Bob Ross

Cápsula do Tempo

23 mensagens neste tópico

Andava pelo Sankaku Complex e vi isto. Parece que, no Japão, a manga faz parte do "plano nacional de leitura" deles e gostaria de saber o que pensam acerca disso. Será que manga é um bom incentivo para a leitura infantojuvenil e, se sim, o que gostariam que os vossos filhos,irmãos,etc.,lessem na escola ou mesmo no futuro, fora da escola?

 

Sei que muita gente guarda séries da sua infância no HD para rever mais tarde ou mostrar às gerações que não poderão ter acesso a uma televisão com a qualidade pedagógica que,por exemplo,até certo ponto,a minha geração teve. Quais são as séries que,se pudessem guardar numa cápsula do tempo, guardariam para as gerações futuras? Podem ser mais abrangentes e salvar coisas do universo nipónico mais geral ou mesmo do mundo asiático,podem até referir séries estrangeiras ou BD,não tem necessariamente que ser uiabices.

 

Eu,por exemplo,tenho Sailor Moon dobrada em português e Portugelion no HD,foram séries que me transmitiram valores importantes. Salvava também os Cavaleiros do Zodíaco. Não sei se salvava DBZ,mas era bem capaz de salvar aqueles bonecos dos kangurus que jogavam basket. 

Também guardava Legend of the Galactic Heroes que também tenho ali arrumadinho porque é impressionante a influência que a série provocou na minha maneira de encarar as instituições políticas e mesmo a política na sua forma mais abstracta. São exemplos,dêem os vossos.

 

Em relação à introdução da manga ou BD no pnl,acho que é uma ideia interessante,sobretudo para renovar certos autores que pouco prazer acrescentam aos miúdos do ciclo,seja Sophia de Mello Breyner ou Gil Vicente,que é mal introduzido. Por exemplo, ler-se JJBA na escola não me parece uma ideia assim tão descabida quanto isso,só a aprendizagem que se faz da cultura pop a partir daí,compactava muitos volumes escolares que acabam por não ter interesse absolutamente nenhum nem incentivam ninguém ao aprofundamento desses mesmos conhecimentos.

Sei lá,reflitam acerca disto,depois deixo uma opinião mais fundamentada.

Editado por sadakiyo

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu certamente não recomendaria aos meus filhos (que nunca terei) nenhum título presente nesse top10.

 

Para crianças, se tivesse que escolher apenas 3 animes para guardar na cápsula seriam:

Kemono no Souja Erin (2009)

Mujin Wakusei Survive (2003)

Card Captor Sakura (1998)

 

Não sei porquê, animes tinha uma lista enorme, mas no caso de manga só me lembro de 2 (acho que só leio manga pervert):

Mahoraba (2000)

Azumanga Daioh (1999)

 

Agora se estás a falar de séries que me marcaram a infância, talvez Card Captor Sakura, Zorro e o Robin dos Bosques (o que eu adorava aquilo).

 

Quanto ao PNL não podia concordar mais. Em criança adorava ler (bem, basicamente só os livros "Uma aventura..." e "Arrepios") mas depois chego à escola e enfiam-me boca a baixo essa literatura clássica Portuguesa, perdi o gosto todo pela leitura. Só redescobri o prazer da leitura quando descobri a manga para aí quando tinha uns 18 anos. Para mim a literatua é um entretenimento como qualquer outro por isso ser-mos obrigados a ler coisas na escola (principalmente calhamaços como os Maias do tempo em que se escrevia pharmácia a falar de incesto) é duvidoso.

 

PS: 4 da matina e apetece-te divagar?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu não introduziria manga no PNL, em pouco ao nada iria contribuir para o vocabulário das crianças e seria uma forma de renegar obras que fazem parte do nosso património literário. Aliás, não me parece que fosse servir para fomentar o gosto pela leitura, a meu ver isso é algo bastante intrínseco.

 

Concordo que se calhar muitas das obras que estão no PNL são um pouco massudas ou pouco interessantes, mas para mudar isso podem-se introduzir autores mais contemporâneos portugueses que apelem mais aos jovens e às crianças.

 

Quanto a séries, guardava as mesmas que vocês: Sailor Moon, Cavaleiros do Zodíaco, DB e talvez as primeiras seasons de Pokemon e Digimon    : P

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

 

 

 

Quanto ao PNL não podia concordar mais. Em criança adorava ler (bem, basicamente só os livros "Uma aventura..." e "Arrepios") mas depois chego à escola e enfiam-me boca a baixo essa literatura clássica Portuguesa, perdi o gosto todo pela leitura. Só redescobri o prazer da leitura quando descobri a manga para aí quando tinha uns 18 anos. Para mim a literatua é um entretenimento como qualquer outro por isso ser-mos obrigados a ler coisas na escola (principalmente calhamaços como os Maias do tempo em que se escrevia pharmácia a falar de incesto) é duvidoso.

 

PS: 4 da matina e apetece-te divagar?

 

Faço das tuas as minhas palavras '-' não só maias ..mas também a fabulosa linguagem de Lusíadas e o ser,viver e sentir de Pessoa O.o

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

"Os Lusíadas" é muito bom, não acho que seja secante. O Pessoa é pior, mas não é por ser secante, é mais por ser um pouco complicadinho. "Os Maias" é demasiado grande para se analisar e ler num ano letivo, mas nem todas as escolas requerem "Os Maias". Agora o "Memorial do Convento" não consegui ler, odiei a escrita que o Saramago usou. Não é que a história fosse má, mas achei aquilo intragável de se ler, acabei por ler o resumo.

 

Quanto ao tópico, seria muito giro haver manga ou qualquer tipo de banda desenhada, mas é altamente improvável que isso aconteça.   

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

 também não acho que "Os Lusíadas" sejam secantes mas como disse em cima á linguagem utilizada torna a sua poesia pesada e dificil compreeensão.

 

Memorial conseguimos acabar e até achei a história interessante, apesar da falta de pontuação do Saramago xD

 

Maias é muito putedo na minha opinião ahahah

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Bem, quanto a seca, o Pessoa leva a taça de longe  :wacko: 

 

seria uma forma de renegar obras que fazem parte do nosso património literário.
Com todo o devido respeito, que é muito, who cares? Somos Portugueses portanto temos que gramar com Maias, Lusíadas, Convento, etc... porquê? Se fossemos ingleses nunca leria-mos tais obras e teríamos que gramar com Shakespeare. Bah, vês onde quero chegar? O que interessa é cada um ler o que gosta.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

 

Bem, quanto a seca, o Pessoa leva a taça de longe  :wacko:

 

 

 

seria uma forma de renegar obras que fazem parte do nosso património literário.
Com todo o devido respeito, que é muito, who cares? Somos Portugueses portanto temos que gramar com Maias, Lusíadas, Convento, etc... porquê? Se fossemos ingleses nunca leria-mos tais obras e teríamos que gramar com Shakespeare. Bah, vês onde quero chegar? O que interessa é cada um ler o que gosta.

 

 

Oh eu não digo que tenham de ser essas obras específicas, foi como já disse, muitas delas são massudas e descontextualizadas, principalmente para quem não tem aquele gosto enorme pela leitura x) Tendo em conta que eles têm de escolher X obras para desenvolver, eu acho que faz todo o sentido dar-se primazia aos autores portugueses. Nós já importamos tanta coisa, querem importar ainda mais uma? : ( 

Editado por Kuro

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Nós já importamos tanta coisa, querem importar ainda mais uma?

Lá isso é verdade. Mas pelo menos, por amor de deus, coisas interessantes que tenham sido escritas nos últimos 30~50 anos. O pessoal já nem Português recente sabe, quanto mais arcaico...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu não introduziria manga no PNL, em pouco ao nada iria contribuir para o vocabulário das crianças e seria uma forma de renegar obras que fazem parte do nosso património literário. Aliás, não me parece que fosse servir para fomentar o gosto pela leitura, a meu ver isso é algo bastante intrínseco.

 

Concordo que se calhar muitas das obras que estão no PNL são um pouco massudas ou pouco interessantes, mas para mudar isso podem-se introduzir autores mais contemporâneos portugueses que apelem mais aos jovens e às crianças.

Não é que com estes autores o vocabulário escolar tenha alcançado um nível que equivalha à importância das obras que se estuda. Não tinham de introduzir prioritariamente manga,podia ser BD. Dá-se os básicos da BD em português,mas,por alguma razão,é estritamente proibido que se aprofunde uma BD para uma exposição oral,por quê? Não faz o mínimo sentido.

Não digo que ganhem o prazer pela leitura,mas acho que é muito melhor começarem por uma coisa ao nível da sua compreensão do que com contos da Sophia de Mello Breyner que,diga-se de passagem,são maus,ainda não compreendi a razão de merecer um lugar no panteão,mas ok.

 

Eu não sei se há algum acordo entre o governo/minedu e as editoras,mas o que o min edu dá a ganhar às editoras todos os anos em autores que já bateram botas há séculos é assombroso. Acredito que com esse dinheiro já há muito teriam reformulado o programa de português e introduzido autores novos,com talento e acima de tudo contextualizados. Fico com a ideia é de que eles já têm isto de tal forma planeado a longo prazo que a desgraça dos portugueses nunca vai estar desatualizada nos livros e de facto,se assim for,fizeram uma boa aposta no Pessoa,no Camões e no Saramago.

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Bem, estou a ver que temos aqui dois assuntos. Abordemos um de cada vez:

O Plano Nacional de Leitura

Ora bem, eu considero que para aprender vocabulário, construção frásica e interpretação básica dos assuntos em geral, é preciso ler. E para aprender Português, é preciso ler Português. Talvez eu seja diferente, mas alimentei-me de livros desde os quatro anos (altura em que percebi que sabia ler). Aos treze anos já tinha lido todas as obras de Eça de Queiroz, pouco depois os Lusíadas. No meu tempo não tinhamos Saramago na escola, mas li mais tarde e adorei. Agora, compreendo perfeitamente porque é que a miudagem diz "ah, seca" Porque estudar aquilo é realmente uma seca. Ler é muito giro, mas estudar a estrutura toda de um livro é chato. Eu adoro ler o BSAVA de comportamento animal, mas quando o tentei estudar ia mordendo a minha própria cabeça.

Mas os livros em si são todos grandes obras da literatura. E para se aprender as coisas citadas acima, convém ler grandes obras da literatura. Duvido muito que alguém aprenda o significado de filologia num livro do Clube das Chaves. Portanto, tem de se estudar isso na escola.

Mas agora vem outra questão: há livros obrigatórios na escola. Mas o PNL tem mais trocentos mil livros que não são obrigatórios e que podem ler simplesmente porque gostam de ler. Também são boa literatura e também são muito divertidos, simplesmente não são clássicos incontornáveis que convém saber. Por isso têm muito por onde escolher. Sugiro também que leiam os livros da escola mais tarde, quando já se tiverem esquecido da dor que foi estudá-los, para os apreciarem melhor. :>

Acho muito limitativo que muita gente se encaixe num único género de literatura sem dar oportunidade ao resto. É o mesmo que só ver anime de desporto, perdem-se muitas coisas interessantes.

No que respeita à banda desenhada no PNL, acho que seria interessante estudar a narrativa de BD na escola. Se bem que isso tornaria a BD chata. No entanto, acredito que para isto ser feito teria de ser com BD portuguesa. Tenho estado a explorar o género ultimamente e tenho achado pérolas atrás de pérolas. Acho que manga não traria vantagem nenhuma: não só a estrutura narrativa é bastante diferente da Europeia como não se aprenderia muito sobre a nossa própria identidade como seres culturais. Eu acho isto da identidade um elemento bastante importante na aprendizagem da língua. Vocês podem achar que no eigo e no nihongo é que estão todas as maravilhas, mas a língua portuguesa é fascinante e define muito sobre a nossa cultura (e a dos outros países que falam tuga, que perfaz montes de gente)

Mas suponho que muita gente daqui seja daquele tipo de "odeio o meu país, quero é ir viver para a nipaland" ou "odeio a minha cultura, porque gosto é de k-pop" ou ainda "odeio a minha língua porque os brasileiros a falam" e por aí em diante. Coisa que acho de uma ignorância profundamente enraizada neste paízeco onde a galinha do vizinho é sempre melhor que a nossa. Não tem mal, é toda a gente assim de qualquer forma. :3

Agora no assunto inicial

Cápsula do Tempo

Desde... 2005? Que guardo todo o anime que vejo. Portanto tenho alguns (só alguns) teras de bonecos gravados em disco e em dvds. Isto é, se um dia eu quiser mostrar anime à geração futura, tenho muito por onde escolher. Muahahaha =D

Mas há muitas vezes em que suponho... Um dia que tenha criancinhas para tomar conta e por roupas fofinhas, gostava que vissem anime e que viessem comigo fazer cosplay. Então há alguns que eu mostraria

Kemono na Souja Erin

Princess Tutu

Cardcaptor Sakura

Heartcatch Precure

Isto se for uma miúda. Se for um miúdo não faço a mínima, mas logo descobrirei.

Mas, MAS, MAAAAAAS!!!! Há um grande problema. Os miúdos, quando começam a ver tv, não sei se já repararam... Mas eles não sabem ler! E mesmo que saibam, não sabem ler em inglês! Onde estão as fansubs portuguesas? Ah, já sei, a por legendas em Death Note.

Entretanto, se um dia o mundo fosse todo destruído e precisasse de guardar uns quantos animus e só esses... Cagava para as gerações futuras. Iam os meus favoritos e tá aí. Graçadeus que são todos minimamente de jeito.

Editado por ladyxzeus
4 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Bom post, revejo-me em algumas coisas. Se a disciplina é Português, então que se aprenda obras portuguesas, não faz sentido outra coisa. 

 

 
Mas, MAS, MAAAAAAS!!!! Há um grande problema. Os miúdos, quando começam a ver tv, não sei se já repararam... Mas eles não sabem ler! E mesmo que saibam, não sabem ler em inglês! Onde estão as fansubs portuguesas? Ah, já sei, a por legendas em Death Note.

 

 

Isto é bem verdade, é muito raro encontrar fansubs em Português de Portugal, é quase tudo em PT-BR. Eu pessoalmente não conheço nenhum grupo de fansubs de Portugal. Por isso é que vejo sempre com legendas em inglês. 

Editado por Spike Spiegel

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Pessoalmente não me importo nada com PT-BR, até porque já fui colaboradora de um grupo (que até fazia animes para miúdos, na onda clássica). A diferença não é muita, você em vez de tu e assim, eu até gosto mais de você.

Mas o rodopiante problema é que a gente precisa é de animes para putos com legendas. Se não o que é que vamos mostrar aos nossos futuros putos? A Hannah Montana? A maioria de nós não pensa em futuros putos (mas tem de se pensar, apesar de me fazer tremer o olho esquerdo), mas acho que seria uma actividade muito gira partilhar estas actividades animescas com eles e formar uma nova geração que não fosse lavada cerebralmente pelo merdelim visual que passa em todos os canais de televisão. Aqueles programas que admitem que as crianças são todas limitadas em termos intelectuais. Temos mil opções de séries, mas anime? E animação ocidental cujas dobragens se perderam no tempo e no espaço? O Em Busca do Vale Encantado ou o Fivel ou o Watership Down e coisas dessas.

É um assunto que me preocupa grandemente.

2 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Pessoalmente não me importo nada com PT-BR

I do mind, cara! 1000x legendas em ENG.

 

 

 

A maioria de nós não pensa em futuros putos (mas tem de se pensar, apesar de me fazer tremer o olho esquerdo)

Ainda bem que não estava a beber o meu cházinho, senão eras tu que me vinhas limpar isto tudo. :D

 

 

 

Em Busca do Vale Encantado

Já nem me lembrava disto. As memórias ( ; _ ; ) UWAHHHHHHHH

Editado por Shiratori

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Em relação que se dá nas escolas na disciplina de Português, acho que o problema das obras é que têm muitos tópicos para abordar e os professores que se amanhem. Acabei o liceu ainda o ano passado (não queria mas infelizmente teve de ser) e lembro-me de não conseguir acabar o Memorial em turma e pouca gente o lia em casa. O problema é que embora esses livros e autores tenham muito que se lhes diga e bom material, está espalhado. Confesso que não li os livros e que se não fosse a minha explicadora, grande mulher, que me deu resumos muito detalhados nunca acabaria por gostar dos Maias, o Memorial , Camões ou Pessoa. Esses necessitam de muito trabalho e alguma reflexão (crónica de costumes do Memorial e Maias) e deveras muita paciência ( o Pessoa só se gosta depois de descodificado e isso leva muito tempo, por vezes). Por fim, todas essas obras são boas, no entanto são trabalhosas e acho que dar na escola a passo apressado só piora, não ajuda em termos culturais porque depois formam-se estereótipos de toda a literatura clássica portuguesa.

 

Em relação a se fizesse uma cápsula do tempo, guardava as séries que vi enquanto pequeno no canal Panda (eram animes e nem sabia lol) tal como Ashita no Nadja, ou o Zorro, que foi o meu foco principal em termos do ideal de herói.

 

Ter manga ou BD no PNL ou ler-se na escola, acho boa ideia pois poderia ser uma forma de introduzir as crianças/jovens à literatura porque poderiam começar com pura comédia e ir gradualmente até coisas sérias e até passar a light novels e literatura clássica. Baby steps.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Concordo com manga/banda desenhada no PNL, pois lá tem várias obras estrangeiras de renome e muito bem cotadas (assim de relance vi Steinbeck, Dickens e outros). Seria algo diferente, o que ajudava ainda mais à diversidade. Agora na escola nunca. 

 

Outra coisa que me lembro, o programa de Português no 10º ano é ridículo. Não sei se foi de ter nesse ano uma stora já gagá, mas não aprendi quase nada de relevante, tirando o Camões lírico e mesmo aí deixou a desejar. Cenas tipo Sermão e Frei Luís de Sousa deveriam ser redireccionados para o 10 ano, havendo mais espaço para outras obras no 11º e 12º ano. 

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Acho que ao colocarem Bd ou mangá no PNL era muito melhor pois os alunos que supostamente tem PNL iriam achara mais interessante e além do mais estava a aprender '-'

 

tb concordo, estou a estudar para o exame de este ano para ver se entro na universidade e como é evidente tive de recapitular   a matéria do 11 e aproveitei para ver a do 10 '-' bem que aquilo não era nada de nada '-' além do mais por causa disso tenho de estudar o mais e nem sei se vou conseguir acabar <.< mudam as coisas assim e uma pessoa vê-se aflita '-' com prai uns 10 tópicos de obras para estudar para uma exame de acesso ao ensino superior -.-

 

deviam era de acabar com esta porra de exames -.- andamos 12 anos na escola bah para isto se resumir num único exame onde vale tudo ..neste caso passamos todos estes anos da nossa vida a "atirar pedras ao ar"

 

 

Outra coisa que me lembro, o programa de Português no 10º ano é ridículo. Não sei se foi de ter nesse ano uma stora já gagá, mas não aprendi quase nada de relevante, tirando o Camões lírico e mesmo aí deixou a desejar. Cenas tipo Sermão e Frei Luís de Sousa deveriam ser redireccionados para o 10 ano, havendo mais espaço para outras obras no 11º e 12º ano. 

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

 

Acho que ao colocarem Bd ou mangá no PNL era muito melhor pois os alunos que supostamente tem PNL iriam achara mais interessante e além do mais estava a aprender '-'

 

 

 

Não vejo como podes aprender enquanto estás a ler manga/BD. Não consegues aprender Português, não consegues melhorar a tua aprendizagem, nem o teu vocabulário, gramática,... Isto é tudo muito bonito porque nós gostamos, mas aprender? Tu não aprendes português nem a ver animes, nem mangas nem BDs!

