Darksera

Mandar fazer um livro manga

39 mensagens neste tópico

O meu objectivo inicial era poder ajudar as possoas que gostam de ler manga em livro de OBRAS que nunca iram ser traduzidas em portugues , ingles , ect e que nao sabem ler japones...

Um exemplo disso e o Tonari no kaibutsu-kun.

O que é que te leva a afirmar que Tonari no Kaibutsu-kun não vai ser traduzido nunca? Temos que ver que as editoras (e agora falo mais nas americanas) não vão traduzir coisas de um autor que não é conhecido, nunca teve anime, e até não é muito famoso no Japão. Tonari no Kaibutsu-kun já teve anime, e se o pessoal falar bem, e disser que quer, o mais provável é ser traduzido. Tens o exemplo de Magi. Até ao anime sair e a malta dizer que gostava, a Viz nunca falara sequer desta manga. Eu pessoalmente só a conheci quando saiu o anime, e depois do sucesso que foi, a Viz já o licenciou.

Se esperarmos, o mais provável é a obra de que gostamos ser traduzida...

Eu falei das editoras americanas, mas as portuguesas são a mesma coisa. Só não compro as suas mangas porque já as tenho em inglês...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Porque é que sacas episodios e nao esperar que esse anime seja licenciado em portugal e de na televisao?

2 membros gostaram disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

"Isso é simplesmente ridículo. Não vou comprar um manga que não quero só porque é manga e uma editora nacional anda aí a publicar. E ainda por cima são bem caros (embora compreenda, mas não sou rico)!!"

9.99€ é caro? Os Mangás da Viz custam para cima de dez euros nas lojas especializadas. Não és rico, mas se calhar tens a possibilidade de os mandar vir em segunda mão do book depository onde os comprar por tuta e meia numa língua que não é tua (e se calhar até compras jogos para a PS3 ou outra consola por 60 e tal euros).

Enquanto se continuar com essa mentalidade do querer tudo ao preço da uva mijona e não se apoiar as iniciativas de quem edita em Português as editoras não conseguem garantir os direitos das séries que vocês gostam.

É que depois dizem que gostam muito de certas séries, mas quando passa o 'hype', a canalhada caga em cima porque há uns quantos trolls que dizem que é rasca porque já leram tudo na net.

A Devir agora vai publicar Naruto, andaram anos a pedir essa porra, mas como o One Piece agora é que está na moda já diz tudo que não vale a pena.

Para mim isso é estúpido.

Eu tenho 30 anos, vi o Dragon Ball com 15 anos e esperei 15 anos para ter o Manga na nossa língua. A isso tu chamas estupidez, mas eu chamo gostar verdadeiramente de algo e querer ter algo e deixá-lo aos meus descendentes quando eu for desta para melhor.

O que estava aqui em causa foi uma sugestão de pirataria, não interessa se o título existe ou não em Português.

Ninguém faz nada com a melhor das intenções sem desejar nada em troca.

O Darksera pode não se ter apercebido conscientemente, mas fez publicidade a uma gráfica e se muitos de vós começarem a contactar a gráfica a pedir o mesmo, na próxima vez que o Darksera fizer uma encomenda desta até lhe fazem um descontinho, porque uns quantos impancientes querem piratear os seus mangas favoritos através desta gráfica.

Eu lido com gráficas no meu dia-a-dia, já fui beneficiado desse maneira porque sugeri uma gráfica a outros colegas para imprimirem os seus trabalhos na gráfica onde o meu trabalho foi impresso com competência.

A sugestão dele seria boa se fosse:

"Aqui está uma gráfica que aceita encomendas para auto editarem os vossos projectos de manga (a.k.a.: com arte feita por vós a.k.a.: dojinshis) no formato próximo dos tankoBOn.

Isso sim seria uma boa sugestão. Levar uma maquete dos vossos trabalhos neste formato mostrava o vosso profissionalismo a um representaNte de uma editora.

Agora isto que ele fez foi um simples incentivo à pirataria.

'Nuff Said

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Continuo sem perceber, tu não sacas animes. Tão és pirata. Qual é a tua moral para estares a falar de outros piratearem? Pelos vistos é simplesmente porque estás ligado ao mundo que neste caso está a ser prejudicado.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Porque é que sacas episodios e nao esperar que esse anime seja licenciado em portugal e de na televisao?

Se calhar ele vai à FNAC e compra as séries que viu na net em DVD. Não é preciso esperar pelos licensiamentos.

É uma realidade que toda a gente vê coisas sacadas da net, mas quando começas a querer gastar dinheiro com um produto que é resultado de pirataria aí sim estás a passar a linha. Mas também há muita gente que vê na net e se gostar vai comprar a seguir. Essa é a realidade actual, mas se começamos a ter cópias ao preço da uva mijona com traduções rascas made in Brasil (ler aquilo estupidifica uma pessoa) se alguma vez o livro sair cá em Portugal ninguém o vai comprar já ninguém o compra porque já gastou o seu dinheirito numa cópia rasca.

A meio dos anos 90 havia muitas lojas de discos que vendiam cópias quase perfeitas de cds e vinys. Descobri isso muito recentemente e qual foi o meu espanto quando cheguei à conlusão que o gajo que me vendia os discos há 15 anos me endrominou em alguns discos que adoro.

Fiquei fudido, mas já não posso fazer nada nem vou comprar de novo porque me custou a dar o dinheiro que dei na altura que os comprei.

O que o Darksera sugere é parecido, é o principio para um espertalhão qualquer se lembrar:

"Vou seguir este conselho e começar um negócio de contrafacção e inundar o mercado com as minhas cópias vendendo-as em meetings onde ninguém está atento a este tipo de negócio."

Continuo sem perceber, tu não sacas animes. Tão és pirata. Qual é a tua moral para estares a falar de outros piratearem? Pelos vistos é simplesmente porque estás ligado ao mundo que neste caso está a ser prejudicado.

Para tua informação nunca saquei animés nem mangás. Poupo nos meus gastos e compro há 15 anos o que gosto. Aguardo que os livros cheguem às lojas e com a ajuda dos livreiros sondo o que me poderá agradar ou não.

Andar a sacar só para dizer que tem um disco externo cheio de porcaria que nunca vai conseguir ver não é o meu estilo

Editado por Refugiado

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

O que o Darksera sugere é parecido, é o principio para um espertalhão qualquer se lembrar:

"Vou seguir este conselho e começar um negócio de contrafacção e inundar o mercado com as minhas cópias vendendo-as em meetings onde ninguém está atento a este tipo de negócio."

Esse espertalhão não é assim tão esperto,visto que fica mais barato comprar manga original do que mandar fazer essas cópias...

Não entendo a complicação. Ainda se a gráfica tentasse ganhar dinheiro com o conteúdo,mas não,apenas se limita ao encadernamento de scanlations rasca como tu dizes.Piratear era se pegasse em material traduzido por editoras competentes e o editasse como se fosse seu,não é este o caso,visto que as traduções são feitas por amadores não pagos que apenas o fazem pelo amor que têm à cultura japonesa,não tentam ganhar nada com isso.

Estás a complicar o simples.

Editado por el.psy.congroo

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Mas tu nao podes culpar o Darksera porque alguém pode ou não vir a fazer.

Ele veio aqui com um post a explicar o que podem fazer se não tiverem mais forma nenhuma de arranjar um livro que queiram (já que vamos ao campo dos ses, não impede de teres o livro em japonês original e quereres ter uma versão de leitura fácil imprimida)

A parte dos dvd's, nem preciso mencionar que a quantidade de séries anime vista pelas pessoas deste forum nem se compara com a quantidade comprada de dvd's originais.

Editado por Besmarques

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Olha que não, pois já vi muita gente estúpida em Anipops a comprar mangás brasileiros que são produtos piratas no Brasil. Há muito palerma que compraria um produto com menos qualidade só porque é barato. Como dizia o outro no Inception:

"Uma vez que a ideia ganha força no cérebro,

é quase impossível erradicá-la.

Uma ideia que se forma totalmente é

tão compreendida, que permanece para sempre."

Editado por Refugiado

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Pronto nunca sacaste nada na tua vida. És um virgem dos downloads...

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

A parte dos dvd's, nem preciso mencionar que a quantidade de séries anime vista pelas pessoas deste forum nem se compara com a quantidade comprada de dvd's originais.

Concordo contigo, não me venhas é acusar de fazer o mesmo quando nem sequer me conheces e não sabes se o faço.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Concordo contigo, não me venhas é acusar de fazer o mesmo quando nem sequer me conheces e não sabes se o faço.

Segundo essa perspetiva,também não podes julgar a gráfica,quando não sabes ,ao certo, como procede em determinados casos.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Basta abrir um site e já se está a fazer download de dezenas de coisas do site, eh,eh,eh, bom ponto de vista.

Mas sim, não faço downloads. Porque é aborrecido, porque não me interessa estar a ver o que gosto num ecrã de PC e porque acima de tudo respeito quem cria.

Sou neto de escultores da fábrica de peças de barro da Bordálo Pinheiro nas Caldas da Rainha, quando começaram a fazer cópias chinesas das peças das Caldas e a quererem deslocalizar a fábrica para outras latitudes na Ásia, foi triste ver centenas de famílias a perder o seu ganha pão.

Por essas e por outras é que defendo que se compre o que as editoras Portuguesas editam, pois estas a ajudar a manter trabalho de muita gente (um dia até pode ser tu a arranjar um emprego nessa área).

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Olha que não, pois já vi muita gente estúpida em Anipops a comprar mangás brasileiros que são produtos piratas no Brasil. Há muito palerma que compraria um produto com menos qualidade só porque é barato. Como dizia o outro no Inception:

"Uma vez que a ideia ganha força no cérebro,

é quase impossível erradicá-la.

Uma ideia que se forma totalmente é

tão compreendida, que permanece para sempre."

Mas este método, em si, NÃO é mais barato. Como disse o psy, quem utilizar aquele site para fazer bootlegs e vender é, obviamente, estúpido, uma vez que o produto que ele vende será mais caro que o original.

E, por tu nunca teres feito download de uma fansub ou scanlation, não quer dizer que essas não são, se calhar, as formas mais importantes de divulgação da manga e do anime no ocidente. Toda a gente aqui sabe o quão importante essa parte deste hobby é, independetemente da tua indignação.

Editado por Jester

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

"Isso é simplesmente ridículo. Não vou comprar um manga que não quero só porque é manga e uma editora nacional anda aí a publicar. E ainda por cima são bem caros (embora compreenda, mas não sou rico)!!"

9.99€ é caro? Os Mangás da Viz custam para cima de dez euros nas lojas especializadas. Não és rico, mas se calhar tens a possibilidade de os mandar vir em segunda mão do book depository onde os comprar por tuta e meia numa língua que não é tua (e se calhar até compras jogos para a PS3 ou outra consola por 60 e tal euros).

Para mim é! Eu dou 5,50€ pelos mangas que compro. Por 10€ quase que comprava 2, quero lá saber da VIZ e do Book Depository.

E não, nem sequer tenho consola, chega-me o pc. Mas mesmo que tivesse só se tivesse perdido a noção éq algum dia podia dar 60€ pela porcaria de um jogo. Pedir 60€ por um jogo em Portugal é roubar à descarada!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Cinco euros e meio? Por um manga? Eu compro os meus a sete/oito euros porque compro em Francês na FNAC, mas um preço desses nunca vi. A não ser que os compres em segunda mão ou mandas vir de sites como o 'depository' fiquei perplexo com esse valor. Ou então és alguém muito porreiro que só compra a revista Banzai (que custa esse preço) e ajudas verdadeiramente um projecto que merece ser financiado por todos nós leitores. Atenção Jester eu não critico os fansubs e os scans enquanto forma de divulgação. A minha critíca é a imprimi-los numa gráfica com a qualidade de acabamentos dos que vês na loja e correr-se o risco de se criar um mercado paralelo que torne o mercado Português desinteressante para as editoras Japonesas licenciarem o seu material às editoras Portuguesas. A China é rainha e senhora neste mercado paralelo e os Japoneses só não desistem desse mercado porque a população é gigantesca. Imagina um mercado pequeno como o nosso onde se demorou, através o trabalho árduo de duas editoras, quinze anos a convencer as licenciadoras Japonesas que somos um mercado interessante para eles, de repente chegar-se à conclusão que está cheio de cópias de contrafacção. Era a morte do manga traduzido e editado na nossa língua no nosso país.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Cinco euros e meio? Por um manga? Eu compro os meus a sete/oito euros porque compro em Francês na FNAC, mas um preço desses nunca vi.

Olha, eu nunca vi a esses preço na Fnac! XD Os gajos agora lembraram-se de vender volumes acabados de sair (tipo Naruto, Bleach e One Piece) por 15€!! Claro que assim afastam as pessoas...

Pessoalmente costumo comprar mangas na Amazona cerca de 6/7€ (compensa mais se forem volumes 3 em 1 que ficam por cerca de 12€). São em inglês e não apoio as editoras portuguesas? Verdade. Mas se quando eu quis começar a comprar não havia, safei-me com o que arranjei. Não vou agora voltar a comprar tudo, nem penso ter metade das colecções em inglês e outra metade em português...

