Darksera

Mandar fazer um livro manga

39 mensagens neste tópico

Boas desde ja.

Bem este tutorial e para pessoas que querem imprimir o proprio manga , isto devesse ao facto de muito dos casos a pessoa esta interessada em ter o manga de uma serie que nao se encontra a venda em portugal ou tambem nao se encontra traduzida (livro , mas sim traduzida em scanlations).

Bem tenho que referir alguns pontos primeiro:

1- O livro nao vai ficar com o tamanho de um livro manga japones (175 x 115 mm , tambem depende do tipo de manga!!) , vai ficar em A5 (210 x 148).

2- As paginas do manga nao sao iguais aos do manga japones , pois tratasse de um papel especial... no qual o site que vou apresentar nao tem.

3- Atençao aos portes. O site no qual esta ou fara a compra tem custo de portes , no qual o transporte pode ser ate 10kg (mais coisa menos coisa) , no qual fica mais barato mandar vir 5-15 volumes de livros (cada volume de 180 paginas tem media de 250gramas) do que 1 ou 2. <- IMPORTANTE PARA QUEM QUER POUPAR DINHEIRO.

Vamos ao Tutorial:

( Eu tentei ser o mais realista tende em conta livro japoneses originais , apesar de nao conseguir xD)

Site: http://www.varzeadarainha.pt/

Esta impresa deixa que o cliente escolher os materiais o numero de paginas o tipo de encardenaçao , ect.

Chama-se PRINT ON DEMAND (acho eu xD).

1- Vai a "o seu livro" -> "imprimir livro":

Título do Livro: (Insira o nome do livro) Ex: Tonari no Kaibutsu-kun Volume 1 (isto e para identificar o livro quando eles estao a fazer a produçao , por isso nao se preocupe se enganar em alguma letra).

Autor: Insira o autor do livro. Ex: Robico

Tipo de encadernação: Escolha "COLADO" ( se quiser em argolas tem opçao mas nao aconselho que fica com ma apresentaçao)

Formato: A5 (e o mais aconselhavel) (NAO SELECIONE A5 HORIZONTAL!!!!!!!!!!!!!!!!)

Capa:

Tipo de papel: Couche 300gr

Tipo de impressão: Cores

Plastificação: Brilhante

Interior:

Nº de páginas: insira numero de paginas do primeiro volume. Ex: 167

Tipo de papel: Papel branco 80 gr ( tem mais opçoes. como eu nao queria ter o risco de ficar mal (pois e scanlation) , mandei fazer com papel branco , mas se gostar de outro tipo de papel mais parecido ao de manga utilize).

Tipo de Impressao: Preto e Branco ( se tiver alguma imagem dentro do volume com cores selecione Mista)

Impressão mista: Nº de paginas com cores dentro do volume do manga.

Tiragem: 1 (tiragem e o nº de livros que quer fazer neste caso so quer 1 livro do primeiro volume)

2- Carregue em calcular para dar o preço que custara o livro SEM PORTES!

3- Encomendar.

4- Mandar Ficheiros (imagens):

Ok. Aqui e muito complicado... E PRECISO TER PACIENCIA.

Provavelmete antes de encomendar o site pede para que envie os ficheiros numa "dropbox" propria do site. Nao faça isto! Porque? porque vai enviar imagens que cada uma vai conter um tamanho no qual o site nao irá aguentar , neste caso fale obrigatoriamente com um tecnico e diga que vai mandar os ficheiros por um website (wetransfer)

Ok. Para que consiga um livro com a melhor qualidade de imagem possivel e preciso que modifique as imagens que tem do manga traduzidas de scanlations tenham 600-300dpi ou entao 150dpi no minimo.

O que e dpi? Dpi e basicamente dots per inch , o que quer dizer que na impressao de cada imagem quantos mais dpi melhor qualidade. A empresa so aceita imagens com no minimo dos minimos 150dpi ( podem imprimir com menos mas eles nao aconselham e nao se responsabilizam pela ma de qualidade).

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Edit: Removi o Programa (mangastudios , quem quiser instruçoes mande PM ou se calhar ate faço um video a explicar) , algumas modificaçoes texto

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Pagamento: paypal ou transferencia.

Video do Livro:

Editado por Darksera
1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Tópico movido.

Já agora, a quanto te ficou esse volume? Já com portes.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Tópico movido.

Já agora, a quanto te ficou esse volume? Já com portes.

os portes ficaram a 6 euros. o livro ficou a 9

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Boa cena,a qualidade parece impecável.Se não for muito caro,é um bom negócio para quem não gosta de ler manga no pc,como eu.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Porreiro

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Boa cena,a qualidade parece impecável.Se não for muito caro,é um bom negócio para quem não gosta de ler manga no pc,como eu.

A contar com os portes sim e um bom dinheirinho , vale muito apena na compra de muitos volumes :P

Editado por Darksera

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

eu n comprava... isto porque pago 8€ por cada volume original e tu pagaste 15€, mesmo distribuindo os portes acaba sempre por ficar mais caro e n tem a qualidade do original...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Tantas maneiras giras de não apoiar a indústria...

2 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

eu n comprava... isto porque pago 8€ por cada volume original e tu pagaste 15€, mesmo distribuindo os portes acaba sempre por ficar mais caro e n tem a qualidade do original...

Eu referi que isto e so bom para mangas que nao existem em volumes traduzidos e pessoas que nao sabem japones. Ai a unica maneira e fazer o proprio livro traduzido...

Editado por Darksera

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

A isto se chama pirataria grave e grande desconhecimento de programas de paginação/design.

Uma dropbox serve para receber o ficheiro completo, fechado e paginado em formato pdf depois de o trabalho estar completo num programa chamado InDesign (Adobe) ou Quark Express. Se mandarem para uma gráfica digital os ficheiros separados como o user Darksera sugere depois ainda pagam a taxa do paginador da gráfica que monta o produto final.

O Manga studio não melhora a qualidade da resolução de imagem, é algo impossível tecnicamente e não há nenhum programa que o consiga fazer. Os dpis = resolução é algo que se atinge ao fazer a digitalização original de uma página de arte.

Se não tiver sido scanneado / digitalizado a 300 dpis então não há nenhuma 'fada madrinha' que vos mude esse facto.

O que o user fala de passar 72 dpi para 150 dpi aumenta apenas o tamanho/resolução do 'canvas' (folha/imagem branca que está na base do ficheiro no Manga Studio/Photoshop/In Design) e não a resolução da página de manga que se "cola" no ficheiro. Experimentem inspecionar os traços dos mangas 'home made' depois de imprimido e vão-se deparar com traços negros pixelizados e imperfeitos.

E a propósito a resolução aconselhada para imprimir o que quer quer seja são 300 dpis e não 150, 150 dpis é para fazer cartões de visita, LOL.

Não se deixem cair nesta tramoia, respeitem os vossos autores favoritos e comprem os originais.

Ler um scan no PC ou no Tablet é uma coisa agora fazer o que senhor user Darksera está a aconselhar é crime pois se vos apanharem não tem como provar que não os querem comercializar. E tomem atenção pois é facilimo apanhar-vos basta seguir o NIB a partir do qual vocês pagaram a 'Print On Demand' (e atenção que ao piratearem um manga em língua Inglesa, Francesa ou Japonesa as leis são as dos países de onde foi copiado o livro e as leis internacionais são a doer).

Sei do que falo pois trabalho com gráficas e editoras.

Querem Manga em Português, comprem os Mangas das editoras nacionais (ASA, DEVIR).

Quanto mais pessoas comprarem maiores são os números de vendas que as editoras têm para mostrar aos licenciadores Japoneses e assim conseguem garantir os direitos das séries para serem publicadas no nosso país.

Demora tempo a sair porque há pessoas a paginar, traduzir e legendar 200 e tal páginas de Manga que só recebem o seu ordenado se o leitor acreditar na colecção e a comprar.

Devem achar que nos EUA e em França o Manga também sai todos os meses.

No Japão sai todos os meses/semanas um capítulo porque é uma equipa gigantesca de artistas escravos a trabalhar para isso e o resultado é depois impresso numa lista telefónica com papel de má qualidade que os Japoneses usam para limpar o cú quando as acabam de ler. No Ocidente temos tanbokons de qualidade que alguns até tem a mariquice e ousadia de criticar as imperfeições no verniz das capas. Ridiculos e mimados é o que essa gente é.

Atentem no caso do Death Note.

Os leitores estão a comprar e assim a Devir garantiu para publicação este ano os mangas de Naruto e de Blue Exorcist, tudo porque há pessoas a comprar em vez de piratear.

Há um mês atrás andei pelo blog Leituras de BD (que é lido pelos responsáveis das editoras nacionais) a defender os jovens que lêem Manga e a dizer as casas editoriais que é possível fazer singrar o Manga em Portugal, chego aqui e vejo gente a defender a pirataria.

Mete raiva. Este post é pirataria e no fórum mesmo lá em cima é dito: É proibida a venda de pirataria. O Darksera não está a vender o gato lebre, mas está a divulgar pirataria. Para mim era banned, já.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Tantas maneiras giras de não apoiar a indústria...

Nao e por mal , mas eu apoio a industria o problema e mesmo conseguir livros traduzidos... como ja referi acima.

A isto se chama pirataria grave e grande desconhecimento de programas de paginação/design.

Uma dropbox serve para receber o ficheiro completo, fechado e paginado em formato pdf depois de o trabalho estar completo num programa chamado InDesign (Adobe) ou Quark Express. Se mandarem para uma gráfica digital os ficheiros separados como o user Darksera sugere depois ainda pagam a taxa do paginador da gráfica que monta o produto final.

O Manga studio não melhora a qualidade da resolução de imagem, é algo impossível tecnicamente e não há nenhum programa que o consiga fazer. Os dpis = resolução é algo que se atinge ao fazer a digitalização original de uma página de arte.

Se não tiver sido scanneado / digitalizado a 300 dpis então não há nenhuma 'fada madrinha' que vos mude esse facto.

