um mundo quase novo em Portugal e a Devir está a arriscar-se em pôr estes títulos à venda. Se formos bem a ver, acho que podiam ter feito melhor o estudo de mercado e lançar outros títulos mais cobiçados em vez de Blue Exorcist (acho que FMA podia ter sido uma melhor escolha, mas é a minha opinião).

 

A verdade é que não me admirava que começassem a reduzir o número de exemplares ou que deixassem de publicar de todo alguns títulos; o número de vendas não tem sido o melhor e não me surpreende que continue a descer (como aconteceu com os da ASA). Lá está, é um risco pôr este tipo de livros à venda. Até porque, como se tem podido ver, são livros que não vendem facilmente, pois arranja-se sempre alguma desculpa para não o fazer. Mas numa coisa concordo, os preços não são nada atrativos; e eu falo por mim, que sou uma neta afastada do Tio Patinhas. Contudo, nós temos casas de bd/mangá a vender os mesmos volumes e outros por volta do mesmo preço e mais caros e têm sempre clientela. É um caso de "pick your poison", a meu ver.

3 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Este tipo de venda (mangá e alguma banda desenhada, inclusive) é um mundo quase novo em Portugal e a Devir está a arriscar-se em pôr estes títulos à venda.

 

Vou até mais longe: acho que essas editoras não sabem onde se meteram ;)

 

Ando metido no mercado livreiro há bastante tempo e é precisamente isso que se passa. Por exemplo, a Leya (dona da Asa, que edita Dragon Ball em PT) lançou uns quantos volumes aquando da novidade e depois.... puff ... desapareceu do mapa. Fizeram uma aposta com o licenciamento da mangá para a nossa língua, o que é de saudar, mas depois há toda a questão de marketing e das vendas. Um produto como este só irá dar lucro quando se venderem umas boas paletes de volumes. Ou seja, é preciso investir bastante no mercado para educar o consumidor, para reduzir o custo de aquisição do cliente. Não é que a malta não queria comprar em PT (eu até compraria) mas com o preço que está (relativamente mais caro, ou ela por ela com a edição ENG) não compensa para o consumidor em geral. Eu tenho uma colecção de mangás de Yu-Gi-Oh! em ENG, que a editora Asa também lançou em PT e não pensaria comprar a versão portuguesa de todo: o preço é mais caro, e a qualidade do livro é (para mim) bastante inferior.

 

Dito isto, há que não esquecer que as livrarias têm já margens de lucro (muito) pequenas com os livros que encomendam às editoras. Por isso, ter um livro que custe 10€ na prateleira que renderá uns 2 ou 3€ de lucro que dificilmente será vendido, não é muito aconselhável encomendar.

 

Resumindo, não vejo que este mercado seja rentável, nem que haja muita gente a apostar nele. Com as compras online e com o longo caminho que as edições tugas têm que fazer no que diz respeito à qualidade do produto, não vejo este mercado a levantar voo.

2 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

O problema é que eles não fazem as coisas por gosto. É só por dinheiro. Há tantas séries espectaculares por aí com meia dúzia de volumes, mas eles têm que ir traduzir as Narutadas super populares com 200 volumes. É normal que cancelem tudo a meio.

E por isso, muita gente é como eu, que só compro por atacado as colecções completas, senão nem vale a pena. Portanto é de esperar vendas fracas enquanto não tiverem lançado todos os volumes.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Por gosto, ninguém faz nada por gosto.

 

O nosso problema é que somos todos uns anglófonos e sai sempre mais barato comprar coisas de fora. Se os uiabus não soubesasem inglês acreditem que já havia mil coisas em PT, tal como no Brasil há uma indústria gigante de manga em BR

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

E a questão no Brasil é que há imigração japonesa desde há bastante tempo e uma maior divulgação da cultura de manga e anime, o que leva a haver um maior público para esta indústria, estão melhor educados. Em Portugal não estamos tão habituados a essa cultura, a maior parte das pessoas tem uma noção básica do que é a cultura japonesa nesse aspeto, não rende investir nisto tudo.

3 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais