Faz login para seguires isto  
Seguidores 0
旅人さん

Luísa Sobral

4 mensagens neste tópico

Lusa+Sobral.jpg

Biografia, do site oficial:

Luísa Sobral. Voz, guitarra, papel e caneta. E a partir daí todo um universo musical se gera para cada música composta. São 24 anos maduros de escolhas em aberto. Instintivos e sonhadores. «The Cherry on my Cake» é fruto de todas essas possibilidades. Músicas carregadas de imagens. Vídeos imaginados para cada compasso da música. É o primeiro disco assinado em nome próprio de uma viagem musical que começou logo aos 12 anos.

Foi com uma guitarra que iniciou a empatia com os instrumentos. Foi com a guitarra que percebeu de onde vinham os acordes das músicas dos pais. Dos Beatles e de outros. E foi com tenra idade que se entregou às canções únicas que o jazz eternizou. A capacidade da melodia viver por si só, sem necessitar de acompanhamento instrumental. Anotou nomes como Billie Holiday, Ella Fitzerald, Chet Baker, entre outros. E com eles partiu para a Berklee College of Music, em Boston (EUA), para se formar na área da música. Durante a estadia de 4 anos em Boston foi nomeada para «Best Jazz Song», no Malibu Music Awards (2008); «Best Jazz Artist» no Hollywood Music Awards ; «International Songwirting Competition» (2007) e ainda «The John Lennon Songwriting Competition» (2008).

Mas mais do que nomeações ou cadeiras completas, Luísa descobriu-se a cada ano. A identidade musical viria a desenvolver-se em Nova Iorque, para onde foi viver após ter terminado o curso em Boston (2009). Na bagagem já levava muito do que viria a consumar em canções que gravitavam na sua cabeça. Na dela e na da mãe de Luísa, que lhe confessou um sonho que teve de que o primeiro disco de Luísa chamar-se-ia «The Cherry on My Cake». A magia materna a tornar sonho em realidade.

A aprendizagem dos standards jazz, a tarimba de actuação em bares com repertório de música brasileira e a criação viva a toda a hora foram filtradas para canções que tanto começavam no papel como em acordes. Sucessões deles. Melodias trabalhadas e com imagens dentro. «I Would Love To», «Don`t Let Me Down», «Why Should I», entre outras músicas que se juntaram a um EP («My Funny Clementine»). O destaque para tema de arranque era óbvio: «Not There Yet». Um compasso ternário, qual valsa jazzy, com cores, refrão imponente e violinos no céu.

A composição do disco não se encerrou na língua inglesa. Entre idas e vindas a Portugal, actuou no Super Bock em Stock de 2009. No decorrer do concerto lamenta não ter uma canção cantada em português. No momento em que regressa aos EUA desenha um poema e melodia para «O Engraxador». Segue-se «Xico e Dolores». Para o disco que se desenhava, havia ainda a vontade de uma versão. Ninguém melhor do que Rui Veloso. Artista que o pai ouve insistentemente. Luísa registou a letra de Carlos Tê e tentou uma versão diferente para «Saiu para a Rua».

«The Cherry on my Cake» é o resultado de tudo isso. De quem sonha em viver em Paris - inspiração total pelo cinema francês. Do frenesim de Nova Iorque. Do afecto familiar de Lisboa. De Regina Spektor a Elis Regina. De Billie Holiday a Bjork. Dos anos 50 à ingenuidade. Do som à imagem. Da voz e do talento. «Tenho uma vida boa», resume.

Esta menina muito talentosa, depois de não ter ficado famosa devido à sua participação no Ídolos há já uns bons anos, conseguiu lançar-se na carreira da música e tem feito um trabalho muito bom. Depois do primeiro álbum, The Cherry on my Cake, em 2011, lançou há poucos dias o seu segundo álbum, There's a Flower in my Bedroom, onde conta com participações de artistas como Jamie Cullum e António Zambujo.

Alguém conhece? Se não conhecerem, ficam aqui uns vídeos dos singles dela:

Not There Yet

Xico

Mom Says

Não És Homem Para Mim (cover da Romana)

Ela tem vídeos de muitas outras coisas que faz (covers, etc.) no seu canal do YouTube, dêem uma vista de olhos se estiverem interessados!

Site Oficial

Editado por 旅人さん
1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Nunca tinha ouvido falar dessa cantora até hoje, o que até me admira já que ela tem uma grande voz ...

Gostei bastante, principalmente da música " Mom says ".

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Ela é bastante conhecida (mais lá fora do que cá) e apesar de ter recebido várias nomeações para prémios de jazz,está mais voltada para blues e country (géneros que não aprecio tanto quanto isso,gosto muito mais de jazz instrumental). Ouve-se bem e,contrariamente a outros artistas,ela não está assim tão interessada em vender bem,prefere fazer o que gosta.

Mais um exemplo dos bons artistas portugueses. Boa cena gil.

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Não sou das pessoas que mais conhece os trabalhos dela, mas gosto daquilo que conheço.

Acho que a música "Xico" é das que mais gosto, durante muito tempo andou na minha cabeça, muito por culpa dos produtos da Chicco com os quais tive muito contacto nessa altura.

Acho que ela tem uma voz linda e sabe muito bem ouvi-la quando ligo o rádio.

E é bom ver que ela continua a trabalhar todos os dias para melhorar e atingir os seus sonhos e não se agarrou ao facto de ter estado num programa de televisão. Algo de louvar.

Desejo-lhe sorte nos projectos futuros! :)

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Faz login para seguires isto  
Seguidores 0