Acho muito bem que se traduzam as coisas em português (apesar de já vir demasiado tarde). Mas a verdade é que grande parte das pessoas que lêem manga online e depois querem comprar os livros, já os deve ter comprado em inglês ou em francês...

Pessoalmente acho que as traduções portuguesas vão sofrer por causa disso. Tirando o público "novo" nisto, ou que nunca comprou nada, não vai trazer grandes novidades. Além do atraso que leva... Vão começar a lançar Naruto que "só" vai no volume 64... Agora, ou vão acabar de traduzir isto daqui a 30 anos, ou simplesmente vão parar a meio e lixar quem comprou os volumes até lá, que vai ficar com uma colecção incompleta.

Neste momento acho é que a Devir (não sei se a ASA ainda traduz alguma coisa) devia era apostar em angariar novos públicos, e apostar na variedade. Talvez se trouxesse também série mais recentes (mesmo que não fossem tão conhecidas, assim) fosse vender, pelo menos via-se que era coisas "novas" e não coisas do século passado (neste sentido, acho bem pegarem em Blue Exorcist, apesar de mesmo este já poder ter sido lançado à mais tempo).

Eles se fossem espertos faziam era um coligação com a Shonen Jump e começavam a lançar a revista traduzida em português de Portugal (nem que fosse em formato digital, como a americana) e depois logo viam se compensava lançar os volumes impressos ou não.

Mas é como digo, pessoalmente, vou continuar com as companhias americanas...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Ok, mas esse cenário do mercado feito à base de contrfacção não foi a intenção do criador do tópico, e, obviamente, não pode ser punido por isso. É a mesma coisa de eu te dizer que tens um centro de cópias do outro lado da estrada que faz encadernações catitas.

O facto de ele querer ler aquela scanlation de uma forma mais prática (papel em vez de monitor) e querer que seja atractivo de olhar, com a capa, e tudo o mais, não faz a sua sugestão criminosa, nem faz com que vá contra as regras do forum. Mais uma vez, ele não quer lucrar com isso, não quer tirar lucro às editoras portuguesas, nem nada do género. Aposto que ele era a pessoa mais feliz do mundo se Tonari no Kaibutsu-kun fosse distribuído aqui, e, com certeza, pagaria por isso.

Mas, obviamente, isto é um negócio. Em Portugal pouca manga é licenciada, não porque as mentalidades não mudam, por parte dos consumidores, mas sim porque não há mercado. Os títulos distribuídos são os mais populares e conhecidos porque, obviamente, são os que têm mais hipóteses de vender. Mas, alguém que não goste desses títulos, obviamente não vai gastar dinheiro nisso.

Sim, dar 10€ por uma coisa que não quero, só para que haja uma hipótese marginal de o que eu quero vir a ser editado aqui, é muito, é caro, é deitar dinheiro fora. Não vou comprar Naruto e Dragon Ball só porque quero ler Yotsuba.

Editado por Jester
1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Aposto que ele era a pessoa mais feliz do mundo se Tonari no Kaibutsu-kun fosse distribuído aqui, e, com certeza, pagaria por isso.

Pagaria o dobro se fosse preciso :)

Neste momento acho é que a Devir (não sei se a ASA ainda traduz alguma coisa) devia era apostar em angariar novos públicos, e apostar na variedade. Talvez se trouxesse também série mais recentes (mesmo que não fossem tão conhecidas, assim) fosse vender, pelo menos via-se que era coisas "novas" e não coisas do século passado (neste sentido, acho bem pegarem em Blue Exorcist, apesar de mesmo este já poder ter sido lançado à mais tempo).

Penso como tu. Pela logica , o pessoal novo quer mangas recentes. Pegar em obras do seculo passado nao traz interesse , so compra quem for realmente fa. Eu nunca irei comprar livros de naruto porque ando a acompanhar o anime e os volumes ca em portugal estao atras das inglesas. Se quiser comprar vou as inglesas porque sao mais rapidas a traduzir.

Eles se fossem espertos faziam era um coligação com a Shonen Jump e começavam a lançar a revista traduzida em português de Portugal (nem que fosse em formato digital, como a americana) e depois logo viam se compensava lançar os volumes impressos ou não.

Se isto acontecesse o numero de vendas provavelmete iria ser maior do que as obras que andam a traduzir neste momento.

Editado por Darksera

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais