Anthrax

Uns tem sorte, outros não...

18 mensagens neste tópico

Como sugerido por Demonneo e incentivado pela Jessie Ann, aqui está a "continuação" ao meu estado que pelos vistos ficou famoso.

A frase que começou esta discussão foi esta:

Uns tem sorte, outros não...

Comentem à vontade...

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Concordo com essa frase. Dizerem que somos nós que fazemos a nossa sorte com as decisões que tomamos até é bonito e deixa ingenuamente as pessoas pensarem que com esforço, podem alcançar todos os seus objectivos. Mas ao tomares uma certa decisão, isso já é uma questão de sorte ou azar, dependendo do resultado. O facto de se ter a possibilidade de tomar essa mesma decisão, já vai previamente depender da sorte, ao permitir que se tenha essa opção na vida em primeiro lugar xD

Por exemplo o gajo que descobriu a penicilina, não a descobriu porque trabalhou mais que todos os outros cientistas. Muito pelo contrário, já que descobriu esse composto por negligência uma vez que as culturas de bactérias, que estava a estudar, foram indevidamente contaminadas por um fungo. Fungo esse que produzia uma substância que matava todos os microorganismos á volta do mesmo. E pum, fez uma das maiores contribuições mundiais ao nível da medicina! Como é que alguém pode dizer que ele "fez a sua própria sorte"? Ele deve é ter nascido com uma quantidade anormal de Tera, que foi muito mal distribuída entre os seus sósias, ficando estes com todo o azar (anime Kurokami) :lol:

A própria genética de um individuo é baseada em sorte. Mesmo que tenhas pais super inteligentes, só vais herdar metade do genoma destes, o que por si só, tem milhares de sequências possíveis por parte da mãe e pela do pai... Ainda tens outras possíveis centenas ou milhares de sequências quando juntas os dois! Existem muitos outros mecanismos que fazem com que haja ainda mais variabilidade! A genética é apenas um jogo de probabilidades onde a sorte/azar tem um papel fundamental para o resultado final... Aliás, isso é ensinado desde o liceu através da genética mendeliana...

Editado por Demonneo

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Quando eu era pequena uma vez eu disse "eu tenho tanto azar!"

E o meu pai deu-me uma trolitada e respondeu "Nesta vida não há azar. Há quem trabalhe para que as coisas lhes aconteçam. E há que sempre pensar positivo. Não há azar, porque a única coisa que há é a sorte"

E eu durante muitos anos vivi a pensar que a minha vida era assim porque eu tinha azar. Mas depois comecei a pensar no que o meu pai me disse e não é que agora vivo cheia de sorte?

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

existem aqueles que nascem em berço de ouro, tem um azar coitadinhos.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Esse é um ponto de vista, porém o que teria acontecido se o "gajo que descobriu a penicilina" tivesse simplesmente ficado sentado a espera de descobrir-la? Achas que teria achado?

Quer dizer, se seguirmos essa lógica devemos assumir que existe alguma "entidade" que guia a nossa vida e que não temos nenhum controlo sobre a mesma, ja que, supostamente, ela é guiada pela mesma.

Sorte ou azar não podem existir na medida em que eles não vem em direcção daqueles que nada fazem para a merecer, sorte ou azar são os nomes dados a quem se esforça para algo ou não, para o que deve ou não acontecer.

Acreditar em sorte é como eu ja referi, acreditar em destino e em algo sobrenatural que controla o caminho de cada ser do universo, algo sobrenatural que decide a nossa vida por nos, ou seja, acreditar em sorte ou azar é o mesmo que dizer que o esforço humano é é vão e que o que quer que façamos é inutil, pois o resultado ja esta (supostamente) definido.

E quanto ao nascer super inteligente ou não isso também não é um questão de sorte isso é o Ser ou Não Ser. Isso é o resultado de questões cientificas, questões essas que também são ensinadas desde o 9ºano xD

Eu não acredito que a minha vida seja controlado por algo "sobrenatural" e não há ninguém que me faça acreditar que os esforços que faço para alcançar algo são inuteis ou que simplesmente alcancei algo porque "alguem invisivel" resolveu que queria que assim fosse.

Mas temos que levar em consideração que essa questão é mesmo muito relativo dependendo de quem vê, pois o "sobrenatural" é algo que depende da fé e assim sendo acreditar nela é sempre relativo, subjectivo e de certo modo "irracional", (não quis ofender ninguem O.o) e neste caso nunca encontramos para ela uma explicação concreta ^^

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
"Nesta vida não há azar. Há quem trabalhe para que as coisas lhes aconteçam. E há que sempre pensar positivo. Não há azar, porque a única coisa que há é a sorte"

O teu pai que diga isso àquelas pessoas que nascem em África ou noutros países pobres, onde mal uma criança nasce, já corre um risco de vida por morrer á fome. Nesse aspecto tive bastante sorte de nascer em Portugal, que apesarem de dizerem que está mau, nem tem comparação com a situação anterior. E não fiz nenhum esforço/trabalho especial para que isso me acontecesse :lol:

Esse é um ponto de vista, porém o que teria acontecido se o "gajo que descobriu a penicilina" tivesse simplesmente ficado sentado a espera de descobrir-la? Achas que teria achado?

.. Sorte ou azar não podem existir na medida em que eles não vem em direcção daqueles que nada fazem para a merecer, sorte ou azar são os nomes dados a quem se esforça para algo ou não, para o que deve ou não acontecer.

Então na tua maneira de ver, quem tem azar é quem não se esforça?

O gajo da penicilina não fez mais que outros cientistas que também procuravam compostos medicinais. Estes tambem esforçaram-se, mas não tiveram a sorte de descobrir algo importante. O que não falta são pessoas esforçadas neste planeta cuja recompensa que tem é o desprezo e a frustração de não conseguirem atingir os seus objectivos.

As decisões que cada um toma, são o resultado da maneira que cada um tem de pensar. Mas porquê que cada pessoa pensa da maneira que pensa? Eu respondo: Genética e meio ambiente definem um ser humano.

...Quer dizer, se seguirmos essa lógica devemos assumir que existe alguma "entidade" que guia a nossa vida e que não temos nenhum controlo sobre a mesma, ja que, supostamente, ela é guiada pela mesma.

E quanto ao nascer super inteligente ou não isso também não é um questão de sorte isso é o Ser ou Não Ser. Isso é o resultado de questões cientificas, questões essas que também são ensinadas desde o 9ºano xD

Hmm.. quando falo de sorte, não estava a referir-me a entidades sobrenaturais xD

As "questões cientificas" simplesmente descrevem a nossa realidade. Para tudo há uma formula matemática que descreve os fenómenos no nosso universo. Eu odeio numeros, mas tenho que admitir que são importantes. Se vivemos num mundo de probabilidades, então a sorte ou azar é algo que está ligado ás nossas vidas. Não tem necessáriamente de haver um ou vários deuses malandrecos que gostem de implicar com os senhores humanos :lol:

Quando Einstein descobriu que viviamos num mundo de probabilidades, negou essa realidade e dedicou mais de metade da sua vida a tentar provar que a sua própria descoberta estava errada.. e falhou..lol

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

O facto de alguem nascer ou não em um país não é uma questão de sorte ou azar e sim (mais uma vez) de factos que inevitavelmente levariam a que assim o fosse. Se os teus pais tivessem ido morar em Africa quando estavas prestes a nascer não interessa quanta "sorte" tivesses nascerias la e ponto.

Na minha maneira de ver quem não tem "sorte" não é quem não se esforça mas quem não está com as coisas a seu favor. É uma questão de estar "lugar certo na hora certa" e isso não depende de "sorte" isso é o desencadear de diferentes factores que levaram a que tal se sucedesse . "O gajo" que descobriu a penicilina pode não ter trabalhado mais do muitos outros cientistas e ter descoberto a penicilina mas tal não significa que o "destino" estivesse a seu favor, tal prova que os acontecimentos naturais da vida e do mundo levaram a que ele se encontrasse com os "ventos ao seu favor". Mas se ele por acaso não tivesse se esforçado e realizado determinadas acções ele bem poderia contar com a "sorte" que ela nunca viria.

E quando afirmas de "Genética e meio ambiente definem um ser humano." não expões nenhum argumento a favor da sorte e apenas contra ela.

Agora: Se sorte no teu ver não é algo "sobrenatural" então se estas a me dar razão, pois eu também não acredito que exista "um ou vários deuses malandrecos que gostem de implicar com os senhores humanos" xD

Agora se estamos num mundo rodeado de probabilidades Einstein pode ter falhado em negar, mas ele também era humano (apesar dequela inteligência toda xD) e como tal não significa que, apenas por ele ter falhado isso seja verdade, significa apenas que ainda não pôde ser provado, assim como ninguém ainda provou de maneira exacta a existência de sorte ou azar.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Na minha maneira de ver as coisas, o facto de estarmos num mundo de probabilidades leva inevitavelmente a que ocorra sorte ou azar. A genética é um jogo de probabilidades, logo também está incluída nesse pacote. Aquilo a que eu chamo de sorte, tu dizes o mesmo mas com outros nomes/expressões. Disseste coisas como: "ventos ao seu favor"; "factos que inevitavelmente levariam a que assim o fosse"; "acontecimentos naturais da vida e do mundo". Isto para mim é o destino/sorte/azar. São apenas palavras que descrevem essas situações que disseste. E tal acontece devido aos números e ás probabilidades que definem este universo.

Mas agora percebo melhor a tua ideia ;)

Mas se ele por acaso não tivesse se esforçado e realizado determinadas acções ele bem poderia contar com a "sorte" que ela nunca viria.

Isso é obvio. Há que saber usar aquilo que se tem ;)

Se não jogar no euromilhões, não vou poder ganhar prémios.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Consegui finalmente me explicar bem xD

*contente*

E acho que o teu jeito de ver as coisas (se não acreditas que a nossa vida já é algo predefinido) é de certo modo parecido ao meu.

É como disseste sorte ou azar podem ter múltiplas definições, porém na minha é um conjunto de factores que leva a que algo seja assim ou não, e do ponto de vista de outros sorte ou azar é algo "sobrenatural" que esta completamente fora do nosso controlo.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Se existe uma entidade sobrenatural não sei mas dizendo que existe acho que já abandonou a sociedade e a deixou a deriva. Não somos marionetas de alguém que está supostamente no céu a brincar connosco.

Como digo cada um faz a sua sorte com as escolhas que faz, no caso do cientista que descobriu a penicilina, escolheu "ir dar uma volta" e quando chegou descobriu a penicilina teve sorte, porque se calhar se não tivesse ido dar uma volta não teria descoberto nada.

Editado por Anthrax
1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
E acho que o teu jeito de ver as coisas (se não acreditas que a nossa vida já é algo predefinido) é de certo modo parecido ao meu.

Algo predefinido não digo, mas acho que seja semelhante a um jogo de cartas. Jogas com a mão que te calhar xD

É algo totalmente aleatório.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Aleatório, mas esse aleatório é consequente de algo. Aquele baralho veio parar as nossas mãos de tal forma porque alguém o distribuiu assim ou o baralhou antes de algum jeito em especifico. Apesar de não termos conhecimento de cada acontecimento em especifico é preciso levar em consideração que antes que as cartas chegassem a nossa mão houve diversas outras acções que conduziram a tal.

A diferença é que não temos conhecimento disso ou não o fizemos de um modo "consciente" (excluindo a batota claro xD).

Ou seja a sorte nesse "jogo de cartas" é o que podemos chamar de "ventos a nosso favor" ou "Eventos a nosso favor " xD

Porque não houve nenhum tipo de "aura" que levasse a que aquelas cartas viessem parar na nossa mão e sim como já disse uma consequência sucessiva de pequenos eventos.

1 membro gostou disto!

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

A sorte é como um movimento em cadeia, mas nunca ninguém sabe quando começou ou quando vai terminar, assim como o azar. Bem podemos andar uma semana cheios de sorte, como um dia assim como podemos andar cheios de azar. Mas claro que tudo depende das escolhas que fazes e vais fazer.

Editado por Anthrax

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Gostei dessa metafora de "movimentos em cadeia" vai exatamente de acordo com o meu jeito de pensar =D

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
Gostei dessa metafora de "movimentos em cadeia" vai exatamente de acordo com o meu jeito de pensar =D

:)

Se toda a gente soubesse onde começa a reacção em cadeia ninguém teria azar pois fariam o tudo por tudo para mudar os acontecimentos que levariam a pessoa a sua maré de sorte.

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Simmmmmmm é mesmo isso

É tipo aqueles personagens ficcionais que têm o poder de prever o futuro

Enquanto eles conseguem prever essa cadeia de movimentos eles têm sorte

começam a ter "azar" no momentos em que não conseguem prever algo º.º

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais
DafuqDidIJustRead.jpg Editado por KnOxEr

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais

Já que este tema já não dá para mais conversa, proponho um novo tema e estou aberto a opções já que hoje estou sem ideias :P

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar nas redes sociais