 

Mas também não apoio as Sophia's de Melo Breyner e assim... Demasiado secante. Estou no 9º ano e este foi o primeiro ano que me comecei a interessar por Português! Gil Vicente e Os Lusíadas são interessantes.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

 

 

Acho que ao colocarem Bd ou mangá no PNL era muito melhor pois os alunos que supostamente tem PNL iriam achara mais interessante e além do mais estava a aprender '-'

 

 

 

Não vejo como podes aprender enquanto estás a ler manga/BD. Não consegues aprender Português, não consegues melhorar a tua aprendizagem, nem o teu vocabulário, gramática,... Isto é tudo muito bonito porque nós gostamos, mas aprender? Tu não aprendes português nem a ver animes, nem mangas nem BDs!

 

Mas também não apoio as Sophia's de Melo Breyner e assim... Demasiado secante. Estou no 9º ano e este foi o primeiro ano que me comecei a interessar por Português! Gil Vicente e Os Lusíadas são interessantes.

 

Se a manga/BD estiver escrita em bom Português, como que não aprendes? Com Lusíadas e Pessoa é que não aprendes, isso garanto-te.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

  • Conteúdo Recomendado:

    • reidasespadas
      Por reidasespadas
      Templarios - Loja Online
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
      Dispomos de vários tipos de espadas de filmes, jogos e series manga, cosplay, soft combat, árabes, templarias, maçónicas, fantásticas, viking, esgrima, katanas profissionais, decorativas, armaduras, adagas, punhais, machados, replicas de armas, suportes, panóplias, roupa histórica , fardamentos militares , artigos militares e forças policiais. , acessórios e muito mais, todo o material é fabricado por especialistas em aço inox de qualidade, a melhor opção Qualidade/Preço que ira encontrar e contamos com vários artigos exclusivos.
      Veja e Aprecie!
       
      Uma opção de requinte e bom gosto. As melhores e as mais belas Espadas e Katanas do mundo.
      Fornecemos vários itens e acessórios para filmes e produções de televisão, grupos de teatro, grupos de recreação histórica, medieval, lojas templários, lojas maçónicas, coleccionadores, museus, escolas de artes marciais, segurança, academias militares e pessoas singulares.
       
       
      Fabricamos também     Espadas personalizadas - Peça orçamento grátis!
       
      https://www.lojadostemplarios.com
      Preços especiais para grandes quantidades e para Grupos e Associações.
    • XvinhiX
      Por XvinhiX
      Boa tarde! 

      Este post foi inicialmente a pedir ajuda no kickstarter (o qual ninguém ajudou porque não acreditaram no projeto), no entanto passou 1 ano, e já expandimos de 40m2 para 180m2, dispomos de mais de 70 jogos de tabuleiro, PS4, PS3, PS2, Mega Drive, Xbox360, Nintendo Switch, assim como acessórios para as diversas consolas, como comandos buzz, equipamentos do guitar hero, kinect, tapete para dance, entre outros.

      Além disso, temos projetor de alta definição para sessões de cinema, anime, séries, sessões de Dungeons and Dragons, ou até mesmo ligar um computador e jogar.
      Para venda, podem encomendar todo o tipo de figuras colecionáveis, desde produtos mais low cost, como pops, ou até mesmo figuras grandes de resina, basta dizerem qual a figura e marca que querem e em principio conseguimos arranjar ao melhor preço. Em termos de alimentos, temos snacks como pringles, napolitanas, até mesmo snacks japoneses (pocky, mochi), para algo que alimente mais, noodles, hamburguers, entre outros.
       



       
      Localização:
       
       
       
       
       
       
    • Baam
      Por Baam
      Oláááá!
       
      Para qualquer amante de anime, mangás e jogos, irei deixar aqui o meu discord :https://discord.gg/Z94K473.
      Todos os membros são pessoas bastante funnys e amigáveis.
      Junta-te a nós!