Faz login para seguires isto  
Seguidores 0
Maje

Otaku: os Filhos do Virtual

22 mensagens neste tópico

Mostraram-me recentemente um link para um blog, no qual um fã diletante de anime se deu ao trabalho de escrever uma rant de várias páginas a criticar os nossos queridos bem-amados otaku, e este fenómeno relativamente recente da cultura pop japonesa a ser importada do Japão.

O texto é, a meus olhos, tão divertido, caricato, irritante (para certas pessoas ;P), e com o seu quê de verdade que não resisti a postar aqui.

Salientei a Bold algumas partes mais flagrantes :). Sem mais deleios, aqui vos apresento o dito texto, em português do Brasil:

________________

Otaku

Dando uma olhada no mundo e na Intarnetch atualmente - tomando o devido cuidado de evitar passar muito perto do orkut, uma vez que cientistas de renome finalmente descobriram que retardadice é de fato espalhada pelo mundo virtual -, percebo que devo ter dormido durante uma reunião ou perdido algum memorando. É a única explicação pro fato de que eu não fui informado de que nos últimos anos, todos os seres humanos com acesso a clientes de torrent e codecs de divx devem obrigatoriamente venerar qualquer tipo de animação que tenha sido feita dentro do território japonês.

Meus esforços em entender o fenômeno (pesquisar "fenomeno" no Google, sem acento, e ver se o corretor ortográfico do sistema de busca compreende as nuances da pontuação portuguesa), foram infrutíferos. Com toda certeza, desenhos japoneses - conhecidos como "anime", o que soa como um demônio romano com hemorróidas - são líderes mundiais em categorias prestigiosas como "cenas com flashes induzidores de ataques epiléticos" e "aberturas cantadas por mulheres que soam como um sujeito que teve as bolas explodidas por C-4", sem contar no sucesso de crítica "lutas chatas na frente de linhas coloridas", mas isso ainda não explica como a cultura Oriental em geral conseguiu invadir o nosso espaço. Se a Segunda Guerra Mundial me ensinou alguma coisa, é que japoneses tem uma pré-disposição para invasões inesperadas e para afundar navios de guerra arremessando aviões neles. A História nos deu uma lição sobre a insidiosa prática nipônica de atacar quando menos se espera, mas nós a ignoramos.

Existe um grupo responsável pela expansão da japanofilia em nosso hemisfério. Tal grupo responde pelo nome "otaku". Falo japonês tão bem quanto falo japonês, então desconheço o significado "oficial" do termo e, francamente, eu nem quero saber. Uma tradução livre mais adequada poderia ser "adolescentes desprovidos de identidade cultural que pensam que espremer os olhos e fazer o símbolo da paz em toda foto que tiram é algo legal".

Para entender melhor a complexidade da situação, precisamos compreender todas as facetas do fenômeno e identificar as raízes do problema. Mas antes de mais nada, você deve se fazer uma pergunta - quem é um otaku?

Qualquer pessoa pode ser um otaku. A nomenclatura arcaica exigia que um sujeito passasse horas e horas em canais obscuros na Undernet, trocando terabytes de vídeos de desenhos japoneses sobre samurais e ninjas e meninas que se transformam em gatos, se dando por satisfeito até mesmo por assistir animes em outras línguas e sem nenhuma legenda (para um anime, se tornar "mais incoerente ainda" é uma impossibilidade prática, então assistir o mesmo desenho em português ou em javanês faz pouca diferença), contanto que ele os assistisse por um mínimo de cinco horas por dia. Nos dias de hoje é mais fácil ser aceito no meio dos otakus, e a falta de critérios mais rígidos tornou o fenômeno extremamente popular.

Quem pode ser um otakus? Eu receio que esta frase tenha se tornado redundante atualmente, e que a forma mais sensível devesse ser "quem NÃO É um otaku"? Qualquer pessoa pode ser um otaku. Sua mãe, seu vizinho, seu contador, sua professora de geografia, seu cachorro, ninguém está a salvo. Até você pode ser um otaku - se você alguma vez comprou uma peça de roupa dolorosamente ridícula apenas porque havia um ideograma japonês em algum lugar nela, a japanofilia já ceifou sua vida, assim como ceifou muitas outras que se aventuraram a assistir um episódio de Naruto porque "todo mundo tá assistindo cara!!!"

O otaku comum é um sujeito branco, de classe média alta, e tem entre 14 e 18 anos de idade. Embora espécimes mais velhos tenham sido encontrados, considera-se que o desvio japanófilo tende a desaparecer quando a pessoa começa a ter obrigações adultas de uma pessoa normal, como um trabalho fixo e o interesse por temas que não sejam diretamente relacionado a animação japonesa. O otaku também coleciona aquelas revistinhas horríveis que exigem que você jogue toda sua dignidade na lata do lixo e as leia ao contrário e passa horas aprendendo frases triviais em japonês que ele prontamente usará erroneamente quando se encontrar com outros otakus na loja de artigos japoneses do shopping, pra debater sobre a última vídeo-montagem de Naruto, proclamada como a melhor vídeo-montagem dentre as 367 outras que eles uploadearam no YouTube ontem à noite. Otakus são - por via de regra - absolutamente inexperientes em qualquer atividade que requer destreza com o sexo oposto, tornando 135% deles virgens eternos.

Um outro hábito característico do grupo é a mania de adicionar sufixos como "chan", "kun" e outras palavras de origem satânica aos seus próprios nomes, em uma tentativa desesperada de se aproximar mais ainda da cultura nipônica. Nos fóruns otakus, locais amplamente reconhecidos por cidadãos de bem como "o ânus da Internet" é bastante comum ver participantes formando imensas famílias de faz-de-conta, adotando e declarando-se como tios, pais, sogros e irmãos de outros membros do fórum, catalogando esta árvore genealógica de mentirinha nas suas assinaturas. Como se sabe, isso é uma ridícula e deprimente forma encontrada pelos párias de simular o convívio social que eles não têm na vida real.

Qualquer otaku que se preze jamais seria surpreendido sem trazer no seu mp3 player ao menos 400 mb de j-rock, um estilo que é o equivalente musical de merda de bebê recém nascido. Os mais versados abrangem em suas coleções musicais o J-pop, e é sabido que pop é exponencialmente pior que rock qualquer seja sua forma.

A predileção otaku por j-rock é apenas rivalizada pela sua predileção por pirocas veiosas e/ou representações gráficas de pirocas veiosas desvirginando pequenas estudantes. O que levaria alguém a se masturbar vendo tais desenhos está acima de minha compreensão, mas por outro lado, muito do que os otakus fazem está acima da minha compreensão. Otakus tem um profundo despeito pela humanidade e tudo que consideramos sagrado.

E como esquecer o cosplay? Para os que não conhecem o termo, cosplay é o que acontece quando anos de abandono e falta de convivência social encontram um cartão de crédito e um site de fantasias de personagens de desenhos animados. Abandonando de vez qualquer último resquício de dignidade que tenha sobrevivido a maratonas consecutivas de OVAs de Evangelion, o otaku não apenas se veste como um personagem fictício de seus desenhos favoritos, mas sai em público trajando essa atrocidade. Há diversos sites e fotologs dedicados a veicular imagens de pessoas que se sujeitam voluntariamente a esse tipo de humilhaçào pública. Sinta-se à vontade para pesquisar sobre o assunto, averiguar as fotos e rir com maldade dessas pessoas.

Otakus, como todo grupinho ignorante de subcultura pseudo-alternativa, se vêem no direito de rotular os outros de forma bastante preconceituosa, julgando-se com a autoridade de desprezar aqueles que em sua opinião não merecem ostentar o título de adorador de animes. Uma subcategoria dos otakus são os otakus posers, ou seja, todo aquele que não se masturbe ao menos cinco vezes por dia lendo fan-fics de Full Metal Alchemist ou que não tenha seriamente pensado em vender todos os seus pertences e mudar-se para o Japão. Para o resto do mundo, otakus posers são apenas pessoas que gostam de alguns desenhos japoneses. Para os otakus, qualquer sujeito que assista animes apenas como hobby casual e não como religião é sem qualquer sombra de dúvidas um mal caráter que merece a pior morte imaginável - o que me faz lembrar que a sociedade em geral raciocina de uma forma bastante injusta. Um sujeito pode ser um cidadão de bem, pagar seus impostos em dia, frequentar a Igreja e até dedicar seu tempo livre a fazer Mapas de Team Fortress de graça pros amigos. No entanto, basta ele fazer sexo com UM cavalo e a sociedade dará as costas para ele.

Agora você pode ser considerado um profissional no tema otaku. O que fazer para impedir o avanço dessa nova onda?

Resista. Otakus são conhecidos por ter uma atração patológica pelo defunto formato Real Video. (...) Enquanto você estiver longe desse software, anime não poderá tocar você. Cruzes e alho talvez ajudem também.

Ajude. Um otaku pode não ser uma pessoa como eu e você no sentido ético da palavra, e portanto não ser agraciado pelos Direitos Humanos que a sociedade mundial preza tanto. No entanto, isso ainda não é motivo para serrá-los no meio com uma moto-serra enferrujada. Faça como Jesus faria e os ame ou ande sobre água ou reparta pães ou expulse mercadores de um templo ou inicie um feriado mundial para celebrar seu nascimento ou algo assim. ENTRETANTO, se seu amigo otaku aparecer em sua residência com um convite extra praquela AnimeCon exclusiva, saiba que nenhum júri no planeta o condenaria por remover a coluna vertebral dele com uma lixa de unhas ali mesmo.

Espalhe a palavra. Mostre esse texto para todos os seus amigos, otakus ou não. O poder é de vocês, já dizia Capitão Planeta. Juntos podemos trazer essa invasão japonesa a um fim relativamente não-trágico.

Abaixo o anime!

http://nemdesconfio.blogspot.com/2006/09/otaku.html

_________

E pronto, aqui está ;P.

Algumas opiniões, comentários, ideias, sugestões, impressões?

Declarações fanáticas, ameaças de morte? xD

No texto todo, saliento que o tipo tem muita razão no geral em criticar a Japanofilia. Vê-se bem nesta malta toda, auto-intitulada otaku. Na minha opinião, quem quer ir viver para o Japão é completamente idiota, ou inconsciente, desfazado da realidade.

Outra coisa muito bem apontada foi os -kun's e -chan's: formas perfeitamente infantis dos fãs se tentarem auto-perfilar, especialmente as raparigas, para mostrarem o quão kawaii e pitas são. LOL :roll:

NOTA: O título do tópico vem de um livro francês que encontrei à uns tempos lol. Mas acho que a expressão "Filhos do Virtual" está bastante generalizada já.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Na minha opinião, quem quer ir viver para o Japão é completamente idiota, ou inconsciente, desfazado da realidade.

Porque?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
O poder é de vocês, já dizia Capitão Planeta.

"Mas quem raio é o Capitão Planeta?", perguntei-me eu.

Um herói ecológico com poderes da natureza, o Capitão Planeta é uma combinação dos poderes dos cinco Planeteiros - Terra, Fogo, Vento, Água e Coracão - intensificados. Todos os elementos e as forças da natureza estão à disposição do Capitão Planeta.

IO Capitão Planeta é muito inteligente. Ele possui um vasto conhecimento sobre o universo. Emocionalmente, ele é uma mistura das distintas personalidades dos cinco Planeteiros. Ele é uma combinação de seus corações e almas e uma metáfora do seu trabalho em equipe e cooperação..

Se o Capitão Planeta for exposto a lixo tóxico, poluição do ar, chuva ácida e outros poluentes, seus poderes se enfraquecem temporariamente e precisa retornar à Terra para "recarregar" suas energias.

O Capitão Planeta tem uma enorme empatia e "sente" o sofrimento dos outros seres - até os malvados. Por isso, não gosta de fazer os outros sofrerem, o que o leva a usar sua inteligência além da força física na luta contra os inimigos da Terra. Ele também é esperto e tem um grande senso de humor.

Apesar de ser um super-herói do meio ambiente, ele tem consciência de que não poderá resolver os problemas ecológicos do mundo para sempre. Ele faz questão de dizer que todos precisam aceitar suas responsabilidades em relação ao futuro da Terra. Por isso, sempre repete: "O poder é de vocês!", lembrando que as pessoas têm o poder de mudar o mundo.

O Capitão Planeta só aparece vestido com seu uniforme de super-herói. Essa não é uma roupa comum e sim os elementos da Terra que fazem parte de sua composição. Com isso, o Capitão Planeta tem a capacidade de reorganizar sua estrutura molecular e de se transformar nos vários elementos da natureza - água, vento, fogo, gelo etc. O uniforme do Capitão Planeta não representa uma única cultura. Ele tem cabelos verdes da cor das florestas, pele azul da cor do céu, olhos castanhos da cor da Terra, peito, luvas e botas vermelho-sangue e o globo do mundo em amarelo da cor do sol. O globo está localizado no seu peito e, às vezes, muda de cor e fica cinzento quando o Capitão Planeta perde seus poderes ou é exposto a grandes níveis de poluição.

fonte: http://www.turner.com/planet/portuguese/captain.html

Mais comentários para quê? É um fã do Capitão Planeta!

E acho que apesar de também falar de Cosplay este tópico fica melhor no Anime/Manga geral.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Um outro hábito característico do grupo é a mania de adicionar sufixos como "chan", "kun" e outras palavras de origem satânica aos seus próprios nomes

LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL

impressionante, que exemplar da especie Fanaticus idioticus !

Quase todas as frases dele deviam ser alvo de quote e comment. Adorei especialmente

intarnetch

Não sei porquê dá-me a ideia que quem escreveu isto é um avôzinho do interior brasileiro, que descubriu a intarnetch recentemente (dai não saber escrever) e a utiliza no centro de dia lá da aldeia em vez de jogar dominó com os amigos. E lembrou-se aqui de descarregar a frustração que tem ao ver o seu neto e os seus amigos adorarem cultura japonesa.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

@Faye: tens toda a razão, pus na secção errada, :oops: mas penso que ficaria melhor na de Cultura Japonesa Geral, afinal, o texto trata disso.

Pus na secção de Cosplay Geral porque inconsciente me lembrei do texto do WTF... :X (lol)

Na minha opinião' date=' quem quer ir viver para o Japão é completamente idiota, ou inconsciente, desfazado da realidade. [/quote']

Porque?

Porque não fazes a minima ideia de como o Japão é realmente. É um dos paises consumistas com um regime de trabalho mais intensivo, maniaco, maquinal que exista. Quase como uma daquelas sociedades totalmente mecanizadas de Ficção Cientifica, tornadas reais: os individuos como carne humana para satisfazer a furia capitalista do pais.

Mais, todo o tradicionalismo gritantemente retrogrado. Só os pequenos hábitos japoneses já são genuimente ridiculos.

Mais, toda a xenofobia japonesa. Tu L, e todos vocês, para os japs são só barbaros gaijin, brutos e semi-animalescos.

Mais, a cultura pop moderna: um ofuncantismo de cores e luzes sem conteudo qualquer, feito para enfeitiçar as massas e perdê-las num limbo de apatia face ao mundo real, e fantasias escapistas. A teoria de NHK não é assim tão diferente do que acontece na realidade... ;)

Se vocês se considerem fanaticos por anime/manga/jogos é porque não conhecem os otaku japs... esses estão 100 anos à vossa frente em obsesão!

E muitas outras coisas; mas que mais não seja por:

se qualquer um de vós fosse viver para p Japão seria só gozado por ser um auto-intitulado otaku (no Japão ninguém se auto-intitula otaku), e uma pecularidade por ser um otaku gaijin. lol

De qualquer maneira, este tópico é sobre a fandom internacioanl, deixemos lá o Japao real à parte. ;)

Não sei porquê dá-me a ideia que quem escreveu isto é um avôzinho do interior brasileiro, que descubriu a intarnetch recentemente (dai não saber escrever) e a utiliza no centro de dia lá da aldeia em vez de jogar dominó com os amigos. E lembrou-se aqui de descarregar a frustração que tem ao ver o seu neto e os seus amigos adorarem cultura japonesa
.

LoL. xD

Na verdade, o tipo até é muito novo, e já viu alguma anime. Daí saber um pouco do que fala, e ter podido escrever esse texto.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Outra coisa muito bem apontada foi os -kun's e -chan's: formas perfeitamente infantis dos fãs se tentarem auto-perfilar' date=' especialmente as raparigas, para mostrarem o quão kawaii e pitas são. LOL :roll: [/quote']

*BUSTED*

O Nekoshii chama-me Meru-chan, e é uma expressão que outras pessoas também já me chamaram! Mas... Mas... Não me quero enquadrar nessa categoria!O_O

*Depressed*

P.S. - Por favor, Nekoshii, não deixes de me chamar Meru-chan!:P

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

@Meruru: não estava a falar disso... xD. Uma coisa é um tratamento intimo; outra coisa é o uso generalizado desses sufixos como se fizessem parte do nome, no sentido da caracterização de uma pessoa. Só critiquei o segundo caso ;)

PS: o EDIT que fiz ao 1º post foi só para tirar uma palavrinha lol.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
P.S. - Por favor, Nekoshii, não deixes de me chamar Meru-chan!

ehm ehm *curto off topic sorry*

Meru-chan dai suki!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
"Mas quem raio é o Capitão Planeta?"' date=' perguntei-me eu.[/quote']

Earth, Fire, Wind, Water, Heart: Go Planet!

By your powers combined, I am Captain Planet!

Captain Planet, he's our hero!

Gonna take polution down to zero!

Oh Faye, não te lembras do Captain Planet ("Capitão Planeta" para os brasucas)? A série passou na RTP, se não me engano, no princípio dos anos '90. Que belas memórias que isso me traz. Só agora, muitos anos depois, é que ao ver a imagem reparei que o Captain Planet tem ar de gay. :?

Quanto ao texto... muito criativo. Mas parece-me que essa pessoa não é velha de todo. A namorada deve tê-lo trocado por um otaku e fazer esse ataque foi uma forma de se sentir melhor.

Há diversos sites e fotologs dedicados a veicular imagens de pessoas que se sujeitam voluntariamente a esse tipo de humilhaçào pública. Sinta-se à vontade para pesquisar sobre o assunto, averiguar as fotos e rir com maldade dessas pessoas.

Oh yeah baby, that's the spot! XD

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
A namorada deve tê-lo trocado por um otaku

Duvido muito. ;P

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

OMG este texto deu para dar uma boa risada XDDD

e concordo com a Misao a namorada dele só o pode ter trocado por um intitulado otaku.

Na minha opinião' date=' quem quer ir viver para o Japão é completamente idiota, ou inconsciente, desfazado da realidade. [/quote']

Porque?

Porque não fazes a minima ideia de como o Japão é realmente. É um dos paises consumistas com um regime de trabalho mais intensivo, maniaco, maquinal que exista. Quase como uma daquelas sociedades totalmente mecanizadas de Ficção Cientifica, tornadas reais: os individuos como carne humana para satisfazer a furia capitalista do pais.

Mais, todo o tradicionalismo gritantemente retrogrado. Só os pequenos hábitos japoneses já são genuimente ridiculos.

Mais, toda a xenofobia japonesa. Tu L, e todos vocês, para os japs são só barbaros gaijin, brutos e semi-animalescos.

Mais, a cultura pop moderna: um ofuncantismo de cores e luzes sem conteudo qualquer, feito para enfeitiçar as massas e perdê-las num limbo de apatia face ao mundo real, e fantasias escapistas. A teoria de NHK não é assim tão diferente do que acontece na realidade... ;)

Se vocês se considerem fanaticos por anime/manga/jogos é porque não conhecem os otaku japs... esses estão 100 anos à vossa frente em obsesão!

E muitas outras coisas; mas que mais não seja por:

se qualquer um de vós fosse viver para p Japão seria só gozado por ser um auto-intitulado otaku (no Japão ninguém se auto-intitula otaku), e uma pecularidade por ser um otaku gaijin. lol

e... o significado da palavra otaku é totalmente diferente no ocidente e no oriente, pronto tenho de admitir que muitos dos meus amigos auto-intitulados otakus nao sabem o verdadeiro significado da palavra e nem sabem que esse termo esta muitas vezes ligado no japao a criminosos que comentem dos crimes mais macabros como canibalismo ataques ao metro (etc), por simples fanatismo a um dos seus hobbies, pode ou nao ser anime. Mas aquilo a que chamas "o tradicionalismo gritantemente retrogrado" foi quase um meio de autodefessa que eles tiveram para manterem alguma da sua identidade e se levantarem no pós guerra, muitas das suas atitudes negativas sao transparecidas num movimento artistico muito interesante o superflat o povo japones parece sofrer de uma dupla personalidade conjunta. Nao culpo só os japoneses pelo que eles sao hoje e sim sou daquelas pessoas que quer ir para lá um dia

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
"Mas quem raio é o Capitão Planeta?"' date=' perguntei-me eu.[/quote']

Earth, Fire, Wind, Water, Heart: Go Planet!

By your powers combined, I am Captain Planet!

Captain Planet, he's our hero!

Gonna take polution down to zero!

Oh Faye, não te lembras do Captain Planet ("Capitão Planeta" para os brasucas)? A série passou na RTP, se não me engano, no princípio dos anos '90. Que belas memórias que isso me traz. Só agora, muitos anos depois, é que ao ver a imagem reparei que o Captain Planet tem ar de gay. :?

O Captain Planet era dos meus desenhos animados preferidos quando eu era muito pequena! Aqui há uns meses uns amigos meus conseguiram arranjar o mp3 do genérico e foi a loucura x).

E sim, ele tem um ar MUITO gay.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
muitas das suas atitudes negativas são transparecidas num movimento artistico muito interesante o superflat o povo japonês parece sofrer de uma dupla personalidade conjunta.

O superflat é de facto interessante. Mas trata-se um movimento alternativo recente (últimos 10 anos), muito muito subtream, que se foca na parodia, critica e ironização da cultura mainstream. Especialmente a vivência lado-a-lado do conformismo cultural e do pos-modernismo otaku. O mais curioso neste movimento é que o seu objectivo não é ter um impacto na cultura mainstream, mas simplesmente divertir-se com as suas têndencias semi-excentricas.

Para quem não sabe o que é, um bom exemplo de Superflat (a imagem pode chocar sensibilidades):

drohojowska-philp1-18-2s.jpg

Nao culpo só os japoneses pelo que eles são hoje e sim sou daquelas pessoas que quer ir para lá um dia

Se vivesses lá uns tempinhos, mudavas de opinião.

E eu não culpo ou odeio os japs, só os desprezo e sinto pena deles.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu não me lembro do Captain Planet... não sabia que ele era tão querido. :?

Pronto, então se a causa do manifesto acima não são efeitos secundários do Capitão Planeta... então só pode ser...

isto:

A namorada deve tê-lo trocado por um otaku e fazer esse ataque foi uma forma de se sentir melhor.

Mais' date=' todo o tradicionalismo gritantemente retrogrado. Só os pequenos hábitos japoneses já são genuimente ridiculos. [/quote']

Não sei se te referias a algum "pequeno hábito" em concreto, mas achas isso dos "pequenos hábitos" de todos os povos ou só dos japoneses? É porque esses "pequenos hábitos" são elementos importantes que constituem e caracterizam a cultura dos povos. E é à luz de cada cultura que devem ser vistos, compreendidos e respeitados. O manter de hábitos, costumes e tradições só pode ser enriquecedor para um país, desde que não estejamos a falar de coisas que atentem contra direitos humanos e liberdades individuais. Agora os pequenos costumes são talvez o que diferencia e torna mais interessante cada cultura, povo ou país.

Mais' date=' toda a xenofobia japonesa. Tu L, e todos vocês, para os japs são só barbaros gaijin, brutos e semi-animalescos.[/quote']

Estou a ver... assim como são para os portugueses todos os africanos, romenos, croatas e agora ultimamente também os brasileiros?!

E eu não culpo ou odeio os japs' date=' só os desprezo e sinto pena deles. [/quote']

LOL, até aí já a gente tenha tinha chegado. Só ainda não percebi o que desprezas mais: o Japão e os japoneses ou as pessoas que gostam do Japão e dos japoneses. :)

Editada 3 vezes, hein!? Hoje esmerei-me!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Bem, o texto só pode ser uma parodia, porque está exagerado....

E como esquecer o cosplay? Para os que não conhecem o termo, cosplay é o que acontece quando anos de abandono e falta de convivência social encontram um cartão de crédito e um site de fantasias de personagens de desenhos animados.

Sim, vamos também acabar com o Carnaval!!!! XD

Qualquer otaku que se preze jamais seria surpreendido sem trazer no seu mp3 player ao menos 400 mb de j-rock, um estilo que é o equivalente musical de m**** de bebê recém nascido..

Epá, se ele não gosta, que não ouça.... Imagino a sua música de eleição XD Tipo, com tantos géneros de música existentes, é natural alguns gostarem de X e acharem Y horrivel =P

Entre outras, porque podemos comentar cada frase do textinho...

Claro que existem os otakus, no sentido da palavra original, que se esquecem que existe um mundo para além das persianas coloridas do seu minusculo quarto, mas só poruqe alguém gosta de anime, vê na net e tal, e sim, se calhar já fez cosplay e faz parte de uma familia virtual, isso significa que só faz isso e que não teve amor suficiente quando cresceu? Of course not...

E só mais uma coisa, em quase todos os foruns á sempre um tópico para famílias virtuais T__________T

... Mesmo assim o texto não deixou de ter graça XD

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Mais' date=' toda a xenofobia japonesa. Tu L, e todos vocês, para os japs são só barbaros gaijin, brutos e semi-animalescos.[/quote']

Estou a ver... assim como são para os portugueses todos os africanos, romenos, croatas e agora ultimamnete também os brasileiros?!

LoL, sim tens razão. Mas no Japão é pior, porque eles já têm uma mentalidade tradicional culturalmente egocentrica. O racismo contra negros é diferente, coisa de europeios lol.

Por exemplo, experimenta procurar por "Arudou Debito", ou a relação entre japs e coreanos.

E, não achas que o tópico devia ser movido para cultura jap. geral?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Ok, movido para Cultura Japonesa » Outros.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Um pouco OFFTOPIC

muitas das suas atitudes negativas são transparecidas num movimento artistico muito interesante o superflat o povo japonês parece sofrer de uma dupla personalidade conjunta.

O superflat é de facto interessante. Mas trata-se um movimento alternativo recente (últimos 10 anos)' date=' muito muito subtream, que se foca na parodia, critica e ironização da cultura mainstream. Especialmente a vivência lado-a-lado do conformismo cultural e do pos-modernismo otaku. O mais curioso neste movimento é que o seu objectivo não é ter um impacto na cultura mainstream, mas simplesmente [b']divertir-se com as suas têndencias semi-excentricas.[/b]

nem por isso superflat ja existia antes disso podia nao estar estruturado como movimento mas ja estava presente em ilustraçoes e na propria animaçao, se pensas que nenhum dos artistas quiz criticar nada e apenas "divertir-se com as suas têndencias semi-excentricas" aconselho te a dar uma olhadela aos trabalhos dos estudios 4ºc e tambem aos trabalhos da artista Chiho Aoshima sao bastante interesantes.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Lembrei-me de outros exemplos engraçados do Japão 'real':

Kogals - http://en.wikipedia.org/wiki/Kogal

Enkou - http://en.wikipedia.org/wiki/Enjo_kousai

Buraku - http://www.anime.pt/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=2592

(escrito por mim! xD)

Mais coisas que me ocorrem agora:

- o regime corporacionista de trabalho intensivo que eles ainda têm, quase que ainda usem o velho lema de 'dar a vida' pela empresa;

- o modelo bastante machista ainda presente em quase toda a sociedade/cultura japonesa

- o regime de educação, incrivelmente rigido, maquinal, institucionalizado, que pressiona os alunos até à loucura, sempre com o lema "Fazer mais e melhor, nunca parar ou existir"

- a generalizada desmotivação dos jovens para a vida. Estudos dizem que 20% dos adolescentes já cortaram os pulsos. Toda a sociedade japonesa é assim, vivem numa semi-apatia, mas entre os jovens ainda é pior. Teoricamente, é uma das razões porque tantos miudos se tornam otaku.

- o desfazamento enorme entre uma geração e a geração anterior, quase como se fossem dois mundos à parte

Bem, agora de repente isto é o que me vem á mente. ;P

se pensas que nenhum dos artistas quiz criticar nada e apenas "divertir-se com as suas têndencias semi-excentricas"

Ok' date=' exagerei, :oops:é verdade que têm também uma intensa vertente critica.

E eu não culpo ou odeio os japs' date=' só os desprezo e sinto pena deles. [/quote']

LOL, até aí já a gente tenha tinha chegado. Só ainda não percebi o que desprezas mais: o Japão e os japoneses ou as pessoas que gostam do Japão e dos japoneses. :)

errr--- epah, boa pergunta! XD

Sinceramente... as duas lol. Mas não é assim muito generalizado. Não desprezo tanto os japs, é mais o Japao em si. Tal como não aprecio muito a fandom no geral, certos grupos mais que outros, mas raramente individuos em particular.

Fãs do japão... acho que no geral são apenas tontinhos.

Mas... podemos voltar on-topic, para o texto e a fandom não-japonesa?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Faz login para seguires isto  
Seguidores 0