O que o user fala de passar 72 dpi para 150 dpi aumenta apenas o tamanho/resolução do 'canvas' (folha/imagem branca que está na base do ficheiro no Manga Studio/Photoshop/In Design) e não a resolução da página de manga que se "cola" no ficheiro. Experimentem inspecionar os traços dos mangas 'home made' depois de imprimido e vão-se deparar com traços negros pixelizados e imperfeitos.

E a propósito a resolução aconselhada para imprimir o que quer quer seja são 300 dpis e não 150, 150 dpis é para fazer cartões de visita, LOL.

Não se deixem cair nesta tramoia, respeitem os vossos autores favoritos e comprem os originais.

Ler um scan no PC ou no Tablet é uma coisa agora fazer o que senhor user Darksera está a aconselhar é crime pois se vos apanharem não tem como provar que não os querem comercializar. E tomem atenção pois é facilimo apanhar-vos basta seguir o NIB a partir do qual vocês pagaram a 'Print On Demand' (e atenção que ao piratearem um manga em língua Inglesa, Francesa ou Japonesa as leis são as dos países de onde foi copiado o livro e as leis internacionais são a doer).

Sei do que falo pois trabalho com gráficas e editoras.

Querem Manga em Português, comprem os Mangas das editoras nacionais (ASA, DEVIR).

Quanto mais pessoas comprarem maiores são os números de vendas que as editoras têm para mostrar aos licenciadores Japoneses e assim conseguem garantir os direitos das séries para serem publicadas no nosso país.

Demora tempo a sair porque há pessoas a paginar, traduzir e legendar 200 e tal páginas de Manga que só recebem o seu ordenado se o leitor acreditar na colecção e a comprar.

Devem achar que nos EUA e em França o Manga também sai todos os meses.

No Japão sai todos os meses/semanas um capítulo porque é uma equipa gigantesca de artistas escravos a trabalhar para isso e o resultado é depois impresso numa lista telefónica com papel de má qualidade que os Japoneses usam para limpar o cú quando as acabam de ler. No Ocidente temos tanbokons de qualidade que alguns até tem a mariquice e ousadia de criticar as imperfeições no verniz das capas. Ridiculos e mimados é o que essa gente é.

Atentem no caso do Death Note.

Os leitores estão a comprar e assim a Devir garantiu para publicação este ano os mangas de Naruto e de Blue Exorcist, tudo porque há pessoas a comprar em vez de piratear.

Há um mês atrás andei pelo blog Leituras de BD (que é lido pelos responsáveis das editoras nacionais) a defender os jovens que lêem Manga e a dizer as casas editoriais que é possível fazer singrar o Manga em Portugal, chego aqui e vejo gente a defender a pirataria.

Mete raiva. Este post é pirataria e no fórum mesmo lá em cima é dito: É proibida a venda de pirataria. O Darksera não está a vender o gato lebre, mas está a divulgar pirataria. Para mim era banned, já.

Entendi o teu ponto de vista. Realmente por um lado e pirataria , mas acho que ninguem leva a mal imprimires um livro que nunca ira ser traduzido em portugues nem iras comercializar. Print on Demand e para fazeres um livro para ti proprio. GRAVE GRAVE era venderes os livros. Pessoas como eu gosta de ler manga em papel nao em PCs ou Tablets.

Eu estou a divulgar uma coisa que acho util para muitas pessoas do meu caso.

Agora se quisesse comprar naruto ou assim claro que ia as lojas...

Por fim... nao me importo que apaguem o post , uma vez que pode levar a pirataria.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

eu n comprava... isto porque pago 8€ por cada volume original e tu pagaste 15€, mesmo distribuindo os portes acaba sempre por ficar mais caro e n tem a qualidade do original...

Exacto!

Até seria uma boa ideia se não tivesse essa desvantagem que acabaste de referir.

De facto, só com os portes, fica bem mais caro do que um volume original...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

yep! para alem de que concordo com o q já foi dito em relação a estar a suportar pirataria, uma coisa é ler na net que é gratuito, outra coisa é pagar para ter uma copia.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Concordo com o Implus e o Cyber.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Por esta lógica, já todos os estudantes universitários tinham sido presos (gostava de conhecer um que nunca tenha obtido um livro integralmente por fotocópias...)

Boa ajuda para quem prefere ler em papel e não tem como obter os originais : )

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Epa tive a ler os posts todos e nunca pensei que o post dava tanta controversia.

O meu objectivo inicial era poder ajudar as possoas que gostam de ler manga em livro de OBRAS que nunca iram ser traduzidas em portugues , ingles , ect e que nao sabem ler japones...

Um exemplo disso e o Tonari no kaibutsu-kun.

Agora as questoes dos preços:

Originais - 8 euros

Imprimido- 9 euros (+-) + Portes

Ex: 10 volumes originais - 80 euros

10 volumes imprimidos - 90 euros + 6 euros = 96 euros.

Como podem ver nao fica muito caro. O problema e que quanto mais comprar melhor porque so paga uma vez os portes.

Pronto ... tenho pena porque vim com boas intençoes mas pronto tambem percebo o ponto de vista do refugiado ( e de outros ) , no qual nao levei a mal.. :)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais