LadyPumpkin

Festival de Animação de Lisboa | MONSTRA – 7 a 17 de Março

27 mensagens neste tópico

Era para ir hoje, mas estou doente... :< Irei no Sábado quase de certeza, que chatice não poder ir mais dias.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu pesquisei um pouco pelo filme e aparentemente é patrocinado por uma "nova religião": http://en.wikipedia....i/Happy_Science ... o que me levou a ir ver "From up on poppy hill" em vez desse.

Pois eu não pesquisei o filme por isso passei a maioria do filme a pensar WTF. Mesmo assim não fiquei arrependida de ter ido ao cinema vê-lo (aquelas visuais no grande ecrã estavam espectaculares) mas nunca vou ver este filme outra vez se estiver escolha.

Por outro lado, From Up On Poppy Hill era um filme que já tinha visto mas que não tinha gostado. Atenção é mil vezes melhor do que The Mystical Laws mas também não achei que era nada de especial quando vi. Por isso apostei no desconhecido... não deu em nada de jeito mas pronto :P .



- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Ontem fui de propósito a Lisboa para finalmente ver Akira. E bolas, a sala estava cheia! Foi o primeiro filme, que vi, do festival em que a sessão esgotou e tenho a impressão que houve pessoas que já não chegaram a tempo de arranjar lugar.

Adorei o filme! Tanto a arte como a animação são espectaculares, principalmente considerando que foi feito em 1988. A animação é limpa e na sua maioria consistente, mostrando movimento perfeitamente e com um nível de detalhe que já quase não se vê nos animes de agora, que apresentam mais cores vivas e traços leves. A história é interessante e desenvolve a um ritmo e fluidez óptimos ao longo do filme. Todas as personagens parecem bem definidas, mesmo as secundárias, e responde a todas as perguntas que levanta ao longo do filme sem ser do género "vamos explicar tudo o que aconteceu aqui". Sempre preferi mais os filmes que mostram em vez de dizerem.

Realmente não me admira nada que Akira seja um filme tão aclamado!

Editado por 2LazyToCare

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Eu pesquisei um pouco pelo filme e aparentemente é patrocinado por uma "nova religião": http://en.wikipedia....i/Happy_Science ... o que me levou a ir ver "From up on poppy hill" em vez desse.

Pois eu não pesquisei o filme por isso passei a maioria do filme a pensar WTF. Mesmo assim não fiquei arrependida de ter ido ao cinema vê-lo (aquelas visuais no grande ecrã estavam espectaculares) mas nunca vou ver este filme outra vez se estiver escolha.

Por outro lado, From Up On Poppy Hill era um filme que já tinha visto mas que não tinha gostado. Atenção é mil vezes melhor do que The Mystical Laws mas também não achei que era nada de especial quando vi. Por isso apostei no desconhecido... não deu em nada de jeito mas pronto :P .



- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Ontem fui de propósito a Lisboa para finalmente ver Akira. E bolas, a sala estava cheia! Foi o primeiro filme, que vi, do festival em que a sessão esgotou e tenho a impressão que houve pessoas que já não chegaram a tempo de arranjar lugar.

Adorei o filme! Tanto a arte como a animação são espectaculares, principalmente considerando que foi feito em 1988. A animação é limpa e na sua maioria consistente, mostrando movimento perfeitamente e com um nível de detalhe que já quase não se vê nos animes de agora, que apresentam mais cores vivas e traços leves. A história é interessante e desenvolve a um ritmo e fluidez óptimos ao longo do filme. Todas as personagens parecem bem definidas, mesmo as secundárias, e responde a todas as perguntas que levanta ao longo do filme sem ser do género "vamos explicar tudo o que aconteceu aqui". Sempre preferi mais os filmes que mostram em vez de dizerem.

Realmente não me admira nada que Akira seja um filme tão aclamado!

Eu por acaso tinha comprado o penúltimo bilhete para o Poppy Hill. Também estava cheio.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

E pronto acabou :(

Foi um evento giro, um tempo bem passado, com alguns filmes que me surpreenderam pela positiva. Vi muitos mais filmes do que estava a planear ver e dos que pensava ver só não vi "A Letter to Momo" porque ambas as sessões calhavam no horário de trabalho (vi em casa depois por isso não fez muito mal :P).

Para acabar vou só então falar do único filme que vi ontem, mais os três que vi hoje.

The Legend of Sarila - Este filme foi no geral um pouco fraco e principalmente mau na animação. O estilo dele todo fez-me lembrar um pouco aqueles filmes da barbie, feito em CGI quase sem detalhes nenhuns. A água então ficou especialmente mal. No entanto, houve coisas que também fez muito bem. Por exemplo, gostei muito do Putulik, o amigo da personagem principal, que poderia ter saido muito mal. É uma personagem que noutro filme qualquer seria arrogante, egocêntrico e mau disposto até ao fim, quando teria a sua redenção, só pela a razão de aumentar o drama. Mas neste filme é muito mais realista, ele nunca deixa de ser forte e valente e os novos poderes da personagem principal só vem ajudar na aventura e não substitui-lo. A amizade deles também gostei, têm problemas mas em nenhuma altura deixam de ser amigos. Gosto que não há aquele "cliché" da grande discussão e o "por agora não somos amigos". Também gosto de que nunca exageram no drama, o drama vem naturalmente das situações e não de exageramentos das personagens. Até o vilão é humanizado o máximo possível. No geral o filme tem um história interessante demonstrando aspectos de uma cultura diferente, mas não a conta bem (o flashback antes do climax era completamente desnecessário) e tem problemas graves na animação.

Kikoriki, Team Invincible - A animação neste filme é excelente: cores vivas, cenários detalhados e imaginativos, e as personagens então ficaram espectaculares. Eram animais e a textura do pêlo fazia parecer animais de peluche e no fim do filme até eu queria um boneco deles. As personalidades deles todos também eram divertidas e distintas e todos tinham diálogos engraçados, até os vilões. O único problema é que é um filme para crianças pequenas, não é um filme para a familia toda. Tanto as personagens como a história não são nada de novo e não têm complexidade nenhuma, o que torna o filme muito previsível. Mas como um filme para crianças acho que é do melhor que há: boa moral, bom humor, boas cenas de acção e um espectacular climax, assim como um pouco de desenvolvimento de algumas das personagens. Não sei como este filme ficaria com a série, que nunca vi, mas como um filme por si só, está muito bem feito, com uma história e personagens sólidas.

The Star Making Machine - Este filme tem apenas duas coisas boas: é original - pega nas ideias mais absurdas e estranhas - e tem alguns designs interessantes - como por exemplo a máquina de fazer estrelas quando está a fazer as estrelas, que admito a princípio não tinha grandes expectativas mas quando finalmente apareceu não só tinha um aspecto interessante como também se inseria perfeitamente no mundo criado. Só foi uma pena que só se viu de longe, mas é o tipo de coisa que fica melhor deixado à imaginação, sem explicações ou detalhes, visto que uma coisa destas só pode ser explicada com magia ou ciência da treta. Mas o filme tem problemas graves na história que não é nada de novo e é desnessariamente dramática, nas personagens que são unidimensionais (por exemplo o robô está lá só para dizer piadas, a personagem principal é só o miúdo que quer aventura, etc.) e reagem de maneiras irrealistas, e na animação que a minha irmã comparou aos antigos jogos do Hugo. Também funciona à lógica de desenhos animados, ou seja, nada é explicado e as coisas improváveis nunca são referidas, como por exemplo porque é que havia nuvens no espaço?

& Para acabar vi uma das longas metragens premiadas.

O Apóstolo - É um bom filme com um bom mistério mas principalmente com muita atmosfera, o suspense então foi muito bem tratado. A animação é stop motion que é um género de animação meu predilecto e no filme estava muito bem feita, com as personagens a moverem-se com muita fluidez e realismo. A única excepção a isto era o padre que porque tinha um robe que lhe tapava os pés, os animadores não fizeram os passos e ele parecia que estava a deslizar. Também houve alguns problemas na consistência da narrativa, por exemplo numa cena o personagem principal deixa cair a sua mochila mas na cena seguinte tem-la às costas. Também integraram outros tipos de animação no filme o que é de louvar, se bem que numa dessas cenas usaram CGI para animar o cenário mas a personagem ainda era stop motion, e a junção não ficou bem, o que lhe deu um aspecto muito amador. As personagens não são nada de espectacular, algo previsíveis, com a excepção do personagem principal que não só tem momentos engraçados como é relacionável. Nós só sabemos aquilo que ele sabe e ele age da maneira como qualquer um agiria numa dada situação, enquanto se mantem fiel à sua personalidade. O fim eu adorei, não só é engraçado como também acaba a história num ciclo perfeito, ainda que talvez não tenha correspondido bem à personalidade do personagem principal.

Editado por 2LazyToCare

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Mil anos depois, vi A Letter to Momo. É muito simpático, muito amiguinho, vejam :)

 

O comentário completo encontra-se aqui

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Mil anos depois, vi A Letter to Momo. É muito simpático, muito amiguinho, vejam :)

 

O comentário completo encontra-se aqui

Eu vi e achei bem foleiro. É um estilo muito Disney/Ghibli para mim. :P

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

  • Conteúdo Recomendado:

    • Muta
      Por Muta
      Procurei e não encontrei thread para a edição deste ano (?)
       
      http://monstrafestival.com/
       
       
      Pontos de interesse para mim:
       
      Miss Hokusai  
      Keiichi Hara | Japão | 2015 | 90’
      Cinema São Jorge | Sala Manoel de Oliveira | 8 de março | 22h00 | Competição Longas 02 90’ (VO leg. pt,en)
      Cinema City Alvalade| Sala 2 | 9 março | 22h00 | Competição Longas 02 90’ (VO / leg. pt, en)
       
       
       
      Memórias de Marnie | When Marnie Was There
      Hiromasa Yonebayashi | Japão | 2015 | 103’
      Cinema São Jorge | Sala Manoel de Oliveira | 11 de março | 20h00 | Competição Longas 05 103’ (VO / leg. pt, en)
       
       
       
      O Rapaz e o Monstro | The Boy and the Beast - Bakemono no Ko    
      Mamoru Hosoda | Japão | 2015 | 120’
       
      Cinema São Jorge  | Sala Manoel de Oliveira | 4 de março | 21h30 | Ante-Estreia |  Premiere 120’ (VO / leg. pt)
       
       
       
      Ouvi dizer que alguma da "elite" do fórum vai lá andar na próxima sexta-feira